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Vale a pena comprar um automóvel premium ?

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    Vale a pena comprar um automóvel premium ?

    "Antes de aprofundar a temática que serve de mote a esta crónica, não será de todo inútil recuar 15 anos e visitar a indústria automóvel antes do novo milénio.

    Época em que os utilitários das marcas mais modestas eram francamente rudimentares face aos familiares de marcas com maior prestígio. Nos primeiros, o ar-condicionado era normalmente um opcional (caro), os airbag’s apenas marcavam presença do lado do condutor, as motorizações eram fracas, o espaço pouco e o equipamento de série reduzido. Nos segundos, a conversa era outra…

    Os utilitários na sua generalidade eram isso mesmo: utilitários. Serviam para pequenas deslocações e eram limitados em viagens mais longas. Com família e bagagens, o caso ficava ainda pior. O comportamento deixava a desejar, o conforto seguia a mesma linha e era notório o hiato qualitativo e tecnológico para os outros segmentos.


    Regressando ao presente, das marcas low-cost às marcas premium, a indústria automóvel evoluiu tanto que há mínimos que hoje todos os carros preenchem, até os mais modestos. O botão de ar-condicionado passou a marcar presença no habitáculo de todos, a segurança (activa e passiva) já não é um opcional, e outros equipamentos vão-se democratizando cada vez mais. Cruise-control, vidros eléctricos, fecho centralizado, rádio digno desse nome, GPS…


    Exemplos paradigmáticos desta evolução são os modelos utilitários (segmento B) e as marcas low-cost. Estão maiores, o rigor de construção é francamente bom, os motores são modernos e o equipamento generoso. Não comprometem em nenhum campo. Portanto, se a questão fosse meramente racional, seria difícil não olhar para estes automóveis como verdadeiras alternativas às propostas premium, uma vez que fazem tudo como estes fazem por uma fracção do valor: viajar do ponto A ao ponto B.


    Porém, a escolha entre uns e outros já não é uma questão tão racional como no passado. Resolvidas as questões de segurança, habitabilidade e conforto, hoje a diferenciação das marcas premium para as marcas low-cost faz-se acima de tudo pelo design, conteúdo tecnológico, performance e requinte. O valor acrescentado hoje é esse, mais que nunca.


    Se há uns anos a escolha entre uns e outros tinha que ver – questões financeiras à parte… – com alguns pressupostos racionais, hoje em dia esses mesmos pressupostos são cada vez mais de índole emocional. Quando já todos oferecem níveis de segurança e conforto satisfatórios, os premium tiveram de começar a oferecer algo mais. Daí que o investimento das marcas premium no appeal dos seus carros seja cada vez maior.


    O carro deixou de ser um mero transporte, para passar a ser uma extensão da nossa personalidade, um statement de quem somos e do que gostamos de fazer. Respondendo à questão inicial: os premium fazem por isso tanto sentido hoje quanto faziam no passado. Talvez até mais, mérito das marcas.

    Ainda assim, entre uns e outros, às vezes pergunto-me: o que faria eu com todo aquele dinheiro? Muita coisa certamente. A verdade é que por um lado os low-cost hoje são bons, e os premium estão melhores que nunca. A carteira que decida, em qualquer dos casos, ficaremos bem servidos. No passado talvez não fosse assim."

    Razão Automóvel

    #2
    Tenho um premium e um generalista em casa.. o premium tem uns interiores e uma insonorização que não tem nada a ver. Custou quase o dobro, mas deixa-me muito mais satisfeito. Mesmo em viagens curtas.

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      #3
      Claro que vale, o teu vizinho é que não vai achar grande piada...

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        #4
        Depende dos gostos e do que cada um procura num carro, desde a estética, conforto, materiais, passando tambem pelo preço.

        Eu nunca na vida trocava o meu C5 por um A4

        Comentário


          #5
          Comprar carros premium é como comprar um iphone, existem telemóveis melhores mas um iphone vai ser sempre um iphone.

          A mesma coisa se passa com os carros embora que atualmente a margem dos premium para os não premium se tenha diluido um pouco, Skoda superb Vs Vw Passat, Bmw serie 3 vs Mazda 6, por exemplo.

          A epoca dos 190D já lá vai, e tecnologia evolui tanto e chegou a todos que poucas diferenças existem, mas elas existem, mais que não seja no preço final a pagar.

          Comentário


            #6
            Eu tenho dois generalistas e um meio premium, ou seja quer lá chegar mas está a caminho, e sou feliz.

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              #7
              Que marcas consideram ser premium além das óbvias BMW e Mercedes?

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                #8
                Porsche

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                  #9
                  Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                  Que marcas consideram ser premium além das óbvias BMW e Mercedes?
                  Audi e Jaguar.

                  Comentário


                    #10
                    Volvo.

