Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carros antigos VS Carros modernos(novo)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carros antigos VS Carros modernos(novo)

    Boa tarde a todos,

    Hoje em conversa com um mecânico ele deu-me opinião sobre os automóveis em geral. Disse-me que o carro dele era de 1994 e eu fiz lhe a pergunta que já tinha feito a 4 mecânicos. Prefere os carros modernos ou antigos? A resposta dele foi a mesma que dos outros 4. Os antigos, os carros modernos é só electrónica, avariando uma coisa avaria logo outra, e só dá erros. Ou seja no total dos 5 mecânicos apenas um tem uma Audi de 2005 ( não sei bem se é considerado moderno ou antigo).

    Gostava de saber a vossa opinião sobre este tema, e já agora definam isso por antigos? A partir de que ano pode ser considerado um carro moderno ou novo.

    #2
    a resposta do pessoal mais velho vai ser exactamente a mesma que já obtes-te dos mecanicos, pois os carros antes de estarem totalmente dependentes da electronica , reinava a mecanica, as coisas eram simples de apurar e facilmente se resolviam, com o inverter cas coisas, a electronica domina o motor todo em si, logo sem ela a parte mecanica não trabalha, e muitas vezes avarias de caca está-se seculos, até se apurar a avaria...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
      a resposta do pessoal mais velho vai ser exactamente a mesma que já obtes-te dos mecanicos, pois os carros antes de estarem totalmente dependentes da electronica , reinava a mecanica, as coisas eram simples de apurar e facilmente se resolviam, com o inverter cas coisas, a electronica domina o motor todo em si, logo sem ela a parte mecanica não trabalha, e muitas vezes avarias de caca está-se seculos, até se apurar a avaria...
      Além de que os mecânicos de velha guarda pouco ou nada percebem de electrónica.

      Comentário


        #4
        Esqueci-me de salientar que pelo menos 2 mecanicos têm menos de 35 anos. Também dizer que 2 mecânicos disseram q nos antigos é só trocar as peças e já está

        Comentário


          #5
          No meu ponto de vista, sei que incomoda muita gente, é a seguinte: um carro antigo é aquele que é obsoleto quando comparado com o modelo seguinte do mesmo segmento, dou um exemplo: tenho o novo Mazda 6, mas se o comparar com a versão de 2005 essa versão é velha e ultrapassada em tecnologia, consumos, e comportamento e bem estar a bordo.
          O tempo tem corrido muito depressa nos últimos anos, falo ao nível tecnológico, os carros não param de evoluir, já lá vai o tempo que se comprava um carro para durar 20 anos, hoje em dia duram menos tempo.

          Comentário


            #6
            Já devem existir vários tópicos sobre este tema....... mas eu gosto particularmente da pergunta "A partir de que ano pode ser considerado um carro moderno ou novo"

            Eu prefiro carros velhos e novos, gosto de carros, tanto venero um Giulia GTA como o novo Giulia QV


            Mas voltando à questão colocada que eu achei interessante, para mim os carros antigos são os que não possuem injecção controlada por centralina electrónica e ajudas electrónicas à condução............

            Logo, até um F40 é um carro moderno para mim........

            Outros dirão que o F40 é antigo, porque não tinha ajudas electrónicas, nem direcção assistida, usando uma palavra muito em voga nos dia que correm , era um carro analógico ..... Pois era, mas já tinha electrónica e ECU e foi lançado na era moderna.......

            Como tal, carro antigo para mim são carros a carburadores e sem ajudas electrónicas à condução.

            Nunca uso controle de tração e ajudas electrónicas nos carros de casa quando conduzo, por mim podiam tirar essa porcaria toda dos carros que só atrapalha


            Mas gosto de outras coisas e tecnologias que os carros de hoje em dia possuem, que antigamente não tinham....

