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A diferença entre um motor de origem Renault e um motor de base Renault, num MB ???

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    A diferença entre um motor de origem Renault e um motor de base Renault, num MB ???

    Crio este tópico, depois de já por várias vezes ver as nossa revistas, AUTOHOJE incluído, apresentarem semanalmente antevisões, previsões e demais visões sobre modelos cuja nascença nem sempre está garantida, mas com a particularidade de, regra geral, serem sempre de marcas alemãs. Dando até a idéia de que, a ser verdade, algumas dessas marcas teriam lançamentos em avalanche, semanais ou até bi-diários. E algumas teriam neste momento gamas com mais de 100 modelos, tal é a frequência de antevisões que surgem.
    È sabido a apetência das revistas pelos produtos "made in Allemania" , dirão uns que são premium, dirão outro que são melhor construídos, eu digo... digam apenas o que é verdade e o que é justo dizer de determinado modelo.
    Há dez anos atrás, se aparecesse no nosso mercado um modelo de uma marca alemã, com motor françês, no nosso mercado, diriam decerto.... QUE HERESIA, Hoje é o melhor de dois mundos, e por conseguinte um tiro em cheio nas tabelas de vendas, porém o curioso de tudo isto é...

    REVISTA AUTOHOJE nº 1328 de 23 a 29 de Abril
    ...... Teste da Semana ao veículo MERCEDES CLA SHOOTING BREAK 220 CDI, com o título "BELEZA RARA":
    Pág 14 topo esquerdo agente 2143 diz o seguinte acerca do motor, a dada altura: "... Tem sofrido alterações para conseguir cumprir normas de emissões impostas pela UE, mas as melhorias não conseguem fazer com que seja sedoso, suave e pouco ruidoso, retirando algum brilhantismo aos modelos que equipa que mereciam bem melhor." Para de seguida se referir à gama futura e afirmar o seguinte acerca do motor DCI: "... quando a Mercedes lançar na gama a versão 180 CDI, equipado com o motor de origem REANAULT ( mas fortemente modificado pela Mercedes ) com 109 cv de potência..."

    REVISTA AUTOHOJE Nº 1334 de 4 a 10 de Junho
    .... Comparativo entre Passat 1.6 TDi, Insignia ST 2.0 CDTi e MERCEDES C180 Blue Tec Station com o título "BAILE DE DEBUTANTES":
    Pág 36 "A base 1.6 é Renault, mas foi muito trabalhado pela Mercedes-Benz."


    E as perguntas que gostaria de ver respondidas pela AUTOHOJE são:
    - Afinal os engenheiros da Mercedes, aqueles que não conseguem que o 220 cdi (2143) fique melhor, serão os mesmos ???? que modificaram o motor Renault???
    - Se modificaram o 1.5 DCi e o 1.6DCi, o que é que foi CONCRETAMENTE feito...??? Sim,porque os valores de potência e binário ficaram inalterados, então, em que consiste as alterações introduzidas.
    E finalmente, digam-me por favor a diferença entre: UM MOTOR DE ORIGEM RENAULT (1.5 dci) E UM MOTOR COM BASE RENAULT ( 1.6 dcI )


    Desde já agradecido pela vossa colaboração no desvendar deste mistério e com

    heper

    #2
    Claro que tem algumas melhorias ou diferenças electrónicas ou mesmo de periféricos (outras marca, por exemplo) que o Renault.

    Hoje há várias marcas a partilhar motores, mas nem sempre são iguais, caso dos CDTI e Multijet onde os periféricos são diferentes mas o bloco é o mesmo. Este deve ser mais um caso.

    Comentário


      #3
      Um tópico interessante.

      Venham de lá as diferenças.

      Comentário


        #4
        A base é a mesma o que muda é a gestão eletrónica e alguns periféricos......mas no fundo os resultados finais são os mesmos......

        "Hoje é o melhor de dois mundos, e por conseguinte um tiro em cheio nas tabelas de vendas, porém o curioso de tudo isto é... "
        A minha dúvida é que se os compradores conhecessem essa realidade isso não iria influenciar a compra.......eu acho que ia.....
        Editado pela última vez por combozip; 05 June 2015, 17:43.

        Comentário


          #5
          Acho que a resposta à questão é complicada as alterações, se é que existem, não devem ser de domínio público.

          Estando o procedimento de fabricação sujeito a um controlo rigoroso, é tb fácil à MB especificar alterações a determinados parâmetros base. Sei lá, pode ser nas nas ligas, nos lubrificantes, nos parafusos nas porcas nas molas etc. Tanta coisa...

          Comentário


            #6
            isto de parecerias entre marcas generalistas e premium, há muito tempo que há desde que começou haver os grupos, portanto não é novidade nenhuma ver um premium mercedes com motor bloco base renault, depois as mudanças só eles lá sabem se é que existem mesmo ou são meramente cosmeticas para diferenciar nada mais...

            a opel é a mesma coisa com motores fiat, a ford com motores psa, a nissan com o 1.5 renault e por ai fora...

            hoje em dia isto já é um mix entre marcas...

            eu percebo é mercedes deveria ser mercedes a 100% e não 70% mercedes e 30% outra marca qualquer...

            Comentário


              #7
              Os Mercedes eram carros fiáveis antigamente porque eram carros relativamente simples. Motores grandes, com pouca potência, barulhentos, lentos mas que faziam milhões de quilómetros.

              Quando começaram a colocar electrónica nas mecânicas e a ser demasiado complexos, começaram a dar problemas como as outras marcas. Hoje em dia a Mercedes é como outra qualquer outra marca em termos de fiabilidade.
              Editado pela última vez por Fabulous; 05 June 2015, 18:28.

              Comentário


                #8
                Estes tipos continuam fantásticos, entre a revista e os press release das marcas alemãs a diferença deve ser nenhuma

                Comentário


                  #9
                  Renault, motor transversal. Mercedes, motor longitudinal.

                  Ah grandes engenheiros!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                    Acho que a resposta à questão é complicada as alterações, se é que existem, não devem ser de domínio público.

                    Estando o procedimento de fabricação sujeito a um controlo rigoroso, é tb fácil à MB especificar alterações a determinados parâmetros base. Sei lá, pode ser nas nas ligas, nos lubrificantes, nos parafusos nas porcas nas molas etc. Tanta coisa...
                    Ainda bem que pode ser tanta coisa, e tu só te lembras de porcas e parafusos.

                    Toda a gente sabe a grande diferença entre uma porca m8 da Renault para uma da Mercedes!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por heper Ver Post
                      .....
                      Mercedes cla shooting break 220 cdi, com o título "beleza rara":


                      com o título "baile de debutantes"
                      [:d] [:d]

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                        Ainda bem que pode ser tanta coisa, e tu só te lembras de porcas e parafusos.

                        Toda a gente sabe a grande diferença entre uma porca m8 da Renault para uma da Mercedes!
                        Uma coisa é certa, as duas são made in china

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                          Acho que a resposta à questão é complicada as alterações, se é que existem, não devem ser de domínio público.

                          Estando o procedimento de fabricação sujeito a um controlo rigoroso, é tb fácil à MB especificar alterações a determinados parâmetros base. Sei lá, pode ser nas nas ligas, nos lubrificantes, nos parafusos nas porcas nas molas etc. Tanta coisa...
                          Se isso fosse verdade, não haveria poupanca.

                          Não deixem os alemães comerem o vosso cérebro. Não sei se isto será politica internacional mas o representante Mercedes Portugal está visivelmente atrapalhado com está motorização e então tentam implantar as ideias mais disparatadas para tapar os olhos ao cliente. Muito me tenho rido ultimamente com esta telenovela mas essa do "fortemente modificado pela Mercedes" é a melhor.

                          Não percam os próximos episódios

                          Comentário


                            #14
                            As diferenças são efetivamente brutais:





                            Comentário


                              #15
                              Só abrindo os dois motores, mas aposto que o motor em si é o mesmo. Ou seja, têm uma grande possibilidade de avariar em ambas marcas, mas pouca probabilidade de arder

                              Comentário


                                #16
                                A MB antes de contratar a Renault, lançou convites ao mercado com determinados requisitos. Isto não é como ir ao supermercado comprar motores já prontos. Do ponto de vista técnico, é perfeitamente possível especificar alguns parâmetros de forma diferente, até um parafuso pode ser diferente como disse.
                                Não quero dizer que é.
                                Apenas tudo é possível.
                                Eu, pessoalmente,no lugar da MB teria colocado imposições técnicas. Cliente paga cliente manda, sejam motores sejam sabonetes.
                                Juntas por exemplo: posso dizer que excluo determinados fornecedores q a Renault qualificou antes...

                                Comentário


                                  #17
                                  Tirando a tampa como o Vanquish já disse , vai da volta uma box xispada do ebay. E obviamente o efeito placebo do simbolo esse dá mais cavalos que o tó do auto hoje .

                                  Comentário


                                    #18
                                    A Volvo usava no S40 um motor 1.9 diesel de origem Renault, que o usava no Laguna (1.9dCi). A verdade é que hoje é um facto que uma quantidade anormalmente elevada de Renaults naquela época (2001) partiam prematuramente o turbo e na Volvo nunca me apercebi que este problema existisse (pelo menos de forma tão evidente).
                                    Porque é que isto aconteceu?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                      A MB antes de contratar a Renault, lançou convites ao mercado com determinados requisitos. Isto não é como ir ao supermercado comprar motores já prontos. Do ponto de vista técnico, é perfeitamente possível especificar alguns parâmetros de forma diferente, até um parafuso pode ser diferente como disse.
                                      Não quero dizer que é.
                                      Apenas tudo é possível.
                                      Eu, pessoalmente,no lugar da MB teria colocado imposições técnicas. Cliente paga cliente manda, sejam motores sejam sabonetes.
                                      Juntas por exemplo: posso dizer que excluo determinados fornecedores q a Renault qualificou antes...
                                      Uma coisa é o cliente pedir para ser desenvolvido e produzido um determinado componente. Um radiador, um escape, um farol, umas pastilhas de travão... outra coisa é esse componente já estar produzido. Nesse caso a Mercedes não exige nada. Mas como também não tem que pagar o desenvolvimento, o componente fica muito mais em conta.

