Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Segmento near premium...faz sentido?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Segmento near premium...faz sentido?

    Olá a todos,

    A intenção deste topico é considerar se faz todo o sentido existir marcas, que coloquem o seu produto numa posição intermédia entre os generalistas e os ditos premium, observando também a lógica dos segmentos segundo o tamanho para cada patamar.

    Que marcas poderiam designar este segmento near premium, se é que faz sentido?

    #2
    A fazer sentido, VW e Volvo por exemplo.

    Comentário


      #3
      Depende do que se entende por premium.

      Para uns é apenas a qualidade dos plasticos. Para outros é a qualidade de assistência da marca, para outros é a capacidade de personalização dos equipamentos, jantes, cores, maiores motorizações, etc.

      Se dissermos que um Golf é semi-premium porque os plasticos duram mais que os de um Megane, percebo.

      Mas se dissermos que um Golf não é semi-premium porque a capacidade de personalização não é superior ao dos generalistas, então tambem concordo.

      Pessoalmente acho que se deve avaliar varios aspectos em cada carro e as preferencias de cada um, e essas questões de semipremium são uma não-questão. Ainda assim entendo perfeitamente o objectivo do topico e é um assunto pertinente.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
        Depende do que se entende por premium.

        Para uns é apenas a qualidade dos plasticos. Para outros é a qualidade de assistência da marca, para outros é a capacidade de personalização dos equipamentos, jantes, cores, maiores motorizações, etc.

        Se dissermos que um Golf é semi-premium porque os plasticos duram mais que os de um Megane, percebo.

        Mas se dissermos que um Golf não é semi-premium porque a capacidade de personalização não é superior ao dos generalistas, então tambem concordo.

        Pessoalmente acho que se deve avaliar varios aspectos em cada carro e as preferencias de cada um, e essas questões de semipremium são uma não-questão. Ainda assim entendo perfeitamente o objectivo do topico e é um assunto pertinente.
        Para mim, premium começa pela fiabilidade. Há por aí muitos "premiuns" que deixam muito a desejar neste capitulo.

        Comentário


          #5
          Para mim premium tem que contemplar uma série de factores, desde a qualidade, a filosofia da marca e até, mas sem tanto peso, a massificação da mesma.



          A Volvo na minha prespectiva é uma marca Premium.

          Comentário


            #6
            Sinceramente para mim não faz sentido algum.
            Existem atualmente estas diferenças no que toca a colocação de mercado dos carros de grande produção em massa....... Luxo, Premium, Generalista e Low Cost


            Os que são mais vezes considerados Semi-Premium, são a Volvo e a Alfa Romeo, vão perguntar dentro destas marcas qual são os rivais das mesmas e qual a sua assumida colocação no mercado.......dirão que são ambas marcas premium, apesar de atualmente causar estranheza uma marca como a Alfa ter um segmento B e C para venda e um desportivo hardcore.......e ser considerada premium, mas mesmo esses carrinhos almejam o mercado premium dos seus segmentos.....
            O Giuletta concorre com os A3, S1, classe A desta vida, o Mito é um segmento B Premium.......O 4c é um Elise Premium

            A Volvo Cars nem sei qual é a confusão para alguns, tem uma gama variada e toda ela com produtos premium....

            O que conta para isto é o posicionamento de mercado que as marcas pretendem com a sua estratégia.....


            A VW é generalista, no grupo existe uma marca com colocação de mercado nos Premium, que é a Audi...........assim como é a Fiat........a Peugeot, a Citroên, a Renault, a Honda, a Toyota, a Ford....

            Isto só para enumerar os maiores construtores.....

            Não percebo o porquê da confusão com isto dos premium, quem decide se é ou não premium não é uma conversa com teorias da treta num forum, é a orientação dada a um produto pela marca e a sua aceitação nesse mesmo mercado.....

            Se levarmos a sério estas tais teorias da treta, vamos encontrar desculpas para não achar Premium nenhuma das actuais marcas de carros, muitas não se mantiveram unicamente fiéis à sua filosofia e pedigree, outras aumentaram produção e deixaram de ser um produto raro......
            Outras vendem mais que marcas não premium......Noutras a qualidade não é de referência........
            Enfim, Premium nos dias de hoje, na maior parte dos casos é meramente colocação de mercado e marketing.....


