Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Estacionamento electronicamente assistido vale a pena?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Estacionamento electronicamente assistido vale a pena?

    A Volvo V40 que recentemente adquirimos cá para casa vinha com sensores traseiros mas sem sensores dianteiros. O concessionário diz que a instalação dos sensores dianteiros, além de ser fácil porque o carro já tem a cablagem e o pára-choques preparado para o efeito, vem ainda com uma funcionalidade adicional que eles instalam é que é o estacionamento automático assistido (na Volvo chama-se Park Assist Pilot). Basicamente o que aquilo faz é colocar o carro a buscar lugares de estacionamento à medida que se passa pelas ruas, e quando ele detecta que há um lugar onde o carro cabe toma conta do volante e faz o estacionamento sozinho, bastando ao condutor controlar o acelerador e as mudanças (presumo que num carro de mudanças automáticas isto seria tudo feito pelo próprio veículo). Está aqui um vídeo a demonstrar a coisa.
    O vendedor do concessionário diz que o sistema dá muito jeito e mais não sei o quê mas já se sabe como é a conversa de vendedor. Além disso, a brincar a brincar sempre são 675 euros!

    Por isso antes de instalar gostava de perguntar a que tem sistemas destes, seja na Volvo seja noutras marcas, se realmente é coisa que tem utilidade ou se é só uma curiosidade para mostrar aos amigos e ficar esquecida.

    #2
    Na minha opinião, é um desperdício de dinheiro. Agora os sensores frontais, acredito que façam jeito.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
      A Volvo V40 que recentemente adquirimos cá para casa vinha com sensores traseiros mas sem sensores dianteiros. O concessionário diz que a instalação dos sensores dianteiros, além de ser fácil porque o carro já tem a cablagem e o pára-choques preparado para o efeito, vem ainda com uma funcionalidade adicional que eles instalam é que é o estacionamento automático assistido (na Volvo chama-se Park Assist Pilot). Basicamente o que aquilo faz é colocar o carro a buscar lugares de estacionamento à medida que se passa pelas ruas, e quando ele detecta que há um lugar onde o carro cabe toma conta do volante e faz o estacionamento sozinho, bastando ao condutor controlar o acelerador e as mudanças (presumo que num carro de mudanças automáticas isto seria tudo feito pelo próprio veículo). Está aqui um vídeo a demonstrar a coisa.
      O vendedor do concessionário diz que o sistema dá muito jeito e mais não sei o quê mas já se sabe como é a conversa de vendedor. Além disso, a brincar a brincar sempre são 675 euros!

      Por isso antes de instalar gostava de perguntar a que tem sistemas destes, seja na Volvo seja noutras marcas, se realmente é coisa que tem utilidade ou se é só uma curiosidade para mostrar aos amigos e ficar esquecida.
      Já tens algumas respostas no outro fórum

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por aftas Ver Post
        Já tens algumas respostas no outro fórum
        Pois já, mas infelizmente julgo que ainda não tenho nenhuma resposta de quem possua efectivamente o sistema e era isso que eu gostava de ter. Porque as opiniões de quem não tem são muito válidas, é certo, mas não são com conhecimento de causa. Daí a minha esperança que aqui no Autohoje, que é um fórum incomparavelmente mais frequentado, possa aparecer quem use mesmo.

        Comentário


          #5
          Para quem sabe conduzir, é algo perfeitamente dispensável...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por eu Ver Post
            Para quem sabe conduzir, é algo perfeitamente dispensável...
            Este tipo de ajudas electrónicas têm a ver com conforto de utilização e não com saber ou deixar de saber. Uma pessoa pode saber fazer tudo mas simplesmente não está para se chatear com tarefas rotineiras.

            Comentário


              #7
              Eu tenho um amigo que tem um Focus equipado com o Park Assist e é como ele diz, no inicio é porreiro porque é novidade, depois no dia a dia só quando está com algum tempo a mais é que utiliza, mas a manobra é mais lenta do que "em manual".

              Na minha opinião é daquelas coisas que comprando o carro novo esse equipamento lá para o meio quase não se sente o valor que se dá por ele, agora colocando-o posteriormente e ainda por cima (como é óbvio) pagar mais por ele, acho que não justifica.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por aftas Ver Post
                Eu tenho um amigo que tem um Focus equipado com o Park Assist e é como ele diz, no inicio é porreiro porque é novidade, depois no dia a dia só quando está com algum tempo a mais é que utiliza, mas a manobra é mais lenta do que "em manual".

                Na minha opinião é daquelas coisas que comprando o carro novo esse equipamento lá para o meio quase não se sente o valor que se dá por ele, agora colocando-o posteriormente e ainda por cima (como é óbvio) pagar mais por ele, acho que não justifica.
                A minha opinião, sem nunca ter experimentado, vai mais ou menos de encontro à tua. A questão é que no meu caso em particular, instalar os sensores dianteiros dá automaticamente acesso a essa funcionalidade, daí ser tão cara a instalação dos ditos sensores. Só que não há forma de optar por instalar apenas os sensores dianteiros sem aquela funcionalidade por menos dinheiro. É tudo ou nada.

