Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro engatado ou em ponto morto ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carro engatado ou em ponto morto ?

    Viva malta !

    Em relação ao carro parado/desligado, sempre me ensinaram a deixar engatado na 1ª mudança. Mas depois de ter a carta (+ de 3 anos) nunca segui essa regra.
    Sei que deixar o carro engatado, é mais seguro, caso o travão-de-mão falhe ou não estiver a funcionar bem por qualquer motivo.

    Portanto, como deixam o carro quando o desligam e porquê ?

    ---

    Em relação ao carro em andamento, sempre pensei que gastasse menos combustível quando deixado em ponto morto/neutro, pois a minha "lógica" é que se o carro estiver em ponto morto, é como se o carro estivesse parado, mas com o motor ligado (abaixo de 1000rpm)
    Sim, obviamente que se mantivermos o carro em ponto morto por muito tempo vai acabar por parar
    Enfim, neste caso, imaginem que estão a descer uma estrada ou sabem que o carro chega a um certo sítio a andar até lá em ponto-morto, poem o carro em ponto morto ou deixam estar na mudança em que está ?

    Acho que alguns carros (em relação à potência e/ou combustível) gastam mais se estiverem em ponto morto, e menos se estiverem na última mudança.

    Cumprimentos.
    Editado pela última vez por pedro10pt; 17 July 2015, 13:05.

    #2
    Deixo sempre engatado. Aliás, num outro carro que tive (156 selespeed), de desligava o carro com ele desengatado, dava 3 apitos de aviso.

    A descer, basicamente já te respondeste. Todos os carros a injecção electrónica, acima de uma determinada rotação (1200 ou 1500rpm), quando retiras completamente o pedal o acelerador, o combustível simplesmente deixa de ser injectado. Ao ralenti, continua a ser injectado combustível.

    Comentário


      #3
      Deixo o carro sempre engatado. Nunca perdi esse hábito. Aliás enquanto que até me esqueço ocasionalmente do travão de mão, praticamente nunca me esqueço do carro engatado.

      Em relação aos consumos, um carro engatado e sem acelerador consome zero (se for de injecção electrónica). Em ponto-morto consome sempre algo.

      Comentário


        #4
        Já vi carros a descaírem muito lentamente até encostarem noutros veículos

        Comentário


          #5
          deixa-me dizer-te tens pessimos habitos, carro estacionado sempre engrenado e travão de mão puxado, em subidas e descidas a roda sempre virada contra o passeio e o carro em engrenado em 1º se estiver estacionado virado para cima, ou engrenada a marcha atras se estiver estacionado a descer...

          em andamento andar sempre com o carro engrenado, essa do poupar combustiver com o motor desengatado, sobretudo em descidas, era mito que muita gente fazia antigamente, e é um risco muito grande, pois se tiveres de parar derrepente do nada o motor não auxilia na travagem, nem tem qualquer nexo fazer esse procedimento...

          acho que ainda tens muito que aprender e perder maus habitos...

          Comentário


            #6
            Sempre engatado...uma senhora aqui da vila tb deixava o carro em ponto morto, até que um dia a foram chamar ao trabalho, que o carro dela tinha destravado e desceu a rua toda e só parou quando bateu num muro, por sorte não passava ninguém...
            E o gastar menos em ponto morto numa descida é MITO!!!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
              deixa-me dizer-te tens pessimos habitos, carro estacionado sempre engrenado e travão de mão puxado, em subidas e descidas a roda sempre virada contra o passeio e o carro em engrenado em 1º se estiver estacionado virado para cima, ou engrenada a marcha atras se estiver estacionado a descer...

              em andamento andar sempre com o carro engrenado, essa do poupar combustiver com o motor desengatado, sobretudo em descidas, era mito que muita gente fazia antigamente, e é um risco muito grande, pois se tiveres de parar derrepente do nada o motor não auxilia na travagem, nem tem qualquer nexo fazer esse procedimento...

              acho que ainda tens muito que aprender e perder maus habitos...
              É precisamente isto.

              Qualquer dia o OP vai à procura do carro e ele não está no mesmo sítio

              Comentário


                #8
                Só costumo engatar o carro quando o piso não é plano, caso contrário fica estacionado em ponto-morto.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
                  o carro em engrenado em 1º se estiver estacionado virado para cima, ou engrenada a marcha atras se estiver estacionado a descer...

                  Dúvida completamente académica e é com certeza uma p$#telhice... Mas faz alguma diferença se for em 1ª ou marcha atrás? Tanto quanto em consigo lembrar diria que não. Ambas devem ter aproximadamente o mesmo rácio de caixa logo geram a mesma resistência do motor, certo? Qual a razão para escolher uma sobre a outra?

