Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Garantia aquisição carros usados

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Garantia aquisição carros usados

    Boa tarde,

    Na aquisição de veículos usados, o que cobre geralmente a garantia? Todas as componentes do carro (motor, electrónica, avaria nos vidros, buzina, embraiagem, transmissão, etc) ou só certas componentes?

    Os meus cumprimentos,

    João Duarte

    #2
    Depende do contrato de garantia informa-te no stand onde vais comprar o carro.
    O preço da garantia depende das coberturas e tambem da duraçao da garantia.

    Comentário


      #3
      Se a garantia estiver de acordo com a legislação em vigor, tem a duração de 2 anos e cobre todos os componentes da viatura.

      Contudo, regra geral, é celebrado um acordo entre ambas as partes que determina a duração e as coberturas da garantia.

      Como tal, a única forma de saber com toda a certeza as coberturas será analisando o documento a assinar.
      Editado pela última vez por Globetrotter; 08 June 2015, 21:41. Razão: Erro Ortográfico

      Comentário


        #4
        Pela lei vindo de um stand são 2 anos , podendo ser reduzido para 1 ano se houver acordo das duas partes.

        Coberturas não há acordos ... é total , a historia do motor e caixa é ilegal.


        Tambem não é preciso nenhuma documentação para provar a garantia ...


        A garantia de venda de veículos decorre diretamente da lei, ou seja, não é preciso nenhum documento escrito a atestar a sua existência. Basta guardar um documento que comprove a compra, como o contrato de compra e venda, o recibo ou um comprovativo de pagamento. Se detetar problemas com o seu veículo, comunique-os de imediato ao vendedor sem esquecer que deverá respeitar o prazo máximo de 60 dias já referido.

        Comentário


          #5
          SPV, muito bem referido, sim senhor.

          Tudo o que seja garantias com menos de 2 anos e com coberturas parciais são ilegais, claro.

          No entanto, como é bem sabido, regra geral, não é isso que acontece.

          Não é de todo correcto, sendo até de certa forma arriscado, mas cada um é que sabe aquilo que faz.

          Comentário


            #6
            A minha ideia acerca deste assunto é que se for uma venda feita por uma empresa ou empresário que está registado como stand de automóveis ou desenvolve negócio na área e sendo emitida uma fatura comprovativa da venda onde se identifica a viatura, existindo problemas com esta, desde que se consiga provar que a avaria/problema não teve origem numa má-utilização da viatura, a garantia é ativada e não deve existir motivo para recusa da mesma.

            O problema é que, acho eu, numa grande percentagem o stand/vendedor transfere a propriedade da viatura diretamente do antigo proprietário para o comprador, argumentando que assim é menos um registo.
            E depois quando há problemas, não foi ele quem vendeu o carro.

            Poder ser esta uma das "armadilhas" para quem compra carro usado?

            Não estou com isto a dizer que todos os vendedores/stands trabalham com segundas intenções, mas eu também não gostava nada de ver o cliente que me acabou de comprar o carro arrancar à Fittipaldi (Vettel para os mais novos), e passado uns dias vir queixar-se que o motor agarrou ou a embraiagem deu o berro e eu é que tinha de pagar o estrago.

            Comentário


              #7
              Para isso deves exigir a factura de compra do veiculo ... assim nao há esquemas desses.

              Comentário


                #8
                Obrigado pelas respostas, já me elucidaram bastante e já me fizeram perceber que fiz borrada quando comprei o carro.

                Passa-se o seguinte, o meu carro tem a buzina parece que rota e o vidro do pendura deixou de funcionar (vá lá fechou todo e não abriu mais) e liguei para o stand para eles me resolverem a situaçao, eles estão me a dizer que a garantia que tinhamos acordado só cobre o motor e a caixa, tendo em conta que isto na realidade não é legal e está um documento assinado por mim a dizer que concordei com isso, o que posso fazer? O documento assinado por mim não tem legitimidade e devo insistir com eles ou tenho de arranjar em o carro?