                Comentário


                  #9
                  Sensores dianteiros e traseiros já são suficientes para a utilização no dia a dia. Ajuda bastante.

                  Agora o park pilot acho dispensável.

                  Comentário


                    #10
                    O único carro que experimentei isso, foi um prius 2 ( o último é o 3, certo?) e não consegui que o carro estacionasse sozinho.
                    basicamente tens que meter a MA, e controlar o movimento do carro com o travão.
                    se o carro andar mais rápido um bocado, aborta a operação.
                    aquilo é lento que dói, não tenho paciência para aquilo.
                    se o sistema do volvo for igual, eu dispensava.

                    Comentário


                      #11
                      Vale a pena para condutores destes:

                      Comentário


                        #12
                        A única vantagem seria a medição do espaço disponível. Quantas vezes não tento meter o carro em espaços onde não cabe por poucos centímetros e parecia que cabia. Para mais, essa funcionalidade necessita de bastante mais espaço livre à frente e atrás. Ora, se o lugar já tiver de ser grande à partida, a necessidade do estacionamento automático esfuma-se bastante...

                        Comentário


                          #13
                          Eu acho muito útil quando estaciono entre paredes espelhadas...






                          ...espera estou a confundir, isso é um anúncio, eu nunca estaciono entre paredes espelhadas, devo ter sonhado

                          Comentário


                            #14
                            É inútil. Eu tenho dois prius, um de 2ª geração é um de 3ª e raramente usei esse sistema. O de 2 geração faz 8 anos e penso que nem os meus pais o usaram, se bem que o sistema deste era bem complicado. No que toca ao de 3 geração tem um sistema mais simples mais próximo do sistema que a volvo te apresenta contudo continua a não ter utilidade. No meu caso só lá está porque vem de origem, senão não faria diferença nenhuma.
                            Contudo, se juntamente com esse Pack te instalarem a câmara traseira (isto supondo que o carro ainda não a tem) aí sim, o valor se torna mais aceitável. Essa sim tem uma grande utilidade.




                            Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por HulkUlp Ver Post
                              É inútil. Eu tenho dois prius, um de 2ª geração é um de 3ª e raramente usei esse sistema. O de 2 geração faz 8 anos e penso que nem os meus pais o usaram, se bem que o sistema deste era bem complicado. No que toca ao de 3 geração tem um sistema mais simples mais próximo do sistema que a volvo te apresenta contudo continua a não ter utilidade. No meu caso só lá está porque vem de origem, senão não faria diferença nenhuma.
                              Contudo, se juntamente com esse Pack te instalarem a câmara traseira (isto supondo que o carro ainda não a tem) aí sim, o valor se torna mais aceitável. Essa sim tem uma grande utilidade.




                              Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
                              Na falta de botão de likes, fica aqui o meu agradecimento.
                              Curiosamente quanto a isso da câmara traseira eu também não vejo grande utilidade. Se o carro já tem sensores de estacionamento que valor acrescentado trás a câmara?

                              Comentário


                                #16
                                Não tens de que. Apenas te dei a minha opinião.
                                Quanto a isso da câmara falo porque numa outra viatura que tenho ambas as hipóteses prefiro o uso da câmara ao sensores (embora estejam ambos ligados em simultâneo) nomeadamente porque por vezes os sensores dão te uma informação sonora que não corresponde a realidade pelo que com a câmara podes facilmente observar a distância dos objetos (sendo que requer alguma habituação a reconhecer as distâncias na câmara). Obviamente que falo disto porque me habituei a ela. Enquanto tirava a carta, num corsa não havia cá dessas modernices achava dispensável, quando acabei de a tirar e comecei a conduzir com o dos meus pais o prius de 2 geração já não queria outra coisa, principalmente em lugares apertados da imenso jeito! Mas é como te digo, é uma preferência de condutor para condutor!


                                Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                  Este tipo de ajudas electrónicas têm a ver com conforto de utilização e não com saber ou deixar de saber. Uma pessoa pode saber fazer tudo mas simplesmente não está para se chatear com tarefas rotineiras.
                                  Experimentei num Prius e o sistema é picuinhas e lento. É coisa para usar 4 ou 5 vezes e para mostrar aos amigos. Estacionar com isso rotineiramente é para esquecer.

                                  700€ para isso?!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se mandares colocar Sensores de Estacionamento Dianteiro vai te dar bastante jeito, agora a funcionalidade de estacionar sozinho, só complica e ajuda muito pouco o condutor.

                                    Tens de ter bastante tempo para estacionar, só encontra lugares grandes e para quem está atrás à espera que pares o carro vai-se aborrecer de estar tanto tempo à espera atrás de ti.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                      Experimentei num Prius e o sistema é picuinhas e lento. É coisa para usar 4 ou 5 vezes e para mostrar aos amigos. Estacionar com isso rotineiramente é para esquecer.

