Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Veículos a GPL

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Veículos a GPL

    Bem amigos, estou a ponderar adquirir um BMW 320 de 150cv, de 91 a GPL.
    Alguém pode me dizer as vantagens e as desvantagens em relação ao GPL? E para estacionar em em sítios fechados e abaixo do solo é preciso fazer uma inspecção do tipo B, certo? É que li qualquer coisa sobre isso mas fiquei cheio de dúvidas. E em relação a fugas de GPL, como é que as posso descobrir e serão perigosas? (ps: esse é o meu maior medo xD) E como é que posso distinguir um kit de gpl liquido para um gasoso? É que nem o proprietário do veículo sabe....

    #2
    Todos os carros transformados a GPL depois da saída da nova lei já são abrangidos pela inspecção tipo B. Quando o instalador entregar o carro já está tudo tratado. Se for um carro com instalação anterior à lei terá de der mesmo uma inspecção tipo B. Atenção que terá de ter toda a documentação da instalação (Descrição do sistema, lista e marca das peças, data de instalação do depósito, termo de responsabilidade, etc.). O melhor é levar o carro a um instalador e dizer-lhe o que pretende e ele trata de tudo.

    Atenção que o carro legalizado para a nova lei, dá-lhe a vantagem de não utilizar o autocolante azul na traseira, mas sim o verde pequeno no pára-brisas, mas não permite estacionamento automático em parques subterrâneos.

    Quanto às fugas são fáceis de identificar. O único aditivo que o GPL tem é para lhe dar cheiro e faz muito bem o seu papel. A existir alguma fuga, por muito pequena que seja, cheira que se farta.

    Com o motor desligado é quase impossível haver fugas pois todas as válvulas eléctricas estão fechadas. Com o motor a trabalhar poderá haver fuga em alguma braçadeira mal apertada, mas é logo detectada. O nível de segurança é bastante alto.
    Editado pela última vez por LM; 13 June 2015, 17:05.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por LM Ver Post
      Todos os carros transformados a GPL depois da saída da nova lei já são abrangidos pela inspecção tipo B. Quando o instalador entregar o carro já está tudo tratado. Se for um carro com instalação anterior à lei terá de der mesmo uma inspecção tipo B. Atenção que terá de ter toda a documentação da instalação (Descrição do sistema, lista e marca das peças, data de instalação do depósito, termo de responsabilidade, etc.). O melhor é levar o carro a um instalador e dizer-lhe o que pretende e ele trata de tudo.

      Atenção que o carro legalizado para a nova lei, dá-lhe a vantagem de não utilizar o autocolante azul na traseira, mas sim o verde pequeno no pára-brisas, mas não permite estacionamento automático em parques subterrâneos.

      Quanto às fugas são fáceis de identificar. O único aditivo que o GPL tem é para lhe dar cheiro e faz muito bem o seu papel. A existir alguma fuga, por muito pequena que seja, cheira que se farta.

      Com o motor desligado é quase impossível haver fugas pois todas as válvulas eléctricas estão fechadas. Com o motor a trabalhar poderá haver fuga em alguma braçadeira mal apertada, mas é logo detectada. O nível de segurança é bastante alto.

      O atual proprietário do carro não meteu o kit gpl, foi o anterior a ele, ele foi o segundo proprietário e o carro tem o autocolante azul, por isso não deve ter nada tratado. Por isso caso esteja tudo por tratar, como arranjo a documentação caso não saiba onde foi montado o kit?
      E é verdade que os carros a gpl têm maior desgaste das peças? Já li isso umas quantas vezes, mas será verdade ou apenas mito?
      Btw, obrigado pela resposta!

      Comentário


        #4
        Jamais compraria um veículo a GPL com a instalação já feita. É sempre melhor comprar e mandar fazer a instalação.

        Comentário


          #5
          Tens fotos do carro? Assim posso-te indicar se o kit que ele tem já é de injecção.

          E para poderes ter a vinheta verde vai a um instalador fazer um check-up que depois ele encaminha-te como deverás proceder.

          Comentário


            #6
            Uma pergunta básica. Em que ano foi instalado o GPL e qual o ano de fabrico do depósito?

            Comentário


              #7
              se foi o dono anterior ao atual é um kit antigo e terá que ir a uma inspeção B. para um carro a caminho dos 25 anos eu não me preocupava em gastar muito mais dinheiro em legalizações e similares. aproveitava, isso sim, para arranjar o que fosse preciso no carro.

              Comentário


                #8
                Se a instalação for antiga, nem sequer deve passar numa inspecção b actual.

