Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Esticar um motor

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Esticar um motor

    Boas, tirei a carta há pouco tempo e tenho menos de um ano de experiência; actualmente estou a conduzir um GPunto a gasolina e senti que o carro não estava a responder como os outros que já tinha conduzido.
    Cheguei mesmo a perguntar no diário de bordo do GPunto se era normal o carro ser arrastadeira e disseram-me que sim, só que eu sou teimoso e pedi ao meu pai para o conduzir e ver o estado do carro. Ele disse-me que o motor está muito preso (eu sabia que o carro não podia ser assim tão arrastadeira ) e que tem de se lhe dar umas esfregas na auto estrada para lhe esticar o motor. O problema e que o meu pai não tem muita disponibilidade e eu não faço ideia dos pormenores que é preciso ter em conta para esticar o motor ao carro.
    Basta ir para a auto estrada e acelerar ao máximo? Puxa-se numa 3ª e numa 4ª até atingir altas rotações ou só em 5º? Isto é coisa para ir uma vez esticar à auto estrada durante 30km's e o motor fica solto ou é algo gradual e convém fazer várias vezes para se sentir diferença?
    Acho que as perguntas são estas, qualquer outra coisa que achem pertinente aconselhar façam-no porque eu ainda percebo pouco do assunto. Obrigado

    EDIT: Ah o carro tem atualmente 90mil Km's, não sei se interessa para o caso mas

    #2
    Atenção que o G.Punto com o motor 1.2 Fire é mesmo arrastadeira, pastelão, molengão, etc.........acho melhor não esticares muito pois só vai "esmifrar" esse motor sem necessidade.

    Comentário


      #3
      Eu acredito que o carro seja molengão, eu só fico um pouco céptico que seja normal ser tanto como o que eu tenho conduzido porque há uns tempos conduzi dois carros 1.0 (um corsa de 2000 e um micra de 99) e ambos respondiam melhor que este. Mas eu estou limitado pela minha falta de experiência, por isso é vou pedindo opiniões. Há alguma forma de ter a certeza se o carro está mesmo com o motor bom e o problema é de eu não estar habituado ou se está de facto preso?

      Comentário


        #4
        eu conduzo um civic 1.5i ls há 3 meses, faço uma viagem de 20kms e antes de chegar em casa que fica na recta (sempre é mais seguro), faço aceleração 0-100 e trocando com rotação máxima. até hoje já fiz umas 6 vezes.

        ontem atrevi-me a chegar aos 190kmh numa via rápida.

        a ideia era fazer o que o flocado disse, para tornar o motor mais solto, pois no dia-a-dia eu conduzo devagarinho e vou quase sempre a 90kmh em poupança na via, agora resta-me saber se tenho feito tudo bem..

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Flocado Ver Post
          Eu acredito que o carro seja molengão, eu só fico um pouco céptico que seja normal ser tanto como o que eu tenho conduzido porque há uns tempos conduzi dois carros 1.0 (um corsa de 2000 e um micra de 99) e ambos respondiam melhor que este. Mas eu estou limitado pela minha falta de experiência, por isso é vou pedindo opiniões. Há alguma forma de ter a certeza se o carro está mesmo com o motor bom e o problema é de eu não estar habituado ou se está de facto preso?
          Tanto o Micra com o Corsa, sendo mais leves e com quase a mesma potencia, normal que seja mais disponiveis e ágeis. Entao o Micra... 700-800kg vs 1100 do GPunto, nao ha milagres.

          Esticar, no meu entender:

          Verificar o nivel do oleo, agua etc.

          Estar à temperatura normal de funcionamento.

          Se nao quiseres passar muito do limite, puxa a 3ª ate perto do redline e deixa-o estar la um bocado, 5-10km. A 3ºa desse carro deve esgotar prai aos 120-130, o que é uma velocidade aceitavel, e ja faz o efeito pretendido.


