Boa noite e saudações a todos. Queria comprar um atrelado-tenda de campismo mas com o carro que tenho não sei se ele tem força suficiente para puxar o atrelado, principalmente em subidas. O carro é um citroen saxo 1.1 a gasolina, no livrete acusa 60 cv, peso bruto rebocável c/ travão 600Kg e tara 880. O atrelado tem de tara 300. Será que este motor aguenta com este atrelado? Agradeço desde já informações ou sugestões para que eu possa comprar ou não o atrelado, sem problemas.
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Atrelado em citroen saxo 1.1
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esquece o carro não teem motor para um atrelado 60cv é muito pouco, numa subida ingreme ficavas a meio da subida, um carro para levar um atrelado já tem de ter um motor consideravel e peso e binário para se aguentar com um reboque e tralha...
se queres uma autotenda pensa seriamente trocar de carro tambem por um maior e com mais uns cavalos...
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Originalmente Colocado por touromelga Ver Postesquece o carro não teem motor para um atrelado 60cv é muito pouco, numa subida ingreme ficavas a meio da subida, um carro para levar um atrelado já tem de ter um motor consideravel e peso e binário para se aguentar com um reboque e tralha...
se queres uma autotenda pensa seriamente trocar de carro tambem por um maior e com mais uns cavalos...
e não de uma roulote completa..penso eu...quem esta certo???
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Belos tempos em que ia acampar com os meus pais e irmã com atrelado bem carregado, bicicleta, bagageira até cima para a zona da serra da Lousã num... Fiat Uno 55s! O carro nunca avariou e nunca ficou a meio de uma subida...
Respondendo à tua pergunta, o teu Saxo chega e sobra para puxar um atrelado desses!
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Originalmente Colocado por RiCkYLiNk Ver PostBelos tempos em que ia acampar com os meus pais e irmã com atrelado bem carregado, bicicleta, bagageira até cima para a zona da serra da Lousã num... Fiat Uno 55s! O carro nunca avariou e nunca ficou a meio de uma subida...
Respondendo à tua pergunta, o teu Saxo chega e sobra para puxar um atrelado desses!
Originalmente Colocado por Bloodhound Ver Postolh que deves estar ou tu ou eu a fazer-mos confusão..para mim o user esta a falar disto
e não de uma roulote completa..penso eu...quem esta certo???
ele quer fazer campismo mais avantajado teem de arranjar um carro com mais enercia e mais cavalos...Editado pela última vez por touromelga; 17 June 2015, 10:51.
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bloodhound, fazerMOS.
rebocar um atrelado desses consegues, mas em subidas e com os parcos pouco mais de 100nm de binário, vais ver o carro a sofrer e a pedir uma 2ª. embalado ainda vai, no entanto tens que lhe dar lanço nas subidas, calcar um pouco mais o acelerador. se apanhas uma fila ou algo do género em subida vai ser sempre em primeira até lá acima.
mas vai e que daqui a uns anos fiquem as boas recordações e apenas mais um pouco de combustível gasto, nada mais.
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Originalmente Colocado por touromelga Ver Postnão estou a fazer confusão nenhuma eu seu bem o que é uma relote e uma autotenda, pois faço campismo há anos, por isso disse bem o carro é fraquinho para levar 300kg mais extra, o livrete pode lá dizer que chega para 600kg, mas o motor ainda teem a carroseria e ocupantes, e 60cv o carro vai-se a borrar todo para puxar esse peso todo, então em subidas coitado...
ele quer fazer campismo mais avantajado teem de arranjar um carro com mais enercia e mais cavalos...
Resumo, avança nisso desde que tenhas Paciência para velocidades muito moderadas.
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vesse mesmo que numca andas-te com atrelado num carro pois não??? enfin...
depois é como o outro que trabalha comigo comprou uma relote e tinha um gof mk2 gtd, há e tal aquilo chega para a puxar a relote, a primeira subida ingreme ficou lá, teve de chamar o reboque para levar a relote e comprou um jipe velho para andar com aquilo quando vai para férias...
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Nos tempos idos tive um Lancia Y (máquina infernal) e que usava também para rebocar motos de TT (duas ou mesmo 3) e aquilo nunca me deixou apeado, mas sofria bastante, sobretudo se lá fosse, dentro 3 marmanjos e respetivo equipamento como chegou a acontecer! Cada mota uma média de 120/130 kg, mais o atrelado e lá rebocava mais de 400 kg!
Nas subidas era algo desesperante (lá tinha que se recorrer à 1.ª de quando em vez) e ver a malta a protestar de vez em quando...
Se não tens tempo (€€€) para trocar por algo melhor o Saxo vai aguentar, mas vai estar mais perto dos seus limites e a embraiagem pode dar de si a qualquer momento...
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Originalmente Colocado por touromelga Ver Postvesse mesmo que numca andas-te com atrelado num carro pois não??? enfin...
depois é como o outro que trabalha comigo comprou uma relote e tinha um gof mk2 gtd, há e tal aquilo chega para a puxar a relote, a primeira subida ingreme ficou lá, teve de chamar o reboque para levar a relote e comprou um jipe velho para andar com aquilo quando vai para férias...
isso das relotes o pior é a fazer marcha atrás
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Os motores à cerca de 20 anos atrás não tinham tanta potência como os d hoje. Só as grandes máquinas é que tinham altas cavalagens. O ford mustang q era considerado um dos ex libris da potência, tinha apenas 150cv, o q hoje anda aproximado d um carro normal. Esses carros puxavam atrelados e rolotes bens mais pesadas q as d hoje. Acho q existe é uma diferença entre o motor diesel e gasolina. O diesel deve ser mais resistente e portanto, mais apto para este tipo de situações.
