Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Conduzir automóvel de um amigo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Conduzir automóvel de um amigo

    Caros condutores,

    Sou novo por cá como podem comprovar, este é o meu primeiro post.

    Eis aqui a minha dúvida:

    Tenho um amigo que quase não conduz uma viatura, só mesmo para ir ao supermercado e pouco mais, ele quer dar-me a viatura mas devido a uns pequenos problemas eu não poderei passar o carro para meu nome, continuaria a ficar em nome dele.
    Para eu conduzir será preciso alguma declaração feita a dizer que eu posso conduzir a viatura?
    O que devo fazer para poder legalmente conduzir o carro?

    Grato,
    ^Hugo.

    #2
    À partida não há problema em conduzires a carro do amigo.
    Tens é de ter a certeza de que esse carro é mesmo de um amigo teu e que tens autorização expressa dele para conduzir.
    Andar com os carros dos amigos dos outros pode dar cadeia

    Comentário


      #3
      pequenos problemas, referes-te a exactamente o quê???

      e sim deves passar a viatura para o teu nome se ele te a quer dar ter seguro em teu nome, uma coisa é seres parente directo, outra coisa é amigo, em caso de problemas, com autoridades ou teres um acidente, ou atropelares alguem, nem sabes onde te metes...

      já vi n casos de pessoal fazer o mesmo emprestar o carro ao amigo, e depois o dito meter-se numa alhada, e surge a confusão e para sair dela é que é...

      se não consegues meter as coisas legais, para poderes andar com carro, o carro só ele é que anda com ele, aqui não há cá declarações, ele não é invalido, e está no seu perfeito juizo logo, esquece lá isso...

      Comentário


        #4
        Que filmes que vão por aqui!!!

        Sim podes conduzir um carro que não é teu. Não há qualquer problema nisso e milhares de pessoas o fazem (p.ex. carros dos pais). Se quiseres fazer as coisas inteiramente by-the-book, será boa ideia que alteres o seguro de forma a que te identifiques como o condutor habitual da viatura em vez do teu amigo. Agora atenção que isto é verdade se estiveres a contar a história toda e for mesmo veículo propriedade do teu amigo... se for um leasing ou um renting é diferente, se for um carro de uma empresa é diferente, etc.

        Podes ter problemas é se resolveres ir conduzir para fora do país... pelo menos o inverso é verdade. Em Portugal só podem conduzir carros de matricula estrangeira, os proprietarios, conjuges, ascendentes ou descendentes em 1º grau (lei 22A/2003).

        Comentário


          #5
          o maior filme que vejo aqui é que falta explicar o que são pequenos problemas, tenho uma imaginação fértil, mas ainda não consegui imaginar quais possam ser

          Comentário


            #6
            Em primeiro lugar gostaria de agradecer as respostas obtidas.

            O pequeno problema na realidade até não importa muito, basta a pessoa ter um problema com as finanças por exemplo para não poder ter nada em nome dele. Não é assim um GRANDE filme como alguns assim o referem.


            Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
            o maior filme que vejo aqui é que falta explicar o que são pequenos problemas, tenho uma imaginação fértil, mas ainda não consegui imaginar quais possam ser
            Obg mais uma vez.

            Comentário


              #7
              A única coisa que aconselho é o teu amigo declarar na seguradora que tu és o condutor habitual do veículo. Fora isso, é pacífico.

              Comentário


                #8
                Desde que tenhas os documentos todos contigo, não há problema.

                Comentário


                  #9
                  Se o teu amigo tem problemas com as finanças, o carro não terá sido objecto de um pedido de apreensão ?
                  Se assim for , a seres tu a circular com ele, podes muito bem ver o mesmo a ser apreendido pelas autoridades policiais (PSP/GNR).

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                    Se o teu amigo tem problemas com as finanças, o carro não terá sido objecto de um pedido de apreensão ?
                    Se assim for , a seres tu a circular com ele, podes muito bem ver o mesmo a ser apreendido pelas autoridades policiais (PSP/GNR).
                    Quem tem problemas com as finanças é ele, pois se fosse o amigo o carro estaria em nome de outra pessoa que facilmente poderia passar para nome dele.

                    O Autor do Tópico é que não pode ter nada em nome dele !

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PAZ Ver Post
                      Quem tem problemas com as finanças é ele, pois se fosse o amigo o carro estaria em nome de outra pessoa que facilmente poderia passar para nome dele.

                      O Autor do Tópico é que não pode ter nada em nome dele !

                      Thanks .
                      Interpretei ao contrário .

                      Comentário


                        #12
                        bem finanças ao barulho...
                        e mesmo que seja o carro estar e nome de outra pessoa, pior ainda, portanto é como disseram se o carro estiver com algo relacionado com as finanças, se for apanhado pelas autoridades o carro é apreendido, em nome de outra pessoa, o seguro deve estar igualmente no nome dessa pessoa logo, teem de ser autorizada por essa pessoa , o amigo dele não teem poder para isso...

                        acho que ele devia expôr realmente o que se passa se quer ajuda, caso contrário andamos só aqui a dar eventuais suposições, sem saber realmente o que se passa...

                        Comentário


                          #13
                          Paga o que deves às finanças e depois arranja um carro teu. A médio prazo é mais simples...

                          Comentário


                            #14
                            Neste momento até já se pode fazer seguro no teu nome enquanto utilizador do carro. Mesmo não estando em teu nome.

                            Eu desconhecia tal facto até conhecer um caso semelhante.