          Nao esperes é milagres com esse motor nesse carro.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Flocado Ver Post
            Eu acredito que o carro seja molengão, eu só fico um pouco céptico que seja normal ser tanto como o que eu tenho conduzido porque há uns tempos conduzi dois carros 1.0 (um corsa de 2000 e um micra de 99) e ambos respondiam melhor que este. Mas eu estou limitado pela minha falta de experiência, por isso é vou pedindo opiniões. Há alguma forma de ter a certeza se o carro está mesmo com o motor bom e o problema é de eu não estar habituado ou se está de facto preso?
            A forma mesmo mais fácil é tentares arranjar algum conhecido que tenha um carro como o teu, e que te deixe dar uma volta.

            É normal que esse carro seja um pouco mais molengão que o Micra e que o Corsa, também é bem mais pesado.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Flocado Ver Post
              Eu acredito que o carro seja molengão, eu só fico um pouco céptico que seja normal ser tanto como o que eu tenho conduzido porque há uns tempos conduzi dois carros 1.0 (um corsa de 2000 e um micra de 99) e ambos respondiam melhor que este. Mas eu estou limitado pela minha falta de experiência, por isso é vou pedindo opiniões. Há alguma forma de ter a certeza se o carro está mesmo com o motor bom e o problema é de eu não estar habituado ou se está de facto preso?



              Se não consome óleo, mantém o nível anti-congelante, não faz barulhos "estranhos" no motor, não faz fumo anormal, faz consumos normais para esse motor, isto é, com uma condução calma em vias rápidas, nacionais e a.e consegues facilmente ficar abaixo dos 6l, em cidade é capaz de ficar entre os 6.5/7, basicamente é isto......................


              Os carros que mencionas são bem mais leves que o teu, se fores experimentar o teu motor num punto mkII já se mexe relativamente bem, já que falaste no Corsa, volta e meia conduzo um de 2013 e também é uma arrastadeira quase ao nível do G.punto, então em cidade é medíocre, consegue ser pior que o Fire, só sendo melhor em estrada, fruto das 16v e dos 85cv, mas não deixa de ser um autentico pastelão, que para uma condução citadina consegue ser "pior" que o Punto.

              Comentário


                #8
                Pois não me lembrei do peso do carro, realmente é bastante mais pesado em comparação aos 1.0 que conduzi. O GPunto não podia ser mais arrastadeira que motores mais fracos só porque sim, era isso que eu achava estranho. Bem, é do modo que sou obrigado a andar devagar para ver se não cometo infrações nestes 3 primeiros anos de carta Só pela curiosidade, esticar um motor é coisa de ir uma vez para a auto estrada e depois repetir de vez em quando e está bom ou é algo que se o motor estiver preso tem de se fazer primeiro várias vezes regularmente?

                Comentário


                  #9
                  Já fizeste alguma revisão ao carro? Não convém nada ir esticá-lo se o óleo não estiver em condições, se houver correias ressequidas, etc.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Flocado Ver Post
                    Pois não me lembrei do peso do carro, realmente é bastante mais pesado em comparação aos 1.0 que conduzi. O GPunto não podia ser mais arrastadeira que motores mais fracos só porque sim, era isso que eu achava estranho. Bem, é do modo que sou obrigado a andar devagar para ver se não cometo infrações nestes 3 primeiros anos de carta Só pela curiosidade, esticar um motor é coisa de ir uma vez para a auto estrada e depois repetir de vez em quando e está bom ou é algo que se o motor estiver preso tem de se fazer primeiro várias vezes regularmente?
                    Esticar o carro é, de vez em quando e com cuidado (especialmente tendo pouca experiência de condução tanto em tempo de carta como no proprio carro) e aceleras o carro. se vez em que tens a estrada aberta puxa por ele ate as 4k e mantem-te por la, nao precisas de muito mais que isso. se vez que tens espaço de manobra aceleras mais um bocado. não precisas de andar no red line, como se fosse o need for speed, mas puxa por ele à vontade mas com calma, não desates a fazer arranques malucos com isso. a pouco e pouco ele vai la e vai-se soltando mais.

