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[Mercado] Carrinha Usada - conselhos

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    [Mercado] Carrinha Usada - conselhos

    1. Que tipo de carros gostas?

    Um que, seja económico, fiável, confortável e seguro. Daah

    Sinceramente, não ligo muito a carros, é uma ferramenta. Por isso também não acompanho muito o mercado, daí que recorra aqui ao excelente fórum AH para me aconselhar a compra.

    2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)?

    Carrinha, porque brevemente terei que começar a fazer viagens longas com a família com bastante frequência.

    3. Que marcas e modelos gostas e equacionas?

    Pela solidez/fiabilidade, inclino-me para os alemães (mercedes, BMW, audi) e toyota. Talvez Honda, tenho um civic híbrido que não me deixou ficar mal mas é curto para as viagens que terei que fazer. Não me inclino muito para os Ford, opel e carros franceses/italianos porque já tive e conduzi vários e não parecem carros para durar muito sem problemas/desconforto. Mas posso estar enganado...

    4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?

    Bastante. Aponto para pelo menos 2000km/mês em viagens com a família toda (fora uso limitado em cidade).

    5. Precisarás de levar carga com frequência?

    Sim, ver acima (carrinha).

    6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?

    Não faço muitos km, mas terei que os começar a fazer, ver acima.

    7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?

    Sobretudo autoestradas e nacionais.

    8. Os consumos terão grande importância?

    Sim

    9. A potência do motor terá grande importância?

    Nem por isso. Não sou nenhum Fangio, valorizo mais a economia e a fiabilidade. Mas claro que quanto mais potente (no que a economia permitir) melhor, para ter segurança em ultrapassagens e conseguir carregar o carro cheio.

    10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?

    Ocasionalmente, mas não prevejo muita condução off-road.

    11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?

    Penso em cerca de 15000€, talvez um pouco mais conforme o valor que consiga pelo meu carro actual (civic híbrido 2007 140000km).

    12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?

    Pelo valor a gastar, obviamente usado. De preferência a partir de 2010, mas sendo um carro fiável (uma merc, audi, BMW, vocês me dirão), posso flexibilizar os anos/km que tenha o carro.

    E é isto! Não sei se procuro o santo graal. Penso obviamente nas carrinhas merc que têm fama de fazer centenas de milhares de km na maior e são muito confortáveis e espaçosas para viagens longas. Mas estou aberto a todas as sugestões que aqui os amigos do fórum possam ter. Como terão reparado, não ligo muito a marcas ou até ao objecto carro em si. Na cidade desloco-me sempre em bicicleta, BTW, fica como fait divers / info adicional.

    Obrigado desde já a quem tenha pistas que me possa dar nesta demanda!
    Editado pela última vez por joaompfp; 06 June 2015, 05:07.

    #2
    Recomendo uma Citroen C5. Os bmw e mercedes não são exemplo de fiabilidade. (eram..) os audis se forem os 2.0 143cv/170(cr)/177cv valem a pena,

    Comentário


      #3
      http://www.standvirtual.com/carros/a...port/P8285891/

      Bom carro, fiável, durável. Não é muito potente, mas também é mais poupadito.

      Comentário


        #4
        Uma Volvo V50, era uma ótima opção dentro do que pretendes.

        Fiável, confortável, não consome muito e tem potência que chegue para o que necessitas.

        Comentário


          #5
          Viva,

          Muito obrigado pelas sugestões!

          A Avensis é realmente uma opção interessante, tenho que ir ver uma ao vivo e a cores.

          A C5, acredito que seja confortável, mas tenho algum preconceito quanto aos carros PSA e franceses/italianos em geral. Parecem-me carros bons quando novos mas envelhecem mal (surgem problemas mecânicos, ruídos, etc). Confirmam estas impressões?

          A V50 está definitivamente no radar, não tenho dúvidas que seja uma bela máquina. Mas e a manutenção, não é cara?

          E as carrinhas Mercedes? Classe C, classe E... Tenho amigos com carrinhas destas com 10+ anos e fartam-se de fazer km sem queixas.

