Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Obsessão por ultrapassar carros de escola de condução ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Obsessão por ultrapassar carros de escola de condução ?

    Boa tarde a todos ...

    Venho apenas partilhar uma situação que já todos nós presenciamos ... o tradicional carro de escola de condução , devagarinho por lá fora a ser ultrapassado por toda a gente , seja onde for !!

    O que venho relatar é uma situação curiosa ... No fim de semana passado fui a um almoço em casa de uns amigos no qual estava presente um instrutor de condução que até se deslocou para o almoço na viatura da escola. Um tradicional Opel Corsa com publicidade a respectiva escola.

    Ora chegada a hora de beber um gin nao havia gelo e lá fui eu com ele comprar gelo as bombas de gasolina mais proximas.

    Começou então a aventura (para mim) eu a pendura , condução completamente normal velocidade normal ... mas qual o meu espanto quando nos vemos ultrapassados dezenas de vezes por pessoas que forçavam mesmo a ultrapassagem em estrada Nacional (Vila do Conde) fosse por onde fosse ...

    A resposta do meu amigo foi ... isto é normal ... as pessoas assim que verificam que é um carro de instrução automaticamente aceleram e ultrapassam-me , é inconsciente !!


    Seremos todos obcecados por ultrapassar estes veículos ?? Notam este tipo de comportamento na estrada ?

    #2
    Quando estão em instrução, não consigo ficar muito tempo atrás dele, mas sempre sem forçar nada, pois quem vai ao volante não tem experiência.
    Se tiverem um andamento normal, quase nunca ultrapasso, nem vejo a situação que relatas.
    mas também não vejo muitos carros desses.

    Comentário


      #3
      Ou dou muita distância ou ultrapasso. Não gosto nada de os ter à minha frente.
      Fazem cada travagem...

      Comentário


        #4
        Ultrapasso quando posso e quando estao a fazer fila. Se andarem normalmente, logico que me deixo estar, nao ando a forçar nada.

        Ando frequentemente em locais onde ha imensos carros de escolas de conduçao (chelas, olivais...), e as vezes apanhasse cada um que so penso que o instrutor ou esta-se a c@g@r para o aluno e o que esta a fazer, ou a dormir. Filas enormes, porque o instruendo la vai a 20-25km/h em locais que se anda ao dobro na boa. O meu instrutor nunca me deixou fazer fila, uma coisa é andar pouco acima do limite e fazer fila, outra é andar bem abaixo...

        E claro, quando nao os passo ou posso passar, mantenho alguma distancia, entao quando chegam a um stop é uma boa distancia, e adivinhasse logo aquela travagem mesmo à bruta que ate me benzo

        Comentário


          #5
          "Deixa-me fugir do aselha"....É assim que a malta pensa.

          Comentário


            #6
            Dá para notar logo quando quem vai a conduzir é o instrutor ou o instruído.... e partindo disso...logo se vê...

            Além de que a regra dessas aulas é sempre "aprende agora o que NUNCA farás quando fores conduzir"....

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Jfire Ver Post
              "Deixa-me fugir do aselha"....É assim que a malta pensa.
              É nessa base o pensamento hehe

              Comentário


                #8
                Eu também só ultrapasso se for possível e se o instruendo estiver a causar embaraço ao transito, mas só o faço em segurança.

                Mas há vezes em que me dá raiva ver carros da escola de condução circularem a 20km/h, SIM A 20 KM/H, e vir uma fila de 20 carros atrás sem puder fazer nada. Eu se fizesse isso na altura em tirei a carta de condução, o meu instrutor começava logo a dizer para acelerar mais um pouco ou então carregava ele no acelerador.

                Comentário


                  #9
                  Não é por ser especificamente um carro de instrução, mas é qualquer um que seja julgado "fraco" e que por isso se tem a certeza que vai andar devagar... mesmo quando não vai! E por ser a melhor forma de os frustrados da vida se sentirem por uma vez "superiores" a algo na sua existência. Eu vejo constantemente a diferença abismal de comportamento dos que vêm atrás de mim quando vou no 106 ou no 607... é uma coisa mesmo absurda!

                  Só que por vezes mesmo o 106 anda mais e faz coisas que nem eles esperavam!!