                    é possivel que tenhas mesmo o carro "preso", basta não andar muito mais que em cidade (não sei de onde es) ou de ser alguém que não puxava muito por ele e isso é certo acontecer. o meu punto quando o comprei pisei a fundo numa descida e a meio da descida estava nos 165 de ponteiro e não dava mais, há pouco mais de 1 mês dei 180 de ponteiro com ele, e só não acelerei mais porque estavam carros na autoestrada e o carro não e propriamente seguro a essas velocidades. mas para um carro que no principio não dava mais que 165 e ja fez viagens lisboa algarve a bater nos 160 "confortavelmente", tu has de sentir diferença também. e o esticar dele foi essas viagens lisboa algarve (que acontecem com alguma frequência) a 120/130/140, e a 140 vou perto das 4K

                    uma coisa, pelo que li do que escreveste, presumo que o carro seja teu e tendo pouco tempo de carta presumo que nao o tenhas ha muito tempo. tal como ja disseram e se nao o fizeste ainda, faz uma boa revisão ao carro. nao convem ires correr se tiveres uma perna partida ;)
                    Editado pela última vez por speedyssj3; 11 June 2015, 22:55.

                    Comentário


                      #11
                      "Estica-o" em ponto morto, não corres risco e o efeito é o mesmo.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Flocado Ver Post
                        Pois não me lembrei do peso do carro, realmente é bastante mais pesado em comparação aos 1.0 que conduzi. O GPunto não podia ser mais arrastadeira que motores mais fracos só porque sim, era isso que eu achava estranho. Bem, é do modo que sou obrigado a andar devagar para ver se não cometo infrações nestes 3 primeiros anos de carta Só pela curiosidade, esticar um motor é coisa de ir uma vez para a auto estrada e depois repetir de vez em quando e está bom ou é algo que se o motor estiver preso tem de se fazer primeiro várias vezes regularmente?
                        O ideal para esticar carros que têm andado "presos" é fazê-lo de forma gradual.

                        O carro deve estar sempre à temperatura de funcionamento e convém que tenhas os fluidos e correias todos em dia.

                        Comentário


                          #13
                          O carro teve a revisão feita há uma semana, foi mudado filtro de ar, fluídos, velas, correia, etc. Por isso acredito que nesse aspecto esteja tudo em ordem. Como não tenho a certeza se é mesmo o carro que está preso se eu é que não estou habituado eu vou tentando aos poucos puxar por ele.

                          Confirmando se percebi, para ser mais seguro e não atingir velocidades tão altas puxo por ele numa terceira até atingir rotações elevadas (4k rotações?) durante 5-10km, mas indo acelerando com calma para não fazer acelerações bruscas e verificar sempre se o ponteiro da temperatura está normal. É isto?
                          Já agora, eu não tomo muita atenção ao ponteiro da temperatura, das vezes que olhei ele estava sempre a meio da "tabela", até que ponto +/- é esperado que suba durante o processo?

                          Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                          "Estica-o" em ponto morto, não corres risco e o efeito é o mesmo.
                          Deixo em ponto morto e carrego no acelerador? Mas assim estando o carro parado não é pior? Por não ter circulação de ar como tem se estiver em movimento

                          Comentário


                            #14
                            Esquece, o carro é mesmo lento, não há volta a dar.

                            Eu tenho um e já nem puxo por ele porquenão vale a pena. Se queres um carro mais rápido, troca de carro, literalmente.

                            Um GP 1.2 é um carro pesado para a potência que tem. Não há volta a dar.