            E obviamente que a esmagadora maioria dos mecânicos , prefere a mecânica aos computadores.....
            É tudo mais simples sem elementos externos a "atrapalhar".....
            Editado pela última vez por Italiaspeed; 10 July 2015, 15:27.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por eugedson31 Ver Post
              Esqueci-me de salientar que pelo menos 2 mecanicos têm menos de 35 anos. Também dizer que 2 mecânicos disseram q nos antigos é só trocar as peças e já está
              A diferença não está na idade, mas sim na formação, ou na falta dela neste caso.

              Comentário


                #8
                O último carro que tive em que era fácil mexer com ferramentas genéricas foi um de 1990. Desde então a complexidade foi crescendo e a eletrónica foi impondo os seus cabos e cabinhos, as suas fichas e fichinhas.

                Esse de 1990 ainda tinha carburador, embora a ignição já fosse transistorizada.

                Comentário


                  #9
                  Eu prefiro dar 50 € em arranjar pintelhices num antigo todos os meses a que deixar 600 € uma vez por ano num novo na oficina. E mais se este ultimo for pago a prestações...

                  A partir do ano 2000 os automóveis morreram para mim.
                  Editado pela última vez por nunomplopes; 10 July 2015, 15:49.

                  Comentário


                    #10
                    Hoje os automóveis são cada vez mais computadores sobre rodas. E um dia chagaremos ao extremo de os carros se conduzirem sozinhos. Actualmente quase todas as marcas estão a estudar carros deste tipo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                      Além de que os mecânicos de velha guarda pouco ou nada percebem de electrónica.
                      Pôe um Eng recem formado afinar carburadores de ouvido, e dir-te-ei o mesmo. Até os mecânicos de esquina se riram.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                        Pôe um Eng recem formado afinar carburadores de ouvido, e dir-te-ei o mesmo. Até os mecânicos de esquina se riram.
                        ora aqui está um paradigma, e é a pura realidade, o pessoal da velha escola sabe que voltas dar com as antigas tecnologias, já não tanto com as tecnologias actuais ai ficam ao papel, igualmente como disses-te e bem um tecnico formado nas novas tecnologias, ao ser-lhe posto tecnologia de outrora e obsoleta, fica anhar tal e qual como os outros para a nova...

                        muitas oficinas abertas, simplesmente não teem dinheiro para ter mecanicos a altura do que entra pela porta seja novo ou velho, muitas vezes por falta de formação, equipamentos para tal, e por ai fora, faz com que coisas nem sempre sejam faceis de resolver...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post

                          A partir do ano 2000 os automóveis morreram para mim.
                          Então por exemplo a megane carrinha de 2004 consideras um carro já "eletrónico" ? Ou por exemplo pode existir carro de 1999 já "eletrónicos" e carros de 2002 ainda "mecânicos"?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por eugedson31 Ver Post
                            Boa tarde a todos,

                            Hoje em conversa com um mecânico ele deu-me opinião sobre os automóveis em geral. Disse-me que o carro dele era de 1994 e eu fiz lhe a pergunta que já tinha feito a 4 mecânicos. Prefere os carros modernos ou antigos? A resposta dele foi a mesma que dos outros 4. Os antigos, os carros modernos é só electrónica, avariando uma coisa avaria logo outra, e só dá erros. Ou seja no total dos 5 mecânicos apenas um tem uma Audi de 2005 ( não sei bem se é considerado moderno ou antigo).

                            Gostava de saber a vossa opinião sobre este tema, e já agora definam isso por antigos? A partir de que ano pode ser considerado um carro moderno ou novo.
                            É uma velha questão.
                            É preciso dizer que antigo não significa velho, é verdade que a maioria dos antigos que por aí circulam estão velhos e isso faz valorizar ainda mais as qualidades do carro novo (moderno) aos nossos olhos mas é preciso ter esse aspecto em conta na avaliação.

                            Há ainda aquela questão de melhorar o que já é bom... torna-se mais difícil.

