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Título: Ajuda fiat brava

  1. #1
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    Por Defeito Ajuda fiat brava

    Olá sou novo nestas andanças
    gostaria de ajuda e partilhar a minha situação recente.
    Recentemente comprei um carro de marca fiat brava 1.2 16 80cv do ano 2000, quando comprei o carro o vendedor pareceu-me muito sério e disse o que o carro tinha que ser alterado que era o vaso de expansão que estava estalado entre outros pormenores não mecânicos até ai tudo muito bem,o que é certo é que quando troquei o vaso de expansão o pesadelo começou. Fui a um mecânico onde ele alterou o vaso de expansão e foi logo detectado uma fuga na rela junto à caixa e uma fuga na junta do termostato, muito bem mandei avançar onde gastei logo 280€ nesta reparação. ele o que fez foi acrescentar valvulina na caixa que disse que faltava, acrescentou óleo no motor que faltava rela e junta do termostato nova, primeira questão o preço foi acessível?
    Bom passando para a fase seguinte, tudo muito bem levei o carro e logo no próprio dia o carro começou a aquecer resultado de a ventoinha não estar a disparar, voltei lá com o carro e ele avaliou e no dia seguinte disse que era uma resistência que faz disparar a ventoinha que só podia ser comprada na fiat, cobrou-me 100€ pelo serviço ok mandei avançar ficou reparado e levei a viatura. Passado dois dias deparei-me com o vaso de expansão completamente vazio liguei ao mecânico resultado de um radiador com fuga comprovado por mim que vi com os meus olhos, bom aqui começa a parte que eu posso considerar algo estranho, o mecânico disse que pelo radiador já com mão de obra cobrava 120€ e tinha o carro no próprio dia enfim já estou por tudo e mandei avançar, o que é certo é que ele ligou a dizer que só podia entregar no dia seguinte porque existiu um engano no radiador e só no dia seguinte é que entregavam o certo. ok também um dia ninguém morre. assim foi trocou tudo mas achei uma coisa estranha ele eliminou-me o tubo de retorno que vai para o vaso de expansão metendo lá um tubo com uma braçadeira fechando o circuito com espécie de um parafuso, perguntei porque e a resposta foi que devido a alterações nestes radiadores da fiat agora era assim e que não existia problema, muito bem levo o carro e no mesmo dia o ponteiro da temperatura subiu para o máximo e encostei logo e liguei-lhe, ele achando estranho porque estava tudo bem disse para ir la a oficina dele sem problema porque deve ser um sensor qualquer da temperatura que está avariado. eu apenas vi o vaso de expansão bastante cheio e a deitar agua pela tampa mas ok a agua nem estava quente. Quando lá cheguei ele purgou e saiu imenso ar do sistema estranho não é? o que é certo é que aquilo da temperatura não aconteceu mais e a ventoinha funcionava na perfeição. Ficou tudo ok. Dois dias passaram até que ontem quando estaciono o carro a temperatura subia bastante não sei se é do sensor ou não mas subiu até ao máximo a agua saia do vaso de expansão pela tampa e a ventoinha trabalhava constantemente. Bom liguei novamente ao mecânico e ele disse que devia ser o termostato que colou entretanto hoje fui tentar ligar o carro e agora não pega, dá sinal que vai ligar parece que liga mas milésimos de segundo e vai logo a baixo e não chega a ligar. alguém me ajuda já gastei 500€ com o carro e não sei o que pode ser agora.
    Desculpem o texto mas a história é longa e mais podia ter escrito,

    Agradecia ajuda e opiniões do que pode estar a acontecer


  2. #2
    Piloto Lendário caditonuno's Avatar
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    Por Defeito

    1º- faz parágrafos. muitos, se possível, senão ninguém vai ler o teu texto, mudam para o tópico seguinte.

    2º- estás a ser comido por lorpa. eu nem punha mais os pés no mecânico. preferia ir a uma bosch ou a alguém que conheça um mecânico A SÉRIO e que ao mesmo tempo não vá lá muitas vezes.

    3º- esse motor 1.2 é dos bons motores que foram feitos pela fiat, mas como não sabes o trato que levou, sugeria daqui a uns tempos fazeres uma avaliação do estado do mesmo.

  3. #3
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    Por Defeito

    Obrigado Caditonuno pelas dicas são verde nos fóruns :/ Realmente tens razão acho que tambén não iria ler tanto
    Achas que devo levar o carro à maquina?
    Não achas que o mecânico devia ter inicialmente feito uma avaliação de pressão no sistema para detectar fugas etc.
    O mecânico foi aconselhado pelo conhecido e ele até me parece que não está para enganar mas ao mesmo tempo já estou a por em causa é o profissionalismo dele já fui lá com o carro umas 6 vezes ando uns dias e volto lá tenho.
    - Não sabes do que pode ser este ultimo sintoma é que ainda ontem andei com ele e estava tudo ok

  4. #4
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    Por Defeito

    Com isto tudo, já pode ter queimado a Junta da Cabeça.

