Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Uso do ar condicionado gasta mais combustível?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Uso do ar condicionado gasta mais combustível?

    O uso do ar condicionado implica mais gasto de combustível pois temos, eventualmente, de puxar um pouco mais pelo veículo uma vez que se poderá notar uma descida no seu desempenho (velocidade), correto? Ou o AC exige um pouco mais do motor além disso?

    #2
    O ar condicionado usa um compressor para operar. Esse compressor está ligado ao motor através de uma correia que lhe permite receber a "energia" do motor para funcionar. Logo cria um bocadinho mais de resistência ao operar do motor. Essa resistência consome alguma energia... em consequência aumenta o consumo e reduz a performance.

    Se o aumento de consumo e redução de performance são significativos depende de carro para carro. Em geral é um impacto bastante baixo mas existe

    Comentário


      #3
      Pela minha experiencia pessoal, fica ela por ela, pois andar de vidros abertos também gasta mais!

      Aliás, atrevo-me mesmo a dizer que com AC ligado, em estrada aberta/AE gasto um pouco menos que com janelas abertas.

      Já nem falo no conforto térmico e acustico...

      Comentário


        #4
        AC gasta mais, no entanto à que pesar se as janelas abertas para além do desconforto se à velocidade que circula não vão criar resistência que compense andar com o AC ligado.
        Hoje em dia os sistemas de AC também já são bastante mais modernos comparados com os de se usavam à 15 anos, não roubando tanta potencia e fazendo disparar os consumos como acontecia antigamente.

        Mas regra geral aumenta o consumo.
        Editado pela última vez por DragonH; 29 June 2015, 11:53.

        Comentário


          #5
          Vidros a abertos só mesmo a velocidades baixas em torno dos 40/50 km/h a passear, sendo que se estiver calor forte o ac vai sempre ligado.
          Nas viaturas mais recentes e com motores mais eficientes (dependndo claro também da potência do motor) já pouco se nota a diferença do uso do ac. Seja como for é incomportável andar de vidros abertos a determinadas velocidades.
          Por vezes mesmo com calor desligo o ac mas mais para evitar apanhar uma "carraspana"

          Comentário


            #6

            Comentário


              #7
              O AC é um fator, em segundo lugar, de conforto, e, em primeiríssimo lugar, de segurança, já que o aumento da temperatura é diretamente responsável pela diminuição da concentração.
              Como tal, qualquer aumento de consumo, que normalmente é marginal, deve ser posto em perspetiva.

              Comentário


                #8
                http://docs.lib.purdue.edu/cgi/viewc...&context=iracc

                3 a 7cv


                Os novos compressores, com volume variável gastam menos do que isto, consoante a temperatura exterior e o que definimos (só nos sistemas automáticos e semi automáticos)

                https://www.youtube.com/watch?v=DPuYF0eNK6M
                Editado pela última vez por Illusion; 29 June 2015, 12:41.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                  http://docs.lib.purdue.edu/cgi/viewc...&context=iracc

                  3 a 7cv


                  Os novos compressores, com volume variável gastam menos do que isto, consoante a temperatura exterior e o que definimos (só nos sistemas automáticos e semi automáticos)

                  https://www.youtube.com/watch?v=DPuYF0eNK6M
                  Os novos sistemas pouca potencia tiram dai a possibilidade de estarem montados em utilitários com baixa potencia, se foram a gasóleo a perde de potencia ainda menos notória fruto do binário mais elevado.

                  Mas olha que nos antigos principalmente a gasolina notas bem a perda de potencia, no Avensis 1.6 1998 do meu pai deve tirar no mínimo uns 20cv, parece um travão eléctrico quando se liga.
                  Editado pela última vez por DragonH; 29 June 2015, 14:24.

                  Comentário


                    #10
                    Entendo... a questão então é só mesmo no consumo, não afeta nenhuma componente do automóvel...

                    Comentário


                      #11
                      Aqui à uns anos, numa revista da especialidade (guia do Automóvel se não estou em erro) fizeram um ensaio em que concluíram que os vidros abertos em AE implica maior consumo que o AC.
                      Para saberes qual o peso do AC no consumo, na eventualidade de teres CB, com o carro parado, coloca no consumo instantâneo e vê conto está a consumir (se estiver quente deverá ser 0.5L/h, ligas o AC e vês quanto aumenta o mesmo.
                      Por norma anda à volta de 0.2L o aumento.

