Anúncio

Collapse
No announcement yet.

estamos a ficar maus condutores ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    estamos a ficar maus condutores ?

    cada vez mais vejo o pessoal a conduzir pior.

    rotundas é o que se vê, quase todos fazem por fora e ainda ficam nervosos quando tentamos fazer conforme as regras.

    viram á esquerda/direita sem ligar o pisca, vão a 90~100 nas AE na faixa da esquerda como se a estrada fosse privada.

    conduzem á noite sem luzes ligadas ( será por causa dos novos quadros de instrumentos ? ) - nos parques de estacionamentos dos grandes espaços então é uma loucura

    estacionam em segunda fila sem o mínimo respeito pelos outros ( já para não falar em lugares para deficientes ou nos passeios ).

    cada vez mais a malta conduz com o banco super baixo e inclinado para baixo ( a maioria jovens ).

    nas AE ultrapassam pela direita e quando há muito transito vão de 4 piscas ligados pela berma

    é impressão minha ou isto está a ficar descontrolado ?

    #2
    Eu também vejo muitas situações de bradar ao céus e já consigo não ligar a isso. Mas concordo contigo, não sei se é dos tempos difíceis que passamos ou outra coisa, mas também me parece que andamos mais "relaxados" a cumprir as regras de trânsito.

    Um pequeno exemplo do que em aconteceu há poucos dias: contorno uma rotunda de 3 faixas, faço o pisca para sair, começo a atravessar da faixa do meio para a faixa da direita, quando um carro me corta a saída, vindo do centro da rotunda, sem pisca e sai à minha frente. A única coisa que fiz, foi travar, e fazer-lhe o sinal do pisca com a mão (nem apitei, nem sinal luzes, nem lhe chamei nomes feios, nada). Quando viu o sinal que lhe fiz, começou a barafustar, não sei bem com o quê, só lhe percebi "O que é que foi?", abanei a cabeça e segui viagem.

    Comentário


      #3
      Eu acho que a maior parte é mesmo é chico-espertismo!!
      Outros é "eu é que sei" e há os burros mesmo...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
        cada vez mais vejo o pessoal a conduzir pior.

        rotundas é o que se vê, quase todos fazem por fora e ainda ficam nervosos quando tentamos fazer conforme as regras.

        viram á esquerda/direita sem ligar o pisca, vão a 90~100 nas AE na faixa da esquerda como se a estrada fosse privada.

        conduzem á noite sem luzes ligadas ( será por causa dos novos quadros de instrumentos ? ) - nos parques de estacionamentos dos grandes espaços então é uma loucura

        estacionam em segunda fila sem o mínimo respeito pelos outros ( já para não falar em lugares para deficientes ou nos passeios ).

        cada vez mais a malta conduz com o banco super baixo e inclinado para baixo ( a maioria jovens ).

        nas AE ultrapassam pela direita e quando há muito transito vão de 4 piscas ligados pela berma

        é impressão minha ou isto está a ficar descontrolado ?
        Bem que podes tornar a pergunta numa afirmação.

        Só uma ressalva nas ultrapassagem pela direita, falando por mim, é por causa do pessoal que por "segurança" vai na faixa do meio.

        Comentário


          #5
          Bem, a parte de ultrapassar pela direita em AE sou culpado, mas é por causa das almas raras que vao à esquerda devagar

          Comentário


            #6
            O que se tem verificado, na m/modesta opinião, é um número cada vez maior de pessoas ao volante (incluindo a 3ª idade) a percorrer cada vez mais kms e com cada vez menos tolerância para os outros.

            O síndrome egocêntrico (eu, eu e mais eu e só eu é que sei) aliado ao fenómeno recorrente da "stressite" aguda traduz-se no tipo de condução que vemos nas estradas.

            Comentário


              #7
              quando refiro ultrapassar pela direita é mais os SSSS que vão fazendo nas AE.

              eu também vou muitas vezes na faixa da direita e vou passando os que estão no meio a 70

              Comentário


                #8
                Eu diria mais:
                Estamos é a ficar condutores maus!

                Já não há bom senso e cordialidade, cada vez mais se vê a malta a não facilitar manobras, só para dar a lição de moral do momento!
                Somos todos juízes, sempre a aplicar penas morais

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por PPinheiro Ver Post
                  Eu diria mais:
                  Estamos é a ficar condutores maus!

                  Já não há bom senso e cordialidade, cada vez mais se vê a malta a não facilitar manobras, só para dar a lição de moral do momento!
                  Somos todos juízes, sempre a aplicar penas morais
                  Acho que são sinais dos tempos.

