Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Não acham que o design dos automóveis pouco evoluiu nos últimos 20 anos?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Não acham que o design dos automóveis pouco evoluiu nos últimos 20 anos?

    Por vezes dou por mim a observar carros que já têm 15 ou mais anos e a pensar: com uns retoques, até parecia um carro lançado há muito menos tempo.

    Por exemplo, um carro dos anos 70 parecia perfeitamente obsoleto ao lado de um lançado nos anos 80:





    No entanto, após meados da década de 90, com faróis translúcidos, linhas de cintura um pouco mais elevadas, pelo menos jante 15 ou 16 com cavas de rodas maiores e pára-choques sempre pintados à cor da carroçaria, parece-me que sinceramente o design automóvel tem evoluído pouco. A grande evolução dos últimos anos, sinceramente, são DRL e LEDs...




    Por exemplo, há li um salto para o E39, e depois parecem todo mais ou menos "actuais".

    É só impressão minha ou também pensam assim?

    #2
    Depende dos exemplos utilizados...

    No caso do exemplo da BMW, o que há é uma evolução em "doçura", para não chocar muito e contrariar os valores que definem os critérios associados à imagem da marca.

    Agora vivemos é numa altura que mais parece que voltamos aos anos 50/60, onde quanto mais opulento melhor. Ele é cromados (ou pseudo...), acabamentos em preto brilhante, etc...

    Comentário


      #3
      Hoje em dia temos capots muito mais curtos, em alguns casos pouco mais compridos que um palmo...

      Uma coisa que os carros actuais fazem bem é disfarçar o tamanho...

      Comentário


        #4
        Não necessariamente comparando evoluções do mesmo modelo. No geral, parece que houve ali um consenso em meados da década de 90, e a partir daí nenhum carro novo fugiu muito a isso...

        Comentário


          #5
          É tudo uma questão de eficiência.
          O design automóvel está, provavelmente, a atingir o limite de todas as premissas que existem quando se projeta um novo carro.
          Quando se tem de juntar identidade da marca + espaço + segurança + dinâmica+posicionamento comercial, as formas acabam por fluir de forma natural, dentro de cada segmento.

          Claro que existem coisas distintas como o i8, mas não me parece que vá ter muitos seguidores num futuro próximo.

          Os telemóveis eram grandes e toda a gente os queria miniaturizar; quando eram pequenos demais começaram a aumentar, para serem mais utilizáveis; quando se percebeu que os ecrãs táteis eram o formato ideal para lidar com todas as funcionalidades que são exigidas, os telefones ficaram todos iguais!

          Acredito que seja mais difícil desenhar um carro hoje do que há 20, 30, 50 anos atrás. Está quase tudo explorado; puxado ao limite.

          Comentário


            #6
            Concordo no geral.

            No entanto o exemplo do série 5 não é feliz. O e60 foi um modelo algo mal-amado no seu tempo. O seu criador era e é um tipo que gosta de arriscar e foi pai de muitos dos traços que ainda hoje perduram. Aquele carro estava muito à frente e o F10 veio trazer alguma paz a um mercado algo conservador.

            Mas apesar disso, concordo no geral. Aliás para mim o grande avanço das últimas décadas deu-se provavelmente no capitulo da segurança, no comportamento e na qualidade de construção (nem todos aqui).

            Motores e estética... mehh...

            Comentário


              #7
              A única coisa polémica no E60 eram as pestanas nos faróis dianteiros...
              Falo de uma forma global. Como disse acima, depois dos farois transparentes, pára choques integral de plástico pintado e rodas grandes, ainda não houve uma moda significativamente nova.

              Comentário


                #8
                Sim, moda nova mesmo, só em "conceito".

                Os novos mini-suv-pseudo-tt-whatever, por exemplo. E isso traz novas volumetrias.

                Nos detalhes estéticos não tem havido grande evolução faz tempo.

                Comentário


                  #9
                  Isso é um sintoma da doença dos entas

                  Eu por exemplo: carros que não foram meus contemporâneos eu acho sempre antiquados. Carros que foram: acho bonitos e até actuais ( o Serie 5 dos anos 90 por exemplo: era menino para comprar um novo se existisse).

                  Exemplo: continuo a considerar o Glof IV actual mas tenho a certeza que para um puto de 15 anos deve ser equiparado a um clássico. Um pouco como era para mim o Golf I qd eu tinha 15 anos.


