Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Reprogramação sim ou não (opinião)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Reprogramação sim ou não (opinião)

    Boa tarde caros amigos. Tenho uma dúvida quanto ao meu focus, e peço desde já desculpa se a questão estiver no lugar errado.

    Tenho um ford focus 1.6 tdci 95cv de 2012.
    O carro conta com 38 mil km neste momento.

    Ora bem eu sinto o carro lento (a 50 em quarta vê se negro para desenvolver), e gostaria de saber se é aconselhavel fazer uma reprogramação ou não.
    Neste momento tenho um consumo de 6.7-6.8 L/100
    O que gostaria de reduzir.
    Devo dizer também que tenho jante 18 no bicho [emoji1]

    Tinha em ideia meter de 15 a 20 cv e assim ficaria entre os 110 e os 115 cv

    Tenho duvidas se é uma reprogramação em que possa sentir alguma diferença a nível de andamento em cidade nos consumos.

    Gostaria também de opinião quanto ao nível do desgaste do motor, será que o bloco aguenta? Pistões, embraiagem etc



    P.S. Tenho caixa de 6 e o carro pesa 1900 kg
    (não faço questão de retirar jante 18)

    Desde já muito obrigado
    Cumprimentos

    Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk

    #2
    "Ora bem eu sinto o carro lento (a 50 em quarta vê se negro para desenvolver), e gostaria de saber se é aconselhavel fazer uma reprogramação ou não."

    Parece-me que usas uma mudança demasiado alta para a velocidade a que vais... Sendo um motor turbo, a essa velocidade deves ir a uma rotação bastante baixa, pelo que é normal que não haja caudal suficiente para "encher" o turbo, e o carro desenvolver de forma rápida... Acho que a solução para isso é mesmo reduzir e meter 3a

    "Tenho caixa de 6 e o carro pesa 1900 kg"
    Esse carro (não sei se é carro ou carrinha) não pode pesar 1900Kg. Deve andar nos 1300Kg, por aí... Tenho um Mondeo, e este pesa 1500. Para pesar 1900Kg só se levares 5 adultos de "dimensões generosas" e a mala cheia, com objetos pesadotes

    Em relação a fazer uma reprogramação, haverá quem te poderá ajudar melhor que eu, dado que nunca fiz nenhuma. No entanto, penso que fazendo uma coisa com pés e cabeça, i.e, serviço realizado por um profissional e com valores adequados não haverá grande motivo de alarme (também depende da forma como conduzes claro...)

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por RicardomrSantos Ver Post
      a 50 em quarta vê se negro para desenvolver), e gostaria de saber se é aconselhavel fazer uma reprogramação ou não.
      É aconselhável aprenderes a manusear as relações da caixa.

      Comentário


        #4
        Primeiro convem usares uma mudança inferior para andar a 50, porque a essa velocidade em quarta deve "moer" o conjunto transmissao.

        1900kg nunca mais tem, segundo o car-data tem 1245kg.

        Depois tens jante 18 que não ajuda muito, ainda por cima só com 95cv.

        Quanto à reprogramação desde que não exceda os limites do fiável, penso que não vais ter problemas.

        Comentário


          #5
          só as jantes estão a alterar os consumos, reprogramar não vais ter ganhos significfativos de modo a baixar os consumos como pretendes, ou seja para isso ficar como queres tinhas de remover fap, egr, e fazer a repro e ai talvez a coisa melhor, se queres ter uma ideia melhor vai ao " forum irmandadefocus" que eles lá esclarecem-te isso tudo e onde tens de ir e custos...

          Comentário


            #6
            Obrigado a todos pelas rápidas respostas.

            Eu falo em relação 50km/h em 4a porque tenho um amigo com uma megane de 110 CV e a quarta dele puxa bem a 50km/h
            Sei que os carros não são iguais, motores, turbos injeções etc
            Mas pronto foi uma coisa que reparei

            1900 kg é o que me diz de livrete, posso confirmar mas acho que não me enganei.
            Mas também acho estranho..

            O carro raramente anda com mais de 3 pessoas o normal é andar sempre duas, mala vazia a não ser pneu suplente e ferramentas para troca de pneu...

            Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk
            Editado pela última vez por RicardomrSantos; 16 July 2015, 19:31.

