Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Honda - No que era e no que se transformou - Opiniões

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Mercado] Honda - No que era e no que se transformou - Opiniões

    Sendo eu um adepto incondicional de carros japoneses, não posso ficar indiferente a esta opinião. É dura, muito dura mesmo a uma marca que já deu muito a todos aos aficionados de automóveis.

    Parece-me uma opinião demasiado dura e injusta para a Honda. Os tempos são outros e a competição entre marcas é cada vez maior. Concordo que a nível de modelos não há referências que havia nos anos 90. A Honda costumava ser uma marca diferente nem que fosse pelo facto de não ir atrás do rebanho.

    Tirando as versões Type-R não podemos dizer que haja referências nos segmentos, e mesmo os Type-R são modelos muito específicos. Penso que o foco na desportividade e nas performances dos modelos da Honda se foi esbatendo nos últimos anos. Este novo CTR veio finalmente colocar um modelo Honda nas bocas do mundo.

    Longe vão os tempos em que no mesmo catálogo de vendas havia, 1.6 VTI, 1.8VTI, ITR, CTR, ATR, S2K, NSX...

    Será que a Honda vive há muitos anos à sombra do que construiu nos anos 90?





    Coloquei no geral pois parece-me que é algo que merece estar no Geral.

    #2
    Numa coisa têm sido coerentes. Sempre fizeram carros feios e continuam a faze-los (exceto o S2000).

    Comentário


      #3
      Até podiam ser feitos, mas em termos de tecnologia, condução, estavam bem à frente da concorrência, e apesar de tudo, até mantido a tradição, seja nos Diesel com a referência 1.6 ser da Honda, seja no novo Type R já referência de segmento.

      Comentário


        #4
        JDM isso que falas (1.6 e o CTR) é tudo muito recente. A última década há que admitir que poucos foram os modelos que mostraram algum carisma ou se impuseram...


        Sempre fizeram carros feios (só escapa o S2000). Hoje ainda não me tinha rido...

        Comentário


          #5
          Isso é injusto dizer tendo em conta o novo Civic Type R que está a aniquilar a concorrencia.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Krugor Ver Post
            Isso é injusto dizer tendo em conta o novo Civic Type R que está a aniquilar a concorrencia.
            Aniquilar? Que exagero, um vulgar seat leon faz a mesma coisa que o CTR.

            Comentário


              #7
              Faz? O últimos testes mostra que é mais rápido.

              Comentário


                #8
                Mas ele baseia-se nos últimos anos (década). A Honda de hoje em dia já pouco tem a ver com a dos anos 90...

                Acho que se perdeu um pouco ao longo do tempo... À excepção dos CTR, que outros desportivos apareceram por exemplo em Portugal? Zero. Nem o DC5 para cá veio, ATR nem vê-lo, S2K deixou-se de fabricar, NSX muitos protótipos e pouco mais. Sobrou e ainda sobra o CTR. Felizmente ainda se conseguem ir buscar ícones da marca a preços porreiros e material é o que não falta...desde que não falte os euros na carteira.

                A Honda tem de se impor novamente! Eu penso que a dieselização do mercado também lhes fez perder a vontade de continuar a apostar nos motores de alta rotação, as emissões cada vez mais apertadas, etc,etc.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por JDMCult Ver Post
                  Faz? O últimos testes mostra que é mais rápido.
                  Acho que ninguém me respondeu no outro tópico, por isso pergunto aqui.

                  O leon usado no comparativo tinha o performance pack?

                  Comentário


                    #10
                    Aniquilar não me parece o termo mais correcto. A concorrência não dorme e há excelente alternativas nesse nicho. Já no outro tópico se falou por exemplo no Astra OPC que com menos 30 cvs e mais 200 kgs em cima faz supostamente melhores tempos em aceleração. Esperemos por testes/medições oficiais mas aqueles números parecem-me bem estranhos tendo em conta que o tempo a mais (em relação ao OPC) que o CTR faz dos 0-250 me parecem assustadores...a serem verdadeiros.