                  Portanto em resumo, acho que é uma questão de percepção.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                    Nos detalhes estéticos não tem havido grande evolução faz tempo.
                    Provavelmente vão começar a 'brincar' mais com os leds e com as formas que com estes criam.
                    Mas mesmo que reduzam o tamanho dos faróis e farolins ou melhorem a sua integração na carroçaria, os carros vão continuar, basicamente, iguais.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                      Portanto em resumo, acho que é uma questão de percepção.
                      É verdade: também depende muito daquilo que existia antes de termos nascido para o mundo automóvel e tudo aquilo que nos acompanha enquanto crescemos.
                      Ainda assim, continuam muito parecidos..

                      Comentário


                        #12
                        O que eu acho mais engraçado na evolução automóvel é o facto de irem perdendo pormenores que realmente faziam sentido, há uns anos atrás e que toda a gente acaba por abolir.

                        Até este dia continuo sem perceber por que é que a Volvo, por exemplo, aboliu as luzes de presença laterais. Era um fator distintivo e de segurança (que devia ser obrigatório) e que toda a gente ignora.

                        Caminhou tudo na direção da uniformização.

                        Comentário


                          #13
                          Eu acho que até tem evoluido bastante, o espaço que uma marca muda a sua identidade visual é cada vez mais curto, sobretudo as marcas francesas.

                          Comentário


                            #14
                            Acho que a evolução é lenta mas vais-se notando, o mais notório é o tamanho, um segmento D de hoje em dia é do tamanho ou maior que um segmento E de há 15 anos, vês um A4 de 2014 e é maior que um A6 de 2000...
                            Depois os carros perderam um pouco as proporções, tirando BMW, Mercedes (alguns), Audi, uns Volvos e uns quantos outros os carros hoje em dia são cheios de pormenores mas sem proporções nem formato... A ver se me explico, a maioria dos carros não fazem a quebra do capot para o parabrisas, sendo uma linha completa da frente até ao tejadinho, alguns (como o classe A, Megane) tem a frente mais alta 15cm que linha dos vidros laterais, que na minha opinião fica asqueroso e desvirtua o carro. São excessivamente altos, entre outras coisas que me desagradam no design actual dos carros.
                            Um carro quer-se baixo e largo, com pelo menos a frente a destacar-se, mas hoje em dia só se fazem ovos...

                            Comentário


                              #15
                              Em termos de aspecto a coisa estagnou um pouco...há modelos que não mudam muito dentro da marca (já falaram dos BMW's e de Golf's) e até de marca pra marca.

                              Há uns anos atrás avistava-se ao longe um Punto, um Clio ou um Corsa e distinguiam-se bem as linhas dos carros. Hoje em dia a coisa tá mais uniformizada.

                              Ainda assim, vão surgindo pedras no charco de vez em quando. Com os híbridos e eléctricos a coisa há-de melhorar um pouco.

                              EDIT: concordo com o que o JEDI referiu, a evolução nota-se sobretudo no tamanho mas acho que nalguns casos podia ser mais comedida. Ver um Corsa sair de fábrica com jantes de 17" por exemplo...
                              Editado pela última vez por Bagy; 28 April 2015, 19:45.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                Isso é um sintoma da doença dos entas

                                Eu por exemplo: carros que não foram meus contemporâneos eu acho sempre antiquados. Carros que foram: acho bonitos e até actuais ( o Serie 5 dos anos 90 por exemplo: era menino para comprar um novo se existisse).

                                Exemplo: continuo a considerar o Glof IV actual mas tenho a certeza que para um puto de 15 anos deve ser equiparado a um clássico. Um pouco como era para mim o Golf I qd eu tinha 15 anos.


                                Portanto em resumo, acho que é uma questão de percepção.
                                Wise words...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Bagy Ver Post
                                  Em termos de aspecto a coisa estagnou um pouco...há modelos que não mudam muito dentro da marca (já falaram dos BMW's e de Golf's) e até de marca pra marca.

                                  Há uns anos atrás avistava-se ao longe um Punto, um Clio ou um Corsa e distinguiam-se bem as linhas dos carros. Hoje em dia a coisa tá mais uniformizada.

                                  Ainda assim, vão surgindo pedras no charco de vez em quando. Com os híbridos e eléctricos a coisa há-de melhorar um pouco.

                                  EDIT: concordo com o que o JEDI referiu, a evolução nota-se sobretudo no tamanho mas acho que nalguns casos podia ser mais comedida. Ver um Corsa sair de fábrica com jantes de 17" por exemplo...
                                  O Mito por exemplo (segmento B) sai com jantes 18! Á 15 anos atras isso era reservado a um Serie 7 por exemplo!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Bom tópico!
                                    Engraçado que nessa sequência, poderíamos trocar o F10 com o E60 e faria sentido.
                                    Concordo com a análise do Pastis. Acho que desde que começei a gostar de carros, seria capaz de comprar em novo nos dias de hoje, montes deles.