                  Anyway, como disse é um detalhezito... só curiosidade minha

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                    Dúvida completamente académica e é com certeza uma p$#telhice... Mas faz alguma diferença se for em 1ª ou marcha atrás? Tanto quanto em consigo lembrar diria que não. Ambas devem ter aproximadamente o mesmo rácio de caixa logo geram a mesma resistência do motor, certo? Qual a razão para escolher uma sobre a outra?

                    Anyway, como disse é um detalhezito... só curiosidade minha
                    claro que faz diferença, se tiveres o carro virado para baixo, imagina que os travões falham, o carro estiver engrenado em 1º vai em em frente , tal como o inverso, se não sabias ficas a saber, dai rodar a roda contra passeio para evitar que o carro se mova caso falhe ambos, se não te ensinaram isso não escola de condução, então não sei, então quem conduz veiculos pesados estas regras são fundamentais...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por paulo27 Ver Post
                      Sempre engatado...uma senhora aqui da vila tb deixava o carro em ponto morto, até que um dia a foram chamar ao trabalho, que o carro dela tinha destravado e desceu a rua toda e só parou quando bateu num muro, por sorte não passava ninguém...
                      E o gastar menos em ponto morto numa descida é MITO!!!
                      Já me aconteceu chegar ao carro, estacionado a descer, e assim que baixo o pedal da embraiagem ele começou logo a mexer.. e com o travão de mão puxado (ficou mal travado). Sorte a minha que estava engatado em primeira senão só parava no muro mais à frente

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
                        claro que faz diferença, se tiveres o carro virado para baixo, imagina que os travões falham, o carro estiver engrenado em 1º vai em em frente , tal como o inverso, se não sabias ficas a saber, dai rodar a roda contra passeio para evitar que o carro se mova caso falhe ambos, se não te ensinaram isso não escola de condução, então não sei, então quem conduz veiculos pesados estas regras são fundamentais...
                        Com o carro em 1ª ele só vai em frente se a descida for de 10% para cima...

                        Por norma evito estacionar em vias muito inclinadas, até para poupar embraiagem, mas se o fizer confio no travão de mão + 1ª engatada para não ter que virar a rodas que ás vezes ficam salientes em ruas já de si apertadas.

                        Comentário


                          #13
                          Mais uma nota, eu certifico-me sempre que o carro fica "seguro" só pelo travão de mão só depois largo a embraiagem, para garantir que não fica a "forçar" a transmissão, não sei se faz diferença mas prefiro assim.

                          Comentário


                            #14
                            pepa isso já vai dos habitos de cada um, mas sim o carro numa estacionado numa descida ou subida já acentuada, conforme o carro esteja estacionado, tem de estar sempre engrenado no inverso ao estacionamento, era isso que ele não estáva a ver, pensava que era igual ao litro deixar o carro estacionado a descer em 1ª ou marcha atras, mas não, é a descer engrenado em marcha atras, e a subir engrenado em 1ª, 1º ou marcha atras só em plano...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
                              claro que faz diferença, se tiveres o carro virado para baixo, imagina que os travões falham, o carro estiver engrenado em 1º vai em em frente , tal como o inverso, se não sabias ficas a saber, dai rodar a roda contra passeio para evitar que o carro se mova caso falhe ambos, se não te ensinaram isso não escola de condução, então não sei, então quem conduz veiculos pesados estas regras são fundamentais...

                              Já experimentaste isso na prática? Experimenta... vais ver que o carro não vai andar esteja em 1ª ou em marcha atrás em qualquer das direcções. A compressão do motor é o que gera a resistência a rodar e essa compressão funciona em ambos os sentidos. Não é dependente de girares o motor na direcção certa ou na direcção errada. Daí a minha questão. Mesmo em inclinações fortes como o PePa comenta, não acontece (quer dizer não andei a fazer TT e experimentar isto em subidas de morros daqueles mesmo a sério, mas em estradas alcatroadas que eu conheça não acontece)

                              A única razão que imagino seja algum possível dano mecânico por forçar as componentes em sentido inverso, mas as forças envolvidas devem ser tão menores que p.ex. uma redução de caixa que não estou a ver o impacto.

                              Não estava a falar da roda contra o passeio (ou no caso de pesados na verdade costuma ser colocar chocks nas rodas).

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                Já experimentaste isso na prática? Experimenta... vais ver que o carro não vai andar esteja em 1ª ou em marcha atrás em qualquer das direcções. A compressão do motor é o que gera a resistência a rodar e essa compressão funciona em ambos os sentidos. Não é dependente de girares o motor na direcção certa ou na direcção errada. Daí a minha questão. Mesmo em inclinações fortes como o PePa comenta, não acontece (quer dizer não andei a fazer TT e experimentar isto em subidas de morros daqueles mesmo a sério, mas em estradas alcatroadas que eu conheça não acontece)

                                A única razão que imagino seja algum possível dano mecânico por forçar as componentes em sentido inverso, mas as forças envolvidas devem ser tão menores que p.ex. uma redução de caixa que não estou a ver o impacto.

