Anúncio

Collapse
No announcement yet.

GPL ou Carro Novo?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    GPL ou Carro Novo?

    Boa noite a todos os users!

    Estou com um dilema na minha vida e resolvi vir ao fórum pedir ajuda.
    À quase três anos comprei um Fiat Grand Punto de 2008, ex-carro de serviço, a gasolina, 70cv, 1.2cc. É o que chega, moro a 5 minutos do meu local de trabalho. Eis que agora surgiu uma oportunidade de trabalho que não poderei recusar se ficar com o lugar... no entanto é a 20/25 minutos de casa.

    Ao fazer as contas, o Fiat vai-me sair caro, por isso, pensei que poderia ou troca-lo por outro, ou, instalar GPL. Mas não sei o que será mais aconselhável.
    Ainda estou a pagar o crédito automóvel. Eram 72 meses, e já paguei 32 deles, faltando ainda assim 40 meses, ou seja, 3 anos e qualquer coisa.

    O que recomendam? Trocar por um carro a diesel, ou meter GPL?

    Obrigado a todos!

    #2
    Quantos kms tem o teu carro?

    Quantos kms farás por dia a ir para o novo trabalho?

    Comentário


      #3
      O meu carro tem cerca de 90000km. Farei talvez entre 50 a 55Km com ida e volta já.

      Comentário


        #4
        A minha sugestõa é converter para GPL.
        Com essa distância já compensa.
        Foi o que fiz a um Honda Civic 1.4 83Cv e não me arrependo.

        Comentário


          #5
          GPL sempre.

          Comentário


            #6
            Gostas do carro?

            Se gostas dele converte-o a GPL.

            Só faz sentido a quem queira ficar com o carro durante uns anitos e poupar bastante.

            Já agora, os motores Fiat são todos pensados de origem para poder levar GPL.

            Comentário


              #7
              Sou só eu que não percebo qual é o drama de fazer 12.000kms a gasolina?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                Sou só eu que não percebo qual é o drama de fazer 12.000kms a gasolina?

                Es so tu.
                Falamos de muito dinheiro

                Comentário


                  #9
                  A transformação para GPL deve rondar no minimo os 1500 euros, com este dinheiro metes muita gasolina.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                    A transformação para GPL deve rondar no minimo os 1500 euros, com este dinheiro metes muita gasolina.
                    Só que a meter gasolina para fazer 20000km ano, ao fim de 2 anos tem o investimento do KIT feito, e até acabar de pagar o carro ainda vai poupar muito.

                    Comentário


                      #11
                      E de onde vêm esses 12 000 km?

                      Deve existir vida além do trabalho... espero!

                      Comentário


                        #12
                        Se estás na disposição de ficar uns bons anos com o carro, de modo a compensar o investimento no kit de GPL, então eu fazia a conversão. Esse motor é fiável e só perde nas prestações, mas se isso já não te preocupava, então é gaseificar e está feito.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                          Sou só eu que não percebo qual é o drama de fazer 12.000kms a gasolina?
                          Eu também não vejo drama nisso, acredita, mas do ponto de vista racional (financeiro) a conversão pode ser muito vantajosa, assim se fique tempo suficiente para o ser

                          Comentário


                            #14
                            Em quanto tempo esperas amortizar o investimento da instalação do GPL?

                            Comentário


                              #15
                              Alguém sabe do valor que custa converter este carro a GPL? Algum valor mais concreto...

                              Trocar de carro, estando a pagar o crédito é sempre a perder dinheiro, certo?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ptsak Ver Post

                                Trocar de carro é sempre a perder dinheiro, certo?
                                Assim está correcto

                                O kit de GPL depende onde o fores colocar, mas deve rondar os 1400-1600 €.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu não fazia absolutamente nada.

                                  O GPL aqui no Fórum parece que é a solução para todos os problemas.
                                  Tendo em conta o exposto pelo utilizador, 50kms diários num Grande Punto 1.2 não é nada de dramático, eu já andei com um carro desses alugado, e em estrada e com tino gasta bastante pouco, excelentes consumos mesmo.

                                  É daqueles casos que a conversão a GPL vai demorar a compensar, primeiro porque o carro não gasta uma enormidade a gasolina, e segundo, porque só para o trabalho o utilizador faz ~1000kms mensais (~12 mil kms anuais, mais as férias e as voltinhas, vamos supor 16 mil kms anuais), o que não é uma fatia de kms que justifique a conversão.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Mas do ponto de vista financeiro, desde quando compensa trocar de carro para um a diesel, apenas porque se vai aumentar a kilometragem anual? Até parece que o gasóleo é oferta nas bombas... E o dinheiro que envolve a troca de carro não dá para imensa gasolina...Infelizmente este tipo de mentalidade está tão enraizada em Portugal que as pessoas para poupar acabam por gastar mais dinheiro.

