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Vem aí a revolução dos carros autónomos

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    Vem aí a revolução dos carros autónomos

    Achei o artigo muito interessante.
    Vamos passar a conduzir só por diversão!?

    https://insider.pro/pt/article/29994/

    Vem aí a revolução dos carros autónomos

    A transição para carros automáticos será uma das mudanças mais significativas da sociedade nos próximos anos. E está para breve. Como se processará a transição?
    A maioria das pessoas – incluindo os peritos – parece ser da opinião que a transição para os veículos que se conduzem a si próprios virá lentamente ao longo das próximas décadas, e que existem grandes obstáculos para uma adoção em massa. Eu acredito que esta é uma subestimação significativa.
    Os carros autónomos serão comuns por volta do ano 2025 e terão o monopólio da indústria automóvel em 2030, e serão uma revolução que irá eclipsar qualquer outra inovação testemunhada pela nossa sociedade. Eles irão provocar uma perda de empregos sem precedente e uma restruturação fundamental da nossa economia, vão resolver uma grande parte dos nossos problemas ambientais, vão prevenir dezenas de milhares de mortes por ano, vão salvar milhões de horas de produtividade, e vão criar todo um conjunto de novas indústrias que ainda nem sequer podemos imaginar.
    A transição já está a começar. Elon Musk, o presidente da Tesla Motors, afirma que os seus modelos de 2015 vão ser capazes de se guiarem autonomamente durante 90% do tempo. E alguns dos maiores construtores automóveis não estão muito atrás – de acordo com a Bloomberg News, o Cadillac que a GM está a planear lançar em 2017 virá equipado com “tecnologia que assume o controlo da direção, aceleração e travão a velocidades de 112 km/h em autoestrada, ou em tráfego congestionado de para-arranca”.
    Tanto a Google como a Tesla preveem que os carros completamente autónomos – o que Musk descreve como “condução verdadeiramente autónoma, onde poderemos entrar no carro, adormecer, e acordar quando chegamos ao destino” – vão estar disponíveis para o público em 2020.


    Como irá acontecer




    Os peritos da indústria são da opinião que os consumidores serão lentos a comprar carros autónomos – mas se isto poderá até ser verdade, é um erro assumir que isto irá impedir a transição.
    Estudos da Morgan Stanley demonstram que os automóveis são conduzidos apenas 4% do ano, o que é um enorme desperdício considerando que o custo médio quando se tem um carro nos EUA é de cerca de 9 mil dólares por ano. Logo após a habitação, um automóvel é o segundo bem mais dispendioso adquirido pelas pessoas; e por isso não é surpresa que serviços de partilha de “boleia” como a Ubere de partilha de carros como a Zipcar estão rapidamente a ganhar popularidade como alternativa a possuir um carro.
    Hoje em dia, para uma pessoa que viva numa cidade norte-americana e conduza menos de 16 mil quilómetros por ano, é mais económico utilizar um serviço de partilha como a Uber. E estudos atuais confirmam que estaríamos dispostos a usar veículos autónomos, se eles estivessem disponíveis. Um total de 60% dos indivíduos que responderam a um inquérito afirmaram que viajariam num carro autónomo, e quase 32% afirmou que deixaria de conduzir se os veículos autónomos já estivessem disponíveis. Mas ninguém está mais entusiasmado que a Uber – o seu presidente, Travis Kalanick, afirmou recentemente que a empresa irá eventualmente substituir todos os seus motoristas por carros autónomos.
    Em janeiro de 2013, um estudo da Universidade da Colúmbia sugeriu que a Uber poderia substituir todos os táxis de Nova Iorque com uma frota de apenas 9 mil carros autónomos, e que os passageiros iriam esperar uma média de 36 segundo por um serviço que custaria 50 cêntimos por quilómetro e meio. Esta conveniência e baixo custo fariam com que fosse inconcebível ter um carro próprio, e que os táxis autónomos iriam rapidamente tornar-se a forma de transporte dominante.