                Comentário


                  #9
                  Há muitos anos que não comprava carro usado. Agora há 2 semanas comprei este S40 2.0D e lá veio o "artista" dono do stand, com o esquema de assinar um documento que "garantia 1 ano para motor e caixa" e mais ainda "garantia válida apenas se o carro fizer as revisões de 10.000 kms em 10.000kms nas nossas oficinas"

                  Assinei de com uma rubrica ilegível nem comentei nada, assim faz de conta que nada sei.

                  A primeira coisa que fiz foi levar o carro a Volvo fazer os testes respectivos. Estava ok em tudo dado os poucos kms existentes 90.000, mas havia uma borracha da porta que estava cortada (custa 35,00€ e mandei vir na Volvo, pago eu) e o forro do tecto na traseira descolado devido ao sol e a espuma estar apodrecer.

                  O forro fui hoje ao estofador que por caso trabalha para esse stand e é um dos únicos nesta zona, que me disse que esses casos é o dia a dia acontecer e cada vez mais está nos carros novos, tinha lá colocado um forro novo num Audi A4 com 2 anos que eu vi, nos MB, Astras estão aparecer muito com esse problema e Volvo foi o primeiro que viu assim mas não era inédito. (preço do forro novo cerca de 250,00€ nesse estofador) Essa parte é para reclamar no stand, mas ele colou a parte do forro e ficou bom por agora, mas tudo leva a crer que daqui a algum tempo necessite mesmo do forro novo.

                  Havia um vidro do farol nevoeiro rachado, mas se nota mas está lá. Esse pormenor reclamei de imediato quando levantei o carro, ficou em stand by. (custa cerca de 275,00€ na Volvo o farolim completo, não existe só o vidro)

                  Tenho andado a detalhar todo o carro desde que recebi o carro, lá vou colocando o que estava menos bom em condições.

                  Agora o problema que tenho, é que sempre fiz e faço revisões na marca, tenho-me dado bem com isso e como vou fazer a revisão dos 100.000 na oficina do stand? não confio naquela gente nem sequer no stand.

                  Apenas comprei o carro ali, dado que era um bom negócio e um carro com motor 2000 cm3 que andava a procura há muito tempo e ainda ser um S40 que a minha mulher pretendia ter.

                  Agora ou arrisco e faço a revisão na Volvo perdendo a garantia ou volto lá fazer a mesma, arriscando levar com filtros e óleo baratos, manhosos ou???

                  Por isso sempre digo que compra carro usado, deve ser feito na concessão e um carro que seja entregue por alguém que nós conheça-mos. Aí temos garantia 2 anos da marca sem a "vigarisse" do tal documento assinado de 1 ano motor e caixa!
                  Editado pela última vez por vitor307; 09 June 2015, 20:32.

                  Comentário


                    #10
                    ...///...
                    Editado pela última vez por vitor307; 25 April 2016, 22:36.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JoaopdDuarte Ver Post
                      Boa tarde,

                      Na aquisição de veículos usados, o que cobre geralmente a garantia? Todas as componentes do carro (motor, electrónica, avaria nos vidros, buzina, embraiagem, transmissão, etc) ou só certas componentes?

                      Os meus cumprimentos,

                      João Duarte
                      Boa noite, a mim deram-me garantia de caixa e motor. E fizeram a revisão antes de entregar.
                      Isto é um exemplo, porque normalmente de vidros eléctricos não dão.

                      Abraço,
                      Claudio

                      Comentário


                        #12
                        ...///...
                        Editado pela última vez por vitor307; 25 April 2016, 22:37.

                        Comentário


                          #13
                          O meu carro foi comprado em setembro, só agora estas coisas começaram a aparecer. A buzina se calhar até pode ser fácil de resolver, mas agora o vido tenho receio que seja o elevador que já é uma coisa mais puxadota em termos de dinheiro.

                          Comentário


                            #14
                            antes de teres feito a compra é que devias ter-te informado e não depois, já ficaste agarrado, pois acordas-te com o vendedor garantia motor e caixa por acordo mutuo e assinaram ambos o papel de tal, os stands não são parvos, e em tribunal é perfeitamente legal esta situação é um contorno a lei...

