Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carta mas medo de conduziru

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carta mas medo de conduziru

    Boas pessoal!
    Eu sei que parece um assunto muito banal. Mas eu tenho carta à pouco tempo, e desde que a tirei só andei outra vez uma vez. A minha namorada por acaso insiste um pouco para eu andar com o carro, mas tenho medo, ou algo parecido não sei bem.
    Também vos aconteceu quando tiraram a carta? O que fizeram para combater isso?

    #2
    Então se tens medo de conduzir como é que tiraste carta ?

    O meu unico "medo" é de não conseguir arrancar em subida e o carro ir abaixo ou deslizar e bater no detrás. Mas tenho a sorte de ter um carro com hill hold.

    No primeiro dia tive algum receio mas depois à medida que se vai andando, esse receio desaparece e ficas mais à vontade.
    Editado pela última vez por apsol; 11 July 2015, 21:42.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por MAACarvalho Ver Post
      Boas pessoal!
      Eu sei que parece um assunto muito banal. Mas eu tenho carta à pouco tempo, e desde que a tirei só andei outra vez uma vez. A minha namorada por acaso insiste um pouco para eu andar com o carro, mas tenho medo, ou algo parecido não sei bem.
      Também vos aconteceu quando tiraram a carta? O que fizeram para combater isso?
      Pegar no carro! Ter medo é normal, mas só ganhas confiança andando.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por MAACarvalho Ver Post
        Boas pessoal!
        Eu sei que parece um assunto muito banal. Mas eu tenho carta à pouco tempo, e desde que a tirei só andei outra vez uma vez. A minha namorada por acaso insiste um pouco para eu andar com o carro, mas tenho medo, ou algo parecido não sei bem.
        Também vos aconteceu quando tiraram a carta? O que fizeram para combater isso?
        Eu quando tirei a minha também senti depois um pouco o peso da responsabilidade. Como contornei o problema? Prática! Conduzi até dominar o automóvel em todas as fases da condução. A partir desse momento ultrapassei a ansiedade e o receio.

        Podes pegar no carro para dar uma volta em momentos que sabes há menos trânsito na tua cidade ou passear em zonas habitacionais, também com pouco trânsito. Repetir os processos que possas ter maior dificuldade até atingires um nível confortável de êxito.

        Não sintas demasiado receio em bater com o carro, não faz de ti um pior condutor se isso tal acontecer. Todos um dia poderemos estar expostos ao infortúnio.

        Comentário


          #5
          Eu quando tirei a carta, a primeira coisa que fiz foi pegar na carrinha do meu avô ( trocar um Corsa de 2011 por uma Mitsubishi de 7 lugares com 20 anos em cima ) para ir ter com os meus amigos, tens que meter a parte do medo de fora. Ninguém te quer bater, e tu não queres bater em ninguém. Se és portador de carta de condução, estás perfeitamente apto a conduzir.

          O que te posso dizer é, se tens medo, pega no carro em alturas que encontres menos transito, arriscaria a dizer à noite. Como já disseram, só praticando mesmo, o medo não passa se cruzares os braços!

          Comentário


            #6
            no dia a seguir a ter a carta... fui multado por excesso de velocidade!!!! o medo ou a euforia passa com a esperiência!!!

            Comentário


              #7
              Faz como eu. No primeiro mês até para ir ao café ia de casa que fica a 100 metros, só para ir treinando o estacionamento

              Comentário


                #8
                O teu medo depois vai ser o dinheiro que deixas na bomba e nas oficinas!

                Fora de brincadeiras, treina em zonas mais afastadas sem transito, faz manobras, domina o carro e muito juízo! A experiência dia após dia vai melhorando e mesmo anos depois não te admires se fizeres um risco ou se deixas o carro ir abaixo! Faz parte!

                Comentário


                  #9
                  O medo só desaparece com a experiência, mas pode-se perder o medo e voltar a tê-lo novamente mais tarde.

                  2 meses depois de tirar a carta, bateram-me por trás num semáforo.
                  Ganhei receio de conduzir, nas primeiras semanas estava sempre a olhar pelo retrovisor se as pessoas que estavam atrás de mim, paravam.

                  Depois passou.

                  Só errando é que se consegue aprender. Todos nós cometemos os nossos erros de iniciante.

                  Comentário


                    #10
                    Referes que só andaste uma vez. Isso é o pior que podes fazer. Principalmente se tens algum medo.

