Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Citroen Saxo 1.5D

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Citroen Saxo 1.5D

    Boas pessoal!

    Sou novo aqui no fórum e também não estou muito dentro da área.

    No verão vou fazer uma viagem de 550 no meu saxo (eu sei que é uma aventura! ) e queria se é muito arriscado puxar por ele ao longo da viagem, tal como nas subidas ou andar com ele ao máximo em plano.

    Terá algum problema adicional puxar por ele?

    Obrigado.

    #2
    esse motor é bom, mas tambem não é para abusos, se estás com pressa para fazer os 500km's o mais rápido possivel, mais vale ires com mais antecedência e ir nas calmas, pois as pressas dão em vagares, não estas insento de ter problemas durante a viagem a ir a apertar com ele e ficar na borda da estrada a espera do reboque...

    quanto a se o motor está apto ou não isso só tu é que podes responder, pois o carro é teu só tu sabes como é que o tratas mecanicamente...

    Comentário


      #3
      Basicamente, é isso. Depende do seu estado de conservação. Se estiver bom nada impede que, depois de a mecânica estar bem quante e oleada, não possas fazer uns pequenos esticanços em 5.ª a fundo ou perto disso, durante uns 10-15-20 minutos. Verifica o nível de óleo e água, muito importante!

      Comentário


        #4
        Se dizes que fazer 500 kms nesse carro é uma aventura, depois perguntas se podes ir a esticar por ele?

        Comentário


          #5
          Em subidas quer queiras ou não já vais andar com acelerador próximo do fundo, é mesmo assim d´orige.

          Se o motor estiver saudável com revisão feita e com o sistema de refrigeração em bom estado (bomba de água, termostato, radiador etc) não é muito arriscado que isso aguenta. Agora saúde não lhe dá nenhuma.

          Comentário


            #6
            Acho que não é problemático seja para que motor for ir na velocidade máxima desde que esteja em bom estado. Claro, que nunca é tão saudável como ir a 70 ou 80 % da sua " capacidade " . Ir a 100 % continuamente, durante muitos KM's e tornar isso num hábito ao longo dos meses/anos e que pode não ser aconselhável.

            Mas isso é válido para qualquer motor. Esse 1.5D desenvolve a potência máxima as 5000 RPM e não se nega a ir até lá, mas há que ver que isso acontece com outros motores excepto os diesel minimamente modernos que à velocidade máxima raramente passam das 4000 RPM, sendo que o limite deles é 5000.

            Comentário


              #7
              Problema em princípio se o carro estiver com boa manutenção, não à... mas achas que é mesmo preciso ires em regimes máximos?

              Comentário


                #8
                Por exemplo, quando entro numa subida a 120km/h passar para 4ª para tentar que o carro não morra tanto, isto fará mal?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por sergioalmeida13 Ver Post
                  Por exemplo, quando entro numa subida a 120km/h passar para 4ª para tentar que o carro não morra tanto, isto fará mal?
                  Claro que não. O importante é manutenção correcta e a tempo e horas, olhar de vez em quando para o ponteiro da temperatura do motor, não acelerar fortemente com o motor ainda frio, e não fazer Posto-Algarve sempre prego a fundo várias vezes por semana

                  De resto tens que pensar tambem é que o carro é para te servir. Há aí muitos carros que andam sempre em baixos regimes e os motores estão todos cheios de " carvão " .

                  Comentário


                    #10
                    Este modelo n tem ponteiro de temperatura certo?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                      Este modelo n tem ponteiro de temperatura certo?
                      Certo, só tem luz

                      Comentário


                        #12
                        Ainda o verão anterior fiz santo tirso- marbell num opel corsa b 1.5d, fui sempre a cumprir limites até lá e não se negou a nada (são 950km de viagem)

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                          Este modelo n tem ponteiro de temperatura certo?
                          Havia versões que tinham, não sei é se era a 1.5D. Mas de qualquer forma compensa, e bem, mandar instalar um.

                          A bem da verdade até devia ser Termómetro do liquido do radiador, do óleo e pressão do óleo.

                          Comentário


                            #14
                            Por 20€ compras um quadrante com manómetro de temperatura. O sensor já deve lá estár em principio é só mudar o quadrante, trabalho que se faz em 10 minutos.

                            Comentário


                              #15
                              Dá "lume" nisso sem medos!

                              Comentário


                                #16
                                Tive um citroen saxo 1.5D que fez 250.000Km´s nas minhas mãos antes de o vender, e sei que ainda hoje continua andando sem problemas.
                                Tendo a manutenção adequada é carro para fazer essa viagem sem problemas, no entanto não é carro para andar sempre a fundo, recomendo velocidade mais moderadas e não terás problemas durante muito tempo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu queria fazer Porto Lisboa no mesmo carro e graças às vossas respostas fiquei esclarecido. O meu saxo também é um 1.5d de 97 e tem o ponteiro de temperatura juntamente com a luz.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu utilizei um Saxo 1.5D desde os 80KKm até aos 22XKKm... fez muitas (2x de 2 em duas semanas) Santarém - Albergaria e vice-versa (tempos de ensino superior em que estudava em santarém), garantidamente mais de metade das vezes sempre que possível de pé na chapa e. sempre com manutenção atempada, 0 problemas. Encontrei-o. por acaso, numas bombas há uns dois anos atrás, com quase 350KKM, segundo a atual dona, continua a rolar sem problemas tirando a manutenção habitual e tendo em conta que é um carro com 15 anos (lá vai levando uma peças em borracha que vão ficando ressequidas).

                                    É de longe o carro mais fiável que tive até hoje (Espero que seja ultrapassado pelo atual). É um carro a gasóleo, fraquito, mas que não se zanga nada se for conduzido como um carro fraquito a gasolina para andar alguma coisa. E gasta muito menos que qualquer 1.0 ou 1,.1 a gasolina da mesma altura para andar a mesma coisa. E, no mínimo, com a mesma fiabilidade.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Há 30 anos fui numa Citroen Diane a Marraquexe e regressei.

                                      Ao planear a viagem (em 2 minutos) nunca se colocou a questão de a máquina aguentar a viagem.

                                      Em todo o percurso apenas foi rebocada duas vezes. Para atravessar o Estreito!


                                      Aposto que o Saxo faria a mesma coisa se estivesse minimamente cuidado.
                                      Editado pela última vez por Vitoy; 21 June 2015, 22:41.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Já fui a Andorra e vim (mais ou menos 1300km para cada lado), AE espanholas a 120Km/h sob intenso calor e ainda subiu umas montanhas jeitosas por lá e sem problema algum.

                                        Curiosamente chegámos lá mais estafados por causa do tempo da viagem, porque o carro até é confortável. A média já nem sei ao certo mas tenho ideia que na altura fiz e ficou abaixo dos 4l/100km

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Vitoy Ver Post
                                          Há 30 anos fui numa Citroen Diane a Marraquexe e regressei.

                                          Ao planear a viagem (em 2 minutos) nunca se colocou a questão de a máquina aguentar a viagem.

                                          Em todo o percurso apenas foi rebocada duas vezes. Para atravessar o Estreito!


                                          Aposto que o Saxo faria a mesma coisa se estivesse minimamente cuidado.

                                          Deixa lá que o meu primo no trabalho dele ia recentemente de Renault 4L do porto a lisboa frequentemente para montar cenas pela empresa

                                          Comentário


                                            #22
                                            550 km num Saxo uma aventura?

                                            A menos que o carro esteja a cair aos pedaços, não sei como pode ser uma aventura (contando que permaneça em estradas pavimentadas)...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                                              Já fui a Andorra e vim (mais ou menos 1300km para cada lado), AE espanholas a 120Km/h sob intenso calor e ainda subiu umas montanhas jeitosas por lá e sem problema algum.

                                              Curiosamente chegámos lá mais estafados por causa do tempo da viagem, porque o carro até é confortável. A média já nem sei ao certo mas tenho ideia que na altura fiz e ficou abaixo dos 4l/100km
                                              Mas puxaste por ele nas subidas ou deixavas ir à velocidade que ele aguentava?

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X