    Consequências




    A inovação de rutura não é meiga para com os competidores estabelecidos – tal como a Blockbuster, Barnes and Noble, e Polaroid, é improvável que os grandes construtores como a General Motors, Ford (NYSE: F), e Toyota (TYO: 7203) possam sobreviver ao salto. Eles estão preparados para produzir milhões de carros em dezenas de configurações diferentes, de forma a apelar ao gosto individual, e têm demasiados custos fixos para poderem suportar uma queda drástica nas vendas. Eu sou da opinião que a maioria deles estarão falidos em 2030, enquanto as novas empresas como a Tesla irão prosperar em vendas para operadores como a Uber, oferecendo modelos estandardizados com menor número de opções.
    Indústrias relacionadas, como o mercado de seguros automóveis, o mercado de financiamento para a compra de carros e a indústria de estacionamento vão colapsar à medida que a procura pelos seus serviços desvanece. Vamos assistir ao desaparecimento de empresas de aluguer de automóveis, dos sistemas de transporte público, e, para nossa alegria, das multas de estacionamento e de excesso de velocidade.
    Mas vamos assistir à transformação de muito mais que o simples transporte privado: carrinhas de entregas, camiões e autocarros autónomos poderão eliminar a utilidade dos condutores profissionais e das indústrias que os suportam.
    O Instituto de Estatísticas do Trabalho dos Estados Unidos revela que 915 mil pessoas estão empregadas no fabrico de motores e peças automóveis. Condutores de táxis, camiões, autocarros e entregas prefazem um total de quase 6 milhões de postos de trabalho. Todos estes empregos poderão ser extintos dentro de 10 a 15 anos, e esta lista nem sequer é exaustiva.
    Mas apesar da extinção de empregos e da destruição de várias indústrias, ao eliminarmos a necessidade de possuirmos um carro vamos recuperar mais de 1 milhão de milhões de dólares em rendimento adicional – e isto numa era de criação de emprego, inovação e eficiência sem precedentes.


    Um olhar para o futuro




    A Morgan Stanley estima que uma redução de 90% no número de acidentes nos EUA iria salvar quase 30 mil vidas e prevenir 2,12 milhões de feridos anualmente. Os carros autónomos não precisam de ser estacionados – os veículos que percorrem as ruas à procura de um lugar para estacionar contabilizam uns incríveis 30% do tráfego citadino, sem mencionar que eliminar o estacionamento nas ruas iria adicionar duas faixas de circulação a muitas artérias das cidades. O tráfego vai tornar-se quase inexistente, poupando a cada cidadão norte-americano cerca de 38 hora por semana – quase uma semana de trabalho. À medida que os parques de estacionamento, as garagens, os concessionários de automóveis e as estações de autocarro se tornam obsoletas, dezenas de milhões de metros quadrados vão ficar disponíveis e impulsionar um explosivo desenvolvimento metropolitano.
    O impacto ambiental dos carros autónomos tem potencial para reverter a tendência do aquecimento global e reduzir drasticamente a nossa dependência de combustíveis fosseis. Como a maioria dos carros autónomos vai provavelmente ser elétrica, vamos eliminar a maioria dos 507 milhares de milhões de litros de gasolina que são utilizados anualmente nos EUA. E reciclar 242 milhões de veículos vai requerer recursos substanciais, mas o excesso de materiais vai diminuir a necessidade de colocar mais peso sobre a exploração mineira.
    Mas, para mim, o mais excitante é talvez as invenções, descobertas e criação de novas indústrias que nem sequer podemos ainda imaginar.É entusiasmante estar vivo, não é?
    Editado pela última vez por mmiigguueell; 22 May 2015, 15:12.

    #2
    Apesar de estar a ser amplamente desenvolvida, parece-me uma tecnologia ainda longe da realidade, para não falar nos motivos éticos, e do potencial erro da máquina.

    Espero que ainda demore a vir ainda mais, para que me possa continuar a divertir a conduzir

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Fype7 Ver Post
      Apesar de estar a ser amplamente desenvolvida, parece-me uma tecnologia ainda longe da realidade, para não falar nos motivos éticos, e do potencial erro da máquina.

      Espero que ainda demore a vir ainda mais, para que me possa continuar a divertir a conduzir
      Pelo que se lê está mais proxima do que pensamos. A google parece que vai já começar a comercialização.

      Conduzir em pista é infinitamente mais prazeroso que na estrada, será a alternativa.

      A proibição de condução nas estradas, isso é capaz de demorar mais 1 pouco.

      Comentário


        #4
        O titulo está mal porque até virem esses carros deve passar 1 a 2 gerações e cá em PT pior ainda.

        E quem é o doido que vai gastar milhares de €s e abdicar do prazer de condução?

        Comentário


          #5
          E imaginem que se cruzam com um carro autónomo cuja manutenção/reparação foi feito pelo "Zé Mascarra".

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            #6
            Originalmente Colocado por M101 Ver Post
            E imaginem que se cruzam com um carro autónomo cuja manutenção/reparação foi feito pelo "Zé Mascarra".
            Antes esse que o Manel GT

            Comentário


              #7
              A quantidade de situações inesperadas e imprevisíveis é tão elevada, que não acredito ainda na segurança de um automóvel autónomo. Há certas situações inesperadas em que nenhum programa informático conseguirá reagir tão bem como um condutor humano.