                  Não é só maus condutores são também maus peões e maus ciclistas, civismo é coisa que não assiste a muita gente a não ser quando lhes sai a fava ai como bem disse somos todos juízes.

                  Comentário


                    #10
                    A última moda a que tenho assistido bastante (particularmente na A5 para quase qualquer saída) é ir na faixa do meio, não usar o pisca, colocar a viatura meio na faixa mais à direita meio na faixa central, e começar a travar para sair.

                    Mas andam a tirar dicas da fórmula 1? Alargar a trajectória antes de entrar na curva?
                    Já apanhei uns sustos com estes artistas, ameçam que vão sair da faixa e quando damos por eles estão a reduzir para 70/80kmh.

                    A verdade é que hoje em dia há muito menos interesse em automóveis, desporto automóvel etc... Uma enorme fatia dos condutores encara o carro como um electrodoméstico. Compra o modelo com que engraça mais e onde arranja o melhor preço. E é impossível ser-se bom numa coisa na qual não se tem interesse.

                    Comentário


                      #11
                      Concordo globalmente com o que tem sido dito neste topico.

                      E nem é só na condução, o que há mais para aí são carros com pneus carecas, sem travões, suspensão, etc etc....

                      Acho tambem que devia haver mais fiscalização, não só do estado dos carros mas tambem de condução, e nem digo propriamente a multar mas a sensibilizar e sempre que necessário, claro, a multar.

                      Quando está a chover, quantas e quantas viaturas andam com farois desligados.....ou em minimos...

                      Comentário


                        #12
                        eu acho que as pessoas andam mais stressadas, a pensar na vida e nos problemas enquanto conduzem. ontem ia a pé meto-me numa passadeira com sinal verde e passa-me um carro a meio metro. o tipo vinha devagar mas estaria a pensar na morte da burra. e se viesse mais depressa ou se fosse uma criança a passar a passadeira? ainda fiquei a olhar para ele depois de um pequeno mas sentido insulto à mãe dele (embora a coitada não teve culpa).

                        mas à vezes dou por mim a conduzir, e como faço sempre o mesmo destino é tudo tão automatizado, as curvas, as tampas de esgoto, já conheço cada palmo da estrada que chego ao fim da viagem e muitas vezes me pergunto como cheguei ali. principalmente de manhã...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                          cada vez mais vejo o pessoal a conduzir pior. (...) é impressão minha ou isto está a ficar descontrolado ?
                          O stress social e laboral tem consequências...

                          Comentário


                            #14
                            Concordo com a maioria dos que já responderam.

                            Realmente, existe desde algum tempo para cá, uma falta de educação, civismo, bom senso e desconhecimento das regras por toda a gente. Inclusivé condutores com mais idade, que ainda são do tempo do outro senhor, onde estavam mais presentes todas a qualidades referidas atrás, parecem contagiados e só fazem asneiras.

                            O pessoal tem a mania que sabe. É o espertismo saloio, eu é que sei, o egocentrismo que prima nas nossas estradas.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                              Concordo globalmente com o que tem sido dito neste topico.

                              E nem é só na condução, o que há mais para aí são carros com pneus carecas, sem travões, suspensão, etc etc....

                              Acho tambem que devia haver mais fiscalização, não só do estado dos carros mas tambem de condução, e nem digo propriamente a multar mas a sensibilizar e sempre que necessário, claro, a multar.

                              Quando está a chover, quantas e quantas viaturas andam com farois desligados.....ou em minimos...
                              [GNR mode ON]Nada disso, o problema é o excesso de velocidade![GNR mode OFF]

                              Comentário


                                #16
                                Concordo com tudo, mas acho que a grande culpa é da falta de educação e de sentido de responsabilidade que os nossos paizinhos nos davam e em muitos casos a falta (aqui na terra é absoluta, tirando o radar e os alcoolímetros) de fiscalização por parte das entidades competentes (basta ver o comportamento com a presença de uma viatura policial).

                                Comentário


                                  #17
                                  Tá a piorar, tá.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                                    cada vez mais vejo o pessoal a conduzir pior.

                                    rotundas é o que se vê, quase todos fazem por fora e ainda ficam nervosos quando tentamos fazer conforme as regras.

                                    viram á esquerda/direita sem ligar o pisca, vão a 90~100 nas AE na faixa da esquerda como se a estrada fosse privada.

                                    conduzem á noite sem luzes ligadas ( será por causa dos novos quadros de instrumentos ? ) - nos parques de estacionamentos dos grandes espaços então é uma loucura

                                    estacionam em segunda fila sem o mínimo respeito pelos outros ( já para não falar em lugares para deficientes ou nos passeios ).

