O uso do ar condicionado implica mais gasto de combustível pois temos, eventualmente, de puxar um pouco mais pelo veículo uma vez que se poderá notar uma descida no seu desempenho (velocidade), correto? Ou o AC exige um pouco mais do motor além disso?
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Uso do ar condicionado gasta mais combustível?
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O ar condicionado usa um compressor para operar. Esse compressor está ligado ao motor através de uma correia que lhe permite receber a "energia" do motor para funcionar. Logo cria um bocadinho mais de resistência ao operar do motor. Essa resistência consome alguma energia... em consequência aumenta o consumo e reduz a performance.
Se o aumento de consumo e redução de performance são significativos depende de carro para carro. Em geral é um impacto bastante baixo mas existe
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AC gasta mais, no entanto à que pesar se as janelas abertas para além do desconforto se à velocidade que circula não vão criar resistência que compense andar com o AC ligado.
Hoje em dia os sistemas de AC também já são bastante mais modernos comparados com os de se usavam à 15 anos, não roubando tanta potencia e fazendo disparar os consumos como acontecia antigamente.
Mas regra geral aumenta o consumo.Editado pela última vez por DragonH; 29 June 2015, 10:53.
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Vidros a abertos só mesmo a velocidades baixas em torno dos 40/50 km/h a passear, sendo que se estiver calor forte o ac vai sempre ligado.
Nas viaturas mais recentes e com motores mais eficientes (dependndo claro também da potência do motor) já pouco se nota a diferença do uso do ac. Seja como for é incomportável andar de vidros abertos a determinadas velocidades.
Por vezes mesmo com calor desligo o ac mas mais para evitar apanhar uma "carraspana"
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http://docs.lib.purdue.edu/cgi/viewc...&context=iracc
3 a 7cv
Os novos compressores, com volume variável gastam menos do que isto, consoante a temperatura exterior e o que definimos (só nos sistemas automáticos e semi automáticos)
https://www.youtube.com/watch?v=DPuYF0eNK6MEditado pela última vez por Illusion; 29 June 2015, 11:41.
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Originalmente Colocado por Illusion Ver Posthttp://docs.lib.purdue.edu/cgi/viewc...&context=iracc
3 a 7cv
Os novos compressores, com volume variável gastam menos do que isto, consoante a temperatura exterior e o que definimos (só nos sistemas automáticos e semi automáticos)
https://www.youtube.com/watch?v=DPuYF0eNK6M
Mas olha que nos antigos principalmente a gasolina notas bem a perda de potencia, no Avensis 1.6 1998 do meu pai deve tirar no mínimo uns 20cv, parece um travão eléctrico quando se liga.Editado pela última vez por DragonH; 29 June 2015, 13:24.
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Aqui à uns anos, numa revista da especialidade (guia do Automóvel se não estou em erro) fizeram um ensaio em que concluíram que os vidros abertos em AE implica maior consumo que o AC.
Para saberes qual o peso do AC no consumo, na eventualidade de teres CB, com o carro parado, coloca no consumo instantâneo e vê conto está a consumir (se estiver quente deverá ser 0.5L/h, ligas o AC e vês quanto aumenta o mesmo.
Por norma anda à volta de 0.2L o aumento.
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Originalmente Colocado por TREPADOR Ver PostAqui à uns anos, numa revista da especialidade (guia do Automóvel se não estou em erro) fizeram um ensaio em que concluíram que os vidros abertos em AE implica maior consumo que o AC.
Para saberes qual o peso do AC no consumo, na eventualidade de teres CB, com o carro parado, coloca no consumo instantâneo e vê conto está a consumir (se estiver quente deverá ser 0.5L/h, ligas o AC e vês quanto aumenta o mesmo.
Por norma anda à volta de 0.2L o aumento.
Já agora, uma vez recarregado o ar condicionado, qual será a sua durabilidade?
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Originalmente Colocado por HugoCruz12 Ver PostEu tenho um Astra Sport 1.3cdti de 2006 e com o AC ligado é preciso ter cuidado nos cruzamentos, pede que calque mais o acelerador...
Nas subidas, é preciso ter algum treino no ponto de embraiagem...caso contrário, corre mal
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Originalmente Colocado por MPereira2014 Ver PostNão tenho computador de bordo...
Já agora, uma vez recarregado o ar condicionado, qual será a sua durabilidade?
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Originalmente Colocado por MPereira2014 Ver PostNão tenho computador de bordo...