                    Comentário


                      #11
                      Dá-se demasiada importância aquilo que eram o automóveis à 20 anos atrás e o que são agora.
                      É um bocado como os canais de televisão, antes com 1 ou 2 tínhamos tema de conversa, agora com dezenas parece que não dá nada de jeito.
                      Se a oferta foi aumentando já o endeusamento deste ou daquele modelo caiu a pique e isto em qualquer marca auto.
                      Contudo as marcas continuam a crescer.
                      Modelos no seio da marca não faltam contudo existem mercados bem mais interessantes para a marca, Acura incluídos.

                      Comentário


                        #12
                        A honda devia ir para perto do publico que é apaixonado por automoveis, como a hyundai foi para o wrc e esta na luta pelo mundial de constrotores, a honda tambem devia de ir,depois deviam deixar a f1, ja nao estamos no tempo do senna e agora a honda só enterra dinheiro na f1, esta temporada ainda esta a 0 se nao me engano, pelo menos a mim da-me muito mais pica ver uma prova do wrc do que uma de f1, o wrc é mais baseado na conduçao pura e harmonia entre homem e maquina e menos na engenharia e matematica.
                        Acho que seria um bom começo para a honda, afinal de contas é o que a toyota vai fazer para o proximo ano.
                        depois deviam reafirmar o espirito dos desportivos dos anos 90 na europa, porque nos eua existe um novo honda nsx, que é vendido como acura, deviam criar um novo s2000, mas tambem a toyota devia fazer um novo celica, supra, mr2, ja para nao falar na mitsubishi, esses nem sei se ainda vendem carros, a subaro devia voltar a vender em todos os paises europeus etc, etc.
                        A unica marca japonesa que ainda faz alguma coisa pelos desportivos é a nissan com o gtr e o 370z que deve vender tanto como o numero de pontos que a honda faz na f1, enfim.
                        Depois vem a mazda dizer que o carro desportivo deve ter um motor 1.5, o novo mx5 esta lindo, e sinceramento nao percebo o porque da mazda nao arriscar a colocar-lhe um v6 como o do nissan gtr.
                        Até a hyundai que apsar de nao ser japonesa tinha uns desportivos engraçados como o coupe fx, ou mais recentemente o genesis deixaram de o vender na europa.
                        Resumindo, a honda e toyota pricipalmente faz de tudo para desentressar as pessoas do automovel desportivo, e depois queixam-se que as pessoas nao sentem orgulho em ter um carro japones, esta realidade ja foi difrente , estao á espera de que para voltar á epoca dourada?
                        Editado pela última vez por f458; 15 June 2015, 16:31.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                          Acho que ninguém me respondeu no outro tópico, por isso pergunto aqui.

                          O leon usado no comparativo tinha o performance pack?
                          Performance Pack? Isso é um extra?

                          O Type-R usado era o stock, como vem de fabrica, sem extras, penso, pelo que a comparar era um Leon sem extras.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por f458 Ver Post
                            A unica marca japonesa que ainda faz alguma coisa pelos desportivos é a nissan com o gtr e o 370z que deve vender tanto como o numero de pontos que a honda faz na f1, enfim.
                            Eu acho que este é o problema.. se os carros não vendem (e o desenvolvimento deles não será propriamente barato), vão desenvolver e pôr à venda um carro que os faz perder dinheiro em cada unidade vendida (exceto um verdadeiro sucesso de vendas, que fará esbater o custo de desenvolvimento)? Cada vez menos as empresas estão para correr um risco desses.

                            Comentário


                              #15
                              Eu acho que a conjuntura mundial não ajudou a Honda. A Honda é exímia no fabrico de motores a gasolina de alto rendimento. As políticas ambientais e a paixão cega dos europeus pelo diesel (então em Portugal é um case study) fez com que a Honda não tivesse a mesma receptividade de outrora.

                              Comentário


                                #16
                                Não foi só a honda.... infelizmente os anos 90 nao voltam mais, só podemos desfrutar da herança nipónica.

                                Assim de repente lembro me do crx del sol, mazda rx7, mx6, mitsubishi 3000gt, eclipse, lancer.

                                Nissan skyline, primera gt.

