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Será que existe espaço em Portugal para mais trackdays?

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    Será que existe espaço em Portugal para mais trackdays?

    Por ano em Portugal devem ser organizados nas 3 pistas principais que temos (Braga, Lisboa e Portimão) cerca de 10 Trackdays. Parece-me ser francamente pouco para o número de aficionados e tendo em conta o número de participantes que cada trackday tem.

    Porque razão existem tão poucos? Não é rentável? As pistas cobram demasiado por alugar 1 dia? Em Inglaterra apesar de ser um país completamente diferente quer em dimensão quer em poder de compra devem existir sem exagero 2-3 trackdays diferentes cada fim de semana.

    Fica a questão no ar..

    #2
    É impossível comparar o nosso mercado de track-days com inglaterra. Ora vejamos:

    1 - Custo das pistas - Em inglaterra tens toneladas de pistas "low-cost" sejam do circuito de corridas local sejam antigos aeródromos que há aos montes. Em Portugal tens pistas extremamente caras como o Estoril e o AIA, tens Braga que sempre é mais barato e não tens nada mais com oferta comercial. Ou seja é caro organizar!

    2 - Mercado - Em inglaterra tens bastantes mais fanáticos de carros. Sim, há muita gente a gostar de carros em Portugal, mas há mais no UK... e acima de tudo mais gente que gosta do lado desportivo dos carros. Não estou só a falar de velocidades máximas e acelerações, mas sim pegar em qualquer chasso com rodas, prepará-lo e ir rodar

    3 - Poder de compra - obviamente este nem precisa de explicação

    4 - Oferta de carros para track-days - Quando podes comprar caterhams usados a baixo preço que podem rodar até ao autódromo e acabam por ser carros quase so para isto... O descanso é outro. Muita gente não tem um segundo carro para track-days em Portugal nem quer andar com o carro de todos os dias

    Comentário


      #3
      não há mercado para mais, na minha opinião.

      são sempre os mesmos e vão sempre os mesmos, por isso não convém serem demasiado proximos de datas.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ppais Ver Post
        É impossível comparar o nosso mercado de track-days com inglaterra. Ora vejamos:

        1 - Custo das pistas - Em inglaterra tens toneladas de pistas "low-cost" sejam do circuito de corridas local sejam antigos aeródromos que há aos montes. Em Portugal tens pistas extremamente caras como o Estoril e o AIA, tens Braga que sempre é mais barato e não tens nada mais com oferta comercial. Ou seja é caro organizar!

        2 - Mercado - Em inglaterra tens bastantes mais fanáticos de carros. Sim, há muita gente a gostar de carros em Portugal, mas há mais no UK... e acima de tudo mais gente que gosta do lado desportivo dos carros. Não estou só a falar de velocidades máximas e acelerações, mas sim pegar em qualquer chasso com rodas, prepará-lo e ir rodar

        3 - Poder de compra - obviamente este nem precisa de explicação

        4 - Oferta de carros para track-days - Quando podes comprar caterhams usados a baixo preço que podem rodar até ao autódromo e acabam por ser carros quase so para isto... O descanso é outro. Muita gente não tem um segundo carro para track-days em Portugal nem quer andar com o carro de todos os dias
        1 - Mas as nossas pistas será que estão sempre tão ocupadas que os preços tornam inviável o seu aluguer mais frequente? Alugar o Estoril durante 1 dia rondará que valor? 10.000€?

        2 - Mas por exemplo no ano 2014 e até mesmo este ano todos os trackdays (pelo menos os de Lisboa) têm estado a abarrotar e com as sessões esgotadas.

        3 - Concordo

        4 - Como respondi na segunda os Trackdays têm estado cheios.

        Comentário


          #5
          Os putos preferem a vasco da gama, nem é preciso inscrição e dá um feeling tipo GTA

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            #6
            Ir a um TD em Portugal podia ter um nome: "os suspeitos do costume".
            Basicamente há um núcleo duro que vai a quase todos e uns quantos paraquedistas que vão lá experimentar e depois desaparecem pelos motivos mais diversos.

            A falta de dinheiro pode ser um facto a nível de determinados segmentos mas, há muito boa gente com dinheiro/carros desportivos que pura e simplesmente prefere exibir o carro numa qualquer reta de uma AE do que leva-lo, de vez em quando, para pista e aferir os seus limites e os da máquina. O ego de muita boa gente não se compadece com a realidade da pista.

            Reconheço que os TD desgastam bastante uma serie de componentes mas, é curioso que vejo lá bastante malta que não deve nadar em dinheiro e esmifram-se todos para poderem estar presentes e conviver.
            É como tudo na vida: há prioridades.

            Comentário


              #7
              Eu era um dos que adorava ir. Infelizmente não há eventos dignos de tal nome cá em Portugal.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por tecno321 Ver Post
                Eu era um dos que adorava ir. Infelizmente não há eventos dignos de tal nome cá em Portugal.

