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O fabricante automóvel alemão conseguiu criar um diesel sintético não poluente

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    O fabricante automóvel alemão conseguiu criar um diesel sintético não poluente

    Audi mistura ar e água e cria diesel não poluente

    O fabricante automóvel alemão Audi conseguiu criar um diesel sintético, não poluente, a partir do hidrogénio da água e de dióxido de carbono. Está numa fase inicial de testes, mas poderá ser uma revolução nos combustíveis.
    Um programa experimental da Audi, fabricante automóvel do grupo Volkswagen, em conjunto com a empresa energética Sunfire criou um combustível semelhante ao diesel que usa como matérias primas apenas água e dióxido de carbono, noticia a edição britânica da revista Wired.
    Este novo composto tem potencial para se tornar num combustível não poluente, no sentido em que é "neutro" a nível do carbono - ou seja, o dióxido de carbono que retira da atmosfera é equivalente aquele que é libertado durante a sua utilização.
    O combustível é conseguido através da separação do hidrogénio e oxigénio do vapor de água. O hidrogénio depois é colocado em reatores sob alta pressão e temperatura juntamente com dióxido de carbono - para já este foi fornecido por gás natural, mas os investigadores dizem que podem capturá-lo da atmosfera. O produto é um líquido sintético designado "crude azul" que, tal como o crude do petróleo, pode ser refinado numa espécie de bio-diesel (veja um esquema da Audi aqui).
    A Audi já testou com êxito este combustível misturado com diesel "normal" mas, segundo os investigadores acreditam que não haverá grandes obstáculos para que seja usado como combustível único nos motores dos automóveis.
    O maior problema atualmente prende-se com a quantidade de produção. O laboratório em Dresden onde as experiências estão a ser realizadas tem capacidade de produção de 3 mil litros nos próximos meses. Como escreve a Wired, só os EUA consomem 622 mil milhões de litros de combustível por ano.

    #2
    Isto não é nenhuma revolução: há até muitas formas diferentes de produzir combustíveis sintéticos.

    O problema é o custo de produção! De nada serve um diesel sintético, se um litro custar 20 euros.

    Comentário


      #3
      Como tudo o que é novo e produzido em pequena escala, pode ser caro agora, mas uma vez massificado... Venham de lá combustíveis limpos. E baratos, já agora.

      Comentário


        #4
        Tecnologias vindas da 2a guerra mundial, segundo uma breve pesquisa de um colega meu de curso. Nada de novo...

        Comentário


          #5
          O lobby do petróleo pagará certamente uns bons anos de investigação, desenvolvimento, etc, desde q a Audi se mantenha só a fazer carros, e deixe essa ideia dos combustíveis..... Coisa q a Audi certamente verá com muito bons olhos.


          Isto sou só eu a especular....

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Mach3 Ver Post
            O lobby do petróleo
            Não comecem com as teorias da conspiração, pois isso não é verdade... este processo é muito caro, porque é pouco eficiente.

            Para começar, o processo precisa de quantidades colossais de energia elétrica para produzir o hidrogénio através da eletrólise. Só esta parte do processo leva logo o preço do combustível para valores que são o triplo ou o quádruplo do custo do petróleo. E ainda falta o resto do processo...

            Por isso, estas notícias são apenas marketing e publicidade gratuita nos media...

            Comentário


              #7
              Concordo, e também depende de onde fores buscar a energia eléctrica. Se fores buscar ao petróleo, lá se vai o ganho, lá se vai o não poluente, etc. Mas se fores buscar a fontes renováveis, mesmo com todo o desperdício eléctrico, poderá ser um caso a pensar.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Fype7 Ver Post
                Tecnologias vindas da 2a guerra mundial, segundo uma breve pesquisa de um colega meu de curso. Nada de novo...
                Duvido que seja a mesma tecnologia. Na 2a guerra o combustível era sintetizado pelo processo de Fischer-Tropsch, que é uma coisa que não tem nada a ver.

