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Dúvidas sobre jantes.

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    Dúvidas sobre jantes.

    Em relação ao mundo automóvel, confesso que não entendo nada. Preciso de aprender muito, e como ainda não sei, vou pesquisando e perguntando também por aqui.

    Bom, em relação às jantes, o facto de estar presente no certificado de matrícula uma certa medida, significa que a mesma é aprovada pela marca? Que diferença na condução e segurança do automóvel a colocação de jantes menores ou maiores?

    Não percebo nada do assunto, só sei que no certificado de matrícula do meu veículo tem algumas medidas...

    #2
    Antes de mais imagino que estejas a falar tanto de jantes como de pneus... como podes imaginar são coisas diferentes cada qual com a sua medida.

    Se no DUA estão várias medidas de jantes/pneus isso significa que elas estão homolgadas no IMT para circular no teu carro. Imagino que isso signifique que a marca também as aprova, mas não é exactamente a mesma coisa.


    Em relação ao que muda com a colocação de jantes maiores ou menores, posso não estar a ser exaustivo mas:
    1 - Jantes maiores significam quase sempre maior inércia/peso das mesmas. A não ser que compres jantes particularmente leves, as jantes são em geral mais pesadas que os pneus logo têm estes efeitos:
    a - Menor performance em aceleração ou travagem - Maior inércia (momento rotacional) significa que há maior resistência a acelerar e travar
    b - Maiores consumos - Se há maior resistência, terás maiores consumos
    c - Redução da eficiência da suspensão - Um maior peso não suspenso tem impacto na capacidade da suspensão de absorver ressaltos tanto em termos de conforto como performance

    2 - Jantes maiores implicam pneus com paredes menores e logo com menor capacidade de dobrar
    a - Aumento da aderência em curva - Os pneus que dobram menos têm genericamente melhor capacidade de aderência em curva porque mantém uma maior área de contacto
    b - Redução do conforto - Tens menos pneu para absorver ressaltos, já que o pneu também faz parte da "suspensão" do carro, e logo o carro fica mais duro e desconfortável
    c - Maior risco de danos no pneu - As paredes menores dos pneus são mais susceptíveis de serem danificadas em buracos, lancis, etc.
    d - Menor progressividade de reacções no limite - Embora pneus de baixo perfil tenham mais aderência, tendem também a ser mais bruscos no limite, ou seja quando começam a fugir fazem-no mais repentinamente

    3 - Obviamente o efeito estético

    4 - Diferentes preços dos pneus consoante a medida... em geral jantes maiores implicam pneus mais caros mas nem sempre é assim se estiveres a mudar para uma medida muito utilizada



    Obviamente tudo o que está acima são efeitos genéricos e dependem de carro para carro.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por ppais Ver Post
      Antes de mais imagino que estejas a falar tanto de jantes como de pneus... como podes imaginar são coisas diferentes cada qual com a sua medida.

      Se no DUA estão várias medidas de jantes/pneus isso significa que elas estão homolgadas no IMT para circular no teu carro. Imagino que isso signifique que a marca também as aprova, mas não é exactamente a mesma coisa.


      Em relação ao que muda com a colocação de jantes maiores ou menores, posso não estar a ser exaustivo mas:
      1 - Jantes maiores significam quase sempre maior inércia/peso das mesmas. A não ser que compres jantes particularmente leves, as jantes são em geral mais pesadas que os pneus logo têm estes efeitos:
      a - Menor performance em aceleração ou travagem - Maior inércia (momento rotacional) significa que há maior resistência a acelerar e travar
      b - Maiores consumos - Se há maior resistência, terás maiores consumos
      c - Redução da eficiência da suspensão - Um maior peso não suspenso tem impacto na capacidade da suspensão de absorver ressaltos tanto em termos de conforto como performance

      2 - Jantes maiores implicam pneus com paredes menores e logo com menor capacidade de dobrar
      a - Aumento da aderência em curva - Os pneus que dobram menos têm genericamente melhor capacidade de aderência em curva porque mantém uma maior área de contacto
      b - Redução do conforto - Tens menos pneu para absorver ressaltos, já que o pneu também faz parte da "suspensão" do carro, e logo o carro fica mais duro e desconfortável
      c - Maior risco de danos no pneu - As paredes menores dos pneus são mais susceptíveis de serem danificadas em buracos, lancis, etc.
      d - Menor progressividade de reacções no limite - Embora pneus de baixo perfil tenham mais aderência, tendem também a ser mais bruscos no limite, ou seja quando começam a fugir fazem-no mais repentinamente

      3 - Obviamente o efeito estético

      4 - Diferentes preços dos pneus consoante a medida... em geral jantes maiores implicam pneus mais caros mas nem sempre é assim se estiveres a mudar para uma medida muito utilizada



      Obviamente tudo o que está acima são efeitos genéricos e dependem de carro para carro.
      Ok. Agradeço a explicação. Assim sempre fico com uma ideia.

      Comentário


        #4
        A maior diferença que geralmente sentes é na carteira. Antes de qualquer mudança o ideal é analisar um conjunto de pneus nas duas medidas, para veres qual a diferença em termos de custo. Vais por exemplo ao site da Feuvert, Norauto, etc e comparas os dois. Nalguns casos até assusta, noutros a diferença é mínima.

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