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Ford Focus 1.8TDdi vs Renault Clio 1.5dci

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    Ford Focus 1.8TDdi vs Renault Clio 1.5dci

    Boas,
    tenho duas propostas em mente para comprar o meu primeiro carro mas estou um bocado de pé atrás em relação à quilometragem de cada um e gostava de ter algum feedback vosso em relação à fiabilidade do motor / restantes componentes.

    Ford Focus Sport Van 1.8TDdi (90cv)
    Ano : 04/2001
    Kms: 215 000
    Combustivel: Diesel
    Cilindrada: 1753cc

    Renault Clio 1.5dCi Pack + (80cv)
    Ano: 03/2004
    Kms: 180 000
    Combustivel: Diesel
    Cilindrada: 1461cc

    Algum de vocês já teve um destes ou conhece quem tenha tido? São fiáveis?

    Obrigado!

    #2
    Focus TDdi
    Pontos positivos - muito bom arranjar posição de condução pois a coluna da direcção é regulável em altura e alcance; motor sempre disponível porque a caixa é curta;
    Pontos negativos - barulhento, parece um tractor a trabalhar; faz algum fumo; caixa curta em Auto-Estrada torna ainda a viagem mais barulhenta; a porcaria da chave desgasta-se e depois o carro não pega.

    O do meu pai comprado novo nesse ano tem 258 mil km e de grave apenas avariou a bomba injectora aos 160/180 mil kms não me lembro já. A bomba de vácuo dos travões está a dar o berro agora. Mas isso é pelo uso extramamente citadino que a carrinha tem de à uns anos para cá. Ou seja, peças de desgaste natural ( já levou apoios de motor, distribuição 2x, 2 baterias etc ). A chave como já disse é uma porcaria. Desgastou-se a original e o meu pai comprou outra mas das rascas...um ano depois já está quase lisa. Na Ford são perto de 90€ só a chave + o resto que agora não me recordo quanto é.
    Não sei falar de consumos (o pessoal fala em 7 na pior das hipóteses) mas penso que o Clio seja muito mais poupado, pois é um motor de outra geração completamente diferente.

    Bom bom era o Focus com o motor do Clio.

    Comentário


      #3
      Honestamente preferia o Focus, mesmo com os contras do ruído do motor. O Clio é um carro engraçado mas o Focus é outra fruta!

      Comentário


        #4
        Obrigado pela resposta!
        A caixa curta, por mim, nem entra na equação. Não planeio fazer viagens superiores a 20 minutos (a menos que encontre intermináveis filas de trânsito )
        Em relação ao barulho, acho que o rádio acaba por ocultar isso

        Os consumos parecem-me excelentes, sendo assim!
        Alguma ideia do preço duma ida à revisão na marca?

        Comentário


          #5
          Confesso estar virado para esse lado também, foi o carro da minha infância a jogar Collin Mcrae

          Num outro tópico, compensa acrescentar 1000€ ao Ford Focus para ter uma garantia de 12 meses?

          Comentário


            #6
            Eles saíram os dois no mesmo ano, 1998, mas têm um segmento de diferença.
            Eu acho o clio de 2004 mais acolhedor por dentro, pois já foi o do último restyling. O Focus I apenas levou no fim de 2001 um restyling aos pára-choques/faróis e pouco mais, por dentro nada de novo. Como já estou farto de carros barulhentos, evidenciei isso. O clio a trabalhar é muito suave e nem sentes grandes vibrações dentro do carro...o Focus como tem um motor antigo é diferente. Mas ninguém morre é uma questão de hábito. Ah, já agora, o rádio original com o passar dos anos também costuma dar o berro, mas isso são pormenores. Na altura pesquisei na net e vi que aquele modelo ( Radio 6000 CD - sei que é 6 mil ) costumava avariar.

            Eu pessoalmente aplicava esses 1000€ numa revisão feita num sítio onde tu saibas que trocam as coisas. Os stands normalmente ficam-te com os 1000€ e depois quando o carro tem algum problema raspam-se sempre com o rabo à seringa. Depois o lixado é sempre o mesmo. Isto é a minha opinião pessoal. Eles dizem que trocaram tudo mas é mentira não trocaram nada ( pode haver algumas honrosas excepções ).

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              #7
              Realmente nem tinha pensado nessa solução do investimento dos 1000€!
              Da ultima vez que vi tinha um tio afastado com uma boa oficina, nada como "enterrar" aí os mil euros. Convem fazer a revisão antes de pegar no carro ou esperar para ver como ele se comporta?

              Comentário


                #8
                Mais uma vez isto é o que eu penso, não quer dizer que seja o mais correcto.
                Se não souber nada do historial do carro a primeira coisa a fazer é mudar a distribuição e bomba de água (250/350€ ), juntamente com o óleo e filtro logo na primeira semana. Depois mudar o óleo dos travões, caixa e direcção. E claro com o uso ver o que faz falta.

                Comentário


                  #9
                  O focus tem motor para dar e vender, é verificar as peças de desgaste já referidas e é sempre a somar.
                  De resto, é um segmento acima logo melhor em praticamente tudo.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por farggi Ver Post
                    Boas,
                    tenho duas propostas em mente para comprar o meu primeiro carro mas estou um bocado de pé atrás em relação à quilometragem de cada um e gostava de ter algum feedback vosso em relação à fiabilidade do motor / restantes componentes.

                    Ford Focus Sport Van 1.8TDdi (90cv)
                    Ano : 04/2001
                    Kms: 215 000
                    Combustivel: Diesel
                    Cilindrada: 1753cc

                    Renault Clio 1.5dCi Pack + (80cv)
                    Ano: 03/2004
                    Kms: 180 000
                    Combustivel: Diesel
                    Cilindrada: 1461cc

                    Algum de vocês já teve um destes ou conhece quem tenha tido? São fiáveis?

                    Obrigado!
                    Boas, realmente têm bastantes km, mas eu ia para o Clio porque realmente tenho e até agora sem problemas, e além disso não te esqueças de olhar para o ano isso também conta, acho também que o Ford é mais gastador e as revisões mais caras. Mas tudo depende dos teus gostos e do preço de custo mas se for idêntico, Clio sem duvida.

                    Abraço,
                    Claudio

                    Comentário


                      #11
                      A diferença entre eles é de 300€ ( o clio custa mais 300€), eu para ser franco já nem sei para que lado mei hei-de virar!
                      Toda esta questão da quilometragem me está a deixar de pé atrás, não quero comprar o meu primeiro carro para que o motor estoure ao fim duns meses ou até semanas!

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                        #12
                        Esses kms não são nada de dramático, desde que os carros tenham tido uma utilização normal e manutenção a tempo e horas.

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                          #13
                          Como verifico se a manutenção foi feita a tempo e horas?
                          Revisões anuais na marca?

                          Comentário


                            #14
                            Não tem que ser na marca. Aliás, com essa idade, o mais normal é que os últimos anos não tenham sido feitos na marca. Tens, de alguma forma, ter acesso ao historial do carro...

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