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Remover FAP o lado negro da questãa

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    Remover FAP o lado negro da questãa

    Boas já vi por aqui vários posts relativos a remoção dos filtros de partículas e já sei que é uma chatice quando começam a dar problemas e que quem os tira anda a poluir o meio ambiente e a causar cancro a todos nós.O meu objectivo não é criar outra discussão dessas mas sim deixar o meu testemunho de que tirar o fap não é a solução perfeita.
    O que aconteceu foi o seguinte a coisa de algumas semanas vendi um Peugeot 208 no meu stand do qual recebi uma retoma uma Citroen C4 Picasso do ano 2008 aparentemente a carrinha estava impecável e o negócio foi para a frente. No dia em que o cliente veio levantar o carro e deixar o dele virou se para mim e disse que não me queria enganar e confessou que tinha removido o fap do carro dele. De inicio não vi problema nenhum pois apesar de nunca ter feito isso sabia que era normal as pessoas resolverem os problemas dessa forma e que nada de mal fazia ao carro por isso não dei muita importância a questão.
    Passado uns dias notei que quando ligava o carro a frio fazia um pouco de fumo mas como era muito pouco deixei andar visto que ia fazer uma revisão mecânica geral e depois ia poder pedir a opinião do mecânico relativamente ao assunto mas passados 2 dias vendi a carrinha comecei de imediato a dar preparação a mesma foi ao pintor e a mais uns sítios e notei que quanto mais andava mais fumo fazia até que chegou a um ponto que metia medo. Levei o carro a 3 mecânicos diferentes e deixei-a ficar numa Oficina da Bosch durante uma semana e ninguém me deu solução ao problema uns diziam que era injectores outros que era o motor estragado e os tipos da Bosch diziam que era uma corrente qualquer que estava avançada 3 dentes e que estava a descomandar aquilo tudo (que segundo o mecânico da marca era impossível porque se assim fosse o carro nem pegava).
    Desesperado decidi comprar um motor novo mas nenhum dos meus mecânicos quis fazer o serviço (ao que parece dava muito trabalho segundo eles e não se estavam para chatear...), teve de ser um amigo de profissão a levar o carro para a oficina dele para desmontar o motor e ver que efectivamente o problema era dali para então comprar um novo.

    Conclusão era por causa do fap a reprogramação que tinham feito para eliminar electronicamente o fap estava mal feita e o carro estava preso na regeneração. Para reprogramar aquilo outra vez para andar sem o fap queriam 150€ mas não era garantido que com o tempo a mesma coisa não voltasse a acontecer por isso com cerca de +/- 300€ pus um filtro e catalisador novo e o problema foi resolvido de vez.
    No fim de contas gastei um dinheirão a andar com o carro de um lado para o outro sem saber o que fazer, acabei por perder o negocio e ainda por cima tenho de reprogramar o carro novamente para ele aceitar o fap.
    Se até hoje me perguntassem o que é que eu achava do tirar o fap de um carro dizia que era a melhor solução porque a carteira agradecia e nunca mais dava problemas disso, de hoje em diante acho que a melhor coisa a fazer é continuar a gastar dinheiro em filtros porque é assim que deve ser.

    #2
    Só 300 euros uma fap e catalisador?

    Pois, há quem os retire no manuel gt [emoji2]

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      #3
      Problemas apareceram devido a uma má reprogramação :S
      Essas coisas devem ser feitas em oficinas com qualidade e capacidade para isso...

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        #4
        Essas coisas NUNCA devem ser feitas...

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          #5
          Infelizmente o pessoal compra coisa para não lhe dar o uso devido, gasta mais dinheiro, e depois andam com esquemas a tirar peças, que só levam a problemas, porque um motor foi para trabalhar sem o FAP e sem ele, por muita reprogramação, irá sempre causa problemas.

          É a realidade de pais que compra por moda e não por necessidade.
          Editado pela última vez por JDMCult; 05 June 2015, 07:12.

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            #6
            agora é vender o motor novamente pelo preço que compraste ou por mais qualquer coisa e siga para a frente. afinal era só má reprogramação. acho esquisito tanto mecânico de volta do caro e nenhum se lembrar de verificar se foi retirado corretamente ou não (isto partindo de um leigo, não sei se dará para ver através dos sintomas ou através de algum teste).

            Comentário


              #7
              Neste tipo de situações não há inocentes:

              As marcas não explicam (não querem ou não sabem ou...) aos vendedores as limitações/exigências dos FAP, estes não informam os consumidores ou estes não querem saber e depois começam os problemas e uns trocam, outros removem, outros deixam andar sendo que o resultado final é sempre mais ou menos o mesmo:

              O consumidor final é que paga!

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                #8
                Originalmente Colocado por diogomes Ver Post
                Problemas apareceram devido a uma má reprogramação :S
                Essas coisas devem ser feitas em oficinas com qualidade e capacidade para isso...
                Essas coisas não devem ser feitas e ponto final tanto que mesmo sendo feito numa oficina "com qualidade e capacidade para isso" não há garantias que o mesmo não voltasse a acontecer

                Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk

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                  #9
                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                  agora é vender o motor novamente pelo preço que compraste ou por mais qualquer coisa e siga para a frente. afinal era só má reprogramação. acho esquisito tanto mecânico de volta do caro e nenhum se lembrar de verificar se foi retirado corretamente ou não (isto partindo de um leigo, não sei se dará para ver através dos sintomas ou através de algum teste).
                  Felizmente não cheguei a comprar o motor porque tive o feeling de primeiro tirar o que estava lá e foi entretanto que descobriram que era do fap.
                  E todos os mecânicos diziam que era impossível o problema ser do fap e os tipos da Bosch ainda foram mais longe e disseram que a reprogramação estava bem feita

                  Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk

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                    #10
                    então do mal o menos!

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                      #11
                      Só o fabricante conhece totalmente as entranhas do sistema, uma reprogramação é sempre um risco mesmo quando bem feita.

                      Comentário


                        #12
                        Se faz fumo, logo não tem filtro.
                        Um carro com FAP, apenas faz um ligeiro fumo branco quando está a regenerar.
                        Se estiver a fazer um fumo muito intenso e branco, e quando digo muito intenso, é mesmo uma coisa forma do normal, é porque não tem filtro e a centralina continua a dar ordem para fazer regenerações, aí sim, algum coisa correu mal na intervenção electrónica quando fizeram a anulação, mas nada que não se resolva.
                        São conclusões que deveriam ser óbvias para quem trabalha com mecânica.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por TREPADOR Ver Post
                          aí sim, algum coisa correu mal na intervenção electrónica quando fizeram a anulação, mas nada que não se resolva.
                          Diz antes nada que não se disfarce. Um carro amputado é um carro amputado, tal como numa reprogramação para obter mais potência há sempre riscos de virem a aparecer problemas futuros resultantes destas alterações.

                          Comentário


                            #14
                            Eu removi FAP por entupimento e contaminação do óleo, tudo bem feitinho SEM reprogramação e... O carro perdeu rendimento.

                            Comentário


                              #15
                              isto é assim é verdade que podes estar sujeito a uma situação a remoção e programação for feita ai na oficina da esquina para fazer a coisa barata, e não és o primeiro a relatar essas situações, se isso tivesse ido a alguma casa especializada fazer a remoção e programação como deve de ser numca tinhas tido problemas alguns, portanto quem te vendeu o carro foi honesto em parte, ou seja já devia saber da marosca e livrou-se dela antes de lhe começar a ir a carteira, e acabas-te tu com um limão nas mãos, e naturalmente os carros estão cheios de electronica e a maioria dos mecanicos não estão ainda preparados para casos deste genero, e a tendencia é afastarem-se pois se a coisa ainda ficar pior sobra para eles e dá prejuiso...

                              portanto com a evolução e massificação dos filtros de particulas, já se consegue filtros novos a preços acessiveis em casas do ramo sem ser na marca, logo não é algo problemático como nas primeiras gerações em que a coisa era novidade e extremamente cara de substituir, por isso há varios metedos de limpeza que não é caro, e então a sua substituição se chegar a esse ponto...

                              quanto ao remover o FAP e anular EGR, é como disse isso para correr bem, só em casas do ramo e dedicadas a essa modalidade ai é garantido o trabalho, e é opcional dependendo do uso que cada um dá há sua viatura, geralmente o pessoal remove o fap derivado a fazer com freq percursos curtos e isso é prejudicial ao FAP por causa da regenerações, que em caso de entupimentos, pode levar a grandes danos no motor, dai o pessoal optar por remover...

                              agora quem faça percusos mistos cidade \autoestrada não teem quaisquer problemas de fap, é claro terá de o substituir eventualmente a dada altura, mas se for feita as coisas em condições dura muitos km's ou mesmo anos até o mesmo ser substituido...

                              isto em Questões de IPO até ao momento a coisa vai passando, mas há de chegar a uma altura em que quando os IPO's tiverem equipamento para tal, lá o pessoal que as removeu vai ter de gastar para as voltar a meter...

                              lamento que tenhas tido esse azar, mas isto é como tudo num usado numca se sabe o dia de amanhã...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                Eu removi FAP por entupimento e contaminação do óleo, tudo bem feitinho SEM reprogramação e... O carro perdeu rendimento.
                                pois tiras o fap teem mesmo de ser feito uma reprogramação do MAP da centralina para culmatar essa perda de rendimento, uma reprosita só para manter tudo como estava antes de removeres o FAP...

                                Comentário


                                  #17
                                  As pessoas que removeram a FAP e que conheço todas elas dizem que o motor ficou a responder melhor em baixas...como é que fica andar menos?? Havendo uma saída mais directa dos gases pela linha de escape a resposta do motor será naturalmente melhor a baixos regimes..

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                                    #18
                                    Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
                                    isto é assim é verdade que podes estar sujeito a uma situação a remoção e programação for feita ai na oficina da esquina para fazer a coisa barata, e não és o primeiro a relatar essas situações, se isso tivesse ido a alguma casa especializada fazer a remoção e programação como deve de ser numca tinhas tido problemas alguns, portanto quem te vendeu o carro foi honesto em parte, ou seja já devia saber da marosca e livrou-se dela antes de lhe começar a ir a carteira, e acabas-te tu com um limão nas mãos, e naturalmente os carros estão cheios de electronica e a maioria dos mecanicos não estão ainda preparados para casos deste genero, e a tendencia é afastarem-se pois se a coisa ainda ficar pior sobra para eles e dá prejuiso...

                                    portanto com a evolução e massificação dos filtros de particulas, já se consegue filtros novos a preços acessiveis em casas do ramo sem ser na marca, logo não é algo problemático como nas primeiras gerações em que a coisa era novidade e extremamente cara de substituir, por isso há varios metedos de limpeza que não é caro, e então a sua substituição se chegar a esse ponto...

                                    quanto ao remover o FAP e anular EGR, é como disse isso para correr bem, só em casas do ramo e dedicadas a essa modalidade ai é garantido o trabalho, e é opcional dependendo do uso que cada um dá há sua viatura, geralmente o pessoal remove o fap derivado a fazer com freq percursos curtos e isso é prejudicial ao FAP por causa da regenerações, que em caso de entupimentos, pode levar a grandes danos no motor, dai o pessoal optar por remover...

                                    agora quem faça percusos mistos cidade \autoestrada não teem quaisquer problemas de fap, é claro terá de o substituir eventualmente a dada altura, mas se for feita as coisas em condições dura muitos km's ou mesmo anos até o mesmo ser substituido...

                                    isto em Questões de IPO até ao momento a coisa vai passando, mas há de chegar a uma altura em que quando os IPO's tiverem equipamento para tal, lá o pessoal que as removeu vai ter de gastar para as voltar a meter...

                                    lamento que tenhas tido esse azar, mas isto é como tudo num usado numca se sabe o dia de amanhã...
                                    Tudo o que foi acima referido é verdade hoje em dia a manutenção do fap já e bastante acessível tanto que por 300€ comprei um novo por isso não percebo porquê é que as pessoas insistem em dizer que os filtros sao um cancro e que o melhor a fazer é tirar quando está provado que não.

                                    Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk

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                                      #19
                                      Originalmente Colocado por addt Ver Post
                                      As pessoas que removeram a FAP e que conheço todas elas dizem que o motor ficou a responder melhor em baixas...como é que fica andar menos?? Havendo uma saída mais directa dos gases pela linha de escape a resposta do motor será naturalmente melhor a baixos regimes..
                                      Onde perdi mais foi exactamente em baixas... O turbo demora muito mais a 'encher'

                                      Comentário


                                        #20
                                        Acho que estão a fazer confusão com eliminação do FAP e reprogramação.
                                        Anular o FAP na centralina nada tem haver com reprogramações, apenas são anuladas as ordens para as regenerações, a gestão do motor continua em tudo igual.
                                        O motivo que leva muita gente a anular o FAP, pode não ter nada haver com o entupimento do mesmo, aliás, pode-se conviver com essa situação e limpar o mesmo ou até trocar o filtro, o maior problema é que muitos carros contaminam o óleo e obrigam o motor a uma lubrificação deficiente, assim como o aumento do nível do óleo que afecta numa primeira fase o Turbo.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por TREPADOR Ver Post
                                          Acho que estão a fazer confusão com eliminação do FAP e reprogramação.
                                          Anular o FAP na centralina nada tem haver com reprogramações, apenas são anuladas as ordens para as regenerações, a gestão do motor continua em tudo igual.
                                          O motivo que leva muita gente a anular o FAP, pode não ter nada haver com o entupimento do mesmo, aliás, pode-se conviver com essa situação e limpar o mesmo ou até trocar o filtro, o maior problema é que muitos carros contaminam o óleo e obrigam o motor a uma lubrificação deficiente, assim como o aumento do nível do óleo que afecta numa primeira fase o Turbo.
                                          Normalmente, quem remove o FAP já vem com aquela do 'ah e tal, já que se vai mexer, fazia-se uma reprogramaçãozita' e encaixam mais uns 200 ou 250 euritos. Na verdade, a anulação do fap em nada tem a ver com a reprogramação da centralina.

                                          No meu caso, pelo que me explicou o mecânico, a falta de baixas e resposta imediata ao acelerador tem a ver com o facto de o carro perder, de uma forma inicial, 'pressão de escape' que ajudaria o turbo a 'encher' com maior rapidez. Por outro lado, noto maior desenvoltura em médios/ altos regimes e os consumos baixaram significativamente (quase 1l / 100).

                                          Fiquei também a saber que o meu carro consome óleo, coisa que já desconfiava, visto que o a contaminação do óleo compensava o gasto.
                                          Editado pela última vez por LuisPedro; 05 June 2015, 14:22.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por whiteshadow244 Ver Post
                                            Felizmente não cheguei a comprar o motor porque tive o feeling de primeiro tirar o que estava lá e foi entretanto que descobriram que era do fap.
                                            E todos os mecânicos diziam que era impossível o problema ser do fap e os tipos da Bosch ainda foram mais longe e disseram que a reprogramação estava bem feita

                                            Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk
                                            Diz qual a oficina da bosch, para não meter lá os pés.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                              Neste tipo de situações não há inocentes:

                                              As marcas não explicam (não querem ou não sabem ou...) aos vendedores as limitações/exigências dos FAP, estes não informam os consumidores ou estes não querem saber e depois começam os problemas e uns trocam, outros removem, outros deixam andar sendo que o resultado final é sempre mais ou menos o mesmo:

                                              O consumidor final é que paga!
                                              Mas o que é que a marca tem que explicar ao cliente?
                                              O que é que não informam?
                                              A substituição/limpeza/manutenção da FAP deverá estar programada nas manutenções oficiais e preconizadas pelo fabricante.
                                              Se o cliente não quer ir à oficina fazer revisões ou resolver um problema como este, não tem que ser aconselhado. Vai a outro lado, e com isso paga pela sua própria decisão.

                                              Comentário


                                                #24
                                                A manutenção da maioria dos FAP não está no programa de manutenção dos carros. Ou seja, um consumidor que não perceba bem do assunto, nunca faz manutenção ao FAP porque não sabe que ele necessita.

                                                O Diesel que tive, só avisava do FAP por causa da luz quando o mesmo estava com problemas, de resto, falar do FAP no manual é zero, nao ha qualquer aviso, indicação ou observação da sua existência. Aliás, quem não perceba do assunto, e lógico que o cliente não é obrigado a saber uma característica do carro (daí a obrigação do manual do utilizador ter tudo sobre o produto), nao for avisado pelo stand, nem sabe que o carro tem FAP, e já aconteceu... Muitas vezes.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  As marcas optaram por "não aborrecer" o cliente, mostrando a este apenas a luz de aviso de fap entupido (na minha opinião, tarde de mais...).

                                                  Os carros deveriam avisar o utilizador da regeneração em curso, para que o utilizador não aborte a regeneração.

                                                  Os mais informados ligam um adaptador à porta eobd e vão sabendo o estado do fap do seu veículo, mas isto não é para toda a gente.

                                                  Por isso os fabricantes avisam no manual que o veículo tem fap, reduz imenso a poluição e não causa qualquer transtorno, o carro é sofisticado e resolve sozinho o problema.

                                                  O que até corresponde, de um modo geral, à verdade...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por jmralves Ver Post
                                                    As marcas optaram por "não aborrecer" o cliente, mostrando a este apenas a luz de aviso de fap entupido (na minha opinião, tarde de mais...).

                                                    Os carros deveriam avisar o utilizador da regeneração em curso, para que o utilizador não aborte a regeneração.

                                                    Os mais informados ligam um adaptador à porta eobd e vão sabendo o estado do fap do seu veículo, mas isto não é para toda a gente.

                                                    Por isso os fabricantes avisam no manual que o veículo tem fap, reduz imenso a poluição e não causa qualquer transtorno, o carro é sofisticado e resolve sozinho o problema.

                                                    O que até corresponde, de um modo geral, à verdade...
                                                    Ter que comprar a máquina da marca mais cabos para saber em que estado está o filtro de partículas, pois.
                                                    Não poder parar o carro quando desejado só porque está a regenerar, claro.

                                                    É realmente uma autêntica parvoíce os filtros de partículas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                                      Não poder parar o carro quando desejado só porque está a regenerar, claro.

                                                      É realmente uma autêntica parvoíce os filtros de partículas.
                                                      Não é parvoíce é uma realidade dos carros modernos a diesel e que tão cedo não desaparece. Quem não quer não compra e quem compra tem de os aturar e não andar com engenhocas

                                                      Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk

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