                                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                    Eu também não vejo drama nisso, acredita, mas do ponto de vista racional (financeiro) a conversão pode ser muito vantajosa, assim se fique tempo suficiente para o ser
                                    Como dizes, a conversão é muito mais vantajosa do que trocar. Mas mesmo assim, vai demorar até recuperar o investimento que fez.
                                    Não sei que médias faz o teu Punto, mas tendo em conta as médias que o meu Polo faz e que outros concorrentes também fazem, não estou a ver o problema.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Pois, lá está, depende se a pessoa gosta e quer ficar com o carro muito tempo.

                                      Se for para fazer mais 100 mil km ao longo dos anos, a poupança é enorme.

                                      De outra forma, até é um carro económico a diversos níveis, manutenção, etc..

                                      Comentário


                                        #20
                                        Se gosta e se está satisfeito. Quando o carro está de boa saúde e nunca teve grandes problemas, estar a trocar é sempre um risco.
                                        Se fosse eu, mantia o carro sem qualquer alterações. Fazia 15mil/ano e vou passar a 20mil. Nunca sequer me passou pela cabeça trocar de carro.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Dado o crédito estar a meio e o Punto ainda ter menos de 100 mil kms, e se estás satisfeito, acho que é de o manter.

                                          O GPL tem de ser bem ponderado, como disse o Gmigas. Por um lado permite um custo por km mais baixo mas num carro económico demora mais a pagar o investimento, isto é, demora mais a colher os benefícios desse investimento e a poupança não é tão grande (ainda que os custos reais sejam menores).

                                          Se há perspectiva de durante alguns anos fazer esses ou mais kms anuais (seja por trabalhou ou outros motivos), é bem possível que valha a pena. Convém ver também se há aí zona postos de abastecimento de GPL e, se possível, com bons preços.

                                          Comentário


                                            #22
                                            (engano, podem apagar)
                                            Editado pela última vez por XlPower; 15 April 2015, 14:36.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Deves fazer as contas com o preço de gasolina e GPL que consegues obter. Isto porque a disponibilidade e preço de GPL pode variar muito de zona para zona.
                                              Mas se conseguires recuperar o investimento em 2 anos ou menos, depois vais poupar perto de 1000€ por ano. É muito melhor investimento do que pôr os 1500€ numa conta a prazo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ptsak Ver Post
                                                Boa noite a todos os users!

                                                Estou com um dilema na minha vida e resolvi vir ao fórum pedir ajuda.
                                                À quase três anos comprei um Fiat Grand Punto de 2008, ex-carro de serviço, a gasolina, 70cv, 1.2cc. É o que chega, moro a 5 minutos do meu local de trabalho. Eis que agora surgiu uma oportunidade de trabalho que não poderei recusar se ficar com o lugar... no entanto é a 20/25 minutos de casa.

                                                Ao fazer as contas, o Fiat vai-me sair caro, por isso, pensei que poderia ou troca-lo por outro, ou, instalar GPL. Mas não sei o que será mais aconselhável.
                                                Ainda estou a pagar o crédito automóvel. Eram 72 meses, e já paguei 32 deles, faltando ainda assim 40 meses, ou seja, 3 anos e qualquer coisa.

                                                O que recomendam? Trocar por um carro a diesel, ou meter GPL?

                                                Obrigado a todos!
                                                a ver se entendo as razões!!!os motivos para a troca de emprego devem ser monetárias penso eu...ora por mim fazia as contas mais 100 euros por mês e depois levas com um aumento das despesas e tempo deixas de estar ao lado do trabalho e passas a estar a 30 minutosou seja mais 40 minutos por dia gastos em deslocações e um aumento no consumo do combustives seja ele qual for!!será que copmpensa???

                                                apenas uma opinião não quero ofender ninguem.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu tenho carro a GPL, e para o teu caso aconselho também a conversão.
                                                  Existem argumentos neste tópico para todos os gostos, uns concordo outros não, mas vou dar apenas um exemplo muito próximo que posso evidenciar para eliminar alguns argumentos supostamente infalíveis.
                                                  Aqui onde trabalho tenho um colega que tem um seat Ibiza 1.2 a gasolina, á cerca de 4 anos atrás comentou comigo que estava a pensar em meter o carro a GPL pois a gasolina estava cara, como eu tinha carro a GPL colocou algumas duvidas.
                                                  Na altura o carro dele ja tinha 120k se não me engano e por essa razão ele disse que tinha decidido não converter porque o carro já tinha muitos km e se calhar não ia andar muito mais com ele pois podia começar a dar problemas e então vendia-o, ou até para o caso da família crescer.
                                                  Resumindo não converteu na altura, passados 4 anos ainda anda no carro agora com quase 200k, quanto dinheiro deixou de poupar?
                                                  Podes-te colocar na posição dele e ver uma semelhança ou não mas.....

