Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que fazer quando o carro "devora" óleo?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O que fazer quando o carro "devora" óleo?

    Olá a todo o pessoal do Fórum.

    Precisava sobretudo da vossa opinião num assunto.
    Possuo um Toyota Auris, 12/2010, 29.971 km, D4-D 90cv (com dpf) comprado novo, portanto está as portas de acabar o periodo de garantia.

    Nunca teve qualquer problema, apenas relato os seguintes "incidentes":
    1) Com cerca de 13.500km, ligou a luz de nivel baixo de óleo. Levou-se à oficina da marca. Constataram que estava tudo bem, e aproveitou-se para fazer a revisão dos 15.000km

    2) Com cerca de 27.500km, liga novamente a luz de nivel baixo de oleo. Novamente vai para a oficina. Nao encontram fuga ou problema mecanico. Atestam com oleo (de borla) e aconselham que voltemos aos 29.000km para ver o nivel. Como por impossibilidade propria ainda nao pudemos voltar a oficina, fomos vendo o nivel em casa. Neste periodo (entre os 27.500 e os 29.971) desceu de 80% para 25% (leitura grosseira pela vareta).

    Importa referir que, em termos de percursos, faz 50% cidade e 50% estrada nacional (60-90kmh).
    Logo aqui nao encontro razao, o carro nao atinge temperaturas e rotações de esforço elevado.

    O meu pai esta-se a passar e ja considera vender o carro.
    Eu aconselhei-o a estender a garantia e a leva-lo a oficina.
    Se nao houver solução requerer a substituição do motor (não sei ainda em que condições este direito se aplica).


    O que acham desta situação.
    obrigado desde já

    grande abraço
    Editado pela última vez por jotobroculos; 20 April 2015, 11:52.

    #2
    Pelo que percebi a garantia ainda não acabou, o que estão á espera?
    Que a garantia acabe e depois fiquem a lamber no cacete?
    É ir lá apertar com eles, escrever a toyota, enfim o que for preciso, eles não encontrarem o problema não significa que ele não exista!

    Comentário


      #3
      Que óleo esta a toyota a colocar no carro?

      Reclama e exige a resolução, começa por expor ao responsável do pós-venda dessa concessão.

      Comentário


        #4
        Nas oficinas usam o próprio óleo deles, marca Toyota.

        Comentário


          #5
          A toyota tem a mania de nao usar o óleo recomendado mesmo sendo da marca deles.

          Comentário


            #6
            O que fazer quando o carro devora óleo?


            Meter mais, é bom sinal, está-se a alimentar bem e quando for grande será forte e saudável!!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por DriverPT Ver Post
              A toyota tem a mania de nao usar o óleo recomendado mesmo sendo da marca deles.
              Eles só têm óleo Toyota desde 2012 salvo erro. É claro que o óleo recomendado num modelo de 2010 será outro mas isso é indiferente, eles vão sempre pôr do seu a partir do momento que o começaram a comercializar. Desde que tenham metido a quantidade certa de 5W30 penso que não é por aí.

              Comentário


                #8
                Ui, a manutencao toyota esta mesmo a deixar a desejar, em vez de verificar qual a causa do problema apenas acrescentam oleo e vao adiando entratanto acaba a garantia e entras pela madeira a dentro. Tens de exigir a solucao á marca antes de terminar a garantia.
                E falam da toyota como se fosse uma marca fiavel... Hoje em dia tal marca nao existe

                Comentário


                  #9
                  As mudanças de óleo tem sido feitas a tempo? Ou seja kms ou tempo, o que chegar primeiro?

                  Com tão poucos kms leva-me a crer que não tenham feito as revisões atempadamente, pois o óleo com o tempo degrada-se e acaba por perder as capacidades lubrificantes, levando a danos internos no motor.

                  Se os intervalos das revisões não foram respeitados, acho que a Toyota não vai assumir.

                  Comentário


                    #10
                    ñ vás lá apertar com eles ñ!!dfepois queixa-te que acabou a garantia!

