Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Filtro cónico num motor TDI

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Filtro cónico num motor TDI

    Boas,

    Eu gostaria de aplicar no meu carro um filtro cónico. A questão é que eu li nuns sites onde dizia que o filtro cónico nos motores a diesel reduz o desempenho do carro. Eu queria saber opiniões que se isto é mito ou verdade.

    Cumprimentos!

    #2
    Isso é mito.

    Comentário


      #3
      sim é verdade, o comportamento pode ser diferente de motor para motor, mas as melhorias se existirem são irrisórias, logo é igual ao litro teres um ou não, é mais um detalhe cosmético, em termos de perfomance um filtro conico para trazer beneficios tinhas de alterar muito mais coisas no motor...

      Comentário


        #4
        E ainda te arriscas a ir inspeccao B, uma vez que são ilegais.

        Comentário


          #5
          Já vou no segundo carro com filtro cónico e nunca embirraram com ele nas inspecções. E não foi necessário deixar notinha no porta luvas.

          Como já disseram, os efeitos variam de motor para motor.
          Não é de esperar ganhos em performance, mas se ajudar a contribuir para um melhor "sistema respiratório" do motor, melhor.

          O primeiro carro onde usei foi num MX-5 NA. Os benefícios foram óbvios. O filtro de série retirava ar de um sistema de tubagens que mais pareciam uma cobra pelas voltas que davam. O carro "engasgava" em baixas rotações, sobretudo no pára-arranca dos trajectos urbanos, que em nada contribuiam para a agradabilidade de condução.
          O filtro de ar cónico era bastante mais directo, e devido ao seu design, apresenta uma área bastante superior para aspiração de ar.
          O motor deixou de hesitar em rotações baixas, e puxava de forma mais decidida e limpa em qualquer rotação. Poderia não andar mais, mas a resposta superior e mais enérgica do motor, pelo elevaram a experiência de condução.
          Não notei diferenças a nível sonoro. Continuava a ser mesma banda sonora industrial de sempre sem pingo de musicalidade.

          No carro actual, um Swift Sport, a única diferença palpável que encontro relativamente ao sistema de série resume-se ao superior GRRRRRR sonoro quando esmago o acelerador.
          Ao contrário do MX-5, não existe muito espaço disponível por baixo do capot do Swift. O filtro cónico fica quase escondido, situando-se no topo do motor, por cima dos colectores de admissão. Tenho um tubo que transporta ar (mais) fresco da parte inferior do compartimento do motor até ao filtro, mas não deve ser suficiente.
          No que toca a performance ou resposta do motor, as diferenças são muito subtis. Mas a qualidade sonora ficou mais adequada ao pocket-rocket que é.

          Também já vi filtros cónicos aplicados a carros diesel. Infelizmente não tive oportunidade de testar um antes e um depois para averiguar diferenças, e os carros onde os vi, tinham alterações mais extensas que não permite também averiguar o impacto do filtro.

          Comentário


            #6
            Num motor turbo diesel não faz uma diferença que valha a pena.

            Comentário


              #7
              Nem num turbo diesel nem num otto. Colocar um filtro cónico em substituição do filtro de caixa resulta na maioria das vezes em 2 coisas: mais barulho e... menos potência! É incrível como as pessoas continuam a caír nesta falácia de marketing. Trocam um simples filtro e acham que ganham alguma coisa com isso quanto até perdem. Se me falarem em mudar todo o sistema de admissão de ar, incluindo tubagens mais curtas e de maior diâmetro, mudança do bocal de admissão para um sítio onde o ar seja mais denso, tubagens mais isoladas, aí sim, aí pode haver um ganho de 4 ou 5% no máximo. Ah, mas isso já não custa só 40 ou 50 euros. Pois é!

              Um fíltro cónico por si só deixa passar mais 1% de ar que um filtro de caixa normal. Por outro lado, um filtro de caixa está dentro de uma caixa que faz algum isolamento do motor. A maior parte das pessoas quando instala um filtro cónico limita-se a retira a caixa e fixar o filtro cónico com uma abraçadeira. Ora, o ar que entra no motor passa a ser mais sujo e mais quente! Logo, perde potência. Simples.