                            Comentário


                              #15
                              Não é que eu queira dar 180 com o carro, aliás eu acho que o máximo que ja dei num carro foi 125 porque como ainda estou dentro daqueles 3anos tenho bastante cuidado para não ser apanhado por um radar e perder a carta. Mas eu quero tirar a prova dos 9 porque acho o carro pouco disponível em velocidades baixas, eu ando maioritariamente em cidade e é nessas que me incomoda. Eu ate acredito que tenhas razão eu é que sou teimoso e só batendo eu mesmo ca cabeça é que aprendo, para além disso perguntando aqui e esclarecendo tudo sempre aprendo algumas coisas que podem vir a ser uteis no futuro.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Flocado Ver Post
                                O carro teve a revisão feita há uma semana, foi mudado filtro de ar, fluídos, velas, correia, etc. Por isso acredito que nesse aspecto esteja tudo em ordem. Como não tenho a certeza se é mesmo o carro que está preso se eu é que não estou habituado eu vou tentando aos poucos puxar por ele.

                                Confirmando se percebi, para ser mais seguro e não atingir velocidades tão altas puxo por ele numa terceira até atingir rotações elevadas (4k rotações?) durante 5-10km, mas indo acelerando com calma para não fazer acelerações bruscas e verificar sempre se o ponteiro da temperatura está normal. É isto?
                                Já agora, eu não tomo muita atenção ao ponteiro da temperatura, das vezes que olhei ele estava sempre a meio da "tabela", até que ponto +/- é esperado que suba durante o processo?



                                Deixo em ponto morto e carrego no acelerador? Mas assim estando o carro parado não é pior? Por não ter circulação de ar como tem se estiver em movimento
                                Não vais nem deves estar assim muito tempo portanto não deverá ter problemas, em todo o caso ele têm a ventoinha, liga quando necessário e darás conta...
                                O ponteiro se estiver a meio em principio estará no ponto certo de funcionamento, e portanto sim é aí que deverá estar durante todo o processo.
                                O mais aconselhável e fazeres isso depois de vires de algum lado, ou seja, andas normalmente que ele aquece, quando chegares ao destino se estiver com a temperatura normal dás umas aceleradelas.
                                Sempre reduzes a probabilidade das multas a 0% pelo menos nessa altura

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por NismoPT Ver Post
                                  ...
                                  ontem atrevi-me a chegar aos 190kmh numa via rápida.

                                  ...
                                  isso não é via rápida deve ser via rapidíssima, foi na recta da meta?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por NismoPT Ver Post
                                    eu conduzo um civic 1.5i ls há 3 meses, faço uma viagem de 20kms e antes de chegar em casa que fica na recta (sempre é mais seguro), faço aceleração 0-100 e trocando com rotação máxima. até hoje já fiz umas 6 vezes.

                                    ontem atrevi-me a chegar aos 190kmh numa via rápida.

                                    a ideia era fazer o que o flocado disse, para tornar o motor mais solto, pois no dia-a-dia eu conduzo devagarinho e vou quase sempre a 90kmh em poupança na via, agora resta-me saber se tenho feito tudo bem..
                                    Qualquer dia fica tão solto que lhe saem os êmbolos pelo escape.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Emprestas-me o carro uma manhã (tem que ter o depósito cheio) que eu trato disso!

                                      Mais a sério, vai-lhe dando uma outra coça: algo como "esticar", em segurança, a 2.ª, 3.ª e 4.ª com o motor quente e via desimpedida, mas não esperes grandes melhorias, além de que gasolina vai desaparecer como que "por desencanto"!

                                      PS: uma "esfrega" pontual e sem demasiados exageros não faz mal ao carro, apenas à carteira e ao ambiente, mas não se pode ter tudo!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Metade do pessoal que aqui está nunca conduziu um Grande Punto 1.2 pois não?

                                        Ou o motor está muito preso ou então não sei...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Levei hoje o carro a um familiar mecânico e depois de o conduzir abriu o capô e viu o motor babado de óleo. Ele diz que era aquilo que tava a tirar a força ao carro mas que arranjava, entretanto já lá ficou o carro.
                                          Os filhos da mãe que me fizeram a revisão a semana passada e que são uns mecânicos de m*** se não viram aquilo.
                                          Já não lá volto de certeza, mas eu sabia que o carro não podia ser assim tão fraco por natureza!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Flocado Ver Post
                                            Levei hoje o carro a um familiar mecânico e depois de o conduzir abriu o capô e viu o motor babado de óleo. Ele diz que era aquilo que tava a tirar a força ao carro mas que arranjava, entretanto já lá ficou o carro.
                                            Os filhos da mãe que me fizeram a revisão a semana passada e que são uns mecânicos de m*** se não viram aquilo.
                                            Já não lá volto de certeza, mas eu sabia que o carro não podia ser assim tão fraco por natureza!
                                            Depois conta se realmente era disso.