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por aalves Ver Post
                                                    Mas do ponto de vista financeiro, desde quando compensa trocar de carro para um a diesel, apenas porque se vai aumentar a kilometragem anual? Até parece que o gasóleo é oferta nas bombas... E o dinheiro que envolve a troca de carro não dá para imensa gasolina...Infelizmente este tipo de mentalidade está tão enraizada em Portugal que as pessoas para poupar acabam por gastar mais dinheiro.



                                                    Como dizes, a conversão é muito mais vantajosa do que trocar. Mas mesmo assim, vai demorar até recuperar o investimento que fez.
                                                    Não sei que médias faz o teu Punto, mas tendo em conta as médias que o meu Polo faz e que outros concorrentes também fazem, não estou a ver o problema.
                                                    Acho que o primeiro parágrafo não me era dirigido a mim. Também não trocaria de carro assim por dar cá aquela palha.

                                                    Aqui disseste tudo, tem mesmo a ver com o tempo/kms que o user prevê ficar com o carro. Imagina que só compensa a partir dos 50 mil kms (e que pode demorar 3 anos a atingi-los), mas o user prevê mais 100 mil kms, então temos uma poupança muito aceitável, depois desta meta. Já existe até créditos associados aos instaladores, e assim nem tem que disponibilizar o custo da conversão assim de chapa. Pode ir pagando, durante um período (imaginemos 3 anos) em que nem ganha nem perde dinheiro entre o crédito e a poupança em combustível. A partir daqui é tudo lucro. Obviamente que também convém ver se há postos GPL na zona.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Em relação a contas, serão algo deste género:

                                                      6x1.45=8.7 (gasolina)
                                                      8x0.65=5.2 (gpl)

                                                      São 3.5€ a cada 100 kms (não é assim tão pouco). Em 16 mil kms/ano falamos de 560 €, se olharmos para os 60€ como gasto no filtro de GPL e gasolina, o kit deve ser recuperado em 3 anos (para esta quilometragem).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                        Em relação a contas, serão algo deste género:

                                                        6x1.45=8.7 (gasolina)
                                                        8x0.65=5.2 (gpl)

                                                        São 3.5€ a cada 100 kms (não é assim tão pouco). Em 16 mil kms/ano falamos de 560 €, se olharmos para os 60€ como gasto no filtro de GPL e gasolina, o kit deve ser recuperado em 3 anos (para esta quilometragem).
                                                        Só que o user apanhando-se com um carro a GPL qualquer desculpa vai servir para passear, e ai acredito que faça pelo menos uns 18000/20000 por ano.

                                                        É tão bom atestar o deposito com 18/20 euros e andar mais de 400 km.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Boas.

                                                          O GPL é uma boa opção mas ainda demora um pouco a amortizar o investimento.

                                                          O meu é um 0.9 TwinAir de 85cv e segundo as minhas contas, consigo amortizar o investimento percorrendo 34000km.

                                                          É só fazer as contas aos kms que fazes e ver se estás ciente que demorarás perto de 3 anos (no teu caso) a amortizar o investimento.

                                                          Fica bem.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                            Acho que o primeiro parágrafo não me era dirigido a mim. Também não trocaria de carro assim por dar cá aquela palha.

                                                            Aqui disseste tudo, tem mesmo a ver com o tempo/kms que o user prevê ficar com o carro. Imagina que só compensa a partir dos 50 mil kms (e que pode demorar 3 anos a atingi-los), mas o user prevê mais 100 mil kms, então temos uma poupança muito aceitável, depois desta meta. Já existe até créditos associados aos instaladores, e assim nem tem que disponibilizar o custo da conversão assim de chapa. Pode ir pagando, durante um período (imaginemos 3 anos) em que nem ganha nem perde dinheiro entre o crédito e a poupança em combustível. A partir daqui é tudo lucro. Obviamente que também convém ver se há postos GPL na zona.
                                                            Não, não era para ti.

                                                            A questão, e respondendo também ao user PCasal, é que existem inúmeras variantes. Nunca sabemos na verdade quantos km vamos fazer com o carro ou mesmo quanto tempo o iremos ter. Essa situação do teu amigo com o Seat poderia ter sido diferente. Podia querer trocar de carro por algum motivo, seja por acidente ou por problemas no mesmo. Calhou ser assim e arrepender-se de não ter alterado, mas também podia ter corrido de outra forma e arrepender-se por nunca vir a recuperar o investimento. É precisamente por causa das variáveis da vida que certas decisões são difíceis.
                                                            Atenção que não digo que GPL não seja uma solução.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X