                                Não estava a falar da roda contra o passeio (ou no caso de pesados na verdade costuma ser colocar chocks nas rodas).
                                Like

                                Exactamente o que eu pensava, 1ª ou marcha atrás o que interessa é o rácio da velocidade engrenada.
                                Pela mesma razão os carros pegam de empurrão em 2ª, em 1ª deve mandar um esticão do catano.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
                                  deixa-me dizer-te tens pessimos habitos, carro estacionado sempre engrenado e travão de mão puxado, em subidas e descidas a roda sempre virada contra o passeio e o carro em engrenado em 1º se estiver estacionado virado para cima, ou engrenada a marcha atras se estiver estacionado a descer...

                                  em andamento andar sempre com o carro engrenado, essa do poupar combustiver com o motor desengatado, sobretudo em descidas, era mito que muita gente fazia antigamente, e é um risco muito grande, pois se tiveres de parar derrepente do nada o motor não auxilia na travagem, nem tem qualquer nexo fazer esse procedimento...

                                  acho que ainda tens muito que aprender e perder maus habitos...
                                  Obrigado pela dica touromelga ;)
                                  esqueci-me de referir que em subidas/descidas eu engato sempre o carro, mas como raramente estaciono em subidas/descidas, assim que o ligo, esqueço-me de pisar na embreagem e o carro "morre", porque estou habituado a deixar em ponto morto, quando estaciono em plano (95% da vezes).

                                  Em relação ao andamento, também sempre mantive engatada na última mudança sem acelerar.

                                  "acho que ainda tens muito que aprender e perder maus habitos..."
                                  Esta parte acho que foi desnecessário da tua parte, todos nós estamos aqui para aprender, publiquei o post não foi só pra mim, mas a pensar que talvez haveria alguém com essa dúvida. Devíamos também fazer perguntas não só para nós mas sim para os outros aprenderem, eventualmente alguém deve estar à procura dessa resposta.

                                  Cumps.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                    Já experimentaste isso na prática? Experimenta... vais ver que o carro não vai andar esteja em 1ª ou em marcha atrás em qualquer das direcções. A compressão do motor é o que gera a resistência a rodar e essa compressão funciona em ambos os sentidos. Não é dependente de girares o motor na direcção certa ou na direcção errada. Daí a minha questão. Mesmo em inclinações fortes como o PePa comenta, não acontece (quer dizer não andei a fazer TT e experimentar isto em subidas de morros daqueles mesmo a sério, mas em estradas alcatroadas que eu conheça não acontece)

                                    A única razão que imagino seja algum possível dano mecânico por forçar as componentes em sentido inverso, mas as forças envolvidas devem ser tão menores que p.ex. uma redução de caixa que não estou a ver o impacto.

                                    Não estava a falar da roda contra o passeio (ou no caso de pesados na verdade costuma ser colocar chocks nas rodas).
                                    claro que já experimentei na pratica, na altura que tirei a carta, e por descuido nos primeiros anos de carta por nabice, por isso não penses que esou a dizer as coisas por dizer, são factos comprovados, reza que nunca te aconteça, faltar os travões e chegares ao pé do carro foi por abaixo ou está espetado no carro da frente...

                                    o problema é que muitos instrutores não ensinam as coisas todas, outros perdem tempo a ensinar bem, e no final vemos os bons condutores que poe ai andam, o que aprenderam como deve de ser vão se safafando, os que foi a despachar depois no dia a dia vão vendo a realidade que é realmente andar na estrada...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por pedro10pt Ver Post


                                      "acho que ainda tens muito que aprender e perder maus habitos..."
                                      Esta parte acho que foi desnecessário da tua parte, todos nós estamos aqui para aprender, publiquei o post não foi só pra mim, mas a pensar que talvez haveria alguém com essa dúvida. Devíamos também fazer perguntas não só para nós mas sim para os outros aprenderem, eventualmente alguém deve estar à procura dessa resposta.

                                      Cumps.
                                      a diferença é que tenho 35 anos atras de um volante e muitos carros já me passaram pelas mãos, e já para não falar de sustos, e ver azelices na estrada, coisas que vão dando experiência a cada dia que se anda na estrada, dai que este topico serve mais para recem encartados, já para não falar de n outras situações que só se aprendem durante os anos a conduzir , habitos criados, e outros que teem de ser corrigidos...