                            portanto tambem não te falta muito para acabar a garantia se for 1 ano, infelismente isto são práticas comuns para vender, tu compras mais barato, ele reduz na garantia, queres serviço completo pagas mais por isso e tens garantia completa, não há o negocio perfeito, pois melhor em todos os aspectos é ir comprar um carro novo zero km's...

                            portanto não sei que carro adquiriste, a buzina é barata, e a questão do vidro, pode ser só a nivel electrico, como um mau contacto ou relé, mesmo que seja o motor do elevador, isso dá para reparar ou comprar outro na sucata e tens a festa barata feita, para isso basta ires a uma oficina de electricidade auto e eles logo te resolvem o problema...

                            mas já ficas a saber como funciona as coisas quando se compra carros usados a stands, a particular então nem se fala, nem garantia tens, podes estar tudo bem e ao final de uns tempos a carro berrar e teres largas despesas nas mãos... é como jogar na lotaria...

                            o que não falta por ai pela net é pessoal a relatar casos do genero com garantias auto, não se informam, só olham ao preço , fazem mais uma negociata para baixar mais uns trocos e depois é que é o elas quando surgem os problemas...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
                              antes de teres feito a compra é que devias ter-te informado e não depois, já ficaste agarrado, pois acordas-te com o vendedor garantia motor e caixa por acordo mutuo e assinaram ambos o papel de tal, os stands não são parvos, e em tribunal é perfeitamente legal esta situação é um contorno a lei...

                              portanto tambem não te falta muito para acabar a garantia se for 1 ano, infelismente isto são práticas comuns para vender, tu compras mais barato, ele reduz na garantia, queres serviço completo pagas mais por isso e tens garantia completa, não há o negocio perfeito, pois melhor em todos os aspectos é ir comprar um carro novo zero km's...

                              portanto não sei que carro adquiriste, a buzina é barata, e a questão do vidro, pode ser só a nivel electrico, como um mau contacto ou relé, mesmo que seja o motor do elevador, isso dá para reparar ou comprar outro na sucata e tens a festa barata feita, para isso basta ires a uma oficina de electricidade auto e eles logo te resolvem o problema...

                              mas já ficas a saber como funciona as coisas quando se compra carros usados a stands, a particular então nem se fala, nem garantia tens, podes estar tudo bem e ao final de uns tempos a carro berrar e teres largas despesas nas mãos... é como jogar na lotaria...

                              o que não falta por ai pela net é pessoal a relatar casos do genero com garantias auto, não se informam, só olham ao preço , fazem mais uma negociata para baixar mais uns trocos e depois é que é o elas quando surgem os problemas...
                              Pois, achei que seria uma situaçao normal e dai nao me ter preocupado em informar-me, agora a verdade é que para a próxima já nao caio. Pode ser que o estrago nao seja muito.

                              Alguem tem sugestoes de oficinas elecrricidade auto em sintra?

                              Obrigado a todos

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por JoaopdDuarte Ver Post
                                Obrigado pelas respostas, já me elucidaram bastante e já me fizeram perceber que fiz borrada quando comprei o carro.

                                Passa-se o seguinte, o meu carro tem a buzina parece que rota e o vidro do pendura deixou de funcionar (vá lá fechou todo e não abriu mais) e liguei para o stand para eles me resolverem a situaçao, eles estão me a dizer que a garantia que tinhamos acordado só cobre o motor e a caixa, tendo em conta que isto na realidade não é legal e está um documento assinado por mim a dizer que concordei com isso, o que posso fazer? O documento assinado por mim não tem legitimidade e devo insistir com eles ou tenho de arranjar em o carro?

                                Não importa o que assinaste ... a Lei é a lei. Se a lei permite reduzir para 1 ano , tudo bem. Mas não fala em reduzir a cobertura.

                                Podes ter um documento assinado entre a vitima e o criminoso a consentir o acto ... não deixa de ser crime.