            É o mesmo que dizer que os flagships da Samsung nunca foram Premium no mercado dos smartphones, porque tinham chassi de plástico...., ou porque a Lacoste deixou de ser premium porque agora também faz roupa na China e na Tailândia, ou que a fábrica dos Iphones é Chinesa, por isso não é Premium......


            Podia continuar eternamente.........

            O consumidor pode relativizar tudo isto e dizer que existem sempre opções mais económicas e válidas ao premium, mas isto não torna o premium, não premium

            E metam uma coisa na cabeça de uma vez por todas, premium não é só qualidade dos plásticos no interior nem qualidade de construção.......

            Para isso nem a Maserati podia ser considerada uma marca de Luxo, maior parte dos jornalistas andam sempre a cascar nestes aspectos dos Maseratis

            Cada empresa tem a sua colocação de mercado especifica e até hoje ainda não vi nenhum CEO ou departamento de marketing a dizer que tem um produto Semi-Premium.....
            Ou se tem um produto barato, bom e barato, simplesmente bom ou um produto exclusivo ou "Premium", agora semi-premium ou near premium é um conceito idiota.....
            Editado pela última vez por Italiaspeed; 28 April 2015, 14:05.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por M101 Ver Post
              Para mim, premium começa pela fiabilidade. Há por aí muitos "premiuns" que deixam muito a desejar neste capitulo.
              Lá está, depende dos criterios de cada um.

              Comentário


                #8
                Claro que faz sentido. Há mercado para isso. Semi premium: VW, Volvo e Alfa Romeo.

                Comentário


                  #9
                  Considero que os DS da Citroen se enquadrem num semi- premium, e talvez a Lancia também.

                  Comentário


                    #10
                    A já falecida Saab era um bom exemplo, agora Volvo, DS, Lancia, Alfa Romeo e não sei possivelmente a Tesla.

                    Comentário


                      #11
                      Mais um tópico no de premium/nao premium.

                      Eu pelo que leio neste bocado a maior parte nem sabe o que é premium... Para eles é o trio alemão e nada mais porque confundem conceitos.

                      Pelas teorias de alguns users bastava é alemão? então se não é premium é semi premium.

                      Ja houve um utilizador que deu o que para mim é a única resposta acertada neste sentido.

                      Ainda para mais Volvo Ser semi-pemium? que eu saiba a volvo sempre foi premium. Até mesmo a AR, se não para isso a Fiat extinguia a marca e vendia tudo como fiat ou tudo com Alfa.

                      Comentário


                        #12
                        Trabalhei num rent a car.
                        Um dia entreguei um corsa a uma senhora, que me disse: "não tem um alemão?"
                        Respondi: "Agora não, acabo de lho alugar".
                        Ela: "mas não é VW..."
                        Eu: "pois, mas lhe garanto que é alemão"

                        Isto serve de introdução para a seguinte pergunta, chamem-lhe de idiota: qual é a importância de saber se é premium ou não?
                        Ter a certeza que se vai impressionar os vizinhos?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
                          Trabalhei num rent a car.
                          Um dia entreguei um corsa a uma senhora, que me disse: "não tem um alemão?"
                          Respondi: "Agora não, acabo de lho alugar".
                          Ela: "mas não é VW..."
                          Eu: "pois, mas lhe garanto que é alemão"

                          Isto serve de introdução para a seguinte pergunta, chamem-lhe de idiota: qual é a importância de saber se é premium ou não?
                          Ter a certeza que se vai impressionar os vizinhos?
                          Acredito que seja por ai.

                          Alias eu vejo argumentos pobres para justificar esse conceito que ja desisti. Quando não conseguem que os argumentos que usam cubram toda a gama de uma determinada marca, apostam em pormenores subjectivos e não mesuráveis.