                    Admitindo que vives com os teus pais e que eles têm carro, tenta acompanhá-los ao máximo. Compras, almoços, passeios de fim de semana e «m zonas tranquilas que te permitam desenvolver confiança.

                    Comentário


                      #11
                      1 mês depois de ter tirado a carta também tive um episódio que me meteu pavor a subidas, num dos parques subterrâneos do VDG, tive de parar numa subida e o carro não subia... Ok foi um problema com a embraiagem mas o carro descaiu 5 ou 6 vezes...

                      Ainda hoje tenho algum receio das subidas (o carro ainda é o mesmo e não confio a 100% nele), talvez quando mudar de carro a coisa melhore e muito. No entanto vou treinando sempre que posso.

                      Ironia do destino é que no próprio dia tinha andado a afinar o travão de mão pois este em subidas íngremes não aguentava o carro.

                      Comentário


                        #12
                        Tenho uma amiga com o mesmo problema. Conduz que é uma maravilha, cumpre as regras certinhas e direitinhas, mas tem um medo terrível de conduzir por causa dos outros condutores e já tem carta há alguns anos. É mesmo uma fobia.
                        Não sabia eu é que há mesmo muita gente com este problema e só me apercebi disso qualdo vi que no ACP há um programa de apoio a condutores com esta fobia (ou problema), assim como há na TAP para os que têm medo de viajar de avião.
                        Tentei inscrevê-la no ACP mas estava tudo cheio e bem cheio. Não sei como está agora, mas cono é verão deve de ter menos gente.

                        Comentário


                          #13
                          Pega no carro às 2h da manhã, vai para um parque de supermercado fazer uns piões e uns 8's a dar-lhe bem no acelerador

                          Comentário


                            #14
                            Medo tenho por vezes agora, seis anos depois e centenas de milhares de km's em cima.

                            No dia que tirei a carta apliquei 130km/h na nacional que passa em frente a minha casa. Inconsciência dos 18 e pica de ter a carta finalmente...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Boomer Ver Post
                              Se és portador de carta de condução, estás perfeitamente apto a conduzir.
                              Não concordo nadinha com esta afirmação...

                              Em Portugal aprendemos a passar no Exame de Condução, não a conduzir.

                              É como a maioria dos curso de uma universidade onde não existem estágios, estudamos para passar nos exames, não para trabalhar...

                              Comentário


                                #16
                                O medo tem que se vencer enfrentando-o. Começa por dar umas voltas à noite, depois de jantar, em que há pouco trânsito. A pouco e pouco vais ganhando confiança na tua condução e vais perdendo o medo. Se quiseres ir com alguém, leva alguém positivo e que dê comentários e críticas construtivas e não alguém que te encha a cabeça (como o meu pai fazia com a minha mãe - e a única maneira que ela teve de começar a guiar bem foi começar a guiar sem ele no carro).

                                Comentário


                                  #17
                                  Já tenho carta há umas décadas, com muitas (mesmo muitas) centenas de milhar de km de condução e... cada vez tenho mais medo de conduzir.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MAACarvalho Ver Post
                                    Boas pessoal!
                                    Eu sei que parece um assunto muito banal. Mas eu tenho carta à pouco tempo, e desde que a tirei só andei outra vez uma vez. A minha namorada por acaso insiste um pouco para eu andar com o carro, mas tenho medo, ou algo parecido não sei bem.
                                    Também vos aconteceu quando tiraram a carta? O que fizeram para combater isso?
                                    Começa por conduzir fora das horas de ponta e em locais mais sossegados.
                                    Acima de tudo não faças da questão de conduzir um "bicho de sete cabeças", só precisas de ser cuidadoso e utilizar de bom-senso.
                                    E quanto mais tempo demoras sem conduzir, pior será.
                                    Força com isso e leva a rapariga à praia, gozarem o sol e o mar(sem ser de autocarro!).

                                    Originalmente Colocado por apsol Ver Post
                                    Então se tens medo de conduzir como é que tiraste carta ?

                                    O meu unico "medo" é de não conseguir arrancar em subida e o carro ir abaixo ou deslizar e bater no detrás. Mas tenho a sorte de ter um carro com hill hold.