                Elabora lá melhor esse pensamento partindo do principio que nunca participaste em nenhum.

                Comentário


                  #9
                  Aos referidos TD deve-se acrescentar os eventos monomarca.

                  Há algumas marcas, como Porsche, Ferrari !? e até mais modestas como Alfa Romeo que organizam eventos que incluem idas a pista, seja autódromos sejam kartódromos.

                  Creio que para além do desgaste/custos o grande travão para a participação é o receio de algum acidente e comportamentos de risco por parte dos outros, que nestes ambientes podem acontecer.

                  Mas basta olhar para este fórum para perceber que a paixão por automóveis é grande, mas o pessoal é tipo T-Rex.

                  Ou seja granda bocarra, falam todos muito, mas depois umas mãozinhas muito pequeninas, fazer alguma coisa não é com eles

                  No fundo dizem bem, dizem mal (dizer mal então é mato) mas fazer está quieto
                  Editado pela última vez por v7; 05 May 2015, 15:06.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por tecno321 Ver Post
                    Eu era um dos que adorava ir. Infelizmente não há eventos dignos de tal nome cá em Portugal.
                    Porque dizes isso?

                    Originalmente Colocado por pmv6 Ver Post
                    Ir a um TD em Portugal podia ter um nome: "os suspeitos do costume".
                    Basicamente há um núcleo duro que vai a quase todos e uns quantos paraquedistas que vão lá experimentar e depois desaparecem pelos motivos mais diversos.

                    A falta de dinheiro pode ser um facto a nível de determinados segmentos mas, há muito boa gente com dinheiro/carros desportivos que pura e simplesmente prefere exibir o carro numa qualquer reta de uma AE do que leva-lo, de vez em quando, para pista e aferir os seus limites e os da máquina. O ego de muita boa gente não se compadece com a realidade da pista.

                    Reconheço que os TD desgastam bastante uma serie de componentes mas, é curioso que vejo lá bastante malta que não deve nadar em dinheiro e esmifram-se todos para poderem estar presentes e conviver.
                    É como tudo na vida: há prioridades.

                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                    Aos referidos TD deve-se acrescentar os eventos monomarca.

                    Há algumas marcas, como Porsche, Ferrari !? e até mais modestas como Alfa Romeo que organizam eventos que incluem idas a pista, seja autódromos sejam kartódromos.

                    Creio que para além do desgaste/custos o grande travão para a participação é o receio de algum acidente e comportamentos de risco por parte dos outros, que nestes ambientes podem acontecer.

                    Mas basta olhar para este fórum para perceber que a paixão por automóveis é grande, mas o pessoal é tipo T-Rex.

                    Ou seja granda bocarra, falam todos muito, mas depois umas mãozinhas muito pequeninas, fazer alguma coisa não é com eles

                    No fundo dizem bem, dizem mal (dizer mal então é mato) mas fazer está quieto

                    pmv6 e V7 mas na vossa opinião e com base na vossa experiência teremos espaço para uma nova empresa que organize Td's com mais frequencia (principalmente Lisboa) e até mesmo provas amadoras como rampas por exemplo?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Krugor Ver Post
                      Alugar o Estoril durante 1 dia rondará que valor? 10.000€
                      Nem é a questão do dinheiro, o autódromo não pode alugar o circuito a qualquer um, em 2007 houve problemas no trackday, não sei quantos gajos foram presos e isto é inaceitável, não só prejudica a imagem do automobilismo assim como a do autódromo, além disso provoca imensos danos na reputação da entidade gestora.

                      Em 2013 a autosport alugou o circuito e os preços por inscrição/boxe/carro rodavam os 200 euros mínimo e nunca eram menos de uma centena de carros inscritos para conseguir pagar todas as regras de segurança/manutenção/staff. Para haver mais trackday's é preciso boas gestoras, que é o que falta ou não compensa em Portugal.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Krugor Ver Post
                        Porque dizes isso?







                        pmv6 e V7 mas na vossa opinião e com base na vossa experiência teremos espaço para uma nova empresa que organize Td's com mais frequencia (principalmente Lisboa) e até mesmo provas amadoras como rampas por exemplo?
                        Força nisso da empresa, serei cliente!

                        Comentário


                          #13
                          Acho sinceramente que não existe espaço nem dimensão em Portugal para existir p.ex uma cadência semanal de trackdays, muito por culpa do poder de compra e do consequente decréscimo da cultura automobilistica ao longo dos anos........


                          Em lisboa p.ex num trackday no Estoril em média gasta-se actualmente entre 150 a 200 euros só para meter o carro a andar em pista (inscrições e combustível), se quiserem levar a coisa mais a sério vão gastar dinheiro em slicks e outro material, slicks usados que aguentem p.ex 4 sessões custam em média mais uns 100/150 euros p.ex
                          Isto para não falar em outro material de desgaste, travões p.ex..........