              Mas por outro lado, os condutores humanos também cometem muitos erros...

              Comentário


                #8
                No dia em que um carro desses atravesse a Rússia duma ponta à outra intacto, então acredito nessa tecnologia.
                Editado pela última vez por PugGT; 22 May 2015, 19:03.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                  No dia que um carro desses atravesse a Rússia duma ponta à outra intacto então acredito nessa tecnologia.
                  LIKE

                  Comentário


                    #10
                    MEGA LIKE



                    alguns carros atuais já têm sistemas de ajuda que podem ser úteis, mas dai até fazerem tudo por nós acho que ainda falta um pouco - já esteve mais longe.

                    espero que isso seja sempre extra, eu não vou querer pagar para o carro me conduzir.

                    estou a comprar um carro que tem cruise control que mantém a distancia relativamente ao carro da frente e o sistema ajuda a curvar até, mas num teste que fiz ele falhou porque a curva era um pouco mais apertada e quando corrigiu foi demasiado brusco.

                    não achei piada nenhuma nem nas curvas nem na manutenção de distância, só funciona se o transito for regular porque se aparecer um carro de repente o sistema não corrige no momento certo.

                    mais vale estar atento e conduzir á antiga.


                    Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                    No dia em que um carro desses atravesse a Rússia duma ponta à outra intacto, então acredito nessa tecnologia.

                    Comentário


                      #11
                      Isto é o equivalente automóvel ao sexo por telefone, não?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                        Isto é o equivalente automóvel ao sexo por telefone, não?
                        Prepara-te querido, vou acoplar a primeira.

                        Sim... mete... mete....

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                          Prepara-te querido, vou acoplar a primeira.

                          Sim... mete... mete....
                          Qualquer dia também já há carros a bateria para 500 km

                          Comentário


                            #14
                            Nem sei bem o que diga.
                            Numa situação em que o carro tem que decidir se salva os passageiros ou por exemplo um ou mais peões, é complicado... Quem decide esse algoritmo?

                            Comentário


                              #15
                              ja estou a ver que existem aqui varios seguidores fo top gear e do Jezza

                              Comentário


                                #16
                                Não! Não!!!!

                                Comentário


                                  #17
                                  carros a andar sozinhos, sim é muito giro venho a acompanhar o desenvolvimento desta inovação, que está cada vez melhor, mas não sei se será assim tão depressa como as previsões indicam que a mesma seja implementada, isso já é metas um bocado ambiciosas...

                                  no entanto para nós gerações mais antigas confinar algo como um carro a mão de um computador não me parece que vá ser assim tão simples de aceitar a medida, eu deixar de conduzir para a maquina o fazer por mim, digamos que no futuro é mais uma coisa para acabar com postos de trabalho, e apenas haver mão humana para manutenção e maquina a trabalhar 24\7, tal e qual como a robotica...

                                  por outras palavras o que até agora via-mos em filmes de ficção cada vez estão mais proximas de tornar realidade, dai que eu cada vez mais me questiono, havendo maquina que não come nem dorme e pode operar 24\7 o que vai ser de nós humanos nessa altura??? já se questionaram provavelmente tambem do mesmo, que é o que teem vindo a acontecer com a evolução da tecnologia, onde operavam 100 hoje operam 3 ou 4 e só para monotorizar as maquinas nada mais...

                                  Comentário


                                    #18
                                    mas isso já existe

                                    http://pt.euronews.com/2013/09/16/te...mia-de-500-km/





                                    Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                    Qualquer dia também já há carros a bateria para 500 km

                                    Comentário


                                      #19
                                      Isso de prototipos a andar na estrada em ambientes controlados é muito bonito, dai a passar á realidade implica nomedamente reformular o formato das estradas/trafico rodoviario. De qualquer das formas isso nao vai ser no meu tempo logo, e ainda bem, quero la saber disso.
                                      Isso é como os hibridos, os construtores andam a dar-lhe nessas tecnologias sabendo que nao sao viaveis no futuro proximo e sao puras manobras de marketing para dar uma determinada imagem á marca, pois no futuro a gasolina nao ira locomover parte alguma de um carro e os proprios construtores sabem disso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Efetivamente o mundo podia ser muito diferente, as maquinas podiam substituir-nos em muito mais quantidade, mas as pessoas têm medo.

                                        Muita gente tem uma percentagem do seu trabalho que só serve para estarem ocupadas, não acrescenta nada à humanidade, é altura de debater isso e começar a pensar o que fazer ao excedente da população.

                                        Voltando aos carros, não me parece que seja só a condução que seja autónoma, também o voo e a navegação irão por ai.