                                    No primeiro dia tive algum receio mas depois à medida que se vai andando, esse receio desaparece e ficas mais à vontade.
                                    Uiliza o travão de mão: aceleras suavemente e quando sentes o carro a querer mexer-se soltas o travão de mão.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por BlackKnight Ver Post
                                      Pegar no carro! Ter medo é normal, mas só ganhas confiança andando.
                                      o melhor conselho que te podem dar. prática ganha-se ao andar, não ao ir ao lado ou a dizer aos outros que vais no autocarro e eles que vão no teu carro.

                                      Comentário


                                        #20
                                        É normal nas raparigas, com o tempo vais lá.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Só tive medo quando ainda com pouco tempo de carta, ao volante de uma Iveco, entrei por engano numa rua em que tinha uma espécie de feira com as bancas montadas. Eram ver os lelos em alvoroço a refilar e a ver se mandava alguma coisa abaixo.

                                          Dou-te um conselho, se queres realmente aprender a conduzir não deixes que o medo tome conta, se tens medo de fazer algo na condução então significa que tens de praticar essa área.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Nunca tive medo de conduzir, só receio.

                                            Medo tenho de andar com outros a conduzir.



                                            Não tens motivo para ter medo. Tens carta, já passaste horas a conduzir, suponho que consegues controlar o carro o suficiente para não te espetares na primeira curva. Portanto, força.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por eugedson31 Ver Post
                                              Faz como eu. No primeiro mês até para ir ao café ia de casa que fica a 100 metros, só para ir treinando o estacionamento
                                              há quem o faça toda a vida

                                              Comentário


                                                #24
                                                ... e não conseguem acertar no estacionamento em condições!!!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                                  há quem o faça toda a vida
                                                  Podes crer. Tenho um vizinho meu que vai ao café de carro numa distância em que literalmente enquanto ele tira o carro, anda e o estaciona outra vez, eu já estou sentado a beber café.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MAACarvalho Ver Post
                                                    Boas pessoal!
                                                    Eu sei que parece um assunto muito banal. Mas eu tenho carta à pouco tempo, e desde que a tirei só andei outra vez uma vez. A minha namorada por acaso insiste um pouco para eu andar com o carro, mas tenho medo, ou algo parecido não sei bem.
                                                    Também vos aconteceu quando tiraram a carta? O que fizeram para combater isso?

                                                    Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                                                    É normal nas raparigas, com o tempo vais lá.

                                                    6 caract

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Bem, acho que já te deram conselhos bem válidos aqui. O ideal é ires para um parque de estacionamento (se não tiveres nenhum por perto, pede a um amigo que conduza, que te leve lá). Lá tomas o pulso ao carro, fazes umas boas manobras, etc... A seguir se já estiveres confiante, deves sair do parque de estacionamento e experimentar as estradas adjacentes (o ideal é que nessas estradas não haja quase trânsito nenhum).

                                                      Deves fazer isto vários dias, não deixando muito intervalo entre os dias (sob pena de que cada vez que pegas num carro te parecer que estás a pegar nele pela primeira vez).
                                                      Quando deres por isso, és tu que quererás ir para estradas mais movimentadas


                                                      Em alternativa....... tens sempre a boa e velhinha terapia de choque:

                                                      Tirei a carta, mas andei vários anos de transportes públicos. Um dia decidi que queria ter um carro (estava farto dos transportes públicos). Fui ver nos jornais e lá encontrei um carro - um peugeot 405 já usado e com algumas mossas No sábado, levei os meus pais e comprámos o carro (as mossas mal se viam e eu iria tratar de juntar outras ). No Domingo fui para o parque de estacionamento dar umas voltinhas com ele. O meu pai ainda me perguntou se eu não queria ir para a estrada. Eu disse que não. Fui estupido que nem uma porta. Se eu soubesse o que me esperava no dia seguinte

                                                      No dia seguinte, ingenuamente pensei que o meu pai me ia dar boleia para a universidade (já não tinha o passe). O meu pai despede-se de mim e deseja-me uma boa viagem

                                                      Aqui é que começa a terapia de choque....atravessar a segunda circular, fazer a rotunda do relógio, e av. do Brasil, tudo isto em plena hora de ponta

                                                      Fui o caminho todo a olhar em todas as direcções e o carro foi abaixo uma data de vezes. Como era hora de ponta a vantagem é que não podia andar depressa, mesmo que quisesse e os outros condutores mal notavam que eu tinha deixado o carro ir abaixo. Afinal de contas, era só pára, arranca. À tarde mais do mesmo, regresso em hora de ponta em percurso inverso.