                                            É que esse carro é mesmo lentinho...

                                            PS: Por muitas esfregas que lhe dês ele será sempre lento.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por NismoPT Ver Post
                                              eu conduzo um civic 1.5i ls há 3 meses, faço uma viagem de 20kms e antes de chegar em casa que fica na recta (sempre é mais seguro), faço aceleração 0-100 e trocando com rotação máxima. até hoje já fiz umas 6 vezes.

                                              ontem atrevi-me a chegar aos 190kmh numa via rápida.

                                              a ideia era fazer o que o flocado disse, para tornar o motor mais solto, pois no dia-a-dia eu conduzo devagarinho e vou quase sempre a 90kmh em poupança na via, agora resta-me saber se tenho feito tudo bem..
                                              Se achas que é a fazer arranques que melhoras o carro...
                                              Originalmente Colocado por JDMCult Ver Post
                                              Tanto o Micra com o Corsa, sendo mais leves e com quase a mesma potencia, normal que seja mais disponiveis e ágeis. Entao o Micra... 700-800kg vs 1100 do GPunto, nao ha milagres.

                                              Esticar, no meu entender:

                                              Verificar o nivel do oleo, agua etc.

                                              Estar à temperatura normal de funcionamento.

                                              Se nao quiseres passar muito do limite, puxa a 3ª ate perto do redline e deixa-o estar la um bocado, 5-10km. A 3ºa desse carro deve esgotar prai aos 120-130, o que é uma velocidade aceitavel, e ja faz o efeito pretendido.


                                              Nao esperes é milagres com esse motor nesse carro.
                                              Eu digo que o 1.2 no GP é lento, mas o 1.0 no corsa B não lhe fica atrás. O GP é mais filtrado, mas não acredito que ande menos.
                                              Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                              "Estica-o" em ponto morto, não corres risco e o efeito é o mesmo.
                                              Claro. Quando fizer "PUUM" e deitar fumo já está bom.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por NismoPT Ver Post
                                                eu conduzo um civic 1.5i ls há 3 meses, faço uma viagem de 20kms e antes de chegar em casa que fica na recta (sempre é mais seguro), faço aceleração 0-100 e trocando com rotação máxima. até hoje já fiz umas 6 vezes.

                                                ontem atrevi-me a chegar aos 190kmh numa via rápida.

                                                a ideia era fazer o que o flocado disse, para tornar o motor mais solto, pois no dia-a-dia eu conduzo devagarinho e vou quase sempre a 90kmh em poupança na via, agora resta-me saber se tenho feito tudo bem..
                                                Isto deve ser piada

                                                Andar a 190 kmh numa estrada
                                                Conduzir a 90kmh para poupar e depois trocar mudanças ao corte para "soltar" o motor.
                                                "Agora resta-me saber se tenho feito tudo bem"...

                                                A unica coisa que se vai soltar um dia são os pistões que vão sair disparados em direção á lua.

                                                Pobre civic merecia melhor

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                  Qualquer dia fica tão solto que lhe saem os êmbolos pelo escape.
                                                  é pouco provável de acontecer, a curva do tubo de escape é muito apertada e eles não passam

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por NismoPT Ver Post
                                                    eu conduzo um civic 1.5i ls há 3 meses, faço uma viagem de 20kms e antes de chegar em casa que fica na recta (sempre é mais seguro), faço aceleração 0-100 e trocando com rotação máxima. até hoje já fiz umas 6 vezes.

                                                    ontem atrevi-me a chegar aos 190kmh numa via rápida.