                Comentário


                  #9
                  Nada a ver, é completamente diferente...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                    Duvido que seja a mesma tecnologia. Na 2a guerra o combustível era sintetizado pelo processo de Fischer-Tropsch, que é uma coisa que não tem nada a ver.
                    Originalmente Colocado por BillieJean Ver Post
                    Nada a ver, é completamente diferente...

                    Estão enganados. Este processo é precisamente o Fischer-Tropsch. A definição genérica do Fischer-Tropsch é o conjunto de reacções químicas que permite transformar hidrogénio e monóxido de carbono em hidrocarbonetos liquidos

                    O que me podem dizer é que a origem do hidrogénio e do monóxido de carbono é diferente e provavelmente conseguem algumas melhorias no processo que o torne mais eficiente.


                    P.S.: Pesquisando nalgumas notícias

                    "Audi readily admits that none of the processes they use are new, but claim it’s how they’re going about it that is. They say that increasing the temperature at which the water is split increases the efficiency of the process and that the waste heat can then be recovered. Whilst their announcement might not be heralding a new fossil fuel-free era, the tech of turning green power into synthetic fuel could have applications as a battery to store excess energy produced by renewables."

                    Comentário


                      #11
                      Diesel = arquitectura do motor

                      Gasóleo = combustível utilizado nos motores de arquitectura diesel

                      Ou não?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
                        Diesel = arquitectura do motor

                        Gasóleo = combustível utilizado nos motores de arquitectura diesel

                        Ou não?
                        Em Portugal, talvez. Mas diesel é diesel e é esse o nome dele (diesel oil).

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                          Em Portugal, talvez. Mas diesel é diesel e é esse o nome dele (diesel oil).

                          Rudolf Diesel - Wikipedia, the free encyclopedia

                          Coincidências cósmicas.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
                            Diesel = arquitectura do motor

                            Gasóleo = combustível utilizado nos motores de arquitectura diesel

                            Ou não?
                            Exacto.

                            Aliás, quando o Herr Diesel inventou o seu motor, não existia gasóleo.

                            O primeiro combustível que ele usou terá sido óleo de amendoim. Pelo menos é o que reza a história.

                            Edit: o motor nasceu antes do combustível... era aí que queria chegar.
                            Editado pela última vez por Vocsa; 29 April 2015, 16:22.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
                              Diesel = arquitectura do motor

                              Gasóleo = combustível utilizado nos motores de arquitectura diesel

                              Ou não?
                              Sim, estás certo. Esse erro é muito comum em Portugal.

                              Os automóveis consomem gasóleo. Como tal, não existem automóveis a diesel. O que existe, sim, é automóveis Diesel. Ou seja, ciclo Diesel.

                              Diesel como combustivel não existe na língua portuguesa.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por GustavoR Ver Post

                                O que é que isso importa para a discussão?
                                Até podem dizer que a notícia está mal escrita e que não deveriam referir-se a diesel para falar de um outro combustível para os motores diesel.
                                Mas diesel é diesel e é esse o nome que se dá ao combustível que geralmente usamos.
                                Por isso é que na tampa do depósito diz diesel, da mesma forma que nos motores a gasolina não diz Otto, ou Atkinson ou qualquer outra coisa.
                                Editado pela última vez por amalgamut; 29 April 2015, 16:34.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                  Diesel como combustivel não existe na língua portuguesa.
                                  Lá está.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                                    Lá está.
                                    Estamos em Portugal, por isso devemos escrever e falar na nossa língua. Ou seja, quando alguém diz: "tenho um carro a diesel", está a cometer um erro. Deveria dizer tenho um carro Diesel, ou um carro a gasóleo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Nunca ouvi dizer "tenho um carro a diesel", oiço sempre "tenho um carro a gasól"