                                      700€ para isso?!
                                      Pois, também acho ridículo, mas o problema é que não dá para instalar os sensores de estacionamento dianteiros sem instalar o park assist em simultâneo (algo que eu já desconfiava mas hoje confirmei com o concessionário). Quer dizer, para poder ter uma coisa que me custaria uns 200 ou 300 euros caso existisse em separado, sou obrigado a ter 2 coisas, sendo uma delas quase inútil, e pagar por elas mais do dobro do preço! É muito chato, mas acho que vai ter que ser porque os sensores dianteiros é uma coisa vai dar jeito pelo menos 2 vezes por via (uma para entrar e outra para saír da garagem), e eu obviamente não quero instalar uns sensores não oficiais num carro novo, que nunca integrariam tão bem com o sistema e até me podiam dar problemas com a garantia do carro.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O Peugeot 508 que o meu pai adquiriu agora também vem de origem com esse sistema, e posso dizer que até dá jeito, mas não o considero essencial, pois aquilo procura e calcula a medida do espaço, mas sinceramente se não vem de serie penso que gastarás dinheiro, num opcional que não é algo muito impressionante (a mim impressiona mais talvez o sistema de parque automático da Ford por exemplo), mas se realmente ao instalares os sensores à frente incluírem esse sistema, porque não...?

                                        Aqui ninguém pode decidir por ti, mas se fosse no meu caso sinceramente deixava estar como vem de serie, mas se achares algo essencial para ajudar na condução, força ;)

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                          Por isso antes de instalar gostava de perguntar a que tem sistemas destes, seja na Volvo seja noutras marcas, se realmente é coisa que tem utilidade ou se é só uma curiosidade para mostrar aos amigos e ficar esquecida.
                                          Passaste à 1ª no exame?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Apetecia-me dar a resposta fácil... Ah afinal já alguém se adiantou.

                                            Portanto vamos por outra via. Uma coisa é certa, os carros estão cada vez mais balofos, linhas de cintura mais elevadas, secções traseiras sem visibilidade nenhuma. Porque não? Se temos a tecnologia, porque não aproveitá-la? São 675 euros... É dinheiro é certo...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Vale para mostrar aos amigos !!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                                                Passaste à 1ª no exame?
                                                O carro não é meu, é da minha mulher, mas sim, passou à primeira, há muitos anos! E ela também não é nenhuma atada a conduzir, aliás conduz melhor que muitos homens e fá-lo diariamente há uns 15 anos. Mas que relevância tem isso para o assunto?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                                  Mas que relevância tem isso para o assunto?
                                                  Muita pois se formos azelhas é obvio que se tem que recorrer a ajudas extras. E sim vai usar durante os 1ºs 7 dias 2h e 7 minutos, depois esquece-se disso
                                                  Editado pela última vez por PugGT; 04 May 2015, 19:07.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Boas,

                                                    A minha Auris tem e só utilizei 1/2 dúzia vezes nos últimos 7 meses para testar..., gosto muito de controlar as "operações".....

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Estacionamento assistido nem digo, mas sensores deviam ser obrigatórios pelo menos em carros de mercadorias e transportes públicos. São um equipamento que além de dar um jeito, privilegiam a segurança (qualquer coisa é detetada, seja um passeio seja uma criança ou um animal).

                                                      No teu caso, eu optaria ou por estar quieto ou adicionar sensores à frente.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A minha opinião já que a pediram.
                                                        No carro em que experimentei, Focus dos novos, não achei lento a estacionar.
                                                        Agora acho que se vem de origem ok, mas se é para instalar depois acho muito dinheiro. Actualmente devido as linhas dos carros os sensores muito úteis. Por esta razão tenta encontrar uma oficina dedicada a eletrônica que te faça a instalação só dos sensores a frente.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Partilho da opinião do eabo, no que diz respeito ao Focus, dos poucos que conheço, e na questão da funcionalidade em face das formas dos carros dos dias de hoje.

                                                          Não me venham com histórias de que são todos bons condutores não precisam de assistência para parqueamento, o carro em que tirei a carta tinha para aí 3,6 metros e via perfeitamente o limite do capôt, nos carros que conduzo agora, vejo nicles, claro está, há também a questão da segurança referida pelo nogueiraribeiro... como é evidente, qualquer condutor com a mínima destreza estaciona um carro, mas nos hoje em dia os lugares para o fazer são cada vez menos e mais pequenos, com o assistente consegues "enfiar" o carro onde a olho nu dirias que não consegues, apesar da minha opinião contrariar a da maioria, não deixo de fazer uma ressalva já aqui mencionada, é tudo uma questão de relatividade, se achas importante, se estás disposto a pagar este valor extra num carro já adquirido,...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Penso que tudo se resume à questão financeira.
                                                            Tenho sensores traseiros e acho bastante útil a estacionar para não ter de estar a olhar tanto para os espelhos. Os dianteiros, tendo em conta o preço por causa do tal sistema acho que dispensava. Tenho ideia que estes sistemas apenas funcionam em lugares relativamente grandes.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X