Os consumos são baixos, não é um motor que dê muitos problemas mas não podes pedir muito pois é um carro com uns bons aninhos e já deve ter muitos km..
Se tiver em bons estado é capaz de ser um bom negocio visto que vale cerca de 1000€.
Consumos não sei valores ao certo, mas é mesmo muito poupadinho, p.e. já fiz albufeira -> faro -> Albufeira e o ponteiro mal se mexeu, em contra partida não anda muito, atinge os 80km/h com alguma calma mas depois mais que isso é preciso puxar por ele, o que por muito tempo não é de todo aconselhado.
Quanto a fiabilidade, bem, posso disser que a o carro tem 182mil km, comprado novo em 1992( penso eu que é 92 ), por volta dos 100mil km, a junta de cabeça, pela 2º ou 3º vez tinha ido à vida, e levou um motor novo, já lá vão uns 6 anos com este motor e 82 mil km depois e não tem dado muitos problemas.
Mas isso também pode ser explicado porque de 1992 a 2000 era o principal carro da família, e fez muitas viagens longas ( principalmente Algarve - Coimbra quando a minha irmã estudava lá ), felizmente depois o nível de vida subiu bastante cá por casa, e este carro ficou, já com o motor novo, só a fazer pequenas voltas do dia a dia, talvez seja um dos motivos porque agora tem cerca de 82mil km e nunca deu nenhum problema.
o AX 1.4TRD aqui de casa, azar dos azares, foi um modelo especifico que foi produzido poucos meses, então tem muitas peças diferentes dos restantes irmãos 1.4TRD, o que por vezes já deu problemas para encontrar peças nas sucatas.
Agora só cá entre nós que não está ninguém da minha família aqui, é um carro que em estradas de terra batida dá um gozo espectacular conduzi-lo, porque a 2º e 3º puxam bastante bem, não permitem é grande velocidade ( 60km/h ).
Resumindo, é um carro porreiro, mas a fiabilidade deixa muito a desejar, mas tendo alguns cuidados, como evitar viagens longas (principalmente sempre a fundo, o que como o carro não anda muito, não é difícil ir sempre a fundo ), e evitar andar sempre a puxar por ele, porque uma coisa é andar a fundo porque ele tem poucos cavalos, outra é ir a fundo a rotações mais elevadas.
Tendo estes cuidados, ficas com um carrinho porreiro e economico, mesmo em termos de manutenção e mecânica.
POis esse motor aos 100 mil é sempre o mesmo la vai a cabeca do motor ao ar e e nao vai la com arranjos ou arranjas um dos raros 14d que nao tenha tido problemas ou tens que meter um 15d.
Falo com conhecimento, pq com pena minha o meu 14d morreu.
Exactamente ouvir falar de um 14 TRD que não tenha ficado marado por causa de queimar a junta da cabeça deve ser mais improvável que acertar no euromilhões!
Em termos de conforto, não existe milagres... são carros antigos e que na altura já não eram nada de especial.
A segurança é muito bera, não trava nada, não é nenhuma maravilha no capítulo dinâmico e basta olhar para a grossura das portas para perceber que entre nós e qualquer obstáculo apenas vai estar um pedaço de metal pensado para proteger do Sol e chuva e não de acidentes. Tem cuidado se andare com carga ou com 4 ou mais pessoas, aquilo vai ser difícil de segurar!!!
Em termos de economia/potência faz consumos espectaculares, mas também não anda nada! E não concordo com o MrAnderson para esse carro "andar bem" não é termo que seja conhecido. Uma vez numa subida tive que pedir aos três passageiros para sair para conseguir subir. Nem mesmo a acelerar que nem um louco era possível andar um pouco sem sentir o motor a morrer e a ir abaixo.
Se for para desenrascar e fazer viagens sozinho e económicas força (mas lembra-te do limite dos 100k-120k Km).
Se for para a família desaconselhava vivamente... a não ser que não possas ter outro nesse caso não há nada a fazer!
Bom, cá em casa morou um AX 14 TRD mk2 e portou-se muito bem... Quando o comprá-mos, ele vinha com alguns problemas (pois era usado) mas o stand resolveu tudo....andámos com ele cerca de 2 anos e nunca desiludiu, consumia pouco, e nunca deu problemas....O motor é realmente fraco, mas também não se pode esperar muito de 53 cv né ? É um motor fraco, quer em prestações, quer em mecânica, pois esses motores eram para durar 3, 4 anos e acabou...Sebem que ainda há por aí muitos a circular... mas a finalidade do AX 1.4D era apenas de andar as voltinhas......Sendo que não é próprio para grandes viagens.... Mas diga.se que nós fomos a Itália e voltámos, com o AX 1.4 D , em pleno verão, sempre a esticar, com temperaturas no deserto espanhol de 40ºC....e ele aguentou-se.... Mas claro que este motor a 140 km/h já vai todo esmifrado, e não se pode andar sempre a puxar por ele......