                            Nos anos 90 deu-se um enorme salto ao nível da segurança passiva, os carros eram péssimos até então. Desde aí as coisas continuam a melhorar é certo, mas não com o mesmo ritmo, naturalmente.
                            O mesmo aconteceu com os turbos e injecção directa em motores diesel e com a injecção electrónica e aperfeiçoamento geral da mecânica. Desde há muito os carros deixaram de ser máquinas falíveis que pedem uma vistoria geral antes de iniciar uma longa viagem e passaram a fazê-lo a velocidades acima do legalmente permitido com conforto.

                            Penso que a partir de meados dos anos 90 nos segmentos D e superiores e uns anos depois nos segmentos inferiores é possível encontrar carros bastante aceitáveis a todos os níveis.
                            Quanto ao ser antigo ou não penso depende de caso para caso e do mercado envolvente, o que é antigo por cá não pode não ser em Cuba.
                            Carros que a partir de x tempo o mercado atribui um baixo valor penso que se possa considerar na maior parte dos casos "antigos".

                            Nos últimos anos penso que a maior evolução tenha sido feita ao nível dos sistemas "infotainement", alguns sistemas de segurança activa e outros de conforto com utilidade a meu ver duvidosa. A meu ver concordo com a opinião de alguns mecânicos em que se começa a atafulhar os carros de tecnologia que nem dá assim tanto resultado prático.

                            Comentário


                              #15
                              Bem, isso dos carros do antigamente durarem mais ou serem mais fiáveis tem muito que se lhe diga.

                              Carros problemáticos sempre existiram, ou ninguém se lembra dos casos em que os carburadores desafinavam constantemente ? Ou dos carburadores duplos que não era qualquer novato que os afinava bem ? E motores que pouco depois dos 100 mil Km já não tinham compressão ? Entre outras coisas claro.

                              E carros a fazer a revisão a cada 5000 ou 7500 KM? Comparando com os actuais que é de 20 em 20 mil ou 30 em 30 mil....

                              Os motores de hoje em dia parecem-me muito mais fiáveis. Sim, há casos de corrente de distribuição que avaria em muitos motores, bem como volante de motor, etc, mas e antigamente, também não havia motores que queimavam juntas constantemente?

                              Tudo isto para dizer que de facto os mecânicos antigos adaptaram-se aos problemas da época mas que não têm formação em electrónica se vejam à rasca quando têm problemas de electrónica. Aliás, já no antigamente, quantas e quantas vezes o mecânico pedia a assistência a um electricista.....portanto se apenas com fios e fichas já não é fácil, quanto mais com electrónica.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                Pôe um Eng recem formado afinar carburadores de ouvido, e dir-te-ei o mesmo. Até os mecânicos de esquina se riram.
                                Um Engº não é um mecânico....nem tem que o ser, e muitos deles nem sabem mudar um pneu, nem precisam de saber.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu já tive 3 gerações de veiculos, carburadores, injecção electrónica, e monoponto(actual) . E defendo que os carros antigos são de guerra, pouco ou nada avaria, via-se a Toyota que antigamente era conhecida pela sua alta fiabilidade motora, hoje em dia é mais uma marca banal.

                                  Quanto a carros andarem sozinhos, isso não pode ser tão linear, quem faz da condução o seu ganha pão, nunca pode ser substituído por 1 simples computador com rodas. Além de mais não gostam muito, a mão humana nunca irá ser substituída

                                  Comentário


                                    #18
                                    É uma boa pergunta.

                                    Os carros antigos "sem eletrónica" eram simples para os mecânicos, pois para quem os conduzia não era muito simples, pois a Direção Assistida, os Sensores, ABS, ESP... são na minha opinião úteis, práticos, e importantes..., e na altura não existiam.

                                    Os mecânicos considerados "Manel GT", não evoluem, para eles é bom o carro antigo, o novo qualquer coisa tem de se ligar a máquina, medir Sensores,... já é demasiada tecnologia para quem aprendeu a perceber de carros com os ouvidos e as mãos.

                                    Apesar de os carros antigos se calhar sem mais fiáveis, eu acho os modernos com a "eletrónica" melhores, sejamos sinceros o que tinha um carro antigo para avariar?