                    Comentário


                      #11
                      Também penso que devem reclamar à marca por escrito e, logo na primeira reclamação descrever todo o historial do problema. Desta forma não haverá negação mais tarde. Com urgência e sempre por escrito.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por jotobroculos Ver Post
                        Olá a todo o pessoal do Fórum.

                        Precisava sobretudo da vossa opinião num assunto.
                        Possuo um Toyota Auris, 12/2010, 29.971 km, D4-D 90cv (com dpf) comprado novo, portanto está as portas de acabar o periodo de garantia.

                        Nunca teve qualquer problema, apenas relato os seguintes "incidentes":
                        1) Com cerca de 13.500km, ligou a luz de nivel baixo de óleo. Levou-se à oficina da marca. Constataram que estava tudo bem, e aproveitou-se para fazer a revisão dos 15.000km

                        Quanto representa na vareta entre o máximo e o mínimo? 0,8litros. Não acho problemático que beba essa quantidade de óleo em 13500 kms num motor a fazer a rodagem, no manual as marcas salvaguardam-se ao considerar normal 1 litros a cada 1000kms (mesmo nós sabendo que não é normal).

                        2) Com cerca de 27.500km, liga novamente a luz de nivel baixo de oleo. Novamente vai para a oficina. Nao encontram fuga ou problema mecanico. Atestam com oleo (de borla) e aconselham que voltemos aos 29.000km para ver o nivel. Como por impossibilidade propria ainda nao pudemos voltar a oficina, fomos vendo o nivel em casa. Neste periodo (entre os 27.500 e os 29.971) desceu de 80% para 25% (leitura grosseira pela vareta).

                        Fez 14000 kms e acendeu a luz, novamente não vejo grande problema por aí, o estranho foi de 27.500 para 29.990 ter gasto tanto óleo.
                        Há várias coisas a ter em conta aqui, quanto tempo circulou com o mesmo óleo? Desde 12/2010 só trocou uma vez de óleo?

                        Também importante é saber se a luz de óleo indica o NÍVEL do óleo ou a PRESSÃO do óleo.

                        Não sei como é no Auris mas os japoneses antigos só indicavam a pressão, quem não tinha por hábito controlar o nível na vareta e acrescentava óleo quando a luz da pressão de óleo de óleo acendia significava que deixava o óleo baixar de tal maneira que a bomba de óleo andava a trabalhar em seco acabando por danificar irremediavelmente o motor.
                        O nível é para controlar de X em X kms na vareta!

                        O carro tem poucos kms mas podia ser o caso de ter o sistema de ventilação do motor que tivesse entupido fazendo consumir mais óleo mas descarto esta hipótese.

                        Aquando da próxima muda optava por colocar um óleo que cumprindo as específicações da Toyota tivesse também um baixo nível de evaporação (NOAK). podes informar-te no tópico dos óleos, secção Boxes.

                        Este caso cheira-me mais a má assistência que outra coisa.

                        Respostas a azul.

                        Comentário


                          #13
                          Com 4 anos e 30 mil quilómetros esse motor precisa é de umas esfregadelas.

                          De qualquer das formas quando a vareta indica o mínimo não significa que o óleo está a acabar. Mesmo no "mínimo" não falta óleo lá dentro. Como diz o FernandoAc convém saber exactamente quanto óleo levou porque pode ser um consumo perfeitamente normal (sobretudo para um motor que ainda mal fez a rodagem, e provavelmente passa a vida a dar voltas curtinhas e arranques a frio que é meio caminho andado para uma série de problemas, consumo excessivo de óleo apenas um deles).

                          Não posso deixar de mencionar a asneira que é comprar um carro a gasóleo para andar tão pouco com ele. Acho que neste caso nem a situação de comprar um carro a gasolina se põe, ficava mais barato andar de táxi.
                          Editado pela última vez por SRLA; 20 April 2015, 13:51.