                                Toyota supra... entre outros grandes, grandes carros japoneses dos anos 90.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por 1000k Ver Post
                                  Eu acho que este é o problema.. se os carros não vendem (e o desenvolvimento deles não será propriamente barato), vão desenvolver e pôr à venda um carro que os faz perder dinheiro em cada unidade vendida (exceto um verdadeiro sucesso de vendas, que fará esbater o custo de desenvolvimento)? Cada vez menos as empresas estão para correr um risco desses.
                                  ok, compreendo o que queres dizer, mas entao porque que a honda e toyota e outras investem tanto em hibridos e eletricos aborrecidos (se calhar mais do que se investissem num carro desportivo) porque?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                                    Eu acho que a conjuntura mundial não ajudou a Honda. A Honda é exímia no fabrico de motores a gasolina de alto rendimento. As políticas ambientais e a paixão cega dos europeus pelo diesel (então em Portugal é um case study) fez com que a Honda não tivesse a mesma receptividade de outrora.
                                    Eu odeio diesel!!!Tenho 3 carros 2 a gasolina e 1 diesel, e este só é diesel porque a hyundai nao vende um santa fe a gasolina como vendem por exemplo nos eua.
                                    Só para verem um vw tiguan diesel custa 37k € e um a gasolina custa 29k€, sao percisos ha vontade 20 anos de depositos para o diesel compensar um acrescimo de 8k€
                                    Nao da para explicar, eu acho que ha um lobby dos diesel na europa
                                    Editado pela última vez por f458; 15 June 2015, 20:28.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Isto já começou com a 6.ª e 7.ª gerações do Civic (95/00 e 00/05), que eram carros vulgaríssimos e completamente insonsos.

                                      Não que isso me preocupe muito, que não sou grande fã de japoneses, nem de Hondas e ainda menos do espírito que lhe está subjacente, mas é um reconhecimento de um facto.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Acho que este tema dava pano para mangas em quase todas as marcas.

                                        Principalmente com o downsizing e o fenómeno do "manquismo" para mim o mercado automóvel está-se a tornar um bocado aborrecido.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por JDMCult Ver Post
                                          Performance Pack? Isso é um extra?

                                          O Type-R usado era o stock, como vem de fabrica, sem extras, penso, pelo que a comparar era um Leon sem extras.
                                          é o extra que a seat disponibiliza para o cupra. Foi esse que fez a volta no ring, e é o topo da gama leon!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                            Acho que este tema dava pano para mangas em quase todas as marcas.

                                            Principalmente com o downsizing e o fenómeno do "manquismo" para mim o mercado automóvel está-se a tornar um bocado aborrecido.
                                            Já eu acho precisamente o oposto!
                                            nunca houve uma oferta tao alargada de carros e motores como há agora!
                                            hoje em dia podes comprar um hatchback com mais de 300cv, que curvam bem, andam bem e consomem muito menos que os carros de antigamente.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu não sou especialmente adepto da Honda, nem de marca nenhuma. Mas vou ficando com um sentimento especial acerca de cada marca que vou tendo e como tal acabo por ir saber sempre mais sobre a história, evolução, marcas e acabo sempre por ficar um pouco identificado. Acho que o sr do vídeo tem razão.

                                              Acho que o início do fim da Honda foi quando lançou a geração 7 do Civic. A Honda tinha o peso que tinha na altura, ano 2000, mas foi a primeira a inserir no mercado os carros monovolumes. Talvez por ser a tal referência todas as marcas lhe seguiram o caminho ao "monovolumizar" os carros do segmento C. Isto porque eles viram que poucos anos antes a Renault com o Scenic estava a fazer um sucesso muito grande.

                                              Aqui está o início de uma filosofia que...deu em nada.


                                              Uma marca que toda a vida tinha tido carros baixinhos, curtinhos e com uma imagem nipónica/desportiva, apresentam um bacalhau desse tipo fizeram com que as pessoas começassem a fugir. Depois o não quererem desenvolver o motor a diesel e apostarem nos híbridos também não foi uma política muito boa a nível financeiro. No papel foi tudo muito bonito "Earth Dreams", preocupação com a natureza blá blá blá...enquanto isso os concorrentes desenvolviam motores diesel bem bons diga-se. O pequeno 1.6 i-dtec também é muito bom, mas veio com quantos anos de atraso? Eu diria que uns 12 anos. E o Jazz? O Jazz veio em 2001, devia ter vindo em 1991! A criação de um segmento B.
                                              Veio em 99/2000 o Honda Logo que foi uma coisa ali entre o segmento A/B cá para a Europa. Foi tão marcante que poucos se lembram dele.
                                              Eu não me estou a esquecer do 1.7 cdti o motor Isuzu/Opel que a Honda pegou e fez qualquer coisa que não foi muito bom pois não foi tão fiável quanto o da Opel.