              Comentário


                #8
                Há carros que tem material pensado para colocar uma caixa de admissão aftermarket como no caso dos 106/Saxo onde vai buscar ar fresco na frente do carro. Num TDI, tirando carros alterados não acho que valha a pena. Não vais notar qualquer ganho e essa alteração vai causar uma menor qualidade de filtragem que certamente prejudicará a já de si particularmente sensível nestes carros... MAF.
                Acho que mais vale manter o sistema original com um filtro de boa qualidade como um MANN ou Mahle (p.ex.) sempre em bom estado.

                Comentário


                  #9
                  Mete filtro cónico + linha directa + repro, desse motor consegues na boa +200cv e ficas com uma maquina

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por BillieJean Ver Post
                    Mete filtro cónico + linha directa + repro, desse motor consegues na boa +200cv e ficas com uma maquina
                    Estava a ver que não aparecia aqui um post destes

                    Comentário


                      #11
                      Se for o 1.9 TDI consegue até bem mais.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por BillieJean Ver Post
                        Mete filtro cónico + linha directa + repro, desse motor consegues na boa +200cv e ficas com uma maquina

                        Comentário


                          #13
                          O meu carro é um polo 1.4 tdi. Gostava de por o carro com pelo menos 120, 130 cavalos. Para além de por linha direta, repro, e mudar o turbo, que mais posso fazer?

                          Comentário


                            #14
                            Filtros cónicos são irrelevantes, principalmente se forem daqueles com tubagem curta para encurtar a distância que o ar tem de percorrer.
                            Isto porque, ao fazeres isso estás também a colocar o ar que entra para a admissão mais perto do motor, logo mais quente.

                            Tens o efeito contrário ao pretendido.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por TiagoAlves17 Ver Post
                              O meu carro é um polo 1.4 tdi. Gostava de por o carro com pelo menos 120, 130 cavalos. Para além de por linha direta, repro, e mudar o turbo, que mais posso fazer?
                              Comprar um 1.9 TDI com 130cv's...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por TiagoAlves17 Ver Post
                                O meu carro é um polo 1.4 tdi. Gostava de por o carro com pelo menos 120, 130 cavalos. Para além de por linha direta, repro, e mudar o turbo, que mais posso fazer?
                                Ter juizo?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                  Nem num turbo diesel nem num otto. Colocar um filtro cónico em substituição do filtro de caixa resulta na maioria das vezes em 2 coisas: mais barulho e... menos potência! É incrível como as pessoas continuam a caír nesta falácia de marketing. Trocam um simples filtro e acham que ganham alguma coisa com isso quanto até perdem. Se me falarem em mudar todo o sistema de admissão de ar, incluindo tubagens mais curtas e de maior diâmetro, mudança do bocal de admissão para um sítio onde o ar seja mais denso, tubagens mais isoladas, aí sim, aí pode haver um ganho de 4 ou 5% no máximo. Ah, mas isso já não custa só 40 ou 50 euros. Pois é!

                                  Um fíltro cónico por si só deixa passar mais 1% de ar que um filtro de caixa normal. Por outro lado, um filtro de caixa está dentro de uma caixa que faz algum isolamento do motor. A maior parte das pessoas quando instala um filtro cónico limita-se a retira a caixa e fixar o filtro cónico com uma abraçadeira. Ora, o ar que entra no motor passa a ser mais sujo e mais quente! Logo, perde potência. Simples.
                                  Não é falácia de marketing, depende do carro em questão, local do filtro etc.

                                  Ainda ontem estive a ver um teste de um Kit de Admissão Aftermarket para um S2000 face a stock, e o kit fez +7cv em 170, não é muito mas é alguma coisa. Já num Skyline a diferença foi practicamente nula +1%

                                  Videos aqui:
                                  https://www.youtube.com/watch?v=xwNtjKT_1cA
                                  https://www.youtube.com/watch?v=gCi2yo4UqPI

                                  Agora num TDI de pouca cavalagem, pode ser algo que fará sentido fazer para além de outras alterações para melhorar a potência no global que podem precisar de mais ar, para além de ficar mais "racing" ao nível de aspecto e som.
                                  Alterar só o filtro terá pouca expressão.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Isso com swap por um 1.9 TDI fica a andar nas horas, feitas bem as contas é capaz de ser o que compensa mais....
                                    É só falar com quem saiba, o que não falta é material no mercado paralelo


                                    Um filtro cónico num TDI de origem é simplesmente rídiculo e não tem qualquer efeito positivo no que toca a performances, mas negativo pode ter ...........
                                    Editado pela última vez por Italiaspeed; 09 July 2015, 10:35.

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X