            Comentário


              #7
              Pois mas o motor do megane na minha opiniao é muito bom em baixas, dá para sair de rotundas em 3º a 1000rpm e ele mesmo assim desenvolve rapidamente ao contrário do meu 1.6 TDI.

              Secalhar viste o peso bruto ou lá como se chama.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por apsol Ver Post
                Pois mas o motor do megane na minha opiniao é muito bom em baixas, dá para sair de rotundas em 3º a 1000rpm e ele mesmo assim desenvolve rapidamente ao contrário do meu 1.6 TDI.

                Secalhar viste o peso bruto ou lá como se chama.
                Foi precisamente numa rotunda que notei isso...

                Quanto ao peso, tenho de ver melhor o livrete

                Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk

                Comentário


                  #9
                  Boa tarde a todos.

                  Ora bem depois de ler todos os vossos comentários e tirar ideias decidi avançar apenas com a reprogramação.

                  Falei com o rapaz que me fez o serviço e aconselhou apenas os 120cv, pois assim não teria problemas com desgaste excessivo do motor nem faria qualquer tipo de fumo...

                  Apos a reprogramação feita e depois de andar vários dias com o carro, notei clara diferença em relação a força e andamento em baixas.

                  A quarta mudança já aguenta bem a 50 km/h e até nos 40 km/h.
                  Os consumos baixaram dos 6.7/6.8 l para 5.9/6.0 l, o que também me agradou.

                  Muito obrigado a todos que na altura me ajudaram.


                  P.S : o carro pesa 1350 kg e não os 1900

                  Comentário


                    #10
                    Não reprogramei o meu A3, mas cada um é que sabe. Em alguns casos, as avarias aumentam.

                    Comentário


                      #11
                      Também estou informado acerca disso.

                      Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk

                      Comentário


                        #12
                        Mais um com repros maravilha que baixam consumo e aumentam potência...

                        Comentário


                          #13
                          Não?

                          Então o meu computador de bordo também foi alterado?

                          O que me fizeram foi aumentar o binário. O carro em quarta a 50 ia a consumir instantaneamente 14 litros, agora com a reprogramação feita vai na mesma em quarta a 50 a consumir instantaneamente 11 litros.

                          Podes me explicar o porquê?

                          Cunprimentos

                          Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk

                          Comentário


                            #14
                            Amigo se tiveres o pé ligeiro acredito que faças melhores consumos, mas se carregares os consumos sobem e bem....afinal o que faz potência é a quantidade de combustível injectado a cada ciclo.

                            Comentário


                              #15
                              A centralina foi mexida, se os CB já não são fiaveis de origem nesta situação ainda menos.

                              Faz medias á mão com depósitos cheios, consumos de CB não dizem nada.

                              Comentário


                                #16
                                Ai estou de acordo contigo, mas andando de pé ligeiro o carro faz menos esforço.
                                Logo consome menos

                                Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk

                                Comentário


                                  #17
                                  Se andares mais devagar consome menos do que se carregares pouco mas isso não tem a ver com a repro.

                                  Para andar mais tem que gastar mais ou achas que as marcas que gastam milhões para baixar os consumos e ir de encontro ás normas europeias não o fariam ?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Sim, tens toda a razão, mas o caso de o pedal ir a fundo e tens um esforço e com a repro feita eu noto menos esforço em manter a mesma velocidade

                                    Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por RicardomrSantos Ver Post
                                      Não?

                                      Então o meu computador de bordo também foi alterado?

                                      O que me fizeram foi aumentar o binário. O carro em quarta a 50 ia a consumir instantaneamente 14 litros, agora com a reprogramação feita vai na mesma em quarta a 50 a consumir instantaneamente 11 litros.

                                      Podes me explicar o porquê?

                                      Cunprimentos

                                      Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk

                                      Tens um V8 ou que?

                                      Um carro, por mais vulgar que seja, não consome tanto em 4a, a velocidade constante e em plano.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por RicardomrSantos Ver Post
                                        Tenho caixa de 6 e o carro pesa 1900 kg
                                        (não faço questão de retirar jante 18)
                                        Na minha modesta opinião e já foi comentado,

                                        Jante 18" em 95 ou 115 cv, (deve ter de 225/40/18) se levar umas 16" 165/65/16 ou equivalentes, nota-se de imediato as alterações!