                                    Comentário


                                      #19
                                      A electrónica é como a informática: tem umas costas muito largas para levar com as culpas todas em cima, mesmo quando a culpa não é delas

                                      Coitado de mim e do meu Prius, se a electrónica fosse assim tão culpada dos problemas actuais E curiosamente o Prius é só um dos carros mais fiáveis que existem.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                        Bem, isso dos carros do antigamente durarem mais ou serem mais fiáveis tem muito que se lhe diga.

                                        Carros problemáticos sempre existiram, ou ninguém se lembra dos casos em que os carburadores desafinavam constantemente ? Ou dos carburadores duplos que não era qualquer novato que os afinava bem ? E motores que pouco depois dos 100 mil Km já não tinham compressão ? Entre outras coisas claro.

                                        E carros a fazer a revisão a cada 5000 ou 7500 KM? Comparando com os actuais que é de 20 em 20 mil ou 30 em 30 mil....

                                        Os motores de hoje em dia parecem-me muito mais fiáveis. Sim, há casos de corrente de distribuição que avaria em muitos motores, bem como volante de motor, etc, mas e antigamente, também não havia motores que queimavam juntas constantemente?

                                        Tudo isto para dizer que de facto os mecânicos antigos adaptaram-se aos problemas da época mas que não têm formação em electrónica se vejam à rasca quando têm problemas de electrónica. Aliás, já no antigamente, quantas e quantas vezes o mecânico pedia a assistência a um electricista.....portanto se apenas com fios e fichas já não é fácil, quanto mais com electrónica.
                                        Na questao de nao serem fiaveis na minha opiniao nao é bem assim....

                                        Os que nesta altura circulam serao de certo fiaveis com mecanica simples e sem grandes manutençoes, os menos fiaveis há muito que encostaram.
                                        Muitos que os mantem sao pessoas que percebem um pouco de mecanica e sao capazes de repara-los e mante-los devido à sua simplicidade o que traz uma grande poupança economica.
                                        Temos que ter noçao de uma coisa um carro velho se for bem mantido para mim tem condiçoes para circular a par com um novo agora quem os conduz tem de ter a noçao das suas capacidades....

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
                                          a resposta do pessoal mais velho vai ser exactamente a mesma que já obtes-te dos mecanicos, pois os carros antes de estarem totalmente dependentes da electronica , reinava a mecanica, as coisas eram simples de apurar e facilmente se resolviam, com o inverter cas coisas, a electronica domina o motor todo em si, logo sem ela a parte mecanica não trabalha, e muitas vezes avarias de caca está-se seculos, até se apurar a avaria...
                                          obtIVESTE!!!


                                          Originalmente Colocado por eugedson31 Ver Post
                                          Esqueci-me de salientar que pelo menos 2 mecanicos têm menos de 35 anos. Também dizer que 2 mecânicos disseram q nos antigos é só trocar as peças e já está
                                          concordo com os mecânicos e é fácil de ver porquê: muitos deles têm um carro assim mais velhito e tal, mas estimado. as peças arranjam-nas relativamente baratas, a mão de obra não lhes é imputada. os novos avariam e liga-se à máquina à procura do diagnóstico que indique o erro. sendo assim, é perfeitamente normal que toda gente prefira a mecânica simples dos carros velhos e o conforto dos novos. o problema é mesmo quando avariam...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            Um Engº não é um mecânico....nem tem que o ser, e muitos deles nem sabem mudar um pneu, nem precisam de saber.
                                            Queres tu dizer que se tem de resumir à sua ignorância.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por eugedson31 Ver Post
                                              Então por exemplo a megane carrinha de 2004 consideras um carro já "eletrónico" ? Ou por exemplo pode existir carro de 1999 já "eletrónicos" e carros de 2002 ainda "mecânicos"?
                                              Nem se trata disso tão precisamente, falo numa globalidade de coisas, para mim foi mais ou menos por esses anos que os carros para mim começaram a perder o o interesse.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Carro antigo é antes de 2000.
                                                Quando vejo uma matricula a dizer 99 penso logo, do século passado, e se vejo um com matricula 00, penso ainda esta apresentável.... Manias.
                                                Entre 2020 - 2030 o velho passa a ser antes de 2010

