Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Limited Slip Diff

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Limited Slip Diff

    Bom dia

    Alguém me sabe dizer/explicar como funciona este autoblocante e principalmente qual a manutenção que tem que ter e quanto fica?

    Torna-se perigoso no inverno? Li por aí algures que era um pouco perigoso por nunca se saber quando actuava!

    Obrigado desde já pela possivel ajuda.

    #2
    Se não praticas drift nem fazes track days/corridas não há grande necessidade. Isso faz com que a entrega de potência seja igual entre as rodas motrizes. Pelo menos os mais básicos, porque deve haver outros mais inteligentes que permitam maior entrega de potência para a roda com maior aderência. Não me parece que isso requira manutenção para além da lubrificação e quanto aos preços deve variar bastante dependendo se a marca desenvolveu ou não um LSD para o modelo em causa.

    Em condições de menor aderência pode tornar o comportamento mais brusco.

    É a explicação de um leigo. Deve haver por aí que te explique mais em profundidade.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por ka97 Ver Post
      Torna-se perigoso no inverno? Li por aí algures que era um pouco perigoso por nunca se saber quando actuava!
      Isso não faz sentido nenhum...
      Como é que um dispositivo que ajuda a limitar o 'patinar' de uma roda sem tração, enviando o binário para o lado que mais precisa dele, pode ser perigoso no inverno?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ka97 Ver Post
        Bom dia
        Alguém me sabe dizer/explicar como funciona este autoblocante e principalmente qual a manutenção que tem que ter e quanto fica?
        Torna-se perigoso no inverno? Li por aí algures que era um pouco perigoso por nunca se saber quando actuava!
        Obrigado desde já pela possivel ajuda.
        Dependendo da geração do carro assim se pode explicar o seu funcionamento.
        Se falarmos de um autoblocante mecânico sem qualquer interferência da eletrónica é possível que apanhes alguns sustos, caso disso é a facilidade com que os jipes em 4x2 e equipados com estes sistemas têm em atravessar de traseira.
        Contudo como disse existem vários tipos de autoblocantes e não é possível generalizar. Hoje em dia com a eletrónica existe um mundo quase infinito de resultados.

        Comentário


          #5
          Existem vários tipos de autoblocantes, mesmo os mecânicos existem vários, e com várias %, estão a falar de qual.

          Tenho um num automóvel antigo com baixa % e em condução normal, nem se nota, antes de o montar falei com um ex-chefe de oficina da Alfa, porque alguns Alfa traziam de origem, e a resposta foi não ponhas isso pois a direção fica muito pesada e o carro só quer andar a direito, grande mentira!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
            Isso não faz sentido nenhum...
            Como é que um dispositivo que ajuda a limitar o 'patinar' de uma roda sem tração, enviando o binário para o lado que mais precisa dele, pode ser perigoso no inverno?
            Usa um autoblocante num carro RWD sem ajudas electrónicas e na chuva ou paralelo e depois vês. Ou sabes o que estás a fazer, ou vais ficar do avesso com alguma frequência. Nos carros actuais, isto já não acontece.

            Quanto a quem iniciou o tópico, se estás a perguntar o que é e para que serve o autoblocante, para já não aconselhava o seu uso. Primeiro explorar bem as capacidades de carros sem ele, e depois sim, o "next level" é conduzir um com autoblocante.

            Comentário


              #7
              Este é o efeito que mais conheço dos autoblocantes no meu uso dos mesmos, sendo que sem autoblocante a tendência para a traseira atravessar é bem menor logo menos perigosa se assim o quiserem.


              Agora este funcionamento não tem nada a ver por exemplo com o XDS do Golf por exemplo, contudo este não é um sistema mecânico se quer.
              É importante esclarecer do que estamos a falar.

              Comentário


                #8
                A unica experiência que tive com LSD, o mecânico, não o alucinogénico, foi num 1.8 VTI que já fui proprietário.