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                      #11
                      O facto de todos os carros estarem hoje globalmente melhores do que os seus antecessores do milénio passado não invalida de modo nenhum a "hierarquia" das coisas.

                      Ainda ontem andei com um clio dos novos (novo e com uns 65 km rodados) e é evidente que não tem nada a ver com o clio que eu comprei novo em 1992.
                      Ele nem teria nada a ver com um clio de 2003, quanto mais...

                      Mas se os Clios evoluíram muito (e é um facto), convém não esquecer que tudo o resto evoluiu, e um Clio situa-se numa posição baixinha na hierarquia automóvel.

                      Não, não me refiro a estatuto ou imagem de marca, mas sim ao facto puro e duro de que é um carro que tem restrições orçamentais na sua construção muito maiores do que um Megane (que por sua vez também as tem face a um Laguna, etc).

                      Os fabricantes estão cá todos pelo mesmo motivo: fabricar produtos, vendê-los e ganhar dinheiro no processo. E para que isso aconteça, um componente (seja um motor ou um banco) não pode ser do melhor que há se tiver sido escolhido com um budget alinhado por baixo.

                      É preciso notar que até um Veyron tem um budget a cumprir (até porque está limitado no lado das unidades vendidas), mas será seguramente mais folgado.

                      Perante isto, as coisas não mudaram assim tanto (nem podem)!

                      Podemos sempre questionar se a qualidade extra num determinado produto justifica (pelo menos para nós) o valor acrescido em valor.
                      Mas até esse acréscimo é percebido de forma diferente por cada pessoa, seja pela sua apreciação dessas características adicionais, seja pela importância que esse valor a mais representa no seu orçamento global.

                      Mas por melhor que um clio seja, é sempre muito fácil encontrar muito melhor, desde que se gaste o dinheiro.

                      Pensar de outra forma é pura utopia.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                        Que marcas consideram ser premium além das óbvias BMW e Mercedes?
                        Bentley, Bugatti, agora generalistas como BMW e Mercedes?

                        Deve ser dos camiões, ou dos comerciais Renault com uma mira aumentada, já outras é a qualidade dos motores.

                        Comentário


                          #13
                          Ui agora é que vai ser.
                          Apesar de concordar que a volvo está quase quase nos premium.

                          Comentário


                            #14
                            Depende do conceito de premium... Para mim, por exemplo, um Audi que utiliza grande percentagem de componentes iguais a um Seat e um Skoda nunca será um premium... E digo isto tendo um Audi em casa...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por AlfaZor Ver Post
                              Depende do conceito de premium... Para mim, por exemplo, um Audi que utiliza grande percentagem de componentes iguais a um Seat e um Skoda nunca será um premium... E digo isto tendo um Audi em casa...
                              É uma visão algo redutora sobre o tema.

                              Diria que toda a indústria automóvel anda enganada.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por baixinho Ver Post
                                Bentley, Bugatti, agora generalistas como BMW e Mercedes?

                                Deve ser dos camiões, ou dos comerciais Renault com uma mira aumentada, já outras é a qualidade dos motores.
                                Se alguma vez tivesses a possibilidade de ter um Mercedes a serio, perceberias. Como apenas vez nos outros, não percebes logicamente.

                                Por aqui há premiuns, e generalistas. No entanto, a marca onde mais veiculos testei, foi a Mercedes. De CLS a C, E, B, S, /8, Matateu, ja andei em varios modelos.

                                Foi a unica marca onde ja conduzi veiculos com mais de 800 mil kms.

                                E quando falamos de Mercedes, estamos (eu estou) a referir-me sempre a E para cima. Isso são Mercedes de facto. E esses veiculos são realmente BONS. Mas para o percebres, terias que ter um, ou andar algum tempo num.

                                Não é para qualquer carteira.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                  É uma visão algo redutora sobre o tema.

                                  Diria que toda a indústria automóvel anda enganada.
                                  A maioria dos clientes é que andam enganados, a industria anda bem certinha.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por AlfaZor Ver Post
                                    Depende do conceito de premium... Para mim, por exemplo, um Audi que utiliza grande percentagem de componentes iguais a um Seat e um Skoda nunca será um premium... E digo isto tendo um Audi em casa...
                                    Então temos aqui um paradoxo para resolver.

                                    Eu gosto (e sou cliente há décadas) da marca que tens no avatar, e uma boa parte dos componentes dos carros e motas que produzem não são feitos por eles. Aliás, já há uns anos que muitos componentes não são sequer feitos no Japão.

                                    Podemos então dizer que deixaram de ser Honda, ou deixaram de ser Japoneses?

                                    Eu também tenho Audi em casa, ao "lado" do Honda, e a Audi até veio substituir um Honda do seu segmento (sendo esse Honda um projecto mais recente)...

                                    Comentário


                                      #19
                                      A Land Rover, Lexus, Alfa Romeo e até a Lancia são premium.......
                                      O que não falta são marcas premium.........