          Dois dados adicionais:

          - A situação de fazer muitos km poderá ser temporária (1 ano), ao fim da qual provavelmente vendo o carro. Pelo que interessa um que mantenha o melhor possível o valor residual - daí inclinar-me para os Mercedes/Audi/BMW/Volvo

          - Além desta carrinha tudo aponta para que tenha que comprar um citadino para a minha mãe usar no dia a dia, pelo que até pondero gastar ainda menos nesta - até 10000€, vá.

          Acham que ficava bem servido com carrinhas com mais uns anitos em cima? Por exemplo:

          http://www.standvirtual.com/P8392211
          http://www.standvirtual.com/P8230467
          http://www.standvirtual.com/P8394573
          http://www.standvirtual.com/P8392867

          Esta é interessante mas não sei se economica
          http://www.standvirtual.com/P8392995

          Ou seja, estou inclinado a comprar uma carrinha que em tempos foi de gama média/alta, confortável, espaçosa e de bom manejo em viagens longas, que esteja ainda sólida q.b.

          O meu raciocínio é que se encontrar uma que esteja bem conservada, fico bem servido para o que preciso, sem ter que enterrar €€€ em carrinhas mais recentes que se degradem ou desvalorizem mais depressa.

          Incógnitas que me fazem duvidar desta opção: custos de manutenção elevados, consumos piores, grande possibilidade de levar um barrete (carros acidentados recondicionados, martelanços nos km, importados duvidosos, eu sei lá - como disse, não tenho muita experiência de mercado). Confere?

          Que vos parece esta minha "estratégia"?

          Obrigado pelos comentários, sempre muito útil este forum
          Editado pela última vez por joaompfp; 07 June 2015, 03:03.

          Comentário


            #7
            eu que tu já estás eludido pela história do que é alemão é que é bom e parou ai, e tudo o restante não é opções, pois ir comprar um carro com 10 ou mais anos não é a mesma coisa que ir comprar um carro com 4 ou 5 ou menos dependendo do orçamento, e já te foi aqui apresentada uma boa lista de opções, quanto a manutenções isso estás sugeito em qualquer das escolhas que faças, as de rotina ainda é o menos, reparações despendiosas ai seja novo ou velho o carro tens abrir os cordões a bolsa, e factor desvalorização, esquece lá isso qualquer carro desvaloriza e muito, não é um bem que valoriza, e quanto mais anos teem km's pior, e a marcas premium dado ao pensamento que já tens embutido é que são boas, são sobrevalorizadas no mercado, ou seja pagas mais pelo que o carro realmente vale na relidade, os stands não se estão para perder, muito menos particulares com carros, pois tu a comprar o carro para eles vale x, tu a vender o carro não vale nada...

            portanto esquece os premiuns velhos, e procura algo modesto e mais recente e tão bem ou melhor equipado que um alemão velho, que ficas bem servido...

            Comentário


              #8
              Já sei o rumo que vai levar, mas vou arriscar.

              Uma carrinha que já foi médio alto(seja lá o que isso for), não deixa de o ser, principalmente na hora da manutenção.
              Mas é uma dessas que queres, avança.

              Comentário


                #9
                Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
                eu que tu já estás eludido pela história do que é alemão é que é bom e parou ai, e tudo o restante não é opções, pois ir comprar um carro com 10 ou mais anos não é a mesma coisa que ir comprar um carro com 4 ou 5 ou menos dependendo do orçamento, e já te foi aqui apresentada uma boa lista de opções, quanto a manutenções isso estás sugeito em qualquer das escolhas que faças, as de rotina ainda é o menos, reparações despendiosas ai seja novo ou velho o carro tens abrir os cordões a bolsa, e factor desvalorização, esquece lá isso qualquer carro desvaloriza e muito, não é um bem que valoriza, e quanto mais anos teem km's pior, e a marcas premium dado ao pensamento que já tens embutido é que são boas, são sobrevalorizadas no mercado, ou seja pagas mais pelo que o carro realmente vale na relidade, os stands não se estão para perder, muito menos particulares com carros, pois tu a comprar o carro para eles vale x, tu a vender o carro não vale nada...

                portanto esquece os premiuns velhos, e procura algo modesto e mais recente e tão bem ou melhor equipado que um alemão velho, que ficas bem servido...
                Agradeço a opinião, como disse não tenho muita experiência a comprar carros nem ligo muito aos mesmos, pelo que realmente posso estar iludido pelos clichés que se vêm por aí.