                      Comentário


                        #12
                        Eu tenho um Astra Sport 1.3cdti de 2006 e com o AC ligado é preciso ter cuidado nos cruzamentos, pede que calque mais o acelerador...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por TREPADOR Ver Post
                          Aqui à uns anos, numa revista da especialidade (guia do Automóvel se não estou em erro) fizeram um ensaio em que concluíram que os vidros abertos em AE implica maior consumo que o AC.
                          Para saberes qual o peso do AC no consumo, na eventualidade de teres CB, com o carro parado, coloca no consumo instantâneo e vê conto está a consumir (se estiver quente deverá ser 0.5L/h, ligas o AC e vês quanto aumenta o mesmo.
                          Por norma anda à volta de 0.2L o aumento.
                          Não tenho computador de bordo...
                          Já agora, uma vez recarregado o ar condicionado, qual será a sua durabilidade?

                          Comentário


                            #14
                            No civic 1.4 de 2001 que a minha mãe tinha devia tirar uns 40 cv LOL:.. era muito notório

                            Nos carros que temos actualmente (MINI, GOLF, Avensis), não se nota quase nada...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por HugoCruz12 Ver Post
                              Eu tenho um Astra Sport 1.3cdti de 2006 e com o AC ligado é preciso ter cuidado nos cruzamentos, pede que calque mais o acelerador...
                              Com a minha Astra SW com o mesmo motor, tenho mesmo de mudar o tipo de condução. Ao inicio, era fácil deixa-la ir abaixo com o A/C ON...
                              Nas subidas, é preciso ter algum treino no ponto de embraiagem...caso contrário, corre mal

                              Comentário


                                #16
                                Na minha Seat por acaso não se nota quase nada, e pelo que ouvi seria de notar bastante mais...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por MPereira2014 Ver Post
                                  Não tenho computador de bordo...
                                  Já agora, uma vez recarregado o ar condicionado, qual será a sua durabilidade?
                                  Anos e anos.. A menos que tenhas uma fuga, ou perda de eficiência notória, não existe razão para trocares o gás ao sistema. Já uma limpeza, das zonas por onde o ar passa,é aconselhável de vez em quando.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MPereira2014 Ver Post
                                    Não tenho computador de bordo...
                                    Já agora, uma vez recarregado o ar condicionado, qual será a sua durabilidade?
                                    ter computador de board não assim tão imortante, basta saberes a media por alto que gastas nos percursos imagina 5L\100 sem ac ligado, e com ac ligado no mesmo percurso gasta mais 1L sendo a media 6L\100 é claro isto é um exemplo, mas basta dares uma voltas e calcular a media +-
                                    mas não há de ser nada por ai alem, aumenta o consumo significativamente...

                                    quanto a duração depende de muitos factores perante a utilização do mesmo, mas pode durar muitos anos até haver necessidade de carregar, um dos ultimos carro que me defiz já levava 11 anos quando teve de carregar o gas...

                                    quanto a influencia na potencia do motor, é pá depende muito de carro para carro e o binário que o motor teem, tanto que a 15\20 anos as grandes bombas ter um compressor agarrado nem aquecia nem arrefecia em termos de perfomance é como nem lá existisse, já os modelos mais fracos 1.0, 1.2,.1.3,1.4, 1.5 com o ac ligado os carros em arranques chagavam a engasgar-se pois os compressores comprometiam bastante a perfomance do motor...

                                    nos dias que correm esse mal já não acontece, pois há sistemas de ac para cada tipo de motor sem comprometer a perfomance e consumos, ou seja são algo irrisório nos consumos, já que os compressores hoje são muito mais pequenos e teem o mesmo desempenho que os antigos e grandes compressores de a 15\20 anos

                                    portanto não há grande razão para preocupações...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Um dos fatores que influencia o consumo do AC é a temperatura exterior.
                                      Ontem com temperatura de 40-41ºC e AC ligado, o carro fez-me média de 5.8, numa viagem em que o carro costuma fazer média de 5.0, com AC ligado, com temperatura à volta dos 30ºC.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Quanto mais potencia o motor tiver menos se vai notar quando o AC estiver a trabalhar.

                                        O AC "rouba" cavalos ao motor e para andarmos á mesma velocidade temos que carregar mais no acelerador, daí gastar mais.

                                        Eu diria que gasta entre 0,5 a 1 lt mais. Tinha um manco 1.2 a gasolina com 65cv que quando andava com o AC ligado o carro ficava um perigo de guiar, o motor ficava completamente arreado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Boas,

                                          Eu arrisco a escrever que o AC pode "roubar" até 10% da potência do veículo, cada carro é um carro,
                                          mas o consumo deve sofrer a mesma percentagem de aumento de consumo.
                                          No meu Carina E que tive de 1995 a 1999, era significavo o bloqueio do motor, nos outros diesel com motores maiores sentia menos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Se for em plano, a velocidade constante e ligar o AC, não sinto o carro a perder potência, mas antes a compensar, e vejo um aumento de sensivelmente 0,5L no consumo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              No 1.4 TDI, nota-se bem que precisa de mais acelerador.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Fype7 Ver Post
                                                No 1.4 TDI, nota-se bem que precisa de mais acelerador.
                                                Por acaso no meu não. Também pensava que iria acontecer isso, mas por acaso até não. Não se muito bem porquê...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu no 1,9 tdi noto uma diferença pequena, mas nada de especial.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Na minha ex Vw golf variant mk4 a gasolina de 2002, quando ligava o a/c parecia que o motor ia abaixo, perda brutal de potência com a inevitabilidade de estar sempre a mexer na caixa.actualmente com a golf mk7 tdi 1.6 não noto grande diferença.sinais dos tempos