                          Continuo a dizer, muitos carros são bonitos pelo emblema que ostentam, outros são simplesmente normais mas conseguem uma melhor aceitação pelo embelema que possuem. Ha carros feios de marcas generalistas que se fossem vendidos com outro embelema já eram bonitos.

                          Comentário


                            #14
                            Para mim uma marca premium é uma marca para a qual o mercado está disposto a pagar um pouco mais (um prémio, lá está) ainda que a razão desse acréscimo não seja materialmente perceptível. Se fosse possível haver uma prova cega de carros como há por exemplo nos vinhos, um carro seria premium se o valor atribuído pelo consumidor fosse mais alto uma vez conhecida a marca do que antes de a conhecer.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
                              Trabalhei num rent a car.
                              Um dia entreguei um corsa a uma senhora, que me disse: "não tem um alemão?"
                              Respondi: "Agora não, acabo de lho alugar".
                              Ela: "mas não é VW..."
                              Eu: "pois, mas lhe garanto que é alemão"

                              Isto serve de introdução para a seguinte pergunta, chamem-lhe de idiota: qual é a importância de saber se é premium ou não?
                              Ter a certeza que se vai impressionar os vizinhos?
                              Alugaste-lhe um Vectra? fizeste mal. Devias ter-lhe alugado um Lupo. Sempre era VW...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
                                Há carros feios de marcas generalistas que se fossem vendidos com outro emblema já eram bonitos.
                                Como o contrário; há carros feios de marcas premium, que se tivessem o símbolo de uma marca generalista, não saiam do stand:



                                Já o coupé...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                  Alugaste-lhe um Vectra? fizeste mal. Devias ter-lhe alugado um Lupo. Sempre era VW...
                                  Naaaa, era malta que vinha de Leasplans e tal... sempre os mais sarrafeiros. Reservavam-lhes uma grupo A (que na altura seria um suzuki WagonR) e ainda se armavam em vampiros porque lhes entregávamos um upgrade.
                                  Tudo isso para ao fim do dia entregarem carros com 7 kms feitos...
                                  Corsa ou o Polo esquentador seria a mesma trampa para nós.
                                  Ainda hoje me irrita o TSK TSK que aqueles polos faziam a acelerar.
                                  Era tipo modem de 56kbs... primeiro carregas, faz o loading e depois lá começa a andar.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Nem vale apena responder a este tópico, porque este assunto já foi falado á uma semana, senão vou incêndiar tudo de novo!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ainda ninguém falou na Toyota, a haver uma categoria "semi-premium" teria que lá estar, quer pela inovação, fiabilidade, compromisso com o cliente, assistência, etc...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ViraMilho Ver Post
                                        Ainda ninguém falou na Toyota, a haver uma categoria "semi-premium" teria que lá estar, quer pela inovação, fiabilidade, compromisso com o cliente, assistência, etc...
                                        A Toyota é generalista como as outras.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu sei que é, por isso disse "a haver". Mas é apenas a minha opinião com base naquilo que argumentei, a meu ver estão um passo à frente de outros generalistas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            A mim sinceramente faz-me mais confusão considerarem a VW como semi premium ou near premium ou whatever premium......Será que as pessoas só pensam que a VW faz Passats ou algo do género? E desconhecem a sua politica no que toca a colocação de mercado?


                                            É que se for isso até perdoa a falta de noção, devem simplesmente desconhecer o que é o mercado automóvel e que essa mesma marca faz carros como o Polo, Golf, Caddy, Sharan, Touran, Multivan, Crafter, Transporter, Amarok..............


                                            Ou seja uma marca com uma range de modelos pelos mais diversos segmentos, sendo muitos deles vendidos pelo próprio marketing da marca, não como um produto refinado ou de extremo objecto de desejo ou de performance, mas como uma opção racional e adequada , o próprio nome da marca é literalmente carro do povo e o principal lema do Marketing da Marca é "Das Auto", o automóvel..... não o automóvel mais rápido, mais exclusivo, com mais personalidade, com design mais arrojado, mais luxuoso, não, nada disto....... simplesmente "o automóvel"!