                          Comentário


                            #14
                            Dizes que passou dos 80% para 25% na vareta em cerca de 2.500km.

                            Ou seja gastou 650ml de óleo em 2500km... O que diz o manual, quase qua aposto que diz que o consumo de óleo poderá ser até 1L por cada 1.000km.
                            Por isso não havendo fugas ou um problema directo qualquer, a marca vai sempre dizer que o carro não tem nada.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                              .. o consumo de óleo poderá ser até 1L por cada 1.000km..
                              OFFtopic: assim tanto?? os carros levam 4lts e tal, se assim fosse em menos de um mês (no meu caso) ia-se o óleo a vida (se não fosse reposto)

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por FrancoBaresi Ver Post
                                OFFtopic: assim tanto?? os carros levam 4lts e tal, se assim fosse em menos de um mês (no meu caso) ia-se o óleo a vida (se não fosse reposto)
                                É uma maneira de se precaveram. Acho que ninguém acredita ser normal que um carro consuma 1 L de óleo a cada 1000 kms.

                                Eu acredito mais que essas 2 medições tenham sido feitas em condições diferentes.

                                Quanto ao tópico em si, parece-me que em voltas curtas (30 mil kms em mais de 4 anos, presumo que sejam voltas curtas, mas pode não ser) seja perfeitamente normal esse consumo de óleo.

                                Deixo uma pergunta: qual é o intervalo (tempo e ksm) recomendado pela marca para a mudança do óleo e filtro?

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu não consigo perceber como se acha normal um carro "beber" óleo!

                                  Nunca tive nenhum carro que fosse necessário acrescentar óleo entre manutenção programada, nem a gasolina nem a gasóleo!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Também pode o espaço entre o máx e o min na vareta ser curto, ou seja estando no mínimo, leva cerca de 100/150 ml e fica novamente no máximo...

                                    Não vejo grande mal por aí, mas podem sempre tentar mudar de oleo, optar por outra viscosidade que o fabricante indique

                                    Muita atenção que há modelos onde uma inclinação, mesmo que ligeira, altera logo a leitura da vareta, arranques mais bruscos a frio, há N factores que podem contribuir para uma má percepção ou mesmo consumo de oleo.


                                    Cump.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                      Eu não consigo perceber como se acha normal um carro "beber" óleo!

                                      Nunca tive nenhum carro que fosse necessário acrescentar óleo entre manutenção programada, nem a gasolina nem a gasóleo!
                                      É simples...falamos de 2 anos e um uso abusivo. Consumir 1 L de óleo a cada quase 15 mil kms em cerca de 2 anos, não é nada que me espante. Aliás, todos os carros consomem óleo, uns mais que outros, mas todos consomem. A contaminação de combustível no óleo (mesmo em carros a gasolina, e especialmente nos que fazem curtos trajectos) tende a compensar esse consumo. A relação entre o consumo de óleo e a contaminação de combustível, é o que te dará o nível na vareta.

                                      O que me espanta aqui, e a confirmar-se os curtos trajectos, é como é que o FAP ainda não se queixou...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                        Eu não consigo perceber como se acha normal um carro "beber" óleo!
                                        O mecanismo de lubrificação dos segmentos tem como consequência que todos os motores consomem algum óleo.

                                        O que não é normal é que este consumo seja elevado...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                                          Que a garantia acabe e depois fiquem a lamber no cacete?
                                          Ena pá !

                                          Tens uma forma de te exprimir bastante gráfica

                                          Comentário


                                            #22
                                            Se houver muitas voltinhas em cidade de poucos km, é normal algum consumo. Um exemplo disso, foi a minha mãe. Tinha um Avensis D4D e, quando vivia longe do trabalho, fazendo EN e AE até ao trabalho, o carro nunca consumiu óleo. Quando se mudou para uma casa a menos de 2km do trabalho (o trajeto nem dava para o ponteiro da temperatura chegar ao ponto "normal"), o carro começou a consumir algum óleo.
                                            Nem sempre os concessionários Toyota usam óleo Toyota e nem sempre metem a graduação certa. Onde eu vou costumam pôr Castrol. E sei que há concessionários Toyota que despacham tudo a 10W-40, mesmo que não seja o mais indicado para o carro em questão.