                                Comentário


                                  #17
                                  Voltando a trazer este tópico à baila, queria fazer uma questão que após vária procura ainda não consegui ver esclarecida (pelo menos directamente).
                                  Suponha-se que se compra um automóvel. Assina-se contrato de compra e venda e em nada se fala de garantias.
                                  Exemplo prático: Chego ao stand, o carro custa 3000. Pago os 3000, contrato assinado, tudo bem feito. Nada se fala de garantias.
                                  Agora passado uns tempos tenho um problema com o carro. Vou reclamar ao stand. O vendedor diz que não incluía cobertura. Mas não há nada assinado que diga que não tem cobertura (o que percebi agora que é ilegal). É depreendido que o carro tem 2 anos de garantia, mesmo que nada se assine sobre isso, certo ? Se for para a justiça ganharia o caso, certo?
                                  Faço a pergunta, porque em todos os casos que li há sempre algo assinado sobre isso..

                                  Comentário


                                    #18
                                    ...///...
                                    Editado pela última vez por vitor307; 25 April 2016, 22:36.

                                    Comentário


                                      #19
                                      ...///...
                                      Editado pela última vez por vitor307; 25 April 2016, 22:37.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ah ok entendi! Ou seja, desde que haja prova de compra não têm como fugir, por muito que tentem.
                                        Ou seja podemos "enganar" o dono do stand, ficando caladinhos sobre isto que os dois anos estão garantidos.

                                        Isso do IVA tem de vir tudo exatamente assim discriminado ? Ou basta ter resultado final ?

                                        Comentário


                                          #21
                                          ...///...
                                          Editado pela última vez por vitor307; 25 April 2016, 22:37.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ok, obrigadíssimo pela orientação. Ando à procura de um carro usado e essa informação é sempre útil

                                            Comentário


                                              #23
                                              Já agora só mais uma questão se puder ser. Como verifico se uma fatura é certificada ?

                                              Comentário


                                                #24
                                                ...///...
                                                Editado pela última vez por vitor307; 25 April 2016, 22:38.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  ...///...
                                                  Editado pela última vez por vitor307; 25 April 2016, 22:38.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
                                                    antes de teres feito a compra é que devias ter-te informado e não depois, já ficaste agarrado, pois acordas-te com o vendedor garantia motor e caixa por acordo mutuo e assinaram ambos o papel de tal, os stands não são parvos, e em tribunal é perfeitamente legal esta situação é um contorno a lei...
                                                    Estás enganado. Essa cláusula é nula e não tem qualquer valor legal. Não se contorna a lei com cláusulas sem validade.

                                                    P.S..: A parte nula da cláusula tem a ver com o "motor e caixa". Não se pode alterar a abrangência da garantia. É legal e previsto na lei poder reduzir o prazo para um ano por acordo mútuo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por vitor307 Ver Post
                                                      Há muitos anos que não comprava carro usado. Agora há 2 semanas comprei este S40 2.0D e lá veio o "artista" dono do stand, com o esquema de assinar um documento que "garantia 1 ano para motor e caixa" e mais ainda "garantia válida apenas se o carro fizer as revisões de 10.000 kms em 10.000kms nas nossas oficinas"

                                                      Assinei de com uma rubrica ilegível nem comentei nada, assim faz de conta que nada sei.

                                                      A primeira coisa que fiz foi levar o carro a Volvo fazer os testes respectivos. Estava ok em tudo dado os poucos kms existentes 90.000, mas havia uma borracha da porta que estava cortada (custa 35,00€ e mandei vir na Volvo, pago eu) e o forro do tecto na traseira descolado devido ao sol e a espuma estar apodrecer.

                                                      O forro fui hoje ao estofador que por caso trabalha para esse stand e é um dos únicos nesta zona, que me disse que esses casos é o dia a dia acontecer e cada vez mais está nos carros novos, tinha lá colocado um forro novo num Audi A4 com 2 anos que eu vi, nos MB, Astras estão aparecer muito com esse problema e Volvo foi o primeiro que viu assim mas não era inédito. (preço do forro novo cerca de 250,00€ nesse estofador) Essa parte é para reclamar no stand, mas ele colou a parte do forro e ficou bom por agora, mas tudo leva a crer que daqui a algum tempo necessite mesmo do forro novo.

                                                      Havia um vidro do farol nevoeiro rachado, mas se nota mas está lá. Esse pormenor reclamei de imediato quando levantei o carro, ficou em stand by. (custa cerca de 275,00€ na Volvo o farolim completo, não existe só o vidro)

                                                      Tenho andado a detalhar todo o carro desde que recebi o carro, lá vou colocando o que estava menos bom em condições.