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                        Estamos em Portugal, por isso devemos escrever e falar na nossa língua. Ou seja, quando alguém diz: "tenho um carro a diesel", está a cometer um erro. Deveria dizer tenho um carro Diesel, ou um carro a gasóleo.
                                        Então devem referir-se a isso e não à questão do nome. Porque o combustível é chamado de diesel em boa parte do planeta pelo que, tecnicamente, não está errado chamá-lo dessa forma; simplesmente existe uma palavra em português para o designar, que é a que devemos usar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          ...Gasoil; usually known as diesel oil...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
                                            ...Gasoil; usually known as diesel oil...
                                            Diesel Oil; Diesel Fuel; Gasoil; Gazole.. Como acharem melhor. Os 'Diesel fuels' são uma categoria de combustíveis, pelo que usar o nome Diesel não é errado; simplesmente não deve ser usado cá.

                                            Chamem-lhe um estrangeirismo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Essa do CO2 vir do gás natural é que é batota porque a promessa era de ser capturado da atmosfera, caso contrario não é neutro.

                                              Eu gosto disto e quero uma coisa destas para meter lá na garagem.

                                              Agora a serio, acho que a industria automóvel e petrolífera vêm isto com muito bons olhos, porque não muda nada, podem continuar a fazer o mesmo (não esquecer que a indústria petrolífera tem que comprar as conceções para a exploração dos campo petrolíferos) com uma solução destas livravam-se dos governos marados que há por esse mundo fora.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                                                O que é que isso importa para a discussão?
                                                Até podem dizer que a notícia está mal escrita e que não deveriam referir-se a diesel para falar de um outro combustível para os motores diesel.
                                                Mas diesel é diesel e é esse o nome que se dá ao combustível que geralmente usamos.
                                                Por isso é que na tampa do depósito diz diesel, da mesma forma que nos motores a gasolina não diz Otto, ou Atkinson ou qualquer outra coisa.
                                                Só queria rematar que o facto de o combustível, não em Português, se chamar Diesel vem do nome do inventor do ciclo Diesel. Nada mais, nada menos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Agora on-topic: O mais difícil nem ai ser alcançar a capacidade de produção. Vai ser ultrapassar o lobby dos petrodolares.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por GustavoR Ver Post
                                                    Só queria rematar que o facto de o combustível, não em Português, se chamar Diesel vem do nome do inventor do ciclo Diesel. Nada mais, nada menos.

                                                    Não leves a mal. O que escrevi saiu demasiado ríspido. Não era essa a intenção.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                                                      Não leves a mal. O que escrevi saiu demasiado ríspido. Não era essa a intenção.
                                                      Tranquilo, nem tão pouco transmitiste isso.

                                                      Abraço

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por GustavoR Ver Post
                                                        Agora on-topic: O mais difícil nem ai ser alcançar a capacidade de produção. Vai ser ultrapassar o lobby dos petrodolares.
                                                        Não concordo. Até porque seriam as petrolíferas as primeiras a embarcar neste barco e serem também as produtoras deste tipo de combustível. Afinal de contas isto são processos petroquímicos similares à refinação que elas dominam... seriam as empresas mais facilmente a bordo.

                                                        O problema é mesmo tornar isto suficientemente eficiente para competir em termos de custo. Com o petróleo aos níveis actuais nem pensar. Mesmo com o petróleo de volta aos 100 USD/bbl que provavelmente pode acontecer num médio prazo esta tecnologia não é eficiente... a não ser que haja uma revolução o que não é impossível.

                                                        É que dizem que capturar CO2 da atmosfera e fazer a electrólise a partir de renováveis não tem custos... mas não é bem assim... ambas requerem energia e investimento e isso é um custo de capital que é significativo. Não é por acaso que várias tecnologias renováveis ainda hoje só são viáveis se forem subsidiadas porque o investimento necessário "come" as vantagens de não ter de pagar combustível para gerar energia.

                                                        Comentário

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