                                        A 4ª. velocidade só deve ser engrenada acima dos 50/60 kms, basta se estar atento ás rpm e engrenar a 4ª, ou a 3ª, nota-se de imediato as alterações constantes do consumo.

                                        Aprendi com os melhores, com pilotos profissionais durante anos em formação, uma das melhores formações que fiz em 2 ou 3 anos, com um Alemão de nome Markus, arrogante, exigente mas ensinou-me a usar a caixa como ninguém até essa data (era pilotos de Pt).
                                        Editado pela última vez por vitor307; 12 August 2015, 09:11.

                                        Comentário


                                          #21
                                          essa repro com 25cv já dá pra começar a ficar nos limites, embora haja o motor com 115cv de origem. quanto às médias em 4ª, se 11lt dá pra fazer isto então 14 mostra-te isto.

                                          artistas...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por vitor307 Ver Post
                                            Aprendi com os melhores, com pilotos profissionais durante anos em formação, uma das melhores formações que fiz em 2 ou 3 anos, com um Alemão de nome Markus, arrogante, exigente mas ensinou-me a usar a caixa como ninguém até essa data (era pilotos de Pt).
                                            O que é que te ensinaram? Eu normalmente limito-me a andar com o menor número de rotações possíveis necessárias para o carro ter a força que necessito.

                                            Basicamente não deixo que baixe de umas certas RPM, senão começa a ficar em esforço. Quanto mais força necessitar, quer porque vou numa subida quer porque quero ganhar velocidade, maior será o valor mínimo de RPM a manter. Já por exemplo numa descida, posso meter uma mudança acima e desacelerar completamente, basta que vá acima do ralenti.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Um mecanico da propria ford meteu 140cvs na dele , e claro está é muitissimo importante usar as caixas e as rotaçoes estao lá para ser usadas

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por pilotodaudi Ver Post
                                                Não reprogramei o meu A3, mas cada um é que sabe. Em alguns casos, as avarias aumentam.
                                                Também não tinhas muitos ganhosem fazer só isso Bart

                                                No teu caso:

                                                Turbinar esquece. A não ser que queiras enterrar muita massa. Mais vale comprar logo um TFSI, que não compraste...

                                                Motores aspirados a gasolina não há muito por onde pegar sem gastar bastante dinheiro. Não é como nos diesel que se aumenta o débito de gasoleo e pressão de turbo e ganha-se logo uns bons cavalos.

                                                Mas podes começar pela linha de escape, admissão e repro.

                                                Linha de escape com uma panela só, o catalizador não aconselho a tirar por causa da inspecção.

                                                Na admissão podes colocar uma CDA ou então filtro de caixa K&N.

                                                Uma repro tambem é possivel, mas duvido que tires mais de 10cv e ainda gastas uns trocos.

                                                Boa sorte e toca a derreter alcatrão


                                                Sry pelo OT
                                                Editado pela última vez por JN1984; 12 August 2015, 10:47.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  mas... o dele é a gasóleo!!! leste alguma coisa do primeiro post dele???

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por RicardomrSantos Ver Post
                                                    Não?

                                                    Então o meu computador de bordo também foi alterado?

                                                    O que me fizeram foi aumentar o binário. O carro em quarta a 50 ia a consumir instantaneamente 14 litros, agora com a reprogramação feita vai na mesma em quarta a 50 a consumir instantaneamente 11 litros.

                                                    Podes me explicar o porquê?

                                                    Cunprimentos

                                                    Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk
                                                    Se consome 14l/100 a 50km/h, deduzo que consumirá uns 30L/100 a 90km/h.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                      mas... o dele é a gasóleo!!! leste alguma coisa do primeiro post dele???
                                                      então tb leste tb que esse user tem um A3 1.6 FSI certo?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                        Se consome 14l/100 a 50km/h, deduzo que consumirá uns 30L/100 a 90km/h.
                                                        é o consumo instantâneo, é tão relativo.. até pode ser uns 50lts/100 a 90km/h, basta estar com o pé a fundo nessa altura...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Basta o carro ter filtro de particulas e apanhar um plano muito pouco inclinado que até se vê valores superiores ao dobro dos já falados quando está a decorrer uma regeneração

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Numa página o pessoal perde-se...
                                                            "MrDS"...o "caditonuno" estava a referir-se o user que colocou a dúvida ("RicardomrSantos") e o "JN1984" a responder ao "pilotodaudi"...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X