                                      Diferenças só poderão existir a nível da gestão eletrónica do motor. Se houver!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                        Uma coisa é o cliente pedir para ser desenvolvido e produzido um determinado componente. Um radiador, um escape, um farol, umas pastilhas de travão... outra coisa é esse componente já estar produzido. Nesse caso a Mercedes não exige nada. Mas como também não tem que pagar o desenvolvimento, o componente fica muito mais em conta.

                                        Diferenças só poderão existir a nível da gestão eletrónica do motor. Se houver!
                                        podem os periféricos serem diferentes, como os injectores, bomba injectora, turbo, etc.
                                        no caso da opel/ fiat, existem bastantes diferenças entre os jtd e os cdti.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Já foi feito algum teste de longa duração a um megane ( de preferencia de 2013/2014, uma vez que os motores mais antigos nao são iguais)?
                                          se houver, é esperar por um da Mercedes e comparar o motor quando ele estiver desmontado!

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                            podem os periféricos serem diferentes, como os injectores, bomba injectora, turbo, etc.
                                            no caso da opel/ fiat, existem bastantes diferenças entre os jtd e os cdti.
                                            Ou pode não haver nenhuma e o que se passa é que a Mercedes precisa de 'tranquilizar' os adeptos da marca e clientes.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                                              Ou pode não haver nenhuma e o que se passa é que a Mercedes precisa de 'tranquilizar' os adeptos da marca e clientes.
                                              A Mercedes faz-se valer do facto de ter tido que colocar o motor de forma longitudinal, para dizer que fez profundas alterações!

                                              É um facto, obviamente! Mas isso nada implica em termos de alterações ao motor.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                                                Ou pode não haver nenhuma e o que se passa é que a Mercedes precisa de 'tranquilizar' os adeptos da marca e clientes.
                                                Pode ser esse o caso, mas eu nao acredito nisso.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                                  Já foi feito algum teste de longa duração a um megane ( de preferencia de 2013/2014, uma vez que os motores mais antigos nao são iguais)?
                                                  se houver, é esperar por um da Mercedes e comparar o motor quando ele estiver desmontado!
                                                  Agora que falas nisso, um enorme serviço publico era alguma entidade, quem sabe uma revista auto, desmontar e analisar dois 1.5 dci/cdi novos e aferir as diferenças efetivas que poderão, ou não, existir.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                    Agora que falas nisso, um enorme serviço publico era alguma entidade, quem sabe uma revista auto, desmontar e analisar dois 1.5 dci/cdi novos e aferir as diferenças efetivas que poderão, ou não, existir.
                                                    No bloco em si, nao deverão existir diferenças. Nos acessórios sim!
                                                    até a Correia de distribuição pode ser de fornecedores diferentes.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                      Uma coisa é o cliente pedir para ser desenvolvido e produzido um determinado componente. Um radiador, um escape, um farol, umas pastilhas de travão... outra coisa é esse componente já estar produzido. Nesse caso a Mercedes não exige nada. Mas como também não tem que pagar o desenvolvimento, o componente fica muito mais em conta.

                                                      Diferenças só poderão existir a nível da gestão eletrónica do motor. Se houver!
                                                      Nem sempre é só electrónica, entre o 1.6 HDI e TDCI de igual é só o bloco, de resto é basicamente tudo diferente, desde de caixa, turbo, intercooler maior nos Ford etc. Por isso, periféricos podem ser diferentes, já o bloco é pouco provável.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                        uma revista auto, desmontar e analisar dois 1.5 dci/cdi novos e aferir as diferenças efetivas que poderão, ou não, existir.
                                                        Isso dá muito trabalho e pode chatear a Renault ou a Mercedes, por isso, as revistas ficam-se por aquilo que é fácil e agrada às marcas: transcrever os press releases e falar sempre bem dos novos lançamentos.

                                                        Já há muito tempo que as revistas são meros veículos publicitários das marcas. Obtém-se informação muito mais relevante em fóruns do que em revistas. Vejam lá quantas revistas denunciam os problemas graves de fiabilidade que ocorrem em determinados modelos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          o departamento da MB que operou essas melhorias todas nos motores Renault foi o departamento de marketing

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Trek8500 Ver Post
                                                            o departamento da MB que operou essas melhorias todas nos motores Renault foi o departamento de marketing

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