Já agora, uma vez recarregado o ar condicionado, qual será a sua durabilidade?
mas não há de ser nada por ai alem, aumenta o consumo significativamente...
quanto a duração depende de muitos factores perante a utilização do mesmo, mas pode durar muitos anos até haver necessidade de carregar, um dos ultimos carro que me defiz já levava 11 anos quando teve de carregar o gas...
quanto a influencia na potencia do motor, é pá depende muito de carro para carro e o binário que o motor teem, tanto que a 15\20 anos as grandes bombas ter um compressor agarrado nem aquecia nem arrefecia em termos de perfomance é como nem lá existisse, já os modelos mais fracos 1.0, 1.2,.1.3,1.4, 1.5 com o ac ligado os carros em arranques chagavam a engasgar-se pois os compressores comprometiam bastante a perfomance do motor...
nos dias que correm esse mal já não acontece, pois há sistemas de ac para cada tipo de motor sem comprometer a perfomance e consumos, ou seja são algo irrisório nos consumos, já que os compressores hoje são muito mais pequenos e teem o mesmo desempenho que os antigos e grandes compressores de a 15\20 anos
portanto não há grande razão para preocupações...
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Quanto mais potencia o motor tiver menos se vai notar quando o AC estiver a trabalhar.
O AC "rouba" cavalos ao motor e para andarmos á mesma velocidade temos que carregar mais no acelerador, daí gastar mais.
Eu diria que gasta entre 0,5 a 1 lt mais. Tinha um manco 1.2 a gasolina com 65cv que quando andava com o AC ligado o carro ficava um perigo de guiar, o motor ficava completamente arreado.
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Boas,
Eu arrisco a escrever que o AC pode "roubar" até 10% da potência do veículo, cada carro é um carro,
mas o consumo deve sofrer a mesma percentagem de aumento de consumo.
No meu Carina E que tive de 1995 a 1999, era significavo o bloqueio do motor, nos outros diesel com motores maiores sentia menos.
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Originalmente Colocado por lmanuel Ver PostBoas,
Eu arrisco a escrever que o AC pode "roubar" até 10% da potência do veículo, cada carro é um carro,
mas o consumo deve sofrer a mesma percentagem de aumento de consumo.
No meu Carina E que tive de 1995 a 1999, era significavo o bloqueio do motor, nos outros diesel com motores maiores sentia menos.Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver PostSe for em plano, a velocidade constante e ligar o AC, não sinto o carro a perder potência, mas antes a compensar, e vejo um aumento de sensivelmente 0,5L no consumo.
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Originalmente Colocado por MPereira2014 Ver PostNão tenho computador de bordo...
Já agora, uma vez recarregado o ar condicionado, qual será a sua durabilidade?
Vendi o meu anterior carro com 10 anos e o A/C nunca foi carregado nem perdeu eficiência.
Dizem os entendidos que convém ligar o A/C todos os dias, nem que seja por breves segundos, para que o gás circule e mantenha o circuito lubrificado.
Longos períodos de tempo sem ligar o A/C podem levar à perde de eficácia do mesmo.
O actual carro está com 5 anos e o A/C continua como novo.
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Nesse aspeto o pior caso com que contactei foi o do punto gt. Aquilo até às 3.000rpm era um problema para ganhar rotações, mas com o a/c... Não dá para acreditar. Era precisa mesmo muita paciência para esperar a chegada das 3000rpm e com isso a "turbada"... Ou então andar sempre acima das 3000rpm! Abaixo das 3000rpm o a/c atrofiava mais o GT do que por exemplo o Punto 75.
Falaram aí no Golf MK4 a gasolina... Desses tive um 1.6, quando se ligava o a/c sentia-se que havia ali uma "pancada" mas, talvez por ser um 1.6 atmosférico, apesar de não ser potente (talvez 100cv) o motor aguentava-se bem.
Nos 1.6 diesel dos meus filhos (um golf e um s1) antes do efeito turbo também se sente bem o efeito do a/c, talvez um pouco mais no S1 do que no Golf... No caso destes ficam especialmente trabalhosos os arranques em subida...Editado pela última vez por Jbranco; 01 July 2015, 11:41.
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Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostNesse aspeto o pior caso com que contactei foi o do punto gt. Aquilo até às 3.000rpm era um problema para ganhar rotações, mas com o a/c... Não dá para acreditar. Era precisa mesmo muita paciência para esperar a chegada das 3000rpm e com isso a "turbada"... Ou então andar sempre acima das 3000rpm! Abaixo das 3000rpm o a/c atrofiava mais o GT do que por exemplo o Punto 75.
Falaram aí no Golf MK4 a gasolina... Desses tive um 1.6, quando se ligava o a/c sentia-se que havia ali uma "pancada" mas, talvez por ser um 1.6 atmosférico, apesar de não ser potente (talvez 100cv) o motor aguentava-se bem.
Nos 1.6 diesel dos meus filhos (um golf e um s1) antes do efeito turbo também se sente bem o efeito do a/c, talvez um pouco mais no S1 do que no Golf... No caso destes ficam especialmente trabalhosos os arranques em subida...
E é precisamente esse comportamento, em baixas o carro fica mais lento e turbo dependente.
Já a diferença no consumo acho residual. Ainda este fim de semana o A3 fez 400 kms com 4 adultos, uma criança, bagageira cheia e AC sempre ligado. AE com CC a 150 km/h e fez 6.8 de media, perfeitamente normal.Editado pela última vez por SenhorVX; 01 July 2015, 11:48.
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