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por lmanuel Ver Post
                                                      Boas,

                                                      Eu arrisco a escrever que o AC pode "roubar" até 10% da potência do veículo, cada carro é um carro,
                                                      mas o consumo deve sofrer a mesma percentagem de aumento de consumo.
                                                      No meu Carina E que tive de 1995 a 1999, era significavo o bloqueio do motor, nos outros diesel com motores maiores sentia menos.
                                                      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                      Se for em plano, a velocidade constante e ligar o AC, não sinto o carro a perder potência, mas antes a compensar, e vejo um aumento de sensivelmente 0,5L no consumo.
                                                      Estão a esquecer a variável mais importante no que diz respeito ao consumo: a temperatura exterior. Se a temperatura exterior for de 40º o AC estará a trabalhar, constantemente, no máximo de esforço provocando um grande aumento de consumo, enquanto se a temperatura for de 30% o esforço será muito mais baixo e, consequentemente, o consumo será pouco afetado..

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MPereira2014 Ver Post
                                                        Não tenho computador de bordo...
                                                        Já agora, uma vez recarregado o ar condicionado, qual será a sua durabilidade?

                                                        Vendi o meu anterior carro com 10 anos e o A/C nunca foi carregado nem perdeu eficiência.

                                                        Dizem os entendidos que convém ligar o A/C todos os dias, nem que seja por breves segundos, para que o gás circule e mantenha o circuito lubrificado.
                                                        Longos períodos de tempo sem ligar o A/C podem levar à perde de eficácia do mesmo.
                                                        O actual carro está com 5 anos e o A/C continua como novo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Nesse aspeto o pior caso com que contactei foi o do punto gt. Aquilo até às 3.000rpm era um problema para ganhar rotações, mas com o a/c... Não dá para acreditar. Era precisa mesmo muita paciência para esperar a chegada das 3000rpm e com isso a "turbada"... Ou então andar sempre acima das 3000rpm! Abaixo das 3000rpm o a/c atrofiava mais o GT do que por exemplo o Punto 75.

                                                          Falaram aí no Golf MK4 a gasolina... Desses tive um 1.6, quando se ligava o a/c sentia-se que havia ali uma "pancada" mas, talvez por ser um 1.6 atmosférico, apesar de não ser potente (talvez 100cv) o motor aguentava-se bem.

                                                          Nos 1.6 diesel dos meus filhos (um golf e um s1) antes do efeito turbo também se sente bem o efeito do a/c, talvez um pouco mais no S1 do que no Golf... No caso destes ficam especialmente trabalhosos os arranques em subida...
                                                          Editado pela última vez por Jbranco; 01 July 2015, 12:41.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                            Nesse aspeto o pior caso com que contactei foi o do punto gt. Aquilo até às 3.000rpm era um problema para ganhar rotações, mas com o a/c... Não dá para acreditar. Era precisa mesmo muita paciência para esperar a chegada das 3000rpm e com isso a "turbada"... Ou então andar sempre acima das 3000rpm! Abaixo das 3000rpm o a/c atrofiava mais o GT do que por exemplo o Punto 75.

                                                            Falaram aí no Golf MK4 a gasolina... Desses tive um 1.6, quando se ligava o a/c sentia-se que havia ali uma "pancada" mas, talvez por ser um 1.6 atmosférico, apesar de não ser potente (talvez 100cv) o motor aguentava-se bem.

                                                            Nos 1.6 diesel dos meus filhos (um golf e um s1) antes do efeito turbo também se sente bem o efeito do a/c, talvez um pouco mais no S1 do que no Golf... No caso destes ficam especialmente trabalhosos os arranques em subida...
                                                            O meu jipe com 177 cv e no Audi com 170, dá para notar muito bem.

                                                            E é precisamente esse comportamento, em baixas o carro fica mais lento e turbo dependente.

                                                            Já a diferença no consumo acho residual. Ainda este fim de semana o A3 fez 400 kms com 4 adultos, uma criança, bagageira cheia e AC sempre ligado. AE com CC a 150 km/h e fez 6.8 de media, perfeitamente normal.
                                                            Editado pela última vez por SenhorVX; 01 July 2015, 12:48.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X