                Comentário


                  #9
                  http://www.custojusto.pt/setubal/lig...v-gpl-16603307

                  É este o anúncio do carro, segundo ele é dos novos.

                  Comentário


                    #10
                    Dos novos é muito relativo. O carro também era dos novos na altura em que saiu. A melhor verificação é ver a data de fabrico do depósito, já que este tem apenas 10 anos de validade.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                      Se a instalação for antiga, nem sequer deve passar numa inspecção b actual.
                      Porquê? Se estiver tudo operacional só tem de passar. Seja um kit novo ou velho. Nem a validade do depósito vêem nas IPO B.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por now Ver Post
                        Porquê? Se estiver tudo operacional só tem de passar. Seja um kit novo ou velho. Nem a validade do depósito vêem nas IPO B.
                        Falei no sentido de obter o selo verde. E isso depende da instalação feita, não basta estar operacional. As instalações aspiradas em sistemas de injecção também eram frequentes e funcionavam. E não sei que ipo b conheces mas já em 2005, numa instalação de GPL fizeram verificação da data de fabrico do depósito. Ninguém também vai a casa ver as mangueiras usadas em botijas de gás, mas elas têm um período de vida útil. Num carro a GPL o deposito também tem um período de vida útil. A inspecção pode ignorar, mas eu a comprar um carro usado a GPL, não o faria.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                          Falei no sentido de obter o selo verde. E isso depende da instalação feita, não basta estar operacional. As instalações aspiradas em sistemas de injecção também eram frequentes e funcionavam. E não sei que ipo b conheces mas já em 2005, numa instalação de GPL fizeram verificação da data de fabrico do depósito. Ninguém também vai a casa ver as mangueiras usadas em botijas de gás, mas elas têm um período de vida útil. Num carro a GPL o deposito também tem um período de vida útil. A inspecção pode ignorar, mas eu a comprar um carro usado a GPL, não o faria.
                          Está descansado que mesmo fora do prazo de validade o deposito não estoura, existem milhares de veiculos a GPL que circulam com o deposito ainda de origem.

                          Comentário


                            #14
                            Já tive um motor desses a LPG, num e34.

                            Para não perderes a viagem pede uma foto do compartimento do motor e posta aqui, para vermos se o kit é aspirado ou de injecção.

                            Eu só aceitava esse exemplar se fosse oferecido... E alinho a minha opinião pela do 500C

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                              Falei no sentido de obter o selo verde. E isso depende da instalação feita, não basta estar operacional. As instalações aspiradas em sistemas de injecção também eram frequentes e funcionavam. E não sei que ipo b conheces mas já em 2005, numa instalação de GPL fizeram verificação da data de fabrico do depósito. Ninguém também vai a casa ver as mangueiras usadas em botijas de gás, mas elas têm um período de vida útil. Num carro a GPL o deposito também tem um período de vida útil. A inspecção pode ignorar, mas eu a comprar um carro usado a GPL, não o faria.
                              Porque o custo de um depósito é assim tão elevado?

                              Além disso se o carro for acompanhado por um instalador competente, ele melhor que ninguém saberá o quê e quando deverá ser substituído.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                                Está descansado que mesmo fora do prazo de validade o deposito não estoura, existem milhares de veiculos a GPL que circulam com o deposito ainda de origem.
                                Claro que não estoura. Tal como um iogurte no dia a seguir a perder a validade não estar estragado ou pneus que chegam ao 1mm de rasto também não estoirarem. E uma correia de distribuição também pode durar o dobro do previsto. Ninguém é obrigado a cumprir limites de utilização recomendados.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por now Ver Post
                                  Porque o custo de um depósito é assim tão elevado?

                                  Além disso se o carro for acompanhado por um instalador competente, ele melhor que ninguém saberá o quê e quando deverá ser substituído.
                                  Um deposito custa uns 100-150€, mete mais 100€ de mão de obra, mais 100€ para uma nova inspecção B, e mete mais 50€ para documentação e tens facilmente 400€ gastos.

                                  Mas o objectivo principal da data de fabrico é saber o ano de instalação e assim saber o uso que o sistema teve. Se for de injecção, cada injector andará acima dos 100€ por exemplo...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                    Um deposito custa uns 100-150€, mete mais 100€ de mão de obra, mais 100€ para uma nova inspecção B, e mete mais 50€ para documentação e tens facilmente 400€ gastos.

                                    Mas o objectivo principal da data de fabrico é saber o ano de instalação e assim saber o uso que o sistema teve. Se for de injecção, cada injector andará acima dos 100€ por exemplo...