                Mas em todo o caso não sou totalmente ignorante no assunto - tenho 20 anos de condução com vários carros, de e em vários países - e o facto que observo é que os tais alemães ditos premium preservam melhor o valor (seja por que razão for, acredito que a cagança tenha algo a ver) e envelhecem melhor. Digamos que tenho a _impressão_ (subjectiva, claro, se fosse objectiva não precisava de grandes aconselhamentos) que uma merc com 10 anos é equivalente a um laguna com 5, em termos de prestações, conforto, etc... Entendes?

                Não é que eu ache que o que é alemão é bom, assim logo à 1a. Mas regra geral sim, a qualidade de construção parece-me ser melhor nas 4 marcas. Mas como disse, estou atento a bons carros seja de que marca for. Até agora dos sugeridos retenho a Avensis, a V50 e a carrinha C5 tem realmente muito boa pinta.

                Comentário


                  #10
                  Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                  Já sei o rumo que vai levar, mas vou arriscar.

                  Uma carrinha que já foi médio alto(seja lá o que isso for), não deixa de o ser, principalmente na hora da manutenção.
                  Mas é uma dessas que queres, avança.
                  É muito bem observado, e realmente penso se um merc não terá mais gastos que um Toyota, Citroën, etc...

                  Para não ficarem a pensar que sou um fanático pelo status dum "premium" alemão ou coisa que o valha, digo que a minha inclinação para os mesmos vem da experiência em viagens longas. Já corri a Europa com uma merc (classe E, acho) carregada até às orelhas e que mesmo assim deixou muito boa impressão em termos de conforto, e fiz sensivelmente o mesmo número de km com o meu civic... E a experiência neste último não foi tão confortável: mais ruídos, menos espaço, mais paragens para descansar...

                  Tenho que começar a bater stands e ver ao vivo o que propõem, é o que é!

                  Obrigado pelos comentários até aqui

                  Comentário


                    #11
                    É assim, tens orçamento para um segmento D em boas condições e de qualidade.
                    Até porque os Segmentos D de algumas das marcas não premium não são assim tão maus, ou pelo menos não têm uma diferença de qualidade tão notória.
                    A questão é, preferes algo com mais anos e mais Km, ou algo mais recente e com menos Km?
                    Pessoalmente preferia algo com menos anos e menos Km, não me parece que percas assim tanto numa Avensis, C5, Passat, Mondeo...

                    Outra questão importante, os Mercedes e BMW, Audi e alguns VW dessas epocas foram muito apreciados nas importações, não são raros os que tem mais 100 000km do que os do mostrador.
                    Há de todos os modelos importados, e todos sujeitos a alterações, mas esses 3 alemães mais que os outros.

                    Comentário


                      #12
                      Olhem, esta tarde conversei com um amigo que tinha uma merc e anda há mais tempo que eu à procura de outra, e ele convenceu-me definitivamente a apostar numa Passat, C5 ou outra equivalente mais recente. Ou seja, a opinião vai no sentido das opiniões que aqui têm surgido, as quais muito agradeço, ajudaram-me a focar o que procurar. Resta-me começar a ir ao terreno e ver carros...

                      Mas uma última pergunta: compensará comprar em Espanha?

                      À primeira vista, sim. Por exemplo com a C5, vejam:

                      http://www.coches.net/citroen-c5-16-...5968-covo.aspx

                      vs

                      http://www.standvirtual.com/P8390853

                      Está bem que são só 2 casos isolados, mas os preços são representativos do que se encontra numa primeira pesquisa. Em Espanha parece que consigo uma C5 por menos 6000€...4000 €, vá, assumindo alguma variação nos valores! É obra! Mais de um ano de combustivel+manutenções, fazendo contas por alto...