Pelo que já é sabido, o mk1 queimava a junta de cabeça aos 100000 km... coisa que foi resolvida no mk2 (e até ganhou 3 cv)... Mas pelo que dizem, ainda houve alguns casos da junda de cabeça queimada...O nosso nunca queimou junta nenhuma, nós vendemo-lo mais tarde a um particular, mas não sei quantos KM tinha...
Conheco um AX 14 TRD mk2 que é de 1993 e ainda está vivo, mas também andam sempre em cima dele a cuidar do motor e etc... já deve ter alguns 200 000 Km...;)
este pessoal tem sorte!!!eu tive um ax 1.4 rd de 1989 e no espaço de 2 anos e cerca de 30mil kms,queimou duas vezes a junta da cabeça e no intervalo das juntas,conseguiu rachar o bloco do motor.mas enquanto não estava na oficina,dava mesmo para esquecer de ir a bomba atestar,não gasta nada.na primeira geração do ax tambem é normal o tablier ficar todo partido,chega mesmo a cair,pois parte as fixações todas.
Os consumos são baixos, não é um motor que dê muitos problemas mas não podes pedir muito pois é um carro com uns bons aninhos e já deve ter muitos km..
Se tiver em bons estado é capaz de ser um bom negocio visto que vale cerca de 1000€.
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Se este motor não é de dar muitos problemas qual será então?
Concordo com o REDLINER, é um dos piores motores que conheço.
Pior motor ?? o pior motor é mesmo o Vag 1.4L com 60cv..... fdx não anda nada e consome mais de 10 l/100 em condução acelarada...[8)]
Mas esse em condução acelerada pelo menos bebe gasolina e não come juntas como o 1.4d (apesar de nem ser necessário praticar uma condução mais rápida para esse motor ir parar à oficina):D
Pior motor ?? o pior motor é mesmo o Vag 1.4L com 60cv..... fdx não anda nada e consome mais de 10 l/100 em condução acelarada...[8)]
Mas esse em condução acelerada pelo menos bebe gasolina e não come juntas como o 1.4d (apesar de nem ser necessário praticar uma condução mais rápida para esse motor ir parar à oficina):D
aah pois é pois é.. mas não te esqueças que se calhar ficam equivalentes.... repara.... o dinheiro que não gastas numa junta, vais acabar por o gastar em gasosa.... pensa bem..[:X]
Pior motor ?? o pior motor é mesmo o Vag 1.4L com 60cv..... fdx não anda nada e consome mais de 10 l/100 em condução acelarada...[8)]
Mas esse em condução acelerada pelo menos bebe gasolina e não come juntas como o 1.4d (apesar de nem ser necessário praticar uma condução mais rápida para esse motor ir parar à oficina):D
aah pois é pois é.. mas não te esqueças que se calhar ficam equivalentes.... repara.... o dinheiro que não gastas numa junta, vais acabar por o gastar em gasosa.... pensa bem..[:X]
:D
Nááh, ao fim de umas quantas juntas lá vai a cabeça ao ar e tem de retificar tudo, fora o tempo que se fica sem carro... Olha que sustentar um desses 1.4 da VW (que são bastante fiaveis) deve sair mais barato.:D
Pior motor ?? o pior motor é mesmo o Vag 1.4L com 60cv..... fdx não anda nada e consome mais de 10 l/100 em condução acelarada...[8)]
Mas esse em condução acelerada pelo menos bebe gasolina e não come juntas como o 1.4d (apesar de nem ser necessário praticar uma condução mais rápida para esse motor ir parar à oficina):D
aah pois é pois é.. mas não te esqueças que se calhar ficam equivalentes.... repara.... o dinheiro que não gastas numa junta, vais acabar por o gastar em gasosa.... pensa bem..[:X]
Pior motor ?? o pior motor é mesmo o Vag 1.4L com 60cv..... fdx não anda nada e consome mais de 10 l/100 em condução acelarada...[8)]
Mas esse em condução acelerada pelo menos bebe gasolina e não come juntas como o 1.4d (apesar de nem ser necessário praticar uma condução mais rápida para esse motor ir parar à oficina):D
aah pois é pois é.. mas não te esqueças que se calhar ficam equivalentes.... repara.... o dinheiro que não gastas numa junta, vais acabar por o gastar em gasosa.... pensa bem..[:X]
:D