                                    cada vez mais a malta conduz com o banco super baixo e inclinado para baixo ( a maioria jovens ).

                                    nas AE ultrapassam pela direita e quando há muito transito vão de 4 piscas ligados pela berma

                                    é impressão minha ou isto está a ficar descontrolado ?
                                    É verdade... é. Mas já é assim há muito tempo. Ultrapassagens sem dar pisca e em cima de linhas continuas, etc.

                                    Mas a "cena" das rotundas nem me incomoda muito. Prefiro esses aos que as cortam a direito, em vez de:

                                    Deixamos aqui os principais pontos em relação à circulação nas rotundas:
                                    1. Ao entrar na rotunda deverá ceder prioridade a todos os veículos que nela circulem, estejam na via mais à esquerda ou à direita.
                                    2. Só se pode circular na faixa mais à direita, quando se decidir sair imediatamente a seguir, caso contrário deverá manter-se sempre na faixa mais à esquerda.
                                    3. Se vai sair em algumas das saídas seguintes, deverá circular por dentro da rotunda e ir tomando a via da direita depois de passar a saída imediatamente anterior àquela onde pretende sair.
                                    4. Caso tenha entrado na rotunda e pretenda sair na primeira saída deverá ocupar a via mais à direita e efectuar a respectiva sinalização.
                                    5. Caso conduza veículos de tracção animal ou de animais, veículos pesados ou bicicletas poderá circular na faixa mais à direita à volta da rotunda, devendo estar atento aos restantes veículos e facilitar a sua circulação e saída.
                                    6. É obrigatória a sinalização antecipada com luzes, vulgo "pisca" à direita, quando pretender ou mudar de faixa ou sair da rotunda.
                                    7. Ao mudar de fila perde prioridade.


                                    http://www.aluguer-carros-baratos.co...tundas-coimas/
                                    O ponto 3 faz muita confusão a muitos. O que fazem? Em vez de PASSAREM para a faixa da direita após a saída anterior à que vão sair, ATRAVESSAM-NA, vindo das faixas exteriores, como é exemplificado aqui:

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sim, isso de passar (não ultrapassar) malta que vai na faixa do meio é mato...

                                      De resto é o que já aqui foi dito. Rotundas mal feitas, chico-espertismo em filas de trânsito e FALTA DE AGRADECIMENTO quando deixamos meter, piscas nem vê-los, luzes apagadas ou apontadas para a lua a ofuscar tudo e todos, e muito mais que não me lembro agora...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Isso de alguma vez termos sido bons condutores não passa de um mito urbano.

                                        As taxas de mortos e feridos em acidentes de automóvel permanecem ao nível do terceiro mundo que nunca deixámos de ser, pelo menos no que se refere à educação e ao civismo.

                                        Boas estradas e bons carros o dinheiro até compra, agora a boa educação ou se tem ou não se tem, não há volta a dar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Isso das rotundas é engraçado de ver é quando há trânsito, de vez em quando lá vem um tal(e é daqui que me veio a expressão que já disse) chico-esperto e passa 6 ou 7 carros e faz a rotunda por dentro(ou por fora depende) metendo-se á frente de tudo e todos.
                                          Ainda hoje de manhã me aconteceu, dei 2 ou 3 apitadelas, mas a Sra nem aí nem uí... é tudo nosso.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Para passarem à frente dos restantes cidadãos Vão pela esquerda quando querem virar à direita, ou vão pela direita quando querem virar à esquerda.

                                            Rotundas agora ainda se tornaram mais assustadoras!

                                            Piscas é equipamento opcional.

                                            Não têm destreza nenhuma para a condução e ainda se lembram de agravar isso reservando uma mão para o telemóvel.

                                            etc...

                                            Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                                            Isso de alguma vez termos sido bons condutores não passa de um mito urbano.
                                            Fomos sempre péssimos e agora conseguimos o que parecia impossível, piorar uma situação que já era péssima.