                            Comentário


                              #15
                              Um tem a policia a porta outro quer conduzir o carro de um amigo... Isto vai lindo

                              Comentário


                                #16
                                Pois acho que o melhor seria mesmo ficar o seguro em meu nome.

                                ATENÇÃO.
                                Eu não disse que devo nada a ninguém e muito menos às finanças, simplesmente dei um exemplo de como se pode ter problemas ao possuir bens em seu nome para aqueles que desconheciam... não há necessidade de haver respostas deste teor...

                                Originalmente Colocado por astradti Ver Post
                                Paga o que deves às finanças e depois arranja um carro teu. A médio prazo é mais simples...

                                Comentário


                                  #17
                                  O pessoal a julgar é fantástico. O problema pode ser outro. Por exemplo, estar a meio de um divórcio complicado e ter medo que o carro acabe nas mãos da mulher, etc. Eh pá, tratem da vossa vida em vez de estarem a julgar o que não sabem.


                                  Quanto ao tópico: o carro da minha mulher está em nome da minha sogra. Há uns anitos, quando andava a tratar do seguro, perguntei na seguradora se podia fazer o seguro em nome da minha mulher, porque é ela o condutor habitual do carro e sempre é mais fácil tratar de algum azar, mais prático receber a correspondência em casa, etc. Na altura, o que o mediador me explicou foi que, pela seguradora, sim. Mas existe uma Lei qualquer (não percebi se o CE ou outro Decreto-Lei qualquer) que diz que tem que ser mesmo o proprietário. Então, fiz o seguro em nome do proprietário, mas tendo como condutor habitual a minha mulher.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Muito obrigado Luis, foi uma ótima ajuda.
                                    Um abraço.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Então eu tendo um carro, não posso deixar conduzir quem bem me apetecer? O único problema que vejo é se o condutor a quem eu emprestei o carro tiver algum acidente ou multa, aí vou ter que assumir os custos, de resto parece-me pacífico.

                                      Fazem-se muitos filmes neste fórum

                                      Comentário


                                        #20
                                        Vai tudo bem encaminhado para estragar uma amizade!

                                        Se vais ser tu a conduzir o carro e tudo o mais, isso inclui peças de desgaste, revisões? E multas? E portagens? E seguro? E IUC? E se o carro necessitar de uma reparação onerosa? E se o espatifares? E se o amigo quiser o carro de volta? E se ele tiver uma dívida que não consegue pagar? E se te fizerem uma proposta de compra pelo carro?

                                        Para mim são E... a mais!

                                        Comentário


                                          #21
                                          petrus se acontecer isso é retomado um tópico aqui há tempos em uso:

                                          http://forum.autohoje.com/forum-gera...o-viatura.html

                                          Comentário


                                            #22
                                            É só filmes!

                                            Tenho um caso igual de um parente meu, que anda com um carro em meu nome e que o seguro está em seu nome e nunca teve problemas.

                                            A única coisa que fiz foi comunicar à companhia de seguros que o sr. estava a fazer o uso da referida viatura para poderem cancelar o meu seguro e fazer um em nome dele.

                                            Muito gostam de complicar por aqui!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Quem me dera que as coisas só acontecessem aos outros!
                                              A verdade é que quem parece ter a situação complicada é o Mendonca.
                                              Por mim... prefiro simples.

                                              É meu, está no meu nome.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                                Quanto ao tópico: o carro da minha mulher está em nome da minha sogra. Há uns anitos, quando andava a tratar do seguro, perguntei na seguradora se podia fazer o seguro em nome da minha mulher, porque é ela o condutor habitual do carro e sempre é mais fácil tratar de algum azar, mais prático receber a correspondência em casa, etc. Na altura, o que o mediador me explicou foi que, pela seguradora, sim. Mas existe uma Lei qualquer (não percebi se o CE ou outro Decreto-Lei qualquer) que diz que tem que ser mesmo o proprietário. Então, fiz o seguro em nome do proprietário, mas tendo como condutor habitual a minha mulher.
                                                Então o teu mediador informou-te mal.

                                                O tomador do seguro não tem de ser obrigatoriamente o proprietário do veículo, assim como, o tomador do seguro, pode não ser o segurado.

                                                O tomador do seguro, é a pessoa ou entidade que contrata com o segurador, sendo responsável pelo pagamento do prémio.

                                                O segurado, é a pessoa ou entidade titular do interesse do seguro.

                                                O tomador pode ser o Zé, que é o responsável pelo pagamento do seguro.

                                                O segurado ser o Manel.

                                                E o proprietário do objecto seguro pode ser a Miquelina.

                                                Por norma e salvo raríssimas excepções, o tomador e o segurado, são a mesma pessoa ou entidade.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Isto começa-se por usar o carro do amigo, depois a casa, depois...
                                                  É por isso que há tantos divórcios.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Não li o tópico todo mas a minha opinião é: Eu se fosse o teu amigo, para te dar o carro tinha de o passar para teu nome, contrário não o fazia.

                                                    Explico:
                                                    Uma coisa é emprestar o carro para uma volta (ir a algum sitio buscar algo) outra coisa é passares a usar o carro diariamente como se fosse teu o que aumenta brutalmente a probabilidade de acontecer algo de muito mau.
                                                    Por exemplo: Um dia bebes uns copos a mais e acabas por agarrar no carro e acontece uma tragédia, tipo: atropelar putos numa passadeira, ou algo do género. Fica uma embrulhada que nem imaginas... O teu amigo é capaz de no final de contas não lhe acontecer nada mas muito provavelmente vai ter dores de cabeça para resolver isto, nem que seja idas a tribunal... E só de pensar em dores de cabeça... não vale a pena!

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X