                                                      Digo-te foi tiro e queda.

                                                      Ao fim de alguns dias a minha preocupação era em mexer no rádio para ouvir as musicas que gostava, chegar a tempo às aulas, gritar com o pessoal que parava nos amarelos (semáforo) ou que não arrancava logo nos verdes, usando o vocabulário adequado, abrandar o carro para ver como deve de ser as pernas das gajas, ...., sabes coisas de malta jovem que têm o sangue na guelra e pensa mais com a cabeça de baixo do que com a de cima


                                                      Bem, seja como for, de uma maneira ou doutra pega no carro e começa a treinar. Se tiveres sorte, a tua namorada vai-te agradecer .......
                                                      Editado pela última vez por 405; 14 July 2015, 14:03.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Zanetti Ver Post

                                                        6 caract
                                                        E não pode ser rapariga na mesma porquê?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          face à historia do 405, deixa-me contar-te a minha história, e acho que com esta vais ver que o que sentes é perfeitamente normal e so desaparece quando superares o medo.

                                                          então, começo por te dizer que sou algarvio, cresci, estudei e cheguei a trabalhar no Algarve. a nível de transito, é o Algarve, onde quase só existe transito no verão e até na altura não havia problema porque não se pagava ainda a A22, então quando era para ir mais longe não havia qualquer problema. Tirei a carta aos 18, até aprendi a conduzir no meio do mato antes do que devia, portanto quando tirei a carta um carro ja nao me era um instrumento estranho, mas não havia €€ para comprar logo e então só comprei o meu 1º carro aos 21. Até lá fui mais um dos que "roubam" o carro à mãe. Finalmente arranjei carro, mas já estava habituado ao pouco transito que havia, e até não conduzia em hora de ponta e andava muito a pé.

                                                          Agora vem a parte que te vai fazer perceber que isso é normal: acabei o curso e arranjei trabalho fora daquele buraco onde andei metido a vida inteira: em Lisboa! e agora? Lisboa ficava do outro lado do mundo, onde o transito era pára-arranca 24/7, onde era só malucos a conduzir. e as greves dos transportes? ai maria, que ai é que tava lixado! a estrada era uma selva e a cada 5 metros há um acidente. era tudo novo e tudo assustador. Ora, como tas tu com carta há pouco tempo, fiquei eu com carta há 4 anos.

                                                          Viajar de carro era caro, então não fazia. andar de carro em Lisboa era confuso, então andava de transportes. a pouco e pouco comecei a fazer a viagem de carro porque não tinha paciência para 4 horas de comboio sem muito para fazer pelo caminho, alem de ter um certo gosto pela condução. Mas não ia deixar o carro a 30km de casa só porque não ia andar em Lisboa de carro, e como tenho lugar sem parquímetro ao pé de casa, la ficava o carro a semana inteira até sair para ir ao Algarve. ora, uma vez vou atrasado, então vou de carro, outra quero abalar logo depois do trabalho para o sul, outro simplesmente aborreceu-me andar até onde ia apanhar o transporte, e ao fim de semana apetecia-me explorar o que tinha de novo à minha volta. resultado, fui-me apercebendo que tinha exagerado e agora tive de começar a andar de carro todos os dias, já me é normal.

                                                          Isto aconteceu tudo em meses, e face a todo o nervosismo o habituar foi rápido. num espaço de tempo tão curto, Lisboa deixou de ser do outro lado do mundo e o transito deixou de ser uma anarquia para passar a ser tudo... normal!

                                                          Isto tudo para te dizer que o receio é normal, e depende de pessoa para pessoa. eu começo a tripar quando não conheço o caminho e há transito! mas a pouco e pouco vais-te aventurando e chegas ao ponto que é normal, e isso é em menos tempo do que esperas. faz como já te disseram, vai para um parque de estacionamento, da umas voltas, brinca um bocadinho. vai para fora da cidade, para a serra e fica a conhecer o carro, e quando deres por ti é normal conduzir. mas tens de ser tu a dar o primeiro passo e a mentalizares-te que quem estava ao teu lado com os pés noutros pedais já não lá esta. alem disso, se for como a minha instrutora que passava o tempo inteiro a jogar sudoku, estar ou não estar é a mesma coisa

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                                                            E não pode ser rapariga na mesma porquê?

                                                            Pode, precisamente

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X