                                              Nesse vídeo gostei particularmente de ver a Hyundai. Uma marca que lhe tiro o chapéu umas 50x. Convivi com um, na altura um Hyundai Accent. Antes que eu me lembre aqui na Europa só havia o Pony ali no segmento B/C. Em 93/94 a Hyundai era uma marca nos automóveis que o pessoal ficava todo com o pé atrás. Eles já faziam muitas coisas (até a nível espacial) só faltava a indústria automóvel. Praticamente foi nesses anos o início deles aqui na Europa, nos melhores anos da Honda.
                                              Vieram do nada e vejam os números naqueles vídeos. E se começarmos a pensar têm muito mais oferta que a Honda. Foi/é fantástico o trabalho dos sul coreanos.
                                              E a Honda? Dormiu à sombra da bananeira. Ainda que tenham o nome e ainda a fama que vai percorrendo o tempo já perderam muito para os adversários. Tenho dúvidas que voltem a ser o que eram.
                                              Editado pela última vez por ; 15 June 2015, 21:09. Razão: correcções ortográficas

                                              Comentário


                                                #24
                                                Então e o jazz esse supra sumo do segmento B? Não há direito.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                                  Já eu acho precisamente o oposto!
                                                  nunca houve uma oferta tao alargada de carros e motores como há agora!
                                                  hoje em dia podes comprar um hatchback com mais de 300cv, que curvam bem, andam bem e consomem muito menos que os carros de antigamente.
                                                  Em contrapartida tens uma oferta imensa de carros com 90 a 120 cvs que anunciam níveis de potência e andamento interessantes mas que na prática não são agradáveis de conduzir, ou porque lhes falta pulmão em cidade e recuperações a baixas RPM são mentira, ou graças a caixas excessivamente longas para recuperar demoram uma eternidade obrigando a trabalhar a caixa para manter um andamento razoável.

                                                  Nem tudo é mau, mas continuo convicto que se tivéssemos motores 2.0 4 cilindros com 110cvs vs 1.5 3 cilindros com a mesma potência, a poluição e os consumos reais seriam praticamente os mesmos e o andamento seria outra fruta.

                                                  Que saudades do Golf VI 2.0 TDI de 110cvs da empresa tenho

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                    Dá-se demasiada importância aquilo que eram o automóveis à 20 anos atrás e o que são agora.
                                                    É um bocado como os canais de televisão, antes com 1 ou 2 tínhamos tema de conversa, agora com dezenas parece que não dá nada de jeito.
                                                    Se a oferta foi aumentando já o endeusamento deste ou daquele modelo caiu a pique e isto em qualquer marca auto.
                                                    Contudo as marcas continuam a crescer.
                                                    Modelos no seio da marca não faltam contudo existem mercados bem mais interessantes para a marca, Acura incluídos.
                                                    Eu acho que até se esquecem que a Honda fez uma reputação pelos cívica básicos vendidos ao pontapé por esse mundo fora.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Não esquecer que a honda preocupa-se com o mercado global e não só com a Europa.
                                                      Todos os construtores sabem que têm que vencer na China para sobreviver.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O maior mercado da Honda, não era nos EUA?
                                                        Só falei da visão europeia porque é a que está mais perto e a que conheço melhor. A impressão que tenho é que começaram também a falhar nos "states".

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Podem dar muitas desculpas mas o que é falado é a realidade, não poderia estar mais de acordo.
                                                          O problema até não é só na Honda eu diria que é transversal a toda a industria Japonesa de automóveis, que é uma sombra do que já foi...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Ao contrario de muitos eu até gostava do anterior Civic, agora o actual acho horrível, tal como a carrinha que das portas para trás é completamente desproporcionada.

                                                            Já agora, a Toyota mantém-se fiel ao seu estilo nos últimos 15 anos, ou seja uma bosta, passou do redondinho para o afiado.

                                                            Hoje vi um RAV4 novo e a traseira parece um portão de garagem.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X