                          Ora 150/200/300/400 ou mais euros não são valores nada simpáticos para a maior parte das pessoas gastar p.ex uma vez em todos os meses, quanto mais 2/3 ou 4 vezes por mês!


                          Isto falando no Estoril, mas em Braga a coisa fica mais barata pelo menos para quem seja do Norte....e até existem mais eventos do que no Estoril anualmente.....


                          Sinceramente do que conheço, a verdade é que no Estoril p.ex, a malta é quase sempre a mesma e se não fossem algumas empresas ou clubes a aderir a estes eventos, nem sei se a coisa ainda sobrevivia....quanto mais pensar-se em organizar mais a um ritmo p.ex semanal....




                          Em suma deixo 2 motivos para não existirem mais Trackdays em Portugal que estão obviamente interligados :


                          1 - Custo médio dos eventos, custo inerente a um hobby deste tipo...possuir, manter um carro para fazer trackdays sucessivamente sai caro.....a bola, beber uns canecos, provas de BTT ou Running são hobbys sempre mais baratos

                          2 - Cultura automobilística em PT tem decrescido, a verdade é esta, os eventos desportivos estão sempre vazios ou com média adesão, maior parte do pessoal que se diz entusiasta rendeu-se à realidade da vida e do que ela custa, aparecem aqui p.ex no Forum para saciar o vicio, mas não possuem um carro de jeito para levar para um trackday e têm vergonha de aparecer, afinal o nosso parque automóvel é de forma absolutamente esmagadora virado para o económico ou racional e não para o desportivo ou apaixonante, basta fazerem uma sondagem pelo forum a perguntar quem tem um carro desportivo ou com preparação mais desportiva, de certeza que mesmo aqui vai ser a minoria e isto é um forum supostamente de entusiastas......Maior parte dos entusiastas hoje em dia andam na AE a comparar consumos e andamentos

                          Posso também falar na legislação da treta (Ou falta dela) que temos em Portugal para as alterações mecânicas em automóveis......
                          Quem tenha um carro que não seja só para ir no reboque para a pista, se quiser começar a mexer a sério no carro para o deixar mais rápido e eficiente em pista e assim tirar o máximo proveito do mesmo seja em performance, seja em diversão, vai mais tarde ou mais cedo acabar por ter o carro ilegal para andar em estrada ou passar numa inspecção....

                          E posso ainda mencionar que tirando a Alfa e a Porsche são pouco mais os clubes de aficionados em Portugal que vão levando ou convidando os seus membros a pisar uma pista de forma mais ou menos regular......

                          Lá está, em suma falta o gravete e a paixão.......
                          Editado pela última vez por Italiaspeed; 05 May 2015, 18:00.

                          Comentário


                            #14
                            Falando no Estoril, finalmente começamos a ver o circuito com uma utilização mais frequente, este ano foi o ano que teve uma maior taxa de adesão, face à classe Desportivos, Super-desportivos e Ultra-desportivos. A organização deste ano tem feito todos os esforços para conseguir novos TD's, eles fazem estes TD's porque calha nos mesmos dias das corridas da Kia Racing e assim "todos" pagam o aluguer do autódromo, (in)felizmente só em Setembro há nova data, eles bem tentam diminuir os intervalos entre TD's mas o circuito está bastante lotado este ano...

                            Comentário


                              #15
                              Este fim de semana vai haver trackday e prova de aceleração em Braga organizado pela bypower.

                              Comentário


                                #16
                                Eu acho que devia de haver mais trackdays, mas noutra filosofia, eventos baratos e abertos a todos os veículos e condutores.
                                Pode ser feito em aeródromos e nalguns casos até Kartodromos. Por experiência quem brinca a um fim de semana num track day consegue encarar melhor e até rir, dos aceleras estúpidos no meio do trânsito das grandes cidades.
                                Os clássicos pequenos num Kartódromo, já dá para divertir um pouco, Mini, 127, NSU,..., dá para fazer voltas cronometradas, e no final apreciar o almoço ou jantar, e falar do que correu menos bem.

                                Comentário


                                  #17
                                  Quem quiz dar umas voltas no autódromo teve o Kia Racing Oporttunity e agora tem uma iniciativa da Peugeot no dia 21.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O Autódromo do Estoril é bom, mas ou se tem um veiculo bom e muito potente ou sabe a pouco. Para além disso veículos modernos cheios de ajudas eletrónicas é treta, em pista começas a abusar e o painel parece uma arvore de Natal.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não tem a ver só com o dinheiro, mas sim também com a mentalidade.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Mas os TD's têm estado bem cheios desde 2013. Por exemplo no mês de Maio e Junho devia haver +1 no Estoril...

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