será que mesmo num futuro mais longínquo a Maserati tem potencial para substituir a Ferrari no grupo FCA??
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Opinião sobre as ýltimas afirmações de Sergio Marchionne
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Finalmente tive algum tempo para vir expor a minha humilde opinião!
1º não compreendo a decisão de ""abandonar"" a Ferrari e deixar fora do grupo FIAT, quais as vantagens que isso trás ao grupo? Sair da sombra da marca mais mítica?
A Ferrari não dá prejuízo, mas sim lucro é a marca que se encontra debaixo da língua quando se fala em automóveis desportivos...
Depois para mim, e é meramente a minha opinião, qual é o historial da Maserati para que possa sonhar... um dia equivaler-se em termos de máquina ou de resultados desportivos com a Ferrari? A imagem da exclusividade da Maserati foi ter criado poucos automóveis durante os anos 70, 80 e parte dos anos 90, mas na realidade isso acontecia por ninguém os comprar - eram maus quando comparados na altura à Ferrari, Porsche, Jaguar, Mercedes-Benz... eram a Aston-Martin italiana mas sem o James Bond! Na realidade, tiveram no início dos GP, 2 grandes automóveis mas já nem pertencia aos irmãos Maserati mas sim a Adolfo Orsi, em 39-40 com o 8CTF que venceu Indianápolis e mais tarde o 250F com Fangio durante os anos 50! Em 57 mudam de estratégia e passam a fabricantes de Grand Tourers - lindos em design mas não mais iriam competir com a Ferrari ou qualquer rival desta última! Depois com as era Citroen e De Tomaso foi o descalabro como referi!
Mas no grupo existe alguma marca com a aura da Ferrari? Sim, existe, a Alfa Romeo! Desde 1906 com Darracq até 1910 quando é fundada como A.L.F.A. e no ano seguinte começam a entrar em competições
1911- 24HP. Anos 20 e 30 - vencem Targa Florio, Mille Miglia e Le Mans
De 33 a 38 Forneceram os automóveis para a Scuderia Ferrari
Venceram a mítica volta do GP de Nurbugring de 1935 com Tazio Nuovolari ao volante! Em contas rápida contei 43 automóveis de competição de 1911 a 1989!
E depois ainda têm na arrecadação uma das marcas com mais automóveis míticos de sempre - Lancia! A Lancia produziu mais automóveis de luxo e muitíssimos mais de competição do que a Maserati alguma vez pensou em fazer.... Faz sentido deixar a Lancia definhar ao colá-la à Chrysler?
Resumindo não consigo entender aquele homem e as suas decisões. Se era para alienar a Ferrari porque é que tirou o Luca di Montezemolo?
Os automóveis não vendem só pelas características, também vendem quando apelam ao coração daqueles que têm a quantia certa para o seu automóvel de sonho!!
-
O mais estranho é alguns dos nosso amigos deste fórum que são verdadeiros entusiastas e apaixonados dos automóveis italianos não terem opinião formada ou não quererem partilha-la! Esperava ouvir muitas opiniões convergentes e divergentes, mas que resultassem num debate interessante para quem se interessa por automóveis - desde a estética, às prestações e indo até à competição... pois nestas marcas há de tudo!!
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário