Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tou a pensar comprar uma MOTO 4

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tou a pensar comprar uma MOTO 4

    Tou a pensar comprar uma MOTO 4, e tenho visto algumas 200, 250..

    Sou inexperiente na matéria até pk sera a minha primeira moto4 e queria saber se uma moto 200 ou 250 ja é alguma coisa de jeito, em termos de velocidade ja anda bem?

    Se me puderem ajudar agradecia

    Abraço

    #2
    Necessidade ou gosto pessoal?
    Apenas posso dizer na minha opinião que é o veículo mais perigoso e mal utilizado que conheço, isto vem de alguém que anda de mota diariamente.
    De resto, boa sorte

    Comentário


      #4
      Originalmente Colocado por BlackKnight Ver Post
      Necessidade ou gosto pessoal?
      Apenas posso dizer na minha opinião que é o veículo mais perigoso e mal utilizado que conheço, isto vem de alguém que anda de mota diariamente.
      De resto, boa sorte
      É por gosto pessoal, sempre quis ter uma moto4 , e agora surgiu oportunidade e tenho visto umas 250cc e queria saber se anda vale a pena comprar uma moto dessa cilindrada.

      É so mesmo pra dar uma voltas aqui pela cidade, claro que mota é smepre um veiculo muito mais perigoso é uma questão de ter cuidadinho

      Comentário


        #5
        Cuidado com as moto 4 a condução das mesmas não são o que a malta pensa, lá porque têm 4 rodas não se conduz como um carro, e são mais perigosas em curva que as motos (2 rodas).
        Não é por nada que existem tantos acidentes com motos 4.

        Comentário


          #6
          boas pessoal
          eu tenho uma trx400 e curto á brava com aquilo, quanto a ser perigoso!!, é!! assim como um carro desportivo, ou como uma mota de duas rodas, ou um skate ou uns patins, ou tudo o resto.
          COMO TUDO tem maneiras próprias de utilização e desde que respeitadas e cumpridas, é um óptimo veículo de lazer

          Comentário


            #7
            Boas,

            1º Moto 4 não são para dar velocidade... vão veículos utilizados essencialmente para andar a fazer TT ou passeios turísticos pelo mato.
            2º Andar de Moto 4 é mais perigoso que andar em uma moto de 2 rodas.. sobretudo quando se vira devido às distancias entre eixos, à reduzida "largura" de uma roda à outra, e altura, ou seja, trocando por miúdos.. são muito fáceis de capotar quando se dá uma curva, daí veres o pessoal a dar as curvas com a traseira a derrapar e o corpo no sentido contrário à curva! Muito rebaixam as Moto 4.. mas para mim isso tira a essencial da moto...
            3º 250/300cc são boas para iniciantes, que me parece ser o teu caso.. e se nunca andas-te numa então vai para uma dentro desta cilindrada para te habituares.
            4º Andar de Moto 4 apenas em cidade... hum... digo-te já que vai ser uma tortura para ti..

            Comentário


              #8
              Tanta desinformação quanto ás moto4.
              Já ando há mais de 10 anos, mais de 5 com uma 400 comprada nova e ainda só tinha 17 anos, continuo sem perceber desde tal altura onde é que uma mota de 4 rodas é mais ou menos perigosa que outra de MX/TT/Estrada.


              Para o autor do tópico, depende da quantidade de dinheiro que queres gastar.
              A ser uma 250 japonesa, são boas opções, sendo chinesa depende da marca/modelo mas continuava a preferir uma japonesa, ou dava mais um pouco ou ia ver modelos mais antigos.
              Uma 250 é boa para começar, mas uma 350/400 é melhor, dá para limitar, e daqui a uns tempos não há tanta necessidade de mudar.

              Moto4 para andar em estrada apenas, desaconselho, mesmo!!

              Comentário


                #9
                Boas, se realmente estas mesmo interessado numa opta por uma destas isto é um exemplo, não vás pelas ilusão de motas de marcas desconhecidas (chinas)

                http://www.standvirtual.com/motos/an...aster/M852745/
                http://www.standvirtual.com/motos/an...a/YFM/M858503/
                http://www.standvirtual.com/motos/an...a/TRX/M863089/

                Comentário


                  #10
                  Quanto queres gastar com a moto?
                  Acho que tens mais que ir por aí.. se não o pessoal não te pode aconselhar o que comprares!
                  Agora lembra-te, como já te disseram e bem, não compres chinesas se não vais andar muitas vezes a pé ou a apertar porcas e parafusos sempre que sais..
                  Depois tens dois tipos de moto 4.. Desportiva e Automáticas.

                  Por ex:

                  Desportivas:
                  http://www.standvirtual.com/motos/anuncios/Suzuki/Quadsport/M865041/
                  http://www.standvirtual.com/motos/an...rrior/M851055/
                  http://www.standvirtual.com/motos/an...aster/M852097/

                  Ou automática:
                  http://www.standvirtual.com/motos/an.../Goes/M858003/

                  Tens que ter cuidado ao avaliares a moto.. geralmente quem as tem anda a chafurdar na lama, e nem sempre são bem cuidadas, a manutenção também nem sempre é feita a tempo horas!
                  Vê bem o motor o trabalhar do mesmo, se as mudanças entram bem, a suspensão traseira, o alinhamento das rodas, travões, pontos de ferrugem, etc..

                  As Moto 4 fora muito populares entre 97 - 2005 e é complicado arranjares motos com poucos anos/andamento.

                  Comentário


                    #11
                    Originalmente Colocado por TugaAzeiteiro Ver Post
                    Boas,

                    1º Moto 4 não são para dar velocidade... vão veículos utilizados essencialmente para andar a fazer TT ou passeios turísticos pelo mato.
                    2º Andar de Moto 4 é mais perigoso que andar em uma moto de 2 rodas.. sobretudo quando se vira devido às distancias entre eixos, à reduzida "largura" de uma roda à outra, e altura, ou seja, trocando por miúdos.. são muito fáceis de capotar quando se dá uma curva, daí veres o pessoal a dar as curvas com a traseira a derrapar e o corpo no sentido contrário à curva! Muito rebaixam as Moto 4.. mas para mim isso tira a essencial da moto...
                    3º 250/300cc são boas para iniciantes, que me parece ser o teu caso.. e se nunca andas-te numa então vai para uma dentro desta cilindrada para te habituares.
                    4º Andar de Moto 4 apenas em cidade... hum... digo-te já que vai ser uma tortura para ti..
                    Quer dizer é pra andar na cidade, mas apenas por lazer, nada de me meter em horas de ponta nem nada parecido, apenas pra lazer num fim de semana, ou mesmo numa zona que temos aqui ao pé do rio, que normalmente é usada por motos deste tipo..

                    Mas essencialmente nada de fazer loucuras, até pk respeito mt os limites.. mas ja agora pk vai ser uma tortura? xD

                    P.S Agora fiquei com medo xD

                    Comentário


                      #12
                      Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                      Tanta desinformação quanto ás moto4.
                      Já ando há mais de 10 anos, mais de 5 com uma 400 comprada nova e ainda só tinha 17 anos, continuo sem perceber desde tal altura onde é que uma mota de 4 rodas é mais ou menos perigosa que outra de MX/TT/Estrada.


                      Para o autor do tópico, depende da quantidade de dinheiro que queres gastar.
                      A ser uma 250 japonesa, são boas opções, sendo chinesa depende da marca/modelo mas continuava a preferir uma japonesa, ou dava mais um pouco ou ia ver modelos mais antigos.
                      Uma 250 é boa para começar, mas uma 350/400 é melhor, dá para limitar, e daqui a uns tempos não há tanta necessidade de mudar.

                      Moto4 para andar em estrada apenas, desaconselho, mesmo!!
                      Vi uma motos em conta num stand, a marca que eles vendem é SHINERAY, concerteza nao devem ser das melhores até pk nunca ouvi falar da marca, ou eu sou mt lerdo nisto lool, vi motas shineray 250cc ja com homolgaçao de 2lugares, 1 par de luvas, 2 capacetes fica a volta de 2300€.

                      Apenas tou perguntando se a 250cc da pra satisfazer um bocado, até pk nao kero grandes loucuras, quero uma coisa que ande bem, mas tb nada de altas velocidades

                      Comentário


                        #13
                        Não são más de todo, já as vi andar, o motor é bom, mas de quadro e qualidade de montagem/materiais são fraquinhas.
                        A comprar, e sendo que não vais andar em TT, não serão grande preocupação, claro que terás de ter mais atenção do que o normal com uma japonesa.
                        Verificar os apertos das peças que estão sujeitas a maior tensão(pinhão de ataque, cremalheira, rodas...)

                        Ainda assim, acho que uma Yamaha Blaster ou se encontrasses alguma YFM/Raptor R250 são melhores.

                        Comentário


                          #14
                          Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                          Não são más de todo, já as vi andar, o motor é bom, mas de quadro e qualidade de montagem/materiais são fraquinhas.
                          A comprar, e sendo que não vais andar em TT, não serão grande preocupação, claro que terás de ter mais atenção do que o normal com uma japonesa.
                          Verificar os apertos das peças que estão sujeitas a maior tensão(pinhão de ataque, cremalheira, rodas...)

                          Ainda assim, acho que uma Yamaha Blaster ou se encontrasses alguma YFM/Raptor R250 são melhores.
                          Vi num stand novas a um bom preço, por isso pedi opinião, claro que as marcas mais conceituadas normalmente sao melhores, mas tambem nao quero gastar um valor muito alto, mesmo por ser apenas pra gosto pessoal e nao por necessidade... e ja agora aquilo é facil de conduzir com as mudanças? ou sera melhor comprar com mudanças automaticas?

                          é que nao percebo nada disso, nunca andei em nenhuma

                          Comentário


                            #15
                            Warrior 350. Barata, fiável e já dá para te divertires.

                            Comentário


                              #16
                              Originalmente Colocado por MrVuszi Ver Post
                              boas pessoal
                              eu tenho uma trx400 e curto á brava com aquilo, quanto a ser perigoso!!, é!! assim como um carro desportivo, ou como uma mota de duas rodas, ou um skate ou uns patins, ou tudo o resto.
                              COMO TUDO tem maneiras próprias de utilização e desde que respeitadas e cumpridas, é um óptimo veículo de lazer
                              Quando falo que as motos 4 são perigosas é justamente porque quem as compras não faz ideia do tipo de condução que aquilo requer, à uns anos fartava me de ver malta a comprar moto 4 com ideia que como tinham 4 rodas eram tipo carro e não eram perigosas, depois era vê los nas curvas a ir a direito ou a capotar porque não tinha a ideia que o volante só servia para manobras e que em andamento não poderiam vira-lo para dar as curvas.
                              Editado pela última vez por DragonH; 11 April 2017, 10:42.

                              Comentário


                                #17
                                Muito sinceramente não comprava uma SHINERAY pelos 2300€ já com as luvas e capacete que estão a pedir.
                                Como já te disseram, não são muito más de motor, mas o resto.... e se um dias te fartas e queres vender, vão-te dar 500€ por ela!

                                Assim tendo já uma base de valores que estás disposto a dar e o seu propósito, eu ia para uma usada, de uma marca com provas dadas..
                                As mudanças não são nenhum bicho de 7 cabeças, mas depende muito do que gostas.. eu prefiro mudanças pois tenho maior controlo sobre a moto, mas para passear, e cidade então aí... poderá fazer mais sentido uma automática!

                                Das que já referi tens:

                                Manuais:
                                Yamaha YFM250 - 250cc (óptima para iniciantes e é superior à Quadsport 250cc): http://auto.sapo.pt/Motos/Yamaha-YFM...r-1728693.aspx
                                Suzuki Quadsport - 250cc (incluí por ser mais recente): http://www.standvirtual.com/motos/an...sport/M865041/
                                Nota: Estas duas são motos +/- do tamanho dessa SHINERAY..

                                Goes 450X - 450cc (acho que já é de mais para o que queres mas..)
                                http://www.standvirtual.com/motos/an.../Goes/M851005/
                                Depois tens sempre a Warrior, que é uma 2T.. mítica entre os amantes das Moto 4 por serem máquinas de guerra, mas não sei se será o ideal para um iniciante!
                                Nota: Estas duas já são motos desportivas, e maiores/mais pesadas que as que te disse em cima..


                                Automática:
                                Goes 220/Aeon Cobra 220 - 220cc http://www.standvirtual.com/motos/an.../Goes/M858003/
                                Para quem não quer andar a colocar mudanças, moto fiável e confortável.. e tem a vantagem de ter uma maior área para se colocar os pés/proteger da sujidade..

                                Quando te disse que ia ser tortura andares na cidade, pensei que ias andar diariamente com uma Moto 4 na cidade.. visto ser um brinquedo para o fim de semana, então aí tudo bem!!

                                Comentário


                                  #18
                                  Originalmente Colocado por TugaAzeiteiro Ver Post
                                  Muito sinceramente não comprava uma SHINERAY pelos 2300€ já com as luvas e capacete que estão a pedir.
                                  Como já te disseram, não são muito más de motor, mas o resto.... e se um dias te fartas e queres vender, vão-te dar 500€ por ela!

                                  Assim tendo já uma base de valores que estás disposto a dar e o seu propósito, eu ia para uma usada, de uma marca com provas dadas..
                                  As mudanças não são nenhum bicho de 7 cabeças, mas depende muito do que gostas.. eu prefiro mudanças pois tenho maior controlo sobre a moto, mas para passear, e cidade então aí... poderá fazer mais sentido uma automática!

                                  Das que já referi tens:

                                  Manuais:
                                  Yamaha YFM250 - 250cc (óptima para iniciantes e é superior à Quadsport 250cc): http://auto.sapo.pt/Motos/Yamaha-YFM...r-1728693.aspx
                                  Suzuki Quadsport - 250cc (incluí por ser mais recente): http://www.standvirtual.com/motos/an...sport/M865041/
                                  Nota: Estas duas são motos +/- do tamanho dessa SHINERAY..

                                  Goes 450X - 450cc (acho que já é de mais para o que queres mas..)
                                  http://www.standvirtual.com/motos/an.../Goes/M851005/
                                  Depois tens sempre a Warrior, que é uma 2T.. mítica entre os amantes das Moto 4 por serem máquinas de guerra, mas não sei se será o ideal para um iniciante!
                                  Nota: Estas duas já são motos desportivas, e maiores/mais pesadas que as que te disse em cima..


                                  Automática:
                                  Goes 220/Aeon Cobra 220 - 220cc http://www.standvirtual.com/motos/an.../Goes/M858003/
                                  Para quem não quer andar a colocar mudanças, moto fiável e confortável.. e tem a vantagem de ter uma maior área para se colocar os pés/proteger da sujidade..

                                  Quando te disse que ia ser tortura andares na cidade, pensei que ias andar diariamente com uma Moto 4 na cidade.. visto ser um brinquedo para o fim de semana, então aí tudo bem!!
                                  Obrigado pelas dicas.. Para andar na cidade em hora de ponta ja me chega de carro

                                  Comentário


                                    #19
                                    Peço desculpa ao user por usar o seu tópico para fazer uma pergunta mas é do mesmo tipo de situação, eu queria comprar uma moto quatro ao meu filho e estive a ver e gostei da Yamaha yfm90r, agora a minha questão é se ela é homologada para a estrada e se tem matriculá para circular sem problemas com a polícia, eu encontrei uma com 5km á venda e perguntei ao vendedor se tinha matrícula e ele disse que não, será por ser nova ou não pode circular?
                                    Para quem não conhece
                                    http://www.yamaha-motor.eu/pt/produt...zer/yfm90.aspx

                                    Comentário


                                      #20
                                      Originalmente Colocado por deltahpehf Ver Post
                                      Peço desculpa ao user por usar o seu tópico para fazer uma pergunta mas é do mesmo tipo de situação, eu queria comprar uma moto quatro ao meu filho e estive a ver e gostei da Yamaha yfm90r, agora a minha questão é se ela é homologada para a estrada e se tem matriculá para circular sem problemas com a polícia, eu encontrei uma com 5km á venda e perguntei ao vendedor se tinha matrícula e ele disse que não, será por ser nova ou não pode circular?
                                      Para quem não conhece
                                      http://www.yamaha-motor.eu/pt/produt...zer/yfm90.aspx
                                      Do que sei não são matriculaveis.
                                      Mas também se é para o puto não pode andar com ela na estrada portanto...
                                      O ideal é um terreno/descampado e andar por lá.
                                      Eu tive uma 90cc chinesa, na altura já tinha 3 velocidades, sem ser daquelas nunca vi nenhuma assim e não tinha matrícula, fui apanhado 2 ou 3 vezes pela GNR só que é uma zona rural sem trânsito lá deixaram passar.

                                      Comentário


                                        #21
                                        Originalmente Colocado por TugaAzeiteiro Ver Post
                                        Muito sinceramente não comprava uma SHINERAY pelos 2300€ já com as luvas e capacete que estão a pedir.
                                        Como já te disseram, não são muito más de motor, mas o resto.... e se um dias te fartas e queres vender, vão-te dar 500€ por ela!

                                        Assim tendo já uma base de valores que estás disposto a dar e o seu propósito, eu ia para uma usada, de uma marca com provas dadas..
                                        As mudanças não são nenhum bicho de 7 cabeças, mas depende muito do que gostas.. eu prefiro mudanças pois tenho maior controlo sobre a moto, mas para passear, e cidade então aí... poderá fazer mais sentido uma automática!

                                        Das que já referi tens:

                                        Manuais:
                                        Yamaha YFM250 - 250cc (óptima para iniciantes e é superior à Quadsport 250cc): http://auto.sapo.pt/Motos/Yamaha-YFM...r-1728693.aspx
                                        Suzuki Quadsport - 250cc (incluí por ser mais recente): http://www.standvirtual.com/motos/an...sport/M865041/
                                        Nota: Estas duas são motos +/- do tamanho dessa SHINERAY..

                                        Goes 450X - 450cc (acho que já é de mais para o que queres mas..)
                                        http://www.standvirtual.com/motos/an.../Goes/M851005/
                                        Depois tens sempre a Warrior, que é uma 2T.. mítica entre os amantes das Moto 4 por serem máquinas de guerra, mas não sei se será o ideal para um iniciante!
                                        Nota: Estas duas já são motos desportivas, e maiores/mais pesadas que as que te disse em cima..


                                        Automática:
                                        Goes 220/Aeon Cobra 220 - 220cc http://www.standvirtual.com/motos/an.../Goes/M858003/
                                        Para quem não quer andar a colocar mudanças, moto fiável e confortável.. e tem a vantagem de ter uma maior área para se colocar os pés/proteger da sujidade..

                                        Quando te disse que ia ser tortura andares na cidade, pensei que ias andar diariamente com uma Moto 4 na cidade.. visto ser um brinquedo para o fim de semana, então aí tudo bem!!
                                        A Warrior é uma 350 a 4tempos com caixa de 6 velocidades, foram das primeiras a 4T da Yamaha, são motas bastante fiáveis, aliás a Raptor 350 ou YFM 350R tem o motor e muitos componentes da Warrior, foi a sucessora.
                                        Essa recomendo, seja na versão Warrior(plasticos diferentes e mais antigas) seja na versão Raptor, fáceis de pilotar.

                                        A mitica dos 2T é a Banshee e essa não recomendo, muito menos para principiantes, é uma 2T já com 2 cilindros, tem mais potencia que essa 450, e bebe que nem uma desalmada.

                                        As Goes já soube a história toda, são boas motos, um user deste forum(conheci noutro forum de moto4) teve uma na versão ATV(automática) levou umas boas esfregas.
                                        Essa 450 tem a potencia de uma 400, e partilha alguns componentes do quadro e outros com a conhecida LTZ400, não é má de todo também.
                                        Voltando à LTZ400, sou suspeito, mas é das/a melhor moto4 que se pode comprar, é fiável, tem potência já boa, e é muito fácil de "domar".

                                        Comentário


                                          #22
                                          Moto 4 para andar em cidade, tá bem pensado. Pena que a mercedes só tenha ficado pelo Smart

                                          Comentário


                                            #23
                                            Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                            A Warrior é uma 350 a 4tempos com caixa de 6 velocidades, foram das primeiras a 4T da Yamaha, são motas bastante fiáveis, aliás a Raptor 350 ou YFM 350R tem o motor e muitos componentes da Warrior, foi a sucessora.
                                            Essa recomendo, seja na versão Warrior(plasticos diferentes e mais antigas) seja na versão Raptor, fáceis de pilotar.

                                            A mitica dos 2T é a Banshee e essa não recomendo, muito menos para principiantes, é uma 2T já com 2 cilindros, tem mais potencia que essa 450, e bebe que nem uma desalmada.

                                            As Goes já soube a história toda, são boas motos, um user deste forum(conheci noutro forum de moto4) teve uma na versão ATV(automática) levou umas boas esfregas.
                                            Essa 450 tem a potencia de uma 400, e partilha alguns componentes do quadro e outros com a conhecida LTZ400, não é má de todo também.
                                            Voltando à LTZ400, sou suspeito, mas é das/a melhor moto4 que se pode comprar, é fiável, tem potência já boa, e é muito fácil de "domar".
                                            Tens toda a razão Paulo14.. fiz confusão entre a Warrior e a Banshee!! Xiii..
                                            Para mim, a que comprava também seria a LTZ400.. ADORO a moto, mas como o ankano25 quer uma moto mais para passeio e cidade, talvez fosse para a Goes 220, até por ser mais barata no mercado de usados, comparativamente à LTZ400.

                                            Comentário


                                              #24
                                              Eu tinha visto esta http://www.standlxl.net/motos.php?id=25, é uma moto nova, seria uma má compra?

                                              Nao quero nada de muito potente, até pk sou inexperiente, quero algo que ande bem, também nao quero uma arrastadeira

                                              Ja agora uma 250cc normalmente atinge que velocidade?

                                              abraço

                                              Comentário


                                                #25
                                                Originalmente Colocado por ankano25 Ver Post
                                                Eu tinha visto esta http://www.standlxl.net/motos.php?id=25, é uma moto nova, seria uma má compra?

                                                Nao quero nada de muito potente, até pk sou inexperiente, quero algo que ande bem, também nao quero uma arrastadeira

                                                Ja agora uma 250cc normalmente atinge que velocidade?

                                                abraço
                                                Pessoalmente e para esse uso, é de longe melhor uma scooter ou outra moto de 2 rodas 125cc.
                                                Visto que já está mais do que escolhida alerto só para veres se gostas da outra XY250 que é rebaixada e tem pneus para estrada, vai ter melhor comportamento que essa que falas.
                                                Vê se gostas das Yamaha Blaster são 200cc a 2T já são engraçadas.

                                                Essas 250 acho que têm caixa de 4 quanto a velocidades não sei ao certo, talvez 70/80...

                                                Comentário


                                                  #26
                                                  Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                                  Pessoalmente e para esse uso, é de longe melhor uma scooter ou outra moto de 2 rodas 125cc.
                                                  Visto que já está mais do que escolhida alerto só para veres se gostas da outra XY250 que é rebaixada e tem pneus para estrada, vai ter melhor comportamento que essa que falas.
                                                  Vê se gostas das Yamaha Blaster são 200cc a 2T já são engraçadas.

                                                  Essas 250 acho que têm caixa de 4 quanto a velocidades não sei ao certo, talvez 70/80...
                                                  Sim essas motos tem 4 velocidades.. achas que 70/80 ja é uma velocidade consideravel para uma moto4??

                                                  Comentário


                                                    #27
                                                    Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                                    Do que sei não são matriculaveis.
                                                    Mas também se é para o puto não pode andar com ela na estrada portanto...
                                                    O ideal é um terreno/descampado e andar por lá.
                                                    Eu tive uma 90cc chinesa, na altura já tinha 3 velocidades, sem ser daquelas nunca vi nenhuma assim e não tinha matrícula, fui apanhado 2 ou 3 vezes pela GNR só que é uma zona rural sem trânsito lá deixaram passar.
                                                    Mas ela tem faróis á frente e atrás, porque é que não são matriculados?

                                                    Comentário


                                                      #28
                                                      O que me mete um pouco de confusão é as mudanças da moto4, nunca andei numa moto e nao sei nada do funcionamento daquilo..

                                                      Será dificil? ou de preferencia mais vale comprar uma automatica?

                                                      Comentário


                                                        #29
                                                        Eh pá, vais para um parque de estacionamento e fazes umas voltas. Nunca guiei uma moto4, mas tenho moto2 e é como quando guiaste um carro a primeira vez: é uma questão de prática. A 1ª é para baixo e as outras para cima. O ponto morto "N" está entre a 1ª e a 2ª e, normalmente, é o que demora mais tempo a aprender a pôr.

                                                        Uma mãozinha:

                                                        Comentário


                                                          #30
                                                          Acho que depois de tudo o que te disseram, só resta desejar boa sorte com a chinesa...

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X