                                        A condução autónoma vai permitir outra coisa, muitas vezes já nem vamos... mandamos o carro!!!!
                                        Editado pela última vez por vsr200; 23 May 2015, 20:27.

                                        Comentário


                                          #21
                                          o futuro passará por automóveis com a possibilidade de ter condução autónoma, penso que o Japão já está a alterar as leis para que este tipo de veículos possam circular na via pública!
                                          Eu penso que fará sentido para pessoas com algum tipo de deficiencia ou incapacidade e principalmente para idosos que já não têm a destreza e reflexos capazes - reduzem-se assim acidentes desnecessários

                                          Comentário


                                            #22
                                            As potencialidades são enormes, mesmo para quem não quer deixar de conduzir, vão poder parar á porta e o carro vai estacionar sozinho... vão poder chamar o carro até á porta e ele vai saber onde estão e coordenar a hora de chegada ao ponte determinado.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Stanford tem um DeLorean que "se atravessa nas retundas"

                                              (Estive para abrir um tópico sobre veículos autónomos, mas estava aqui este tão jeitoso )

                                              http://www.wired.com/2015/10/heres-a...y-does-donuts/

                                              Stanford’s Self-Driving DeLorean Drifts, Does Killer Donuts
                                              [...]
                                              Now, burning rubber may seem like the last thing an autonomous vehicle ought to do, but the gearheads at Stanford’s car-focused Revs Center said there’s legit reasons for it. “We think automated vehicles should be able to execute any maneuver within the physical limits of the vehicle to get out of harm’s way,”
                                              [...]
                                              “The DeLorean’s a really great car,” Gerdes says, “unless you want it to accelerate, brake, or turn. It’s a horrendously understeering vehicle, so it’s hard to hold a drift because the front end just keep losing grip.”
                                              [...]

                                              Comentário


                                                #24
                                                http://pt.euronews.com/2015/10/20/au...-cidade-grega/

                                                No inicio da proxima decada já cá devem andar.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Fype7 Ver Post
                                                  Antes esse que o Manel GT


                                                  Felizmente o Manel GT e o outro não tem conhecimentos suficientes para reparar um carro desses

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por mmiigguueell Ver Post
                                                    http://pt.euronews.com/2015/10/20/au...-cidade-grega/

                                                    No inicio da proxima decada já cá devem andar.
                                                    Há cinco anos imaginei um conceito semelhante a este, para complementar os transportes públicos de grandes volumes.


                                                    Fazia-se uma requisição à central que nos atribuiria uma unidade. Depois, através de um sistema talvez com alguma complexidade, existiria uma optimização do próprio sistema que nos permitiria trocar de unidade, conforme fosse melhor para nós. Por exemplo, poderia estar numa unidade que na minha zona abrangesse vários utilizadores com perfis de utilização diferentes do meu e mais à frente, caso fosse conveniente para a eficiência do sistema, a troca para outra unidade que fosse mais favorável para chegar ao meu destino, com utilizadores com o mesmo percurso que o meu.

                                                    Seria a necessidade, a condicionar o trajecto dos próprios meios de transporte.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Os aviões tem uma automatização do outro mundo, até podem aterrar sozinhos, mas ainda requerem 2 pilotos...

                                                      Vamos ter cada vez mais informática e automatização, mas conduzirem sozinhos...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Boas. Como este foi o 1 link do google e ainda não encontrei outro tópico sobre um assunto que acho muito interessante, queria partilhar um vídeo que parece demonstrar o status atual deste tipo de projeto: https://techcrunch.com/2016/10/20/wa...rk-on-its-own/

                                                        Em relação ao tópico em si, parece-me bastante entusiasta e fica a par do que eu pensava ser a opinião mais geral, de que os carros autónomos serão realidade muito em breve (no fórum talvez não seja assim). Eu acho que provavelmente este século não será possível ter um carro que vá de A a B sem supervisão, sendo A e B quaisquer 2 estradas no mundo. Será sempre ambientes controlados e estradas adaptadas. Mas que está a chegar por aí uma grande maluqueira com isto, está.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Vamos esperar 15 anos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Se colocarem os "automóveis" (?) "carros" (?) "veículos" (?), em estradas específicas, tipo "carris" (como os comboios), acredito que seja possível, sim...

                                                            ...mas para que isso aconteça, vão ser precisos muitos mais do que 20 anos para "inventar" e "construir" essas "estradas, ruas, vias rápidas, vielas", que levem as pessoas porta a porta.

                                                            E considero isto mais complexo e dispendioso quer de "construir" como "manter"...

                                                            ...tendo em consideração a qualidade de construção e manutenção das estradas atuais.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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