                                            Comentário


                                              #23
                                              é a falta de educação e para agravar o problema não contam com os erros dos outro - nem sempre quanto tenho prioridade me meto como se nada fosse e isso evita muito acidente.
                                              Depois temos a idiotices pegada:
                                              1 - andar com animais ao colo
                                              2 - má posição de condução - pessoal que quase desloca um ombro para chegar às mudanças
                                              3 - mania de serem pilotos
                                              4 - bom senso
                                              5 - falta de um cérebro

                                              Comentário


                                                #24
                                                Nos últimos tempos, meses ou poucos anos, até podemos estar a conduzir pior, mas olhando para uma séria de 10, 20 ou 30 anos, estamos a conduzir bastante melhor. A sinistralidade rodoviária tem-se reduzido de forma consistente ao longo das últimas décadas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                                  Isso das rotundas é engraçado de ver é quando há trânsito, de vez em quando lá vem um tal(e é daqui que me veio a expressão que já disse) chico-esperto e passa 6 ou 7 carros e faz a rotunda por dentro(ou por fora depende) metendo-se á frente de tudo e todos.
                                                  Ainda hoje de manhã me aconteceu, dei 2 ou 3 apitadelas, mas a Sra nem aí nem uí... é tudo nosso.
                                                  Não percebi esta. Estás a falar das rotundas que têm 2 vias de acesso? O que vejo nesta ocasião acontecer é muita gente a ir na vida da direita para entrar para a via interior (esquerda) da rotunda, e isso é que está incorrecto.

                                                  Quando a rotunda tem duas vias e existem duas vias de acesso à mesma, quem vai sair na primeira, segue na da direita e quem vai sair nas seguintes (circulando por dentro da rotunda), vai na da esquerda.

                                                  O que se passa é que isso não acontece.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                                    Não percebi esta. Estás a falar das rotundas que têm 2 vias de acesso? O que vejo nesta ocasião acontecer é muita gente a ir na vida da direita para entrar para a via interior (esquerda) da rotunda, e isso é que está incorrecto.

                                                    Quando a rotunda tem duas vias e existem duas vias de acesso à mesma, quem vai sair na primeira, segue na da direita e quem vai sair nas seguintes (circulando por dentro da rotunda), vai na da esquerda.

                                                    O que se passa é que isso não acontece.
                                                    O mal é que vão sempre na esquerda e nunca passam para a da direita, apenas a atravessam.

                                                    Ora, o código diz que devemos passar para a faixa da direita IMEDIATAMENTE depois de passarmos a saída anterior à que vamos usar para sair.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Os 5 maiores crimes para mim dos condutores tugas. A ordem é aleatória:

                                                      Falta de civismo/respeito pelos outros (condutores, peões...);
                                                      Uso perigoso do telemóvel e quejandos;
                                                      Desrespeito pelo código da estrada (AE, rotundas, semáforos, condutores mais lentos... são bons exemplos);
                                                      Estacionamento selvagem;
                                                      Agressividade e sensação de impunidade elevados ao máximo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Tal como já foi dito, é uma questão de CIVISMO! E não preciso de dizer mais nada!
                                                        Mas mesmo assim reforço..

                                                        ci·vis·mo

                                                        (francês civisme)
                                                        substantivo masculino
                                                        1. Zelo em contribuir para o interesse público.
                                                        2. Respeito pelos valores de uma sociedade, pelas suas instituições e pelas responsabilidades e deveres do cidadão.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                                                          O mal é que vão sempre na esquerda e nunca passam para a da direita, apenas a atravessam.

                                                          Ora, o código diz que devemos passar para a faixa da direita IMEDIATAMENTE depois de passarmos a saída anterior à que vamos usar para sair.
                                                          Eu estava a referir-me mais propriamente às vias antes de entrar na rotunda, mas o que dizes também acontece muito mas também em muitas rotundas é quase impossivel sair para a da direita a tempo uma vez que as saidas são demasiado próximas ou a rotunda demasiado pequena. Dai que esta nova forma de fazer rotundas seja absurda, comparando com a maneira antiga.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                                            Não percebi esta. Estás a falar das rotundas que têm 2 vias de acesso? O que vejo nesta ocasião acontecer é muita gente a ir na vida da direita para entrar para a via interior (esquerda) da rotunda, e isso é que está incorrecto.

                                                            Quando a rotunda tem duas vias e existem duas vias de acesso à mesma, quem vai sair na primeira, segue na da direita e quem vai sair nas seguintes (circulando por dentro da rotunda), vai na da esquerda.

                                                            O que se passa é que isso não acontece.
                                                            Falo de quando por exemplo:
                                                            Numa rotunda de 2 faixas e 2 faixas de acesso, estamos na via da esquerda pois quero seguir em frente, então deixa-se a via da direita livre para quem quer virar á direita(1ª saída), eis que há um Sr ou Sra mais inteligentes, vulgo, chico espertos, que vêm pela direita, metem-se á grande sem olhar a nada e ninguém, e vão para a 2ªa saída, ou seja em frente, assim ultrapassam alguns 5 ou 6.
                                                            E maior parte das vezes está fila para entrar e filas nas saídas, e assim se armam grandes confusões dentro das rotundas, uns daqui outros dali...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X