                                            Onde está o sentido de exclusivo, a paixão, o apelo ao Lifestyle como faz a Audi p.ex, o design, o factor diferenciador em tudo isto, ou seja tudo factores que obrigatoriamente caracterizam uma marca Premium?
                                            Pois não estão....

                                            Podem dizer que a Mercedes também fabrica autocarros e furgões e mais umas cangalhadas e que a BMW tem motas e tal, pois mas estas duas marcas possuem uma história e uma colocação de mercado que a VW não tem e quando tentou usar o simbolo VW para tal, a coisa não correu como esperado, vide o "Phaeton"....


                                            Esclarecidos porque é que a VW não é premium, semi-premium ou whatever e sim generalista? Ou ainda vai aparecer aqui algum maluco que diga que conduzir uma versão base do Golf ou um Golf Comercial é mais exclusivo ou mais premium que as mesmas versões base de um A3, um classe A, um Giulletta, um V40, um S1 ou um Lexus CT200h?


                                            Saab sempre foi premium, mesmo nos últimos anos em que foi adquirida pela GM, a própria GM a colocava num mercado Premium, ao lado da Cadillac p.ex.....


                                            A DS é a marca premium da PSA, a própria PSA diz que é e vende a marca como tal.....


                                            A Tesla na sua génese é a primeira construtora de veículos Premium eléctricos.....


                                            Alfa Romeo umas vezes mais outras menos, mas sempre que pertenceu à Fiat foi a 1ª marca Premium da empresa e históricamente uma marca Premium e em tempos provalvemente a marca com maior pedigree do mundo.....


                                            A Lancia infelizmente ao que tudo parece está a morrer devagarinho, mas se a Fiat algum dia se fartar e vender a marca a alguém, podem ter a certeza que vai ser vendido como produto Premium e diferenciador do resto, respeitando a tradição da marca.......


                                            Mais alguma marca que queiram considerar como Semi-Premium para eu puder explicar que o conceito não existe e essa marca é outra coisa qualquer?


                                            E repito meus caros, cada vez mais nos dias que correm, premium é essencialmente marketing, colocação de mercado, aliado a um incremento de qualidade ou simplesmente um produto diferenciador relativamente ao produto banal.
                                            E por vezes nem tudo isto que acabei de dizer é necessário..... basta um símbolo com tradição para uma marca se colocar no segmento premium no mercado automóvel ou noutro mercado qualquer.........desde que o produto não seja obviamente muito inferior ao produto "regular" ou "generalista".......


                                            Não se iludam nem percam tempo com conversas teológicas sobre plásticos, bater de portas, qualidade de construção e fiabilidade geral, olhem antes para a história das marcas, o seu pedigree, valor de mercado e a colocação das mesmas no mercado seja através dos produtos que possuem, seja pela linhas orientadoras que seguem....


                                            Isso sim é que dita acima de tudo se uma marca automóvel é ou não premium.......
                                            E o conceito de semi-premium ou near-premium não existe, era um tiro no pé para a marca que adoptasse tal classificação.......
                                            Editado pela última vez por Italiaspeed; 28 April 2015, 16:28.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Bom, esta questão tem muito que lhe diga mas vou deixar a minha opinião, ja tendo tido carros de todo o género.

                                              Para mim, marcas premium são marcas que usam produtos de maior qualidade nas suas viaturas e ai os alemães são reis. Relativamente á vw para mim é premium, porque apesar de ter um leque mais largo de opções como o polo etc. as gamas mais acima têm a qualidade de um bmw, mercedes...
                                              Ora vejamos, temos um golf VII, que gostos á parte tem a mesma qualidade de um serie 1, A3, classe A. Depois a passat com a mesma qualidade que classe c, serie 3, etc.