                                            De qualquer modo, há que analisar algumas variáveis antes de dizer que o carro tem um problema.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Já não o primeiro Toyota com problemas de consumos elevados de óleo que conheço. Penso que terá a ver com especificações e viscosidades não adequadas.

                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                              Ena pá !

                                              Tens uma forma de te exprimir bastante gráfica
                                              Neste caso "chuchar na vareta" seria mais adequado.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Envia uma carta Registada à Marca quanto antes relatando tudo e como pretendem resolver o problema, não deixes em caso algum passar o prazo da garantia.

                                                Unidades defeituosas podem acontecer em qualquer Marca, seja Generalista ou Premium, acautela os teus interesses, a Marca se for preciso dá um motor novo, os concessionários como têm de arcar com parte da mão de obra, fogem a satisfazer o cliente!!!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Já não o primeiro Toyota com problemas de consumos elevados de óleo que conheço. Penso que terá a ver com especificações e viscosidades não adequadas.

                                                  Só uma coisa: comprar um D4D para fazer 6000kms por ano?!

                                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                  Ena pá !

                                                  Tens uma forma de te exprimir bastante gráfica
                                                  Neste caso "chuchar na vareta" seria mais adequado.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                    Ena pá 2000!

                                                    Tens uma forma de te exprimir bastante gráfica


                                                    Cump.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                                      Eu não consigo perceber como se acha normal um carro "beber" óleo!

                                                      Nunca tive nenhum carro que fosse necessário acrescentar óleo entre manutenção programada, nem a gasolina nem a gasóleo!
                                                      Todos os carros consomem óleo, é normal, o problema é a quantidade de óleo.

                                                      Pensa assim.
                                                      Tens um óleo básico que perde propriedades ao fim de 3000 a 5000kms ou 6 meses, as marcas estabelecem esse prazo de manutenção, tal como acontecia antigamente. Não era necessário acrescentar.

                                                      Anos volvidos e com evolução ao nível dos óleos passa a ser seguro fazer-se 15000 ou 1 ano. Durante este tempo o motor necessita de um reatesto. Isto é um problema desde quando?

                                                      Tens casos de motores em que a marca dá a escolher se querem manutenção normal ou longlife, é perfeitamente natural que quanto mais longo for o intervalo de manutenção maior é a tendência para haver acerto de óleo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                        Dizes que passou dos 80% para 25% na vareta em cerca de 2.500km.

                                                        Ou seja gastou 650ml de óleo em 2500km... O que diz o manual, quase qua aposto que diz que o consumo de óleo poderá ser até 1L por cada 1.000km.
                                                        Por isso não havendo fugas ou um problema directo qualquer, a marca vai sempre dizer que o carro não tem nada.

                                                        1litro de óleo por cada 1000kms é um exagero, eu sei que a VW escreveu isso em alguns manuais numa época em que andaram com problemas de segmentos, bem como os furgões Mercedes, mas nas Mercedes melhorava, nos VW nem por isso, (houve quem dissesse que era culpa Portuguesa da fabrica Mahle perto da Mealhada), no entanto 1l por 1000kms seja em que Marca for, é sempre um exagero.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          " O que (NÃO) fazer quando o carro devora óleo?"

                                                          DEIXAR ACABAR A GARANTIA SEM QUE RESOLVAM O PROBLEMA!
                                                          Editado pela última vez por xonaspt; 20 April 2015, 15:54.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Uma pergunta breve:

                                                            Como são os trajectos típicos deste carro?

                                                            Ele tem poucos km, mas pode ser por percursos curtos ou pode ser por ser segundo carro e ser utilizado em viagens grandes (por exemplo).

                                                            Para a questão do óleo, são situações bem diferentes.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X