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Opinião na compra de honda jazz 1.2

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    Opinião na compra de honda jazz 1.2

    Olá pessoal. O meu punto hlx neste momento está a gastar mais oleo do que gasolina e chegou a altura de o reformar. Nisto sem eu estar á espera aparece-me o negocio de uma vida!
    Um conhecido do meu pai que está no canadá ha 12 anos tinha ca em portugal em sua casa um honda jazz 1.2 do ano 2002 com 12 mil km reais, sim 12 MIL! O carro só andou um ano e está parado desde que o senhor emigrou, sendo que este senhor já não tinha familia em portugal nunca mais voltou e só agora veio para se desfazer dos bens que herdou. O carro aparenta estar como novo mas os discos estão repletos de ferrugem, e as jantes de ferro tambem ja estao um bocado enferrujadas. O senhor vende por 5000 euros, diz ser um preço justo face á quilometragem e estado geral do carro.
    Um amigo mecanico diz-me para não me iludir com a quilometragem pois um carro parado ha 11 anos pode vir a apresentar muitos problemas e segundo ele a ferrugem pode ja ter corroido bem o motor por dentro e os vedantes e borrachas devem estar todos á beira de deixar fugas por todo o lado, logo incentivou-me a procurar algo mais recente. Peço a vossa ajuda por favor quem conhecer o modelo se acha que devo ou nao comprar e quais os problemas cronicos conhecidos ou que pode vir a ter.

    #2
    boas! Antes de mais diz ao teu amigo mecanico para se dedicar á venda de bijuteria , sim a idade estraga mais do que o uso, isso não se discute, ponto. Mas sendo ele mecanico poderá avaliar o estado real do carro e não mandar postas para o ar so porque sim. Eu que tenho cá em casa um com 13 anos e 220.000km tenho a dizer o seguinte:

    O Honda jazz, aliás todos os Jazz L'Series são carros com mecânica DURISSÌMA!

    Antes de mais espero que não tenhas tido (tu ou o vendedor) a infeliz ideia de por o carro a trabalhar sabendo que está parado ha mais de 10 anos. Eu dava uma vista de olhos mais pormenorizada ao carro e caso esteja mesmo em bom estado só te posso incentivar a comprá-lo sendo que te aconselho imediatamente antes de por o carro a rodar que lhe faças uma revisão bem profunda.

    Para começar tira as 8 velas e mete la pra dentro uma pequena quantidade de óleo do motor, quando digo pequena é mesmo pequena, o equivalente a uma colher de sopa, isto não é benéfico para o catalizador mas evita que o motor arranque mais tarde a seco e não é uma vez que vai destruir o Cat. Depois disto esvazia o oleo do carter, troca o óleo do motor e o respectivo filtro, desmonta a correia de acessórios e roda a bomba de água com a mão para te certificares que está boa, sem folgas e que roda livremente, depois volta a montar uma correia nova. Em seguida substitui o liquido de refrigeração, pelo original (Honda All-season Long Life Cooland type 2) que te custará á volta de 30 euros na honda, a validade deste liquido é 10 anos ou 200.000km pelo que recomendo que o troques.

    O óleo da caixa de velocidades é a cada 120.000km, mas visto que não é nenhuma fortuna e leva apenas 1.6 litros, eu trocava pelo original claro, Honda MTF II.

    O filtro de combustível troca-se a cada 105.000km no jazz, eu trocava-o pois o carro deve ter gasolina já podre de ha 10 anos parado. Visto que o filtro fica dentro do deposito, quando o abrires esvazia o maximo de gasolina velha que puderes.

    Troca o óleo dos travões, assim com os discos se a ferrugem já não for só superficial e em seguida verifica o estado das tubagens, pastilhas e o funcionamento do sistema de travagem. Provavelmente os pneus estarão ressequidos, passa numa casa de pneus para que um tecnico experiente avalie isso, e uma vez com o carro no elevador pede para ele te deixar verificar se o escape está podre ou se os apoios estão danificados.

    Resumindo:
    - Troca de liquido de refrigeração - Honda All-season long Life coolant type 2
    - Troca de Óleo e filtro - A honda recomenda 0w20, eu como vivia no alentejo e o calor por lá é tipo marrocos, meti sempre 0W40. Filtro opta por OEM quality, Purflux, bosch, valeo, entre outros..

    - Substituir as 8 velas - Recomendo NGK, a referência é BKR6E-11 (os hondas adoram estas velas)

    - Substituir o filtro de Ar - Qualquer marca de qualidade OEM serve. Valeo, Bosch, herth+buss...
    - Substituir a correia de acessórios - Recomendo Gates, Continental Contitech, Dayco...
    - Substituir o óleo dos travões - Eu uso Ferodo dot 4, existem muitos outros bons.
    - Substituir o óleo da caixa de velocidades - Imperativamente usa o Honda MTF II ou III
    - Substituir os discos se necessário - TRW, BOSCH, ATE, Valeo, Brembo, enfim a que encontrares mais barata.
    - Substituir os pneus caso estejam estragados (?)
    - Troca do filtro de combustível - Na honda custa cerca de 40 euros, online compras por menos, a troca é algo chata, tens que tirar a bomba de gasolina do antigo e trocar a bomba e respectivos o-rings para o novo, além disso fica dentro do depósito, mas nada que não se faça.
    - Troca de bateria

    Mais tarde e uma vez que vem ai o verão aconselho-te também a substituir o gás do Ar condicionado, esse terá certamente perdido as propriedades lubrificantes e pode ser mau para o compressor.

    Diria que se negociares menos 500 ou 600 euros (assumindo que o carro leva pneus 175/65 R14) consegues comprar todos estes componentes com alguma margem.

    Depois de tudo isto eu rodava uns 1500km nas calmas e sem abusos com o carro e voltava a trocar o óleo do motor, pois a ferrugem e toda a porcaria que o carro ganhou no motor, vai acumular-se rapidamente no óleo. Este ponto é importante, o jazz é de corrente de distribuição e, sendo esta lubrificada pelo óleo do motor é bom que o seja por óleo limpo. E claro sempre controlando os niveis do carro nesta altura e procurar regularmente por fugas ou barulhos estranhos, digamos que é como uma nova rodagem.

    Se conseguires negociar os 4500 euros duvido que arranques melhor carro e em semelhante estado que esse. Boa sorte e caso o carro esteja mesmo em bom estado vais ver que tens ai companheiro para mais 10 anos
    Editado pela última vez por blakke; 06 June 2015, 13:51.

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