                                    Então tem uma duração de 10 anos, certo? Então caso tenha ais de 5 anos não devo realizar a compra, certo? E em relação aos injetores, também tem uma espécie de validade ou é apenas quando se reformarem? Que coisas tenho que ter atenção no momento de ver o carro em relação ao kit de gpl?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Levas o carro a um instalador, e pedes para fazer um check-up. Se o vendedor não concordar, parte para outro.

                                      Comentário


                                        #20
                                        A validade de um depósito de GPL é de 20 anos, isto para as inspecções, não tem nada a ver com estado em que ele está.

                                        O desgaste das peças mais evidentes é nas válvulas e só em algumas marcas ou modelos devidamente identificados. O resto é ao contrário, a utilização de GPL aumenta a longevidade do motor e a prova é o meu Kia Shuma que levou o kit aos 30000 Km e já passou os 300000 Km sem nenhum problema no motor.

                                        O GPL é um combustível limpo que não deixa resíduos dentro do motor. Esse carro pode merecer a pena, dependendo do preço e do estado em que está. Quanto mais Km tiver feito a GPL só abona a seu favor.

                                        Se um instalador levar o carro à inspecção tipo B a parte referente ao GPL passa de certeza, agora estará ele em condições de ser sujeito a semelhante escrutínio?

                                        Os injectores custam cerca de 80€ cada e são como os injectores de gasolina ou gasóleo, é material de desgaste.
                                        Editado pela última vez por LM; 13 June 2015, 21:41.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por now Ver Post
                                          Levas o carro a um instalador, e pedes para fazer um check-up. Se o vendedor não concordar, parte para outro.

                                          E isso quanto custa? É que eu ando a tentar evitar gastar muito dinheiro... Pois eu tenho um mecânico amigo mas ele trabalhou na autoeuropa mas não deve perceber nada de gpl's...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Segunda feira é ligares para um e perguntares.
                                            Na margem sul tens alguns, Front Fuels, Ambimotors, Passilauto.

                                            Levas o carro a quem trabalha nisso e conhece os sistemas de trás para a frente. Se te metes com curiosos nunca mais tens carro...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por JMCJ Ver Post
                                              E isso quanto custa? É que eu ando a tentar evitar gastar muito dinheiro... Pois eu tenho um mecânico amigo mas ele trabalhou na autoeuropa mas não deve perceber nada de gpl's...
                                              Diria que se andas a tentar não gastar muito dinheiro, é o espécime errado

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por now Ver Post
                                                Segunda feira é ligares para um e perguntares.
                                                Na margem sul tens alguns, Front Fuels, Ambimotors, Passilauto.

                                                Levas o carro a quem trabalha nisso e conhece os sistemas de trás para a frente. Se te metes com curiosos nunca mais tens carro...

                                                Sim, tens razão. Vou levar ao passilauto Pois fica no Montijo e é o mais perto. Obrigado pela ajuda!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                  Diria que se andas a tentar não gastar muito dinheiro, é o espécime errado

                                                  Porquê?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por JMCJ Ver Post
                                                    Porquê?
                                                    Porque é um motor de 6 cilindros, num carro com 24 anos, a caminho dos 300k km, com uma instalação de LPG feita há sabes lá quantos anos e de que tipo. A juntar a isso, raramente alguém vende um carro a LPG sem o ter rentabilizado ao máximo (período de vida expectável da viatura).

                                                    Claro que a malta fixa-se no barulho apaixonante do motor, da tracção nas rodas certas... Mas esquece-se da fava.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                      Porque é um motor de 6 cilindros, num carro com 24 anos, a caminho dos 300k km, com uma instalação de LPG feita há sabes lá quantos anos e de que tipo. A juntar a isso, raramente alguém vende um carro a LPG sem o ter rentabilizado ao máximo (período de vida expectável da viatura).

                                                      Claro que a malta fixa-se no barulho apaixonante do motor, da tracção nas rodas certas... Mas esquece-se da fava.

                                                      Então que achas destes?

                                                      http://www.custojusto.pt/setubal/lig...3-gpl-16576997

                                                      http://www.custojusto.pt/setubal/lig...0-gpl-16576128

                                                      http://www.custojusto.pt/setubal/lig...-c-ac-15390975

                                                      São todos mais recentes, supostamente tem menos km....

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Esse Civic nao me parece mal.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu via esse Cívica... Apesar de necessitarem de flashlube, conheço um que sem ele já passou os 300k km uns 3 anos

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X