                                                Comentário


                                                  #25

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                                    Pôe um Eng recem formado afinar carburadores de ouvido, e dir-te-ei o mesmo. Até os mecânicos de esquina se riram.
                                                    Afinar um carburador não é assim tão complicado! Eu afinava de ouvido o do meu clio para ter um modo "IPO" e outro normal para andar em estrada.
                                                    Afinar um Alfa Boxer já exige outro conhecimento e técnica, mas importa saber quantos carros a carburador andam hoje em dia nas nossas estradas, e qual a importância/valor de um mecânico da velha guarda que não tenha evoluído para mexer nos carros actuais.

                                                    Os carros actuais exigem que o mecânico saiba muito mais, tenha muito mais meios de diagnósticos, e que use mais a cabeça para fazer um despiste eficaz de problemas.

                                                    Embora na sua base a mecânica de um carro seja fundamentalmente igual há muitos anos na maioria dos componentes, passou a existir um lado electrónico muito mais avançado.

                                                    Como em tudo na vida, uns conseguem adaptar-se e outros não.

                                                    Mas em qualquer dos casos, à medida que os mecânicos mais old-school se reformam (tal como os carros em que mexiam), também novas gerações de mecânicos vão surgindo, já com outras capacidades. E hoje o mundo da informação é muito mais aberto.

                                                    Aliás, a questão de afinar carburadores pode ser invertida, e perguntar quantos conseguem fazer o log dos sensores de um carro em estrada e depois interpreta-los. E nem vamos falar em reprogramar centralinas, porque isso então...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Os automóveis antigos eram mais simples ao nível de electrónica mas os novos não são nenhum bicho de sete cabeças pois a.....electrónica ajuda a detectar as avarias.
                                                      Basta um aparelho de diagnóstico de 20 ou 30€ comprado em qualquer lado que faz esse trabalho de detecção de avaria e se os mecânicos nao tem essa ferramenta indispensável nos dias de hoje é por puro desleixo e zero de formação profissional. A grande diferença no geral é ao nível do preço das peças. Nos automóveis antigos geralmente são muito mais baratas que nos recentes e mesmo material usado é mais fácil de arranjar. Depois há o gosto de guiar um automóvel sem filtros,sem ajudas,em que se ouve o ronco do motor e que os comandos respondem mecanicamente e não eletronicamente. São gostos e opções

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                                        Na questao de nao serem fiaveis na minha opiniao nao é bem assim....

                                                        Os que nesta altura circulam serao de certo fiaveis com mecanica simples e sem grandes manutençoes, os menos fiaveis há muito que encostaram.
                                                        Muitos que os mantem sao pessoas que percebem um pouco de mecanica e sao capazes de repara-los e mante-los devido à sua simplicidade o que traz uma grande poupança economica.
                                                        Temos que ter noçao de uma coisa um carro velho se for bem mantido para mim tem condiçoes para circular a par com um novo agora quem os conduz tem de ter a noçao das suas capacidades....
                                                        Certo, mas por isso é que eu digo que " tem muito que se lhe diga ".

                                                        Basicamente só acho que dizer que os antigos era " mudar óleos e filtros " é uma ideia demasiado romântica.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                                          Queres tu dizer que se tem de resumir à sua ignorância.
                                                          Engº ignorantes por não saberem mudar um pneu? Então há por aí muita gente ignorante....seja engenheiro ou padeiro. Mas a meu ver , ninguém passa por ignorante só porque nunca mudou um pneu.

                                                          Vocês misturam tudo....devem pensar que um engenheiro mecânico = curso de manutenção mecânica automovel.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Os carros modernos são mais confortáveis, mais eficientes a todos os níveis, muito mais seguros, e também mais fiáveis.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X