                                                    a ideia era fazer o que o flocado disse, para tornar o motor mais solto, pois no dia-a-dia eu conduzo devagarinho e vou quase sempre a 90kmh em poupança na via, agora resta-me saber se tenho feito tudo bem..
                                                    Acelerações 0-100? Estás a fazer muito bem se queres dar cabo das transmissões e da caixa. Já nem falo do motor, porque esse aguenta-se bem, desde que não andes no corte.
                                                    Editado pela última vez por LuisMiguelC; 12 June 2015, 21:25.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu tenho um GPunto 1.2 65cv há quase 30 mil Km. Cá em casa também há o 1.1 de 55cv com 21 anos, um 1.2 60cv com 15 anos e outro 1.2 de 80cv do ano 2000 também.
                                                      O meu GPunto é o carro mais lento que conduzi na minha vida. Isso é mesmo assim. Não adianta esmifrar nada. Só vais desgastar material e queimar gasolina. Trata-o bem e não te dará chatices. Quando te fartares, troca de carro.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Flocado Ver Post
                                                        Levei hoje o carro a um familiar mecânico e depois de o conduzir abriu o capô e viu o motor babado de óleo. Ele diz que era aquilo que tava a tirar a força ao carro mas que arranjava, entretanto já lá ficou o carro.
                                                        Os filhos da mãe que me fizeram a revisão a semana passada e que são uns mecânicos de m*** se não viram aquilo.
                                                        Já não lá volto de certeza, mas eu sabia que o carro não podia ser assim tão fraco por natureza!
                                                        O babar óleo não tira força ao motor. Isso foi provavelmente o mecânico que, quando trocou o kit de distribuição, não colocou uma junta da tampa das válvulas nova, e reutilizou a antiga em conjunto com a aplicação de silicone de alta temperatura. Acho bem que seja resolvido, mas não vai fazer diferença nenhuma.

                                                        A alternativa é o motor ter ficado fora de ponto e isso sim tem influência no andamento do motor. Mas nesse caso não adianta puxar por ele. Tem que ser recolocada a correia e pronto.

                                                        Num carro recente tão recente é altamente improvável que possa estar preso, pelo menos se foi bem mantido. Já não acredito nisso.
                                                        Editado pela última vez por LuisMiguelC; 12 June 2015, 21:40.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Como é que alguém quer que um carro que pesa para cima de 1000kgs com 65CVs dê 180.

                                                          Rapaz á pouco tempo fiz uma viagem 106 1.1 e em AE a 130 já parecia que ia 200, abanar todo, vento a bater de frente parecia que a frente ia alevantar-se. Estamos a falar de um mero carro com 890kg com os seus 60CVs.

                                                          Para dizer, esse carro dentro dos seus limites normais, apartir da aí é só estragar motor e gastar gasolina

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            bolas não interpretam da forma como queria

                                                            até agora fiz 3000 kms no carro e os 2900 feitos foi conduzir suavemente, trocar entre 2500 a 3000 e 90kmh na via rápida..

                                                            não faltam posts nos outros lados a falarem de que umas aceleradelas de vez em quando tornam o motor supostamente mais solto, como diz os outros, devido a abrirem mais as válvulas e no caso de desentumpimento, o óleo a circular à força e ficar tudo devidamente lubrificado.

                                                            nunca levei a alta velocidade antes, mas ter experimentado chegar a 190 não demorou, foi 1 teste para ver se estava lá os 114cv e não foi para tornar o motor ágil. e não repetiria pois não traz nenhum benefício.

                                                            se existe mesmo algum benefício sobre o esticar o motor

                                                            o que é melhor fazer aceleração para as rotações e as válvulas abrirem mais por um curto tempo

                                                            ou ir manter os 5 mil ou 6 durante algum tempo ??

                                                            já que fala de transmissão, quase não troco muito a marcha e não engato à martelada.. na aceleradela a segunda consegue arrancar e corta-se aos 110.
                                                            Editado pela última vez por NismoPT; 13 June 2015, 00:06.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X