Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual a percentagem do ordenado que gastam no carro?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Qual a percentagem do ordenado que gastam no carro?

    Viva pessoal doa carros.
    Recentemente comecei a trabalhar e por consequencia comecaram a pingar uns €€ na conta. Pois bem como maluco por carros que sou, comecei desde logo a sonhar. Mas deparei-me com valores que me assutaram, por exemplo: a media do ordenado em Portugal é sensivelmente de 1000€ liquidos, se formos a fazer contas de rendas de casa, alimentacao, possivel despesa com filhos etc como é que arranja ainda uma fatia para ter um carro? Para cobrir despesas simples como gasolina e manutencao? Nem vamos pensar em emprestimos pq ai acho que nem chega... Basicamente se gastarmos 100€ em gasolina mes é logo 10% do orcamento.
    Portanto eate cenario assustou-me e fiquei a pensar que ou ganho 3000€ mes ou entao fico com um carro em segunda mao com 7-8 anos o resto da vida.
    Gostaria de saber as vossas experiencias sobre o tema e possiveis conselhos.
    Editado pela última vez por JCCar; 06 May 2015, 23:33.

    #2
    Ficar a dever é uma hipotese.

    Comentário


      #3
      Como assim?

      Comentário


        #4
        0%.. compro-os todos a pronto.

        Mas se dividir o preço pelos anos que os uso, diria que qualquer coisa como 10-15%, contando com o combustível.

        Comentário


          #5
          Em portugal ninguem compra carros novos sem credito (salvo raras exceçoes), mas é como tudo, a maioria das pessoas tambem compra casa, eletrodomesticos, mobilia, etc. a credito.
          só uma coisa, o salario medio, tal como todas as medias sao indicadores faliveis e fracos, estas a englobar la pessoas sem estudos que tem empregos precarios, estao la tambem jovens que trabalham em part time, mas tambem estao la os gestores, advogados,engenheiros, etc. O salario de quem tem carros minimamente bons e gasta algum dinheiro nele nao é definitivamente 1k, por isso nao é o salario medio nacional, mas sim o salario medio nacional de quem tem um carro minimamente bom e que gasta dinheiro com ele, que é claramente mais de 1k

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por f458 Ver Post
            Em portugal ninguem compra carros novos sem credito (salvo raras exceçoes), mas é como tudo, a maioria das pessoas tambem compra casa, eletrodomesticos, mobilia, etc. a credito.
            só uma coisa, o salario medio, tal como todas as medias sao indicadores faliveis e fracos, estas a englobar la pessoas sem estudos que tem empregos precarios, estao la tambem jovens que trabalham em part time, mas tambem estao la os gestores, advogados,engenheiros, etc. O salario de quem tem carros minimamente bons e gasta algum dinheiro nele nao é definitivamente 1k, por isso nao é o salario medio nacional, mas sim o salario medio nacional de quem tem um carro minimamente bom e que gasta dinheiro com ele, que é claramente mais de 1k
            Discordo com estas generalizações.... dos meus conhecidos diria que 80% que compraram novo, compraram a pronto...

            respondendo à questão do tópico e no meu caso pessoal, considerando seguro auto, combustível, portagens e manutenção diria que ronda os 15-20% do rendimento mensal líquido... (neste momento não pago manutenção... em quase 2 anos gastei 148 em pastilhas e 46 numas escovas limpa-vidros) mas eu faço 2500-3500 kms/mês...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por JCCar Ver Post
              Viva pessoal doa carros.
              Recentemente comecei a trabalhar e por consequencia comecaram a pingar uns €€ na conta. Pois bem como maluco por carros que sou, comecei desde logo a sonhar. Mas deparei-me com valores que me assutaram, por exemplo: a media do ordenado em Portugal é sensivelmente de 800€ liquidos, se formos a fazer contas de rendas de casa, alimentacao, possivel despesa com filhos etc como é que arranja ainda uma fatia para ter um carro? Para cobrir despesas simples como gasolina e manutencao? Nem vamos pensar em emprestimos pq ai acho que nem chega... Basicamente se gastarmos 100€ em gasolina mes é logo 10% do orcamento.
              Portanto eate cenario assustou-me e fiquei a pensar que ou ganho 3000€ mes ou entao fico com um carro em segunda mao com 7-8 anos o resto da vida.
              Gostaria de saber as vossas experiencias sobre o tema e possiveis conselhos.
              Fixed!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por jeremiasforalei Ver Post
                Fixed!
                Baixa la isso mais um bocado ...

                Comentário


                  #9
                  Queres dobrar o teu rendimento? Casa com uma mulher que ganhe tanto como tu e comprem um carro a meias!