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Originalmente Colocado por vicjoaq Ver PostBoa noite e saudações a todos. Queria comprar um atrelado-tenda de campismo mas com o carro que tenho não sei se ele tem força suficiente para puxar o atrelado, principalmente em subidas. O carro é um citroen saxo 1.1 a gasolina, no livrete acusa 60 cv, peso bruto rebocável c/ travão 600Kg e tara 880. O atrelado tem de tara 300. Será que este motor aguenta com este atrelado? Agradeço desde já informações ou sugestões para que eu possa comprar ou não o atrelado, sem problemas.
Abraço,
Claudio
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Originalmente Colocado por touromelga Ver Postacredito que sim mas tu no teu tempo levavas tralha e volume e provavelmente o peso não equipara ao que ele deve ficar no final de carregar tudo, e faço ideia parte das subidas com o fiat ia a empurar com o motor que aquilo tinha não...
não estou a fazer confusão nenhuma eu seu bem o que é uma relote e uma autotenda, pois faço campismo há anos, por isso disse bem o carro é fraquinho para levar 300kg mais extra, o livrete pode lá dizer que chega para 600kg, mas o motor ainda teem a carroseria e ocupantes, e 60cv o carro vai-se a borrar todo para puxar esse peso todo, então em subidas coitado...
ele quer fazer campismo mais avantajado teem de arranjar um carro com mais enercia e mais cavalos...
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claro que pode . vê desta forma : o reboque pesa 300 kg. é o mesmo que levasses 3 gajos fortes no banco de tras. , com 3 gajos atras o carro anda normal, agora se me disseres que levas 3 gajos atras + outra pessoa a frente + mala cheia + os 300 kg. do atrelado ai já é capaz de ser insuficiente o saxo.
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Eu, que conduzo um carro igual bastantes vezes, posso-te dizer que o motor aguenta bem 300 kgs a mais.
Já o fiz com mais 4 macacos no carro e vai dar mais ou menos ao mesmo (4*75 kgs), fora o que ia na mala...nalgumas subidas notas logo que terás de reduzir de 5ª para 4ª, ou de 4ª para 3ª conforme os casos, mas se já tás habituado ao andamento desse motor não vais achar nada de especial.
O que destaco pela negativa, nessas condições, é que o eixo traseiro fica baixinho que dói e, pior que isso, o carro fica a travar bastante pior...Mas provavelmente num atrelado a questão do eixo traseiro não se nota, e se o atrelado tiver travões resolve a coisa.
Tenta ver +/- que peso iriá levar além atrelado, metes uns matulões no carro e umas sacas de batata na mala para simular e tiras isso a limpo
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Eu fazia o seguinte: Carro cheio + travoes de origem + atrelado + conversão a gás. Até vais ficar parvo com a velocidade que o carro vai atingir em marcha atrás nas subidas ahaaha .
Agora mais a sério, já aqui te responderam pessoas que fizeram algo semelhante, mas teoricamente não aconselho. Estamos a falar do modelo e motor base/entrada da gama de uma marca "do povo", modelo esse com pelo menos 15 anos em cima (nisto da idade estou a ser simpático, o desenvolvimento do chassis data de 90 ou 91...) que vai travar mal (atenção a isso), vai fazer subidas com muita dificuldade (atenção à temperatura), provavelmente ficará sem amortecimento no eixo traseiro e etc etc.
Se decidires avançar, vai se uma grande aventura o tempo todo, o que é engraçado e provavelmente ficará para a tua história
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Originalmente Colocado por marelo Ver PostEu fazia o seguinte: Carro cheio + travoes de origem + atrelado + conversão a gás. Até vais ficar parvo com a velocidade que o carro vai atingir em marcha atrás nas subidas ahaaha .
Agora mais a sério, já aqui te responderam pessoas que fizeram algo semelhante, mas teoricamente não aconselho. Estamos a falar do modelo e motor base/entrada da gama de uma marca "do povo", modelo esse com pelo menos 15 anos em cima (nisto da idade estou a ser simpático, o desenvolvimento do chassis data de 90 ou 91...) que vai travar mal (atenção a isso), vai fazer subidas com muita dificuldade (atenção à temperatura), provavelmente ficará sem amortecimento no eixo traseiro e etc etc.
Se decidires avançar, vai se uma grande aventura o tempo todo, o que é engraçado e provavelmente ficará para a tua história
Se o motor estiver em bom estado qual é a dúvida em rebocar 300kg?
Arranja algo que pese 300k, mete no carro e faz um teste.
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Quando era puto cheguei a ir de férias com os meus pais a puxar um atrelado tenda num Visa com o motor 1100, e para quem conhecer o parque de campismo de Penacova e a rampa de saída do parque... o carro subia a rampa atafulhado de tralha e pessoas + o atrelado tenda.
Em viagem era rápido? Não, mas era sempre uma emoção ehehehe
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