                Não sei qual era a percentagem do LSD,mas basicamente num carro normal a potencia é enviada para a roda com menos contacto com o solo, ou sobre a qual existe uma carga menor e o LSD faz o contrario. Por exemplo, numa rotunda, transfere a potencia para a roda de fora originando um ganho de tracção significativo. Pelo menos no meu era assim. Curvas em 2a a fundo e parecia que ia sobre carris. Nunca vi qualquer perigo de verão ou inverno. Requereu alguma habituação e adaptação,mas nada de significante.

                Era das coisas que mais gostava no carro. Se me derem a escolher um com autocolante e outro sem, será sempre com.

                Comentário


                  #9
                  Desde já o meu muito obrigado a todos pelas respostas... aquilo que queria saber - penso até que já foi respondido - era acerca de um jipe suzuki vitara que foi uma edição limitada (construídos entre 1991 e 1994) com este LSD, o carro é de 1993 e o meu receio é precisamente pelo facto de este já ter 21 anos e como é um pouco "rudimentar" ser mais suceptivel a acidentes no inverno - que foi o que li acerca disto por um forum espanhol - ainda não o experimentei e assim tenho certas duvidas se vale a pena!

                  Para além disso tem a manutenção que segundo o que vi leva oleos especiais de base sinteticos e silicones e parece que a muda é um pouco carota...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ka97 Ver Post
                    Desde já o meu muito obrigado a todos pelas respostas... aquilo que queria saber - penso até que já foi respondido - era acerca de um jipe suzuki vitara que foi uma edição limitada (construídos entre 1991 e 1994) com este LSD, o carro é de 1993 e o meu receio é precisamente pelo facto de este já ter 21 anos e como é um pouco "rudimentar" ser mais suceptivel a acidentes no inverno - que foi o que li acerca disto por um forum espanhol - ainda não o experimentei e assim tenho certas duvidas se vale a pena!

                    Para além disso tem a manutenção que segundo o que vi leva oleos especiais de base sinteticos e silicones e parece que a muda é um pouco carota...
                    Nesse caso o LSD é um autoblocante de anilhas que leva uma valvolina específica. Esse autoblocante deve ter uma percentagem em torno dos 20/25 % máximo sendo que os motores não são propriamente explosivos não vejo que tenhas grandes problemas a não ser em gelo, mas o autoblocante e para um uso fora de estrada em trilhos torna-se muito divertido. Em todo o caso só funciona quando já existe uma rotação excessiva das rodas e isso só acontece se o provocares.

                    Comentário


                      #11
                      Olá Terrano II, aquilo que já li é que este autoblocante leva uns segundos a atuar e quando o faz - não estamos a contar - dá um "coice" principalmente em asfalto molhado e esse é o meu receio... também porque nunca conduzi um carro com tração atrás... logo...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ka97 Ver Post
                        Olá Terrano II, aquilo que já li é que este autoblocante leva uns segundos a atuar e quando o faz - não estamos a contar - dá um "coice" principalmente em asfalto molhado e esse é o meu receio... também porque nunca conduzi um carro com tração atrás... logo...
                        Pode efetivamente ter essa reação mas tens de ver que para isso ocorrer as rodas já têm de estar a patinar.
                        Por exemplo se à saída de uma curva em 2ª por exemplo calcas fundo o jipe pode ter tendência de enrolar pois a roda de dentro vai patinar e fazer com que o autoblocante atue. Seja como for ele nunca atua a 100 % como disse anteriormente e no caso dos jipes o máximo de binário e potência que consegue passar de uma roda para outra não deverá ser mais de 25 %.
                        O que tu dizes é o que se passa neste vídeo mas aqui a ideia era mesmo provocar o bicho, sendo que ele atravessa para um lado corriges e ele dá o coice para o outro, mas isto em alcatrão dificilmente acontece a não ser que "procures" esta situação.