                  E assim em vez de comprar um carro em segunda mão com 7-8 anos o resto da vida compras um em segunda mão com 4 anos o resto da vida!
                  Quanto a outros conselhos: vai para político, ouvi dizer que dá dinheiro. Isso ou ser gestor de um banco ou venderes droga. Assim consegues comprar os carros todos que queres.

                  Comentário


                    #10
                    Num volume mensal de 45 carros vendidos, tenho 30 processos de financiamento.
                    Isto foi no mês passado e está na média habitual; 2/3 das pessoas pedem financiamento...
                    E quanto mais topo de gama, maior a taxa de financiamentos.

                    Comentário


                      #11
                      Acho que estas a incluir muita despesa para pouco rendimento.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por CarSalesMan Ver Post
                        Num volume mensal de 45 carros vendidos, tenho 30 processos de financiamento.
                        Isto foi no mês passado e está na média habitual; 2/3 das pessoas pedem financiamento...
                        E quanto mais topo de gama, maior a taxa de financiamentos.
                        Concessionário ou Stand "particular" ?

                        Comentário


                          #13
                          No meu caso, e estando na Holanda, gastei uns 15% do rendimento anual disponivel na aquisição e trocar coisas que precisavam de ser arranjadas...e agora vao uns 10% do rendimento anual disponivel para seguro,imposto e combustivel

                          Comentário


                            #14
                            Comprei os meus 3 primeiros carros a crédito (todos novos), nessa altura, entre prestação, gasolina, seguro, imposto e manutenção se calhar cheguei a gastar metade do que ganhava.

                            Com o passar do tempo deixei de querer pagar prestações de carros e fui ganhando mais.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post
                              Queres dobrar o teu rendimento? Casa com uma mulher que ganhe tanto como tu e comprem um carro a meias!
                              as mulheres costumam casar "para cima"... ou tens carisma para compensar um rendimento igual dos dois ou nada feito

                              Comentário


                                #16
                                Em relacao ao ordenado nacional n inventei numeros basta procurarem que encontram noticias de 900 e mts a roçar os mil.
                                Eu nao estou a pensar em meterme em aventuras apenas abri o topico para conhecer as realidades do pessoal. Eu pessoalmente gasto os tais 10% do meu ordenado so em combistivel. Das minhas contas e preciso no min ganhar 1,5k mes para se poder ter um emprestimo de carro, e mesmo assim nao sera um carro por ai alem, nunca esquecendo a filosofia de poupar no min 1/3 do ordenado

                                Comentário


                                  #17
                                  A questão não está bem formulada, embora se perceba a ideia!

                                  Imagina, por hipótese, que eu ganho 1.000 por mês. Comprei um carro "a pronto" por 10.000. Logo, durante 10 meses, todo o meu rendimento é para o carro!

                                  Outra hipótese, o ordenado é o mesmo e o valor do carro idem, mas foi comprado a crédito em "suaves prestações" de 200 euros durante 60 meses e sem entrada inicial pelo que durante 5 anos 20% dos meus rendimentos são para a prestação...

                                  Terceira possibilidade, foi-me "oferecido" o mesmo carro no valor de 10.000. Cabe-me agora a mim, por exemplo nos próximos 5 anos, pagar a sua manutenção, combustíveis, impostos, portagens, seguros... se andar pouco e não tiver chatices 200 euros por mês dá na boa. Se fizer muitos km's ou tiver uma avaria grave a percentagem dos meus rendimentos necessários para sustentar o bicho aumenta logo!

                                  Para acabar, a tendência normal é aquilo a que chamo de "ajustamento natural" em que as pessoas tentam adequar a aquisição/uso do automóvel ao rendimento disponível, o que não invalida que não haja quem faça loucuras, mas isso é outra história até porque no nosso país ter um carro "melhor" significa, para muita gente, status, sucesso na vida, boa impressão... mesmo que a realidade seja bem diferente!!!

                                  Comentário


                                    #18
                                    E qual é o problema de comprar carros recorrendo a financiamento? Há uns tempos ia comprar carro novo (acabei por seguir outra opção) e para as condições que conseguia acabava por compensar ser financiado que "largar a massa"
                                    Editado pela última vez por Im4real; 07 May 2015, 10:05.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                                      E qual é o problema de comprar carros reccorendo a financiamento? Há uns tempos ia comprar carro novo (acabei por seguir outra opção) e para as condições que conseguia acabava por compensar ser financiado que "largar a massa"
                                      Nenhum. Mas a malta adora pregar moralidade.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                                        E qual é o problema de comprar carros reccorendo a financiamento? Há uns tempos ia comprar carro novo (acabei por seguir outra opção) e para as condições que conseguia acabava por compensar ser financiado que "largar a massa"
                                        Desde 2008 que a facilidade de obter financiamentos anda a descer.
                                        Depois tens casos como dos emigras. No meu caso como o contracto sao 4 anos, na minha posição, os bancos desde o ano passado nao fazem empréstimos nem permitem cartoes de credito.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                                          E qual é o problema de comprar carros reccorendo a financiamento? Há uns tempos ia comprar carro novo (acabei por seguir outra opção) e para as condições que conseguia acabava por compensar ser financiado que "largar a massa"

                                          Estou completamente de acordo contigo!