  5. #5
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    Conheço bem esse motor. As relas é da manutenção descuidada. Depois acontece isso.

    Há circulação de água no depósito? Não? Pode ser bomba de água e/ou termóstato.

    Tens muita gasolina e não pega?
    A centralina reconhece a chave?(tem uma luz no quadrante).
    Foi para casa a funcionar?

  6. #6
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    qunto aos sintomas não te posso ajudar muito, se forem as relas é barato, mas pode ir das relas à bomba de água ou radiador, embora não creia que seja este último. ou então a junta da cabeça já pode ter ido à vida pelo esforço que foi feito pelo motor.

  7. #7
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    Por Defeito

    O carro trocou a rela do lado da caixa que é a mais cara.
    Levou um vazo de expansão novo um radiador novo e a junta do termóstato.
    Ontem o carro funcionava e hoje não pegava. A pouco fui ao carro dou à chave e ele pegou mas foi logo a baixo e se carrego no acelarador mais rápido vai abaixo e noto cheiro a gasolina. Acham que pode ser o filtro da gasolina?
    Uma outra questão é que o mecânico isolou o tubo de retorno do vazo de expansão alegando que este radiador agora era assim contudo acho estranho.

  8. #8
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    Por Defeito

    Ebase todas as questões estão a funcionar o carro a pouco pegou cheira a gasolina mas vai logo a baixo. Estava tudo ok ate hoje. Só acho estranho a sitiação do mecânico ter isolado e fechado o tubo de retorno alegando que o novo radiador era assim.

  9. #9
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    Por Defeito

    Esse mecânico está a destruir o carro, procura melhor, caso contrário ficas sem € e sem carro.

  10. #10
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    O motor está fora de ponto? Sensor cambota desligado?

  11. #11
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por eblase Ver Post
    O motor está fora de ponto? Sensor cambota desligado?
    Como posso ver isso? Existe algum metodo simples de verificar?

  12. #12
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    Por Defeito

    O da cambota está do lado esquerdo junto à polie onde tem a correia dos acessórios.

    A distribuição já tens que tirar a tampa que a protege e saber onde é os pontos.

  13. #13
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    Por Defeito

    Obrigado. Vou avaliar por alto mas vou ter que levar para a oficina na terça feira. Uma coisa é certa naquele mecânico nunca mais. Vou levar ao mecânico do meu pai que basicamente é o meu mas está longe por isso ainda não tinha ido lá porque supostamente a reparação era uma coisa simples que agora deu nisto. Enfim estamos sempre a aprender. Depois venho aqui dar o feedback da situação. Obrigado pelo apoio malta

  14. #14
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    mas vais como? tinhas dito que o carro ia logo abaixo... cuidado com isso.

  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
    mas vais como? tinhas dito que o carro ia logo abaixo... cuidado com isso.
    Reboque?

  16. #16
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    Por Defeito

    Isso nem o meu tractor Punto TD70 que na quinta feira fez Montijo Portalegre e Portalegre Montijo e na sexta voltou para o Baixo Alentejo! Ao todo 560 kms em dois dias!

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por eblase Ver Post
    Reboque?

    Sim de reboque. Só mais um coisa ontem liguei ao "mecânico" e ele ja estava a dizer que agora era filtro de gasolina e para chamar o reboque e meter lá o carro. Meu Deus já queria comer mais algum. Não resolveu nada ate agora foi só gastar e resultados nunca os vi. Não quero estar na oficina de dois em dois dias como tem sido o caso.

  18. #18
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    O Fuzz do SOS ou o Ed China deste país, onde andam?????

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por eblase Ver Post
    Reboque?
    foi o que me ocorreu, mas decidi perguntar. reboque no mínimo 25€. podes é telefonar à assistência em viagem e dizer que ias trabalhar e que o carro pura e simplesmente não pega. que começas a dar à chave e ele não arranca, que pode ser do motor de arranque.

    depois o que gastaste no pseudo-mecânico e ainda o valor do carro já dá algum dinheiro... não sei de que zona és, mas se calhar até te indicávamos algum mecânico competente.

  20. #20
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
    foi o que me ocorreu, mas decidi perguntar. reboque no mínimo 25€. podes é telefonar à assistência em viagem e dizer que ias trabalhar e que o carro pura e simplesmente não pega. que começas a dar à chave e ele não arranca, que pode ser do motor de arranque.

    depois o que gastaste no pseudo-mecânico e ainda o valor do carro já dá algum dinheiro... não sei de que zona és, mas se calhar até te indicávamos algum mecânico competente.
    Eu tenho um bom mecânico o problema é que inicialmente como era uma situação simples não queria descolar-me tanto com receio de perder anti-congelante.
    Foi mesmo o que se passou. ia trabalhar e o carro já não pegou. ontem à tarde voltei ao carro com mais calma e ele pega mas vai logo a baixo passado uns 3 segundos, e se carrego no acelerador ainda pior vai logo abaixo se carrego.
    A minha questão mantém-se sempre alguém já viu fecharem o tubo de retorno ? isto é que me está a partir a cabeça toda

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