                  Comentário


                    #10
                    Respeito muito os carros da condução e sempre que posso facilito-lhe as entradas nas rotundas cruzamentos etc... coisa que não fizeram por mim quando tirei a carta e até me vieram bater de frente.
                    Ultrapasso se não incomodar quem vai a conduzir com razias e coisas do género.

                    Comentário


                      #11
                      Eu ultrapasso os da escola de condução e ...os outros.

                      Tento não discriminar muito.

                      Comentário


                        #12
                        E eu a pensar que eles é que eram obcecados por andar a passo de caracol à minha frente

                        Comentário


                          #13
                          É uma questão interessante...acho que existe muito essa obsessão. Eu cá tenho uma por ultrapassar smarts.

                          Comentário


                            #14
                            Eu como sou um cidadão exemplar chego a ultrapassar em linha contínua só para eles verem o que não se pode fazer.

                            Comentário


                              #15
                              Eu já estive para partir os dentes a um instrutor de uma escola de condução.
                              Vai a pastelar numa via aberta sem nenhum carro á sua frente, mas com uma boa dezena de veiculos atrás, quando eu lá o consigo ultrapassar, o bicho deixa-me andar uns metros e espeta-me os máximos.
                              ... parei o carro na minha mão, saí do carro e ele como não podia passar porque vinham carros na outra mão, teve mesmo de parar, bati ao vidro e questionei-o, ele disse para lá umas coisas, que não tinha sido intencional e não sei que mais, eu estava mesmo fulo, foi por um pêlo...

                              Se uma carroça daquelas me aparece á frente só não as ultrapassos se não houver hipotese.

                              Comentário


                                #16
                                Tópico muito bom!

                                Não é obsessão, é inconsciente. É um reflexo condicionado!

                                Tenho grande experiência nesta área porque conduzo com frequência carros muito diferentes. A verdade é que reagimos de forma automática quando vemos certos carros.

                                Dou um exemplo:

                                Por vezes conduzo o meu Mondeo dos 90's. A maioria dos carros que por cá se venderam foram os 1.8td que eram bastante lentos para os dias de hoje. O reflexo é pensar em ultrapassar porque mais cedo ou mais tarde (subidas, por ex.) vai empatar. Mas a verdade é que o meu é um 1.8i 16v que na realidade anda mais que boa parte do nosso parque automóvel actual...

                                Fazem-me 30 por uma linha para ultrapassar. Nos IC's com subidas com 2 faixas é curioso, eu encosto... e eles não passam... alguns ficam enlouquecidos.

                                Mas chega a ser perigoso e bastante desagradável. Provavelmente o maior defeito de conduzir um carro que foi massificado com um motor fraco.

                                Por outro lado ninguém passa um Leon 1.9tdi sem se preparar bem... alguns até preferem fazer fila, nunca se sabe...

                                Comentário


                                  #17
                                  É verdade o que dizes. É como na natureza: classificamos os carros consoante o "grau potencial de perigo" (aqui transposto para performances) que podem representar para nós. E, como tal, e como se de uma caçada se tratasse, apenas nos metemos com os que consideramos mais fracos ou que podemos vencer.

                                  O Homem transforma-se mesmo em animal primitivo ao volante!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Era aí que eu queria chegar , é quase inconsciente ... porque nós íamos num carro normal , com uma condução normal ... e eu nunca me senti tão "ultrapassado" na vida ... isto num percurso curto de nacional ...

                                    Aposto que quem ultrapassava dizia ... lá andam estes a empatar o transito !!

                                    Estes 2 ultimos post's são perfeitos para ilustrar isso.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Qualquer dia o carro descaracterizado da BT com cadeirinha é substituído por um pseudo carro de instrução...