                      Parece-me que compensa claramente, mas depois a legalização para matricula PT, agravaria o valor para quanto? E se o carro ficar comigo 1 ano, em Espanha, depois não o consigo legalizar cá a custo 0, ou quase?
                      Editado pela última vez por joaompfp; 07 June 2015, 21:26.

                      Comentário


                        #13
                        A C5 portuguesa tem mais extras, assim de repente a caixa Auto e o GPS, só aí estão 2000€ de valorização em relação ás outras...

                        Comentário


                          #14
                          Pois, tens razão. Caixa automática ainda vá que dava jeito, mas GPS dispenso. Mesmo assim, a diferença é relevante. Alguém sabe como se processa agora a legalização e quais os custos? A última vez que pesquisei foi em 2009, quando pensei trazer um carro da Alemanha e na altura não compensava (acabei por comprar o Civic em portugal)

                          Comentário


                            #15
                            Porque não uma 159 SW?

                            É uma carrinha com linhas de há 10 anos mas muito actuais e soberbas.

                            Após experimentar uma unidade, claro bem estimada, o preconceito em relação aos italianos deixará de existir.

                            É uma carrinha segura qb, confortável e tem um bom motor. Aliás os motores do grupo FIAT são dos mais fiáveis que por aí andam.

                            Após experimentar acredito que ficará a admirar a marca/modelo.

                            Deixo aqui um exemplo:

                            http://www.standvirtual.com/carros/a...agon/P8371905/
                            Editado pela última vez por ChiragG; 07 June 2015, 22:05.

                            Comentário


                              #16
                              A 159 é brutal em design, e o motor é excelente(apesar de beber um pouco mais que a concorrencia) mas em termos de espaço não é nenhuma referência.
                              Foi o modelo que me veio logo á cabeça, mas sendo que necessitará de espaço no banco traseiro e mala, não é a melhor, fui alertado cá por user que já tiveram a mesma.

                              Ora bem, se achares que um 1.6 chega, tens boas opções e recentes, no entanto acho que se é para grandes viagens e com carga, era preferivel um 2.0.
                              É caso para testares e tirares a conclusão.

                              http://www.standvirtual.com/carros/a...nium/P8278827/
                              http://www.standvirtual.com/carros/a...port/P8285891/
                              http://www.standvirtual.com/carros/a...iant/P8374459/
                              http://www.standvirtual.com/carros/a...110g/P8286869/
                              http://www.standvirtual.com/carros/a...da/6/P8382779/
                              http://www.standvirtual.com/carros/a...n/C5/P8386057/

                              Comentário


                                #17
                                Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                A 159 é brutal em design, e o motor é excelente(apesar de beber um pouco mais que a concorrencia) mas em termos de espaço não é nenhuma referência.
                                Foi o modelo que me veio logo á cabeça, mas sendo que necessitará de espaço no banco traseiro e mala, não é a melhor, fui alertado cá por user que já tiveram a mesma.

                                Ora bem, se achares que um 1.6 chega, tens boas opções e recentes, no entanto acho que se é para grandes viagens e com carga, era preferivel um 2.0.
                                É caso para testares e tirares a conclusão.

                                http://www.standvirtual.com/carros/a...nium/P8278827/
                                http://www.standvirtual.com/carros/a...port/P8285891/
                                http://www.standvirtual.com/carros/a...iant/P8374459/
                                http://www.standvirtual.com/carros/a...110g/P8286869/
                                http://www.standvirtual.com/carros/a...da/6/P8382779/
                                http://www.standvirtual.com/carros/a...n/C5/P8386057/