                                      Vale sempre a pena comprar o que se gosta seja premium ou não premium......
                                      Editado pela última vez por Italiaspeed; 09 April 2015, 00:21.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Na minha opinião, não. Como investimento não há pior, já me deparei com esta questão e decidi-me pelo preço qualidade, ajustado ao que preciso.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por baixinho Ver Post
                                          Bentley, Bugatti, agora generalistas como BMW e Mercedes?

                                          Deve ser dos camiões, ou dos comerciais Renault com uma mira aumentada, já outras é a qualidade dos motores.
                                          Bentley, Bugatti, são marcas de luxo. Premium não é isso.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por AlfaZor Ver Post
                                            Depende do conceito de premium... Para mim, por exemplo, um Audi que utiliza grande percentagem de componentes iguais a um Seat e um Skoda nunca será um premium... E digo isto tendo um Audi em casa...
                                            Discordo. Das mesmas uvas tanto fazes vinagre como um bom vinho. O resultado final é que interessa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Para mim, dentro do parque automóvel actual, mais do que falar em marcas premium faz muito mais sentido falar em modelos premium, e isso umas marcas produzem mais do que outras.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Além de mais forreta, devo estar a ficar doido.

                                                Ando esta semana com um Outlander PHEV novo, e só vos digo: espetacular!
                                                Ainda tenho Ford, Mercedes e BMW em casa

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                                  Comprar carros premium é como comprar um iphone, existem telemóveis melhores mas um iphone vai ser sempre um iphone.

                                                  A mesma coisa se passa com os carros embora que atualmente a margem dos premium para os não premium se tenha diluido um pouco, Skoda superb Vs Vw Passat, Bmw serie 3 vs Mazda 6, por exemplo.



                                                  A epoca dos 190D já lá vai, e tecnologia evolui tanto e chegou a todos que poucas diferenças existem, mas elas existem, mais que não seja no preço final a pagar.
                                                  desses todos só o BMW é premium!Vw nao é premium mas sim generalista!a siva é que tem a mania que seja de os meter premium!atençao tb tenho um dos carros vw e não o considero premium!manias!
                                                  Editado pela última vez por Germanyfan; 09 April 2015, 08:36.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Vale (ai os 6 carateres).

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                      Além de mais forreta, devo estar a ficar doido.

                                                      Ando esta semana com um Outlander PHEV novo, e só vos digo: espetacular!
                                                      Ainda tenho Ford, Mercedes e BMW em casa
                                                      Espero que tenham sido bem mais felizes na construção e acabamentos do carro do que do site PT, porque por ali não "vendem" carro nenhum.

                                                      Eu estou a assumir que isso seja um hibrido, certo?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Acho que depende do que se valoriza.

                                                        É como responder se vale a pena ir a um restaurante gourmet, para muitos o que interessa é muita comida, umas travessas na mesa e que não ultrapasse 10 euros por pessoa.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                          O facto de todos os carros estarem hoje globalmente melhores do que os seus antecessores do milénio passado não invalida de modo nenhum a "hierarquia" das coisas.

                                                          Ainda ontem andei com um clio dos novos (novo e com uns 65 km rodados) e é evidente que não tem nada a ver com o clio que eu comprei novo em 1992.
                                                          Ele nem teria nada a ver com um clio de 2003, quanto mais...

                                                          Mas se os Clios evoluíram muito (e é um facto), convém não esquecer que tudo o resto evoluiu, e um Clio situa-se numa posição baixinha na hierarquia automóvel.

                                                          Não, não me refiro a estatuto ou imagem de marca, mas sim ao facto puro e duro de que é um carro que tem restrições orçamentais na sua construção muito maiores do que um Megane (que por sua vez também as tem face a um Laguna, etc).

                                                          Os fabricantes estão cá todos pelo mesmo motivo: fabricar produtos, vendê-los e ganhar dinheiro no processo. E para que isso aconteça, um componente (seja um motor ou um banco) não pode ser do melhor que há se tiver sido escolhido com um budget alinhado por baixo.

                                                          É preciso notar que até um Veyron tem um budget a cumprir (até porque está limitado no lado das unidades vendidas), mas será seguramente mais folgado.

                                                          Perante isto, as coisas não mudaram assim tanto (nem podem)!

                                                          Podemos sempre questionar se a qualidade extra num determinado produto justifica (pelo menos para nós) o valor acrescido em valor.
                                                          Mas até esse acréscimo é percebido de forma diferente por cada pessoa, seja pela sua apreciação dessas características adicionais, seja pela importância que esse valor a mais representa no seu orçamento global.

                                                          Mas por melhor que um clio seja, é sempre muito fácil encontrar muito melhor, desde que se gaste o dinheiro.

                                                          Pensar de outra forma é pura utopia.
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                                                            Agora é todos dias tópicos retirados do facebook ... boring!

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