                                              Falo disto já tendo uma renault laguna 3, do segmento D e com preço muito semelhantes aos rivais germanicos e a qualidade de materiais e robustez nada tem a ver com um germanico. É verdade que essa diferença é cada vez menor mas quando compramos um passat, á partida contamos que se mantenha robusto por mais tempo que um concorrente do mesmo segmento francês.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
                                                Naaaa, era malta que vinha de Leasplans e tal... sempre os mais sarrafeiros. Reservavam-lhes uma grupo A (que na altura seria um suzuki WagonR) e ainda se armavam em vampiros porque lhes entregávamos um upgrade.
                                                Tudo isso para ao fim do dia entregarem carros com 7 kms feitos...
                                                Corsa ou o Polo esquentador seria a mesma trampa para nós.
                                                Ainda hoje me irrita o TSK TSK que aqueles polos faziam a acelerar.
                                                Era tipo modem de 56kbs... primeiro carregas, faz o loading e depois lá começa a andar
                                                .

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
                                                  Olá a todos,
                                                  A intenção deste topico é considerar se faz todo o sentido existir marcas, que coloquem o seu produto numa posição intermédia entre os generalistas e os ditos premium, observando também a lógica dos segmentos segundo o tamanho para cada patamar.
                                                  Que marcas poderiam designar este segmento near premium, se é que faz sentido?
                                                  Só faz sentido se deres valor a isso.
                                                  Se achas que largar 700 € por um telemóvel faz sentido para o que pretendes dele mais sentido fará num elemento essencial do nosso quotidiano como é o automóvel gastar um pouco mais para ter determinado pormenor no seu carro.
                                                  Se por outro lado valorizas uma "sucata" com mais de uma década em detrimento de outros veículos mais modernos estás no teu direito.
                                                  Eu então como vejo os modelos além das marcas tanto se me dá como se me deu e compro o que posso e gosto (e não o contrário).
                                                  Agora falar só por falar desta ou de outra marca revela na sua grande maioria falta de conhecimento, principalmente quando se refere à convivência com os automóveis em geral.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                    Só faz sentido se deres valor a isso.
                                                    Se achas que largar 700 € por um telemóvel faz sentido para o que pretendes dele mais sentido fará num elemento essencial do nosso quotidiano como é o
                                                    Mas estás a falar em relação a premium e não ao semi-premium como referiu o autor do topico.

                                                    Ainda para mais alguns users vem para ca falar de marcas que sempre se posicionaram como premium...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
                                                      Mas estás a falar em relação a premium e não ao semi-premium como referiu o autor do topico.
                                                      Ainda para mais alguns users vem para ca falar de marcas que sempre se posicionaram como premium...
                                                      Estou a falar que cada um deve interpretar como bem entender.
                                                      O conceito aqui referido não existe como tal nem pode ser discutido.
                                                      Agora a objectividade do post que ele colocou é extamente a mesma que é pagar mais pela "teórica mesma coisa".
                                                      E digo teórica porque se para muitos um automóvel é um volante e 4 rodas para outros é algo mais que isso.
                                                      Por outro lado criticam-se marcas que têm estratégias bem definidas sejam premium não premium ou quase premium e vangloriam-se outras que andam à anos apanhar papéis e ao marasmo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Isto dos "segmentos" poder-se-ia aplicar a mais coisas?

                                                        Gajas boas = (premium)

                                                        Gajas "assim assim", mas que caso se vistam bem e tenham jeito para uns gargarejos e façam umas belíssimas feijoadas = (near premium)

                                                        É isto?

                                                        Porque é que o pessoal continua a querer "segmentar" os carros quanto à sua "qualidade" aparente, mas, discara a "qualidade" real (fiabilidade)?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
                                                          Isto dos "segmentos" poder-se-ia aplicar a mais coisas?

                                                          Gajas boas = (premium)

                                                          Gajas "assim assim", mas que caso se vistam bem e tenham jeito para uns gargarejos e façam umas belíssimas feijoadas = (near premium)

                                                          É isto?

                                                          Porque é que o pessoal continua a querer "segmentar" os carros quanto à sua "qualidade" aparente, mas, discara a "qualidade" real (fiabilidade)?
                                                          Isso dava para criar (se não existisse já) um forum para falar desses "segmentos"

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Atenção que qualidade aparente (interiores, exterior) é também qualidade real, nem que seja em inovação do design. Agora cada um valoriza mais aquilo que gosta, uns será a fiabilidade do motor, outros o ambiente interior e por aí fora...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X