                                De todas estas iria para a C5 e passo a explicar porque.
                                O mondeo não acho o modelo bonito mas reconheço qualidades ao carro. A Toyota nada tem da conhecida fiabilidade japonesa, eles são bons com motores a gasolina, o meu irmão tem uma 2.2 de 150cv mesmo modelo e tem tido bastantes dissabores. A passat sendo de 2008 deve ser quase de certeza motor PD (injeção direta) por isso é fugir a sete pés dos problemas mais que conhecidos dos injetores. A Peugeot deve ser importada como quase todas as presentes no Standvirtual e a mazda 6, nesse motor tem cohecidissimos problemas com o filtro de partículas e seus entupimentos.
                                Daí, desse lote optar pela C5.
                                Editado pela última vez por leocris; 08 June 2015, 00:18.

                                Comentário


                                  #18
                                  Volkswagen = Fiabilidade, Económico, Espaçoso, Confortável, Dentro do Orçamento, Potente QB, Recente, KM Infinitos

                                  Passat; Golf Variant.
                                  TDI 1.6/TDI 2.0

                                  Cumps ;)

                                  Comentário


                                    #19
                                    Originalmente Colocado por leocris Ver Post
                                    De todas estas iria para a C5 e passo a explicar porque.
                                    O mondeo não acho o modelo bonito mas reconeço qualidades ao carro, a toyota nada tem da conhecida fiabilidade japona, eles são bons com motores a gasolina, o meu irmão tem uma 2.2 de 150cv mesmo modelo e tem tido bastantes dissabores. A passat sendo de 2008 deve ser quase de certeza motor PD por isso é fugir a sete pés dos problemas mais que conhecidos dos injetores. A peugeot deve ser importada como quase todas as presentes no Standvirtual e a mazda 6, nesse motor tem cohecidissimos problemas com o filtro de particulas e seus entupimentos.
                                    Daí, desse lote optar pela C5.

                                    Os novos motores diesel Volkswagen são CR e os que deram problemas de injetores, foram chamados à marca, nomeadamente o Golf TDI 2.0 110cv

                                    Comentário


                                      #20
                                      Originalmente Colocado por leocris Ver Post
                                      De todas estas iria para a C5 e passo a explicar porque.
                                      O mondeo não acho o modelo bonito mas reconheço qualidades ao carro. A Toyota nada tem da conhecida fiabilidade japonesa, eles são bons com motores a gasolina, o meu irmão tem uma 2.2 de 150cv mesmo modelo e tem tido bastantes dissabores. A passat sendo de 2008 deve ser quase de certeza motor PD (injeção direta) por isso é fugir a sete pés dos problemas mais que conhecidos dos injetores. A Peugeot deve ser importada como quase todas as presentes no Standvirtual e a mazda 6, nesse motor tem cohecidissimos problemas com o filtro de partículas e seus entupimentos.
                                      Daí, desse lote optar pela C5.
                                      Tens de tirar aí umas quantas "minhocas" da cabeça.
                                      A Toyota tem sim a conhecida fiabilidade, quando falas que só são bons em motores a gasolina revela uma boa parte do que sabes, e mais, não é por o teu irmão ter problemas que o resto não presta.
                                      A Passat deverá ter o motor CR, se não me engano nesta altura já o tinham, não era a minha escolha por estar despida e ao preço das restantes.
                                      A Mazda deve ser um dos melhores negócios de todos, não me lembro de problemas no 2.0 de 140cv.
                                      A C5

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                                        #21
                                        Originalmente Colocado por diogomes Ver Post
                                        Volkswagen = Fiabilidade, Económico, Espaçoso, Confortável, Dentro do Orçamento, Potente QB, Recente, KM Infinitos

                                        Passat; Golf Variant.
                                        TDI 1.6/TDI 2.0

                                        Cumps ;)
                                        Golf Variant é segmento abaixo.
                                        A Passat, só se encontram despidas, e portanto, encontram-se outras tão boas ou melhores pelo valor.
                                        Se houvesse mais algo no orçamento e encontrasse uma Bluemotion ou assim talvez, mas aí já se arranjavam doutras também.