                                      Comentário


                                        #20
                                        não sei se era da minha escola ou da instrutora, mas houve coisas que aprendi que não me faziam sentido na altura. O estacionar com o carro sempre engatado, tudo igual, sempre engatado (1º a subir, R a descer). mas as rodas voltadas para o passeio não podia fazer na instrução, levava logo nas orelhas. alias, fazia parte da manobra endireitar as rodas no fim, coisa que não me passa pela cabeça visto que o carro está parado. aprendi a conduzi antes de ir para a escola de condução num carro sem DA, primeiros anos de carta DA também não existia nas minhas mãos, portanto nunca depois de estacionado mexia na direcção.
                                        agora, onde estaciono o carro, que é em terra batida e a descer, volto sempre as rodas para dentro, já se estacionar na rua não pois acabo a manobra com as rodas direitas, e como fica depois da manobra é como fica no estacionado.

                                        Já quando ao desengatar numa descida, é ao contrario, o meu pai também tinha mania de fazer isso e as vezes dentro da cidade faço o mesmo, se for a descer e for devagar. mas fora da cidade (onde ando muito), nunca. alias, tendo em conta que o caminho que faço é grande parte em serra, o que pouparia hipoteticamente em gasolina gastava na embraiagem, com a quantidade de subidas e descidas que faço lol
                                        e por acaso até coisa que tenho mania de fazer é se ver que vou parar la à frente e tenho espaço para travar com calma, até posso ir em quinta mas desengato logo o carro e vou travando. é mau habito, mas pronto...é habito lol

                                        no fundo todos temos maus habitos, uns piores que outros. entre isto e ir a mandar mensagens enquanto se conduz, prefiro que o pessoal faça as descidas desengatado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu carrego sempre na embraiagem ao ligar o carro.
                                          Foi o que deu conduzir a Chrysler lá de casa quando tirei a carta, só pega com pé na embraiagem.

                                          Tinha um problema, o travão de mão não é muito bom, uma vez a descer calco a embraiagem para por a trabalhar, começa a descair com o travão de mão no máximo. Travo com o pé mas tinha pouca pressão (carro desligado e muito frio) só à 2ª travou mesmo antes de bater no da frente.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
                                            deixa-me dizer-te tens pessimos habitos, carro estacionado sempre engrenado e travão de mão puxado, em subidas e descidas a roda sempre virada contra o passeio e o carro em engrenado em 1º se estiver estacionado virado para cima, ou engrenada a marcha atras se estiver estacionado a descer...

                                            em andamento andar sempre com o carro engrenado, essa do poupar combustiver com o motor desengatado, sobretudo em descidas, era mito que muita gente fazia antigamente, e é um risco muito grande, pois se tiveres de parar derrepente do nada o motor não auxilia na travagem, nem tem qualquer nexo fazer esse procedimento...

                                            acho que ainda tens muito que aprender e perder maus habitos...
                                            Exactamente no "antigamente" é que não era mito, porque os carros tinham carburador. Agora, com a injecção electrónica é que essa poupança não se verifica.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                              Eu carrego sempre na embraiagem ao ligar o carro.
                                              Foi o que deu conduzir a Chrysler lá de casa quando tirei a carta, só pega com pé na embraiagem.

                                              Tinha um problema, o travão de mão não é muito bom, uma vez a descer calco a embraiagem para por a trabalhar, começa a descair com o travão de mão no máximo. Travo com o pé mas tinha pouca pressão (carro desligado e muito frio) só à 2ª travou mesmo antes de bater no da frente.
                                              também carrego sempre na embraiagem e no travão ao ligar o carro, mas nem sei porque. foi algo que embirraram comigo durante a instrução(mesmo estando o carro desengatado), e é das poucas coisas que ainda faço com uns bons anos de carta mesmo fazendo pouco sentido

                                              Comentário


                                                #24
                                                Sempre engatado...e travado

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Isso tudo e carregar na embraiagem quando se liga o motor.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Engatado parado ou a descer, tudo explicado já! Só falta mudares os teus hábitos e lembrares o que te ensinaram! Boa sorte!!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Mas engatado em 1ª ou marcha-atrás não é exactamente igual?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por andrepereira Ver Post
                                                        Mas engatado em 1ª ou marcha-atrás não é exactamente igual?
                                                        Tá dificil chegar lá? 1ª quando é a subir e marcha-atrás quando é a descer.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Está. Não vejo razão para isso ser dessa forma, visto que o objectivo é que o carro não ande.
                                                          E isso tanto acontece em 1ª como em marcha-atrás, independentemente da inclinação do solo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A razao é simples noviço: se parares numa subida e meteres marcha atrás estás a pedir chatices porque por qualquer avaria do travao de mao, o motor nao vai segurar o carro. Se meteres em 1ª ja segura o carro.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X