Boas já vi por aqui vários posts relativos a remoção dos filtros de partículas e já sei que é uma chatice quando começam a dar problemas e que quem os tira anda a poluir o meio ambiente e a causar cancro a todos nós.O meu objectivo não é criar outra discussão dessas mas sim deixar o meu testemunho de que tirar o fap não é a solução perfeita.
O que aconteceu foi o seguinte a coisa de algumas semanas vendi um Peugeot 208 no meu stand do qual recebi uma retoma uma Citroen C4 Picasso do ano 2008 aparentemente a carrinha estava impecável e o negócio foi para a frente. No dia em que o cliente veio levantar o carro e deixar o dele virou se para mim e disse que não me queria enganar e confessou que tinha removido o fap do carro dele. De inicio não vi problema nenhum pois apesar de nunca ter feito isso sabia que era normal as pessoas resolverem os problemas dessa forma e que nada de mal fazia ao carro por isso não dei muita importância a questão.
Passado uns dias notei que quando ligava o carro a frio fazia um pouco de fumo mas como era muito pouco deixei andar visto que ia fazer uma revisão mecânica geral e depois ia poder pedir a opinião do mecânico relativamente ao assunto mas passados 2 dias vendi a carrinha comecei de imediato a dar preparação a mesma foi ao pintor e a mais uns sítios e notei que quanto mais andava mais fumo fazia até que chegou a um ponto que metia medo. Levei o carro a 3 mecânicos diferentes e deixei-a ficar numa Oficina da Bosch durante uma semana e ninguém me deu solução ao problema uns diziam que era injectores outros que era o motor estragado e os tipos da Bosch diziam que era uma corrente qualquer que estava avançada 3 dentes e que estava a descomandar aquilo tudo (que segundo o mecânico da marca era impossível porque se assim fosse o carro nem pegava).
Desesperado decidi comprar um motor novo mas nenhum dos meus mecânicos quis fazer o serviço (ao que parece dava muito trabalho segundo eles e não se estavam para chatear...), teve de ser um amigo de profissão a levar o carro para a oficina dele para desmontar o motor e ver que efectivamente o problema era dali para então comprar um novo.
Conclusão era por causa do fap a reprogramação que tinham feito para eliminar electronicamente o fap estava mal feita e o carro estava preso na regeneração. Para reprogramar aquilo outra vez para andar sem o fap queriam 150€ mas não era garantido que com o tempo a mesma coisa não voltasse a acontecer por isso com cerca de +/- 300€ pus um filtro e catalisador novo e o problema foi resolvido de vez.
No fim de contas gastei um dinheirão a andar com o carro de um lado para o outro sem saber o que fazer, acabei por perder o negocio e ainda por cima tenho de reprogramar o carro novamente para ele aceitar o fap.
Se até hoje me perguntassem o que é que eu achava do tirar o fap de um carro dizia que era a melhor solução porque a carteira agradecia e nunca mais dava problemas disso, de hoje em diante acho que a melhor coisa a fazer é continuar a gastar dinheiro em filtros porque é assim que deve ser.
O que aconteceu foi o seguinte a coisa de algumas semanas vendi um Peugeot 208 no meu stand do qual recebi uma retoma uma Citroen C4 Picasso do ano 2008 aparentemente a carrinha estava impecável e o negócio foi para a frente. No dia em que o cliente veio levantar o carro e deixar o dele virou se para mim e disse que não me queria enganar e confessou que tinha removido o fap do carro dele. De inicio não vi problema nenhum pois apesar de nunca ter feito isso sabia que era normal as pessoas resolverem os problemas dessa forma e que nada de mal fazia ao carro por isso não dei muita importância a questão.
Passado uns dias notei que quando ligava o carro a frio fazia um pouco de fumo mas como era muito pouco deixei andar visto que ia fazer uma revisão mecânica geral e depois ia poder pedir a opinião do mecânico relativamente ao assunto mas passados 2 dias vendi a carrinha comecei de imediato a dar preparação a mesma foi ao pintor e a mais uns sítios e notei que quanto mais andava mais fumo fazia até que chegou a um ponto que metia medo. Levei o carro a 3 mecânicos diferentes e deixei-a ficar numa Oficina da Bosch durante uma semana e ninguém me deu solução ao problema uns diziam que era injectores outros que era o motor estragado e os tipos da Bosch diziam que era uma corrente qualquer que estava avançada 3 dentes e que estava a descomandar aquilo tudo (que segundo o mecânico da marca era impossível porque se assim fosse o carro nem pegava).
Desesperado decidi comprar um motor novo mas nenhum dos meus mecânicos quis fazer o serviço (ao que parece dava muito trabalho segundo eles e não se estavam para chatear...), teve de ser um amigo de profissão a levar o carro para a oficina dele para desmontar o motor e ver que efectivamente o problema era dali para então comprar um novo.
Conclusão era por causa do fap a reprogramação que tinham feito para eliminar electronicamente o fap estava mal feita e o carro estava preso na regeneração. Para reprogramar aquilo outra vez para andar sem o fap queriam 150€ mas não era garantido que com o tempo a mesma coisa não voltasse a acontecer por isso com cerca de +/- 300€ pus um filtro e catalisador novo e o problema foi resolvido de vez.
No fim de contas gastei um dinheirão a andar com o carro de um lado para o outro sem saber o que fazer, acabei por perder o negocio e ainda por cima tenho de reprogramar o carro novamente para ele aceitar o fap.
Se até hoje me perguntassem o que é que eu achava do tirar o fap de um carro dizia que era a melhor solução porque a carteira agradecia e nunca mais dava problemas disso, de hoje em diante acho que a melhor coisa a fazer é continuar a gastar dinheiro em filtros porque é assim que deve ser.
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