                                      Comentário


                                        #20
                                        uma vez quando tinha eu os meus 16 anos ia de bicicleta numa recta que passa perto de minha casa e tem uns 4km (N104 Trofa-V do Conde) e a meio dessa recta reparei que ia um desses carros (que acabei por o conduzir quando tirei carta) ia atrás de mim a uns 17km/h então cheguei-me para a beirinha para a menina passar...pois... e era... veio atrás de mim durante uns 2 km sempre a essa velocidade até que me fartei da pressão e virei num cruzamento à direita para ela e os mais de 20 carros em fila poderem passar e só fiquei a pensar uma coisa "mas que gaja tão estúpida"

                                        Comentário


                                          #21
                                          Dos carros de instrução, logo se vê se é um aluno ou não. Quando não é, vejo como um carro qualquer e não tenho isso de ultrapassar. Mas fico a ver se ele faz tudo certo como usar os piscas. Manias

                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                          É verdade o que dizes. É como na natureza: classificamos os carros consoante o "grau potencial de perigo" (aqui transposto para performances) que podem representar para nós. E, como tal, e como se de uma caçada se tratasse, apenas nos metemos com os que consideramos mais fracos ou que podemos vencer.

                                          O Homem transforma-se mesmo em animal primitivo ao volante!

                                          Tenho percebido isso ultimamente. Em estrada nacional, mesmo que eu esteja a 120km/h numa recta com o Ka, sempre aparecem carros a forçar ultrapassagem. Com o C3 1.6 na mesma situação isso não acontece.

                                          Comentário


                                            #22
                                            É um relfexo involuntario, visto que muitas das vezes o que se espera de um carro de escola será um erro a qualquer momento!!!
                                            Quanto a perceber certos carros que sao alvo de tentar passar, imaginem o que é ser constantemente "picado" por ter um Honda!
                                            As vezes é ver carros a "esmifrarem-se" todos so para tentar passar, e sentirem-se importantes!!!!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Por acaso tenho um approach diferente e por norma nunca provoco uma situação embaraçosa ou me encosto muito ao carro de instrução.
                                              Quando vejo possibilidade de ultrapassar sem assustar o formando, faço-o.
                                              Estes sim merecem toda a nossa paciência para ver se não se tornam em mais uma besta futura ao volante.

                                              Comentário


                                                #24
                                                A minha maria é instrutora e anda com o carro da escola sempre, leva-o para casa. Nem imaginam a festa que é. Eu quando ando com o carro da escola por vezes...medo..muito medo!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                  Por acaso tenho um approach diferente e por norma nunca provoco uma situação embaraçosa ou me encosto muito ao carro de instrução.
                                                  Quando vejo possibilidade de ultrapassar sem assustar o formando, faço-o.
                                                  Estes sim merecem toda a nossa paciência para ver se não se tornam em mais uma besta futura ao volante.
                                                  Faço o mesmo: dou-lhes tempo e espaço. Tenho mesmo uma enorme condescendência. E faço questão de fazer os piscas todos, etc...

                                                  Mas em relação ao que já foi relatado no tópico, penso que é normal que tenhamos uma imagem global do transito que nos rodeia, faz parte da aprendizagem da condução e em parte é antecipar qualquer situação. Às vezes lá se cai no exagero e torna-se caricato.

                                                  Eu andei vários anos a jogar ao gato e ao rato com um Almera branco que escondia um radar num troço de estrada que fiz com regularidade durante anos. Metiam-se nos sítios mais inimagináveis. Nunca me apanharam mas o certo é que cada vez que via um Almera branco levantava o pé... andei assim uns tempos...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                                    A minha maria é instrutora e anda com o carro da escola sempre, leva-o para casa. Nem imaginam a festa que é. Eu quando ando com o carro da escola por vezes...medo..muito medo!
                                                    Vai mas é tirar a carta e deixa-te de tretas!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Jfire Ver Post
                                                      "Deixa-me fugir do aselha"....É assim que a malta pensa.
                                                      Basicamente.

                                                      Depende dos dias e locais.
                                                      Tento é deixar espaço e não pressionar (buzinar, encostar, etc), se tiver com pressa ultrapasso.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Por acaso eu tendo a ser muito mais cuidadoso com carros de escola. É fácil de perceber quando estão a ser usados numa aula e aí tendo a dar mais espaço, ser mais paciente, não pressionar, etc. Afinal de contas é fácil de entender que quem lá está dentro não está preparado para fazer tudo bem e rápido.

                                                        De qualquer forma como dizia, é fácil de ver quando um carro está a ser usado numa aula de condução ou está a circular com um condutor normal.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          apagar

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                                            Vai mas é tirar a carta e deixa-te de tretas!


                                                            Nem imaginas os cuidados que tenho que ter quando ando com aquela porra fazer os piscas todinhos e etc..

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X