                                          E até arrisco dizer que quem tem uma "vidinha mais desafogada" ir para um financiamento na compra de carro pode até ser mais interessante.

                                          Conheço alguns casos como os que relatas em que comprar com financiamento fica praticamente ao preço de a pp.

                                          Agora andares a contar tostões, não tens colchões, não tens uma vida totalmente estabilizada... meteres te num credito é provavelmente uma das maiores tolices que poderás fazer.

                                          É que a vida não para e de repente tens não sei quantos meses de rendas para pagar quer estejas bem quer estejas "à rasca"....

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                            Desde 2008 que a facilidade de obter financiamentos anda a descer.
                                            Depois tens casos como dos emigras. No meu caso como o contracto sao 4 anos, na minha posição, os bancos desde o ano passado nao fazem empréstimos nem permitem cartoes de credito.
                                            Pois, antigamente alguém que ganhasse meia dúzia de tostões podia pedir tudo e mais alguma coisa, depois era o fim do mundo...

                                            Para além da situação profissional, é uma questão de utilizar o teu capital como garantia. É a questão do "Pedir ao banco para emprestar o meu próprio dinheiro"

                                            Mas em Portugal, o gajo que compra a pronto é o rico, o que compra a crédito é o teso
                                            Editado pela última vez por Im4real; 07 May 2015, 10:14.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu acredito que num rendimento liquido o valor dispendido no carro (crédito, manutenção, seguros, selo, etc) não deverá ultrapassar os 25%.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Tópico interessante... Bom para conhecer outras realidades difrentes.

                                                A minha: Vou no 3º carro, primeiro oferecido (chasso :D) e os outros dois comprados a pronto e com valor <5000€. Sempre tive possibilidade de ter melhor que o tive até agora mas sempre fui um pouco contra créditos e então preferia chegar e comprar, sem complicações. Hoje em dia já penso um pouco de forma diferente e estou a pensar em comprar uma coisita um pouco melhor até por que já ando um pouco farto de carros velhotes...

                                                Diria que os teus créditos não deverão passar os 35% de ordenado. E não faças nenhuma loucura em comprar um carro que a prestação seja alta e te sobre pouco dinheiro ao final do mes... tens de ter folga senão vives para o carro... Adoro carros mas a razão porque nunca tive carros melhores é esta: gosto de muitas outras coisas para além de carros.

                                                Já agora gostava de saber, da malta que tem carro a crédito, o valor/prestação/nº de mensalidades?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Que valor consideram para manutenção "fora do habitual"?
                                                  Editado pela última vez por Im4real; 07 May 2015, 10:40.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    15% o que inclui seguros, gasóleo e encargos financeiros!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Ok vou participar.
                                                      Ano 2014,
                                                      gastei 12% do meu rendimento líquido (salários e sub natal e férias) no carro.
                                                      Não inclui o carro em si, que está pago.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Deixei de ter carro vai para 2 anos, substituí-o por uma mota e posso dizer que poupo bastante por mês. Só não poupo mais porque as motas são temperamentais e têm prazos de revisão muito curtos. Ainda assim é uma poupança significativa.

                                                        Em 2011 gastei, em média, 188 euros por mês só com o carro.

                                                        Em 2012 gastei 129 euros por mês com o carro e com a mota

                                                        Em 2013, ano em que vendi o carro (em Setembro), gastei 120 euros por mês

                                                        Em 2014, primeiro ano completo sem carro, gastei 85 euros por mês.

                                                        Isto resulta numa poupança mensal de cerca de 100 euros, ou seja, 1200 euros por ano. Para mim é dinheiro.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          pjota, o ideal era ter um carro para emergencias, transportar coisas, etc e mota para o dia a dia.
                                                          Secalhar mais que dinheiro, poupaste tempo, ou nao te fez diferença?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Gasto zero, felizmente. Tenho carro e combustível da Empresa. Só tive um carro de minha propriedade na vida toda, e foi logo aos 21 ou 22 anos. Um usado que comprei por 1200 contos (6000 euros na moeda actual), metade dos quais emprestados pelos meus pais, e que paguei religiosamente. Podia perfeitamente ter comprado um novo por 25 mil totalmente oferecido pelos papás mas fui educado com um princípio muito simples: não há dinheiro, não há vícios.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X