                        No caso do vitara isso é uma mais valia fora de estrada sendo que em estrada quase não o notas.
                        aliás atrevo-me a dizer que provavelmente uma viatura com essa idade e se não levou valvolina em condições as anilhas já devem estar gastas e pouco ou nada faz o autoblocante, isto é típico acontecer nos jipes já com alguns anos em cima.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                          Usa um autoblocante num carro RWD sem ajudas electrónicas e na chuva ou paralelo e depois vês. Ou sabes o que estás a fazer, ou vais ficar do avesso com alguma frequência. Nos carros actuais, isto já não acontece.
                          Claro que vais. E se não o tiveres tens o carro a fazer o oposto, que é fugir significativamente de frente (a roda interior empurra o carro para fora da curva), em vez de fugir de traseira ..
                          Ora a subviragem é muito bonita com boas condições de aderência, porque simplifica o controlo do carro. Agora põe essa subviragem a funcionar, em condições extremas, à chuva ou em paralelo, e vamos ver a inércia a atuar e a trabalheira que vais ter para pôr o carro nos carris

                          (estamos a falar de situações extremas, nas quais apenas este tópico faz sentido)

                          Comentário


                            #14
                            Depreendo pelos vossos "relatos" que não há muitos motivos para preocupações... sendo que só mesmo em casos extremos se poderá notar algo como diz o amalgamut... reitero os meus agradecimentos a todos.

                            Comentário


                              #15
                              Ah... aquilo que vi foi que a propria suzuki parou com a produção destes jipes com o LSD por motivos de muitos acidentes registados com estes... mas não mais que isso...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ka97 Ver Post
                                Ah... aquilo que vi foi que a propria suzuki parou com a produção destes jipes com o LSD por motivos de muitos acidentes registados com estes... mas não mais que isso...
                                Acompanho a alguns anos o mundo do TT e nunca vi nada disso escrito onde quer que fosse.
                                Por norma os fabricantes não utilizam estes sistemas pois são caros de instalar logo para viaturas que se querem com preços competitivos este tipo de soluções não é aplicada. Saíram algumas séries do vitara com o LSD mas a grande maioria não tem isso instalado.
                                Se vais comprar um Vitara não te esqueças depois de lhe dar o uso devido

                                Comentário


                                  #17
                                  Hehehehehe... a ideia era usar o vitara para o dia a dia e de quando em vez ir até ao monte/praia com o "canito"

                                  Comentário


                                    #18
                                    Um autoblocante de anilhas com uns anos diminui o efeito, podes sempre colocar anilhas novas mas fica caro, neste tipo de autoblocante a condução é pacifica.
                                    Em utilização extrema, é sempre preferível ter LSD que não ter.
                                    A muda de óleo é cara, mas a diferença também não é assim tão grande.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                      Um autoblocante de anilhas com uns anos diminui o efeito, podes sempre colocar anilhas novas mas fica caro, neste tipo de autoblocante a condução é pacifica.
                                      Em utilização extrema, é sempre preferível ter LSD que não ter.
                                      A muda de óleo é cara, mas a diferença também não é assim tão grande.
                                      É cara... quanto? e estás a falar de que diferença? presumo que seja da diferença para oleos de diferenciais sem LSD... não?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Terrano II foi aqui que li algo acerca disso: Suzuki 88 - LIMITED SLIP DIFF?? QUE ES? - Suzuki Vitara/ Sa

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ka97 Ver Post
                                          Terrano II foi aqui que li algo acerca disso: Suzuki 88 - LIMITED SLIP DIFF?? QUE ES? - Suzuki Vitara/ Sa
                                          Não me parecem muito credíveis algumas das afirmações sendo que conversas do género "o meu pai isto ou aquilo" é de descartar.
                                          Ninguém no seu perfeito juízo e com algum conhecimento pode afirmar que um autoblocante pode chegar a 80%, se assim fosse é como ter as duas rodas a girar em simultâneo. Contudo existem outros posts onde vão ao cerne da questão que é a percentagem de bloqueio que falam nos mesmos 25 % que eu falei aqui e sendo um forum de entendidos da marca ninguém conseguiu chegar a nenhuma conclusão.
                                          Pode acontecer de não colocarem valvolinas adequadas no diferencial e aí podes ter duas situações: ou o mesmo e tendo em conta a viscosidade é mais sensível a atracar ou então pura e simplesmente não faz nada. Um autobloante deste género nada tem a ver com um bloqueio a 100 % de um diferencial onde as duas rodas giram juntas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Sim... concordo contigo por isso é que resolvi abrir este tópico pois não se encontra muita informação acerca deste assunto.

                                            Obrigado a todos

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X