                                                      Agora o problema que tenho, é que sempre fiz e faço revisões na marca, tenho-me dado bem com isso e como vou fazer a revisão dos 100.000 na oficina do stand? não confio naquela gente nem sequer no stand.

                                                      Apenas comprei o carro ali, dado que era um bom negócio e um carro com motor 2000 cm3 que andava a procura há muito tempo e ainda ser um S40 que a minha mulher pretendia ter.

                                                      Agora ou arrisco e faço a revisão na Volvo perdendo a garantia ou volto lá fazer a mesma, arriscando levar com filtros e óleo baratos, manhosos ou???

                                                      Por isso sempre digo que compra carro usado, deve ser feito na concessão e um carro que seja entregue por alguém que nós conheça-mos. Aí temos garantia 2 anos da marca sem a "vigarisse" do tal documento assinado de 1 ano motor e caixa!
                                                      Assinar um documento com uma rubrica, de forma propositada, inelegível não é vigarice?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O ACP por 60€ faz um chek up de alto a baixo ao automóvel. Um amigo que tem um Stand de usados, faz isto a todos os carros que já não têm garantia de fábrica. Acho que vale muito a pena. Não sei se é preciso ser sócio, mas é questão de se informarem.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          ...///...
                                                          Editado pela última vez por vitor307; 25 April 2016, 22:35.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por vitor307 Ver Post
                                                            É tanta a vigarice com rubricar escrituras e contratos de dezenas ou centenas de milhares €€€, com a mesma rubrica.

                                                            A minha assinatura legal são nome e apelido que ninguém percebe (um rabisco), uso essa assinatura há décadas.

                                                            A minha vigarice é tanta, que já disse aqui diversas vezes que nunca este carro em causa, vai entrar naquele stand, empresa ou oficina, nem que gripe o motor ou a tal cx velocidades, os seja, para mim comprei um carro sem garantia, como se tivesse comprado a um particular.

                                                            Um stand que vende um carro de determinado valor com a condição de fazer uma revisão total (mas não substitui filtros), mete 4 pneus 18" novos (quer meter manhosos não sendo aceite de imediato), lá mete o combinado mas, que nem sequer calibra ou manda alinhar a direção ao carro, que tem um farol nevoeiro partido (350€) e um espelho retrovisor automático danificado (+ de 600€), que diz substituir mas não o fez e nem sequer se dignou a chegar a um acordo após pagamento do carro, não é vigarice?

                                                            Eu, nem sequer voltei a incomodar esse senhor, nem sequer reclamei essas situações em falta e não cumpridas pelo simples facto de esquecer simplesmente esse empresário e resolver esses casos na marca oficial e pagar como é óbvio.

                                                            Este carro como todos os outros sempre foram e vão ás concessões oficiais e não a oficinas "manhosas" desses stands usados também quem não confio sequer.

                                                            Esse documento que colocam a frente dos compradores de usados, só é legal no prazo, mesmo assim sem adiantar muito, em termos legais é considerado por Magistrados como "relativo", basta ver ou pesquisar os acórdãos dos Tribunais de Relação ou mesmo do STJ.

                                                            Vigarice é "VENDER GATO POR LEBRE" e oferecerem 1000€ por uma retoma usada para voltar a vender por 7000€.

                                                            Vigarice é vender carros comprados em leilões a 2.000€ e a meterem á venda a 10.000€, havendo pessoas depois com graves problemas ficarem com os carros pendurados nas oficinas mas continuarem a pagar carros durante 60 ou 80 meses

                                                            Vigarices é vender carros que estão PENHORADOS pela AT e Bancos, resultando danos graves para pessoas lesadas.

                                                            Por acaso tem conhecimento como um empresário/vendedor é visto perante a quem veste BECAS pretas?
                                                            Gostas muito de falar em tribunais, advogados e justiça.
                                                            Então, a primeira coisa que deverias saber, é que pelo facto de os outros cometerem ilegalidades não te dá a ti o direito de as fazer.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X