                                    Uma achega: parece-me que os ditames de segurança activa e passiva/normas de protecção de peões impõe bastantes restrições ao design.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                      Isso é um sintoma da doença dos entas

                                      Eu por exemplo: carros que não foram meus contemporâneos eu acho sempre antiquados. Carros que foram: acho bonitos e até actuais ( o Serie 5 dos anos 90 por exemplo: era menino para comprar um novo se existisse).

                                      Exemplo: continuo a considerar o Glof IV actual mas tenho a certeza que para um puto de 15 anos deve ser equiparado a um clássico. Um pouco como era para mim o Golf I qd eu tinha 15 anos.


                                      Portanto em resumo, acho que é uma questão de percepção.
                                      Xiça. Isso é muito inteligente.

                                      Acho que vou desligar a net por hoje... ganhaste.

                                      (já fiz os meus exemplos pessoais e funciona... )

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu concordo com o Avant: nos últimos tempos, não se nota tanto o envelhecimento do design exterior.

                                        Já nos interiores, nota-se muito mais. Quando entramos num carro com 15 anos, nota-se bem que os interiores são antigos e de má qualidade...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Nos interiores, sim.
                                          A questão é mesmo o design exterior.

                                          Por exemplo, se este carro fosse lançado hoje, estaria assim tão desactualizado?



                                          Foi lançado há 15 anos. Apresentado em 1999 salvo erro.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Este é outro exemplo:


                                            1998

                                            Comentário


                                              #23
                                              Gosto mais deste de 93

                                              Comentário


                                                #24
                                                Esse de 93 tem um design muito... flat.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Pouquíssimos carros conseguiram dar a proverbial "pedrada no charco", mas este senhor foi um dos que o conseguiu da forma mais espectacular :

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Na vw e skoda sim.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O único carro que não evoluiu a nível de design foi o 911.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                        Pouquíssimos carros conseguiram dar a proverbial "pedrada no charco", mas este senhor foi um dos que o conseguiu da forma mais espectacular :

                                                        Senhor carro!!

                                                        A minha experiencia diz-me que a partir de 2000 as novas normas de segurança, GPS, Xenon e qualidade de construção trouxeram os automóveis actuais para um patamar novo, é impossível comparar um W210 com um W211, um e39 com um e60, A6 C5 com um C6, mas se compararmos estes segundos com os modelos actuais em termos de capacidades dinâmicas, design, qualidade dos materiais e pisar já não se notam tantas diferenças! Falo de coisas como a grossura das portas, tamanho geral do carro, peso do mesmo! Actualmente a evolução está apontada para equipamentos de segurança e reduções de consumos/emissões.

                                                        Posso fazer uma analogia com as televisões, peguem num CRT(e39) e num Plasma(e60) e depois comparem-no com uma TV LED(F10), a TV mais recente vai ser sempre mais poupada, um pouco mais fina e trazer extras mais recentes(ie smart tv) mas o Plasma vai continuar a ter uma qualidade de imagem tão boa como a LED. O que eu queria dizer é que a meu ver, 2000-2010 atingiu-se o pináculo do conforto, extras, design, qualidade de vida a bordo, a partir de agora haverão minor improvements(segurança activa e redução de peso) até se dar o próximo passo evolutivo(4K nas TV, carros conduzirem-se sozinhos).

                                                        Vai ser muito difícil chegar perto designs como o XJ ou o Quattroporte, basta ver que o actual XF não é tão bonito como o antigo, o actual S Class não é tão bonito como o anterior, o actual Serie 5 não tem metade da beleza do e60.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                                                          O que eu acho mais engraçado na evolução automóvel é o facto de irem perdendo pormenores que realmente faziam sentido, há uns anos atrás e que toda a gente acaba por abolir.

                                                          Até este dia continuo sem perceber por que é que a Volvo, por exemplo, aboliu as luzes de presença laterais. Era um fator distintivo e de segurança (que devia ser obrigatório) e que toda a gente ignora.

                                                          Caminhou tudo na direção da uniformização.
                                                          Os Volvos continuam a ter essas luzes de presença, só que nas novas gerações vem embutida na zona lateral da óptica principal (procura fotos nocturnas que confirmas isso). Há mais marcas com esse detalhe incorporado, nomeadamente a BMW em alguns modelos. Esse pormenor está relacionado com a obrigatoriedade destas luzes em alguns países.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Ruben99 Ver Post
                                                            O único carro que não evoluiu a nível de design foi o 911.
                                                            Errado








                                                            Os gajos da VAG ainda devem usar o Windows 95 para desenvolver um produto

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X