                                        Originalmente Colocado por diogomes Ver Post
                                        Os novos motores diesel Volkswagen são CR e os que deram problemas de injetores, foram chamados à marca, nomeadamente o Golf TDI 2.0 110cv
                                        Os PD também deram, seja nos de 140cv seja nos de 170cv, uns quantos foram á marca, alguns donos sem saber o problema substituíram-lhes os injectores ainda na garantia outros até já fora da mesma, mas a maioria não.

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                                          #22
                                          Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                          Golf Variant é segmento abaixo.
                                          A Passat, só se encontram despidas, e portanto, encontram-se outras tão boas ou melhores pelo valor.
                                          Se houvesse mais algo no orçamento e encontrasse uma Bluemotion ou assim talvez, mas aí já se arranjavam doutras também.


                                          Os PD também deram, seja nos de 140cv seja nos de 170cv, uns quantos foram á marca, alguns donos sem saber o problema substituíram-lhes os injectores ainda na garantia outros até já fora da mesma, mas a maioria não.
                                          Sim salvo erro os primeiros 140 e 170cv deram problemas, atualmente não, ou seja, os maia recentes.
                                          E sim em relação a equipamentos a Passat fica um pouco à quem, mas como carro/carrinha na minha opinião vale mais que ás vezes alguns extras/equipamentos ;)

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                                            #23
                                            Caríssimos,

                                            Muito obrigado pelos valiosos conselhos, já comecei a minha pesquisa em stands e tenho já uma boa ideia do que pretendo. A carrinha será uma das seguintes, por ordem de preferência:

                                            1. Audi A4 Avant
                                            2. Mercedes C220
                                            3. VW Passat Variant
                                            4. Citroen C5 Tourer
                                            5. Toyota Avensis
                                            6. Toyota Auris Touring Sports (se espaçosa, ainda não consegui ver uma ao vivo)

                                            Abaixo de 100000 km (ou nova, ver porquê abaixo, comentário impostos), ano até 2010, Diesel (ou híbrida, no caso da Auris), motor 1.8-2, caixa automática, com A/C.

                                            Notem que volto a incluir os "alemães" no topo, porque talvez o orçamento dê para esses modelos (fora de pt) e convenhamos, são bons carros! Já testei os nos. 1, 3 e 5 e sinceramente parece-me que a qualidade global da Audi está uns furos acima das outras. Daí que não as ponha de parte, não por cagança mas porqure procuro o best bang for the buck, OK?

                                            Ora, a questão mais premente para mim agora é: comprar em Portugal ou não? Isto é relevante pelo seguinte:

                                            Nos últimos 3 anos estive residente no Brasil (pagando lá impostos, i.e. para a adm. fiscal era emigrante), pelo que creio poder usufruir de isenção de pagamento de ISV, conforme é dito aqui:

                                            http://www.dgaiec.min-financas.pt/pt...ISV_res_01.htm

                                            Mas...isto aplicar-se-à à compra de um carro em Portugal, agora que já regressei? Não creio, mas gostava de ouvir opinião mais entendida nestes processos.

                                            Ainda assim, mesmo que, como presumo, a isenção só se aplique a um carro que traga comigo, este dado é relevante porque em breve mudo-me de novo para Espanha (é aliás o motivo da compra, ter um carro melhor para viagens longas e frequentes) e por lá ficarei pelo menos 1 ano. Ou seja, parece-me que tenho vantagem em comprar lá o carro - as diferenças de preços são significativas, chegam a rondar os 5000 € em alguns modelos.

                                            Depois quando regressar consigo legalizá-lo em Portugal praticamente sem custos (ou os custos do processo, vá, pelo que tenho lido nunca acima de uns 1000€), certo?

                                            O que fariam na minha situação? Se conseguir aproveitar as vantagens que me dá o estatuto de emigra, talvez consiga um carro melhor,que me dure mais tempo (e que valha um investimento maior, quiçá novo), não acham?

                                            Obrigado pela atenção, muito se aprende neste fórum!
                                            Editado pela última vez por joaompfp; 10 June 2015, 23:20.

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