Nááh, ao fim de umas quantas juntas lá vai a cabeça ao ar e tem de retificar tudo, fora o tempo que se fica sem carro... Olha que sustentar um desses 1.4 da VW (que são bastante fiaveis) deve sair mais barato.:D
Olha que não sei... o AX mk2 já vinha com esse problema resolvido... pelo menos houve muito menos problemas que no mk1.... se o motor não queimar junta, como aconteceu em muitos casos, é bem melhor que o vag 1.4
Pior motor ?? o pior motor é mesmo o Vag 1.4L com 60cv..... fdx não anda nada e consome mais de 10 l/100 em condução acelarada...[8)]
Mas esse em condução acelerada pelo menos bebe gasolina e não come juntas como o 1.4d (apesar de nem ser necessário praticar uma condução mais rápida para esse motor ir parar à oficina):D
aah pois é pois é.. mas não te esqueças que se calhar ficam equivalentes.... repara.... o dinheiro que não gastas numa junta, vais acabar por o gastar em gasosa.... pensa bem..[:X]
Pior motor ?? o pior motor é mesmo o Vag 1.4L com 60cv..... fdx não anda nada e consome mais de 10 l/100 em condução acelarada...[8)]
Mas esse em condução acelerada pelo menos bebe gasolina e não come juntas como o 1.4d (apesar de nem ser necessário praticar uma condução mais rápida para esse motor ir parar à oficina):D
aah pois é pois é.. mas não te esqueças que se calhar ficam equivalentes.... repara.... o dinheiro que não gastas numa junta, vais acabar por o gastar em gasosa.... pensa bem..[:X]
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Nááh, ao fim de umas quantas juntas lá vai a cabeça ao ar e tem de retificar tudo, fora o tempo que se fica sem carro... Olha que sustentar um desses 1.4 da VW (que são bastante fiaveis) deve sair mais barato.:D
Olha que não sei... o AX mk2 já vinha com esse problema resolvido... pelo menos houve muito menos problemas que no mk1.... se o motor não queimar junta, como aconteceu em muitos casos, é bem melhor que o vag 1.4
E olha que em andamento... ficam ela por ela..
[:I]:D
este problema só teve solução com o motor 1.5d que mais tarde viria a equipar o saxo.
não esquecer que este problema é extensivo aos modelos ZX 1.4D,PEUGEOT 106(xad,xnd,xrd)ate 1995 e rover 114D.todos estes modelos(acho que não me esqueci de nenhum) equipam o "maravilhoso" motor 1.4 D da PSA.
Bom comportamento.
Bom consumo.
Más prestações.
Mto frágil.
Cuidado c a temperatura do motor.
Se n tiver já um manometro da temperatura do liquido de refrigeração monta um.
O meu pai teve vários na empresa, e praticamente n queimaram juntas, os mecÂnicos puseram um botão para ligar a ventoinha qdo o condutor quisesse, qdo tavas em trânsito ou a puxar mto ligavas logo a ventoinha.
Isso é um carro pa voltinhas dentro da cidade, n é o mais aconselhado se precisas de grnades viagens em Auto Estrada.
Boa Sorte ca compra.
E olho no graus celsius!
Mas o objectivo dele, foi claramente durar 3 ou 4 anos para andar as voltinhas...
Desenharam um motor de raíz para durar 3 ou 4 anos?
Para andar na cidade ainda compreendo, mas para durar 3 ou 4 anos é ridiculo!:D
Confessa lá, quem te paga para vir praqui dizer isso quando até os proprios citroenistas admitem que o motor saiu uma bosta...
Ó Lenine... Em portugal, infelizmente, a qualidade de vida não é a mesma que em frança... e como é sabido, muita gente cá, compra um carro para o manter durante muitos anos.....Mas em frança, o AX é um carro secundário...
Lá, o pessoal tem um ou 2 carros grandes para passear e etc... e para andar as voltinhas de um lado para o outro, usam um AX ou um 106....Para quê usar um HDI para ir beber café á vila ?? Eles lá têm muito poder de compra...
Eu tenho um AX 14D,comprei-o mais ou menos á 6 meses,um mês após a compra tive de mudar a junta,não que tivesse queimada,mas porque estava podre...esses carros se se tiver o cuidado de ver o nivel do óleo,a água e andar normal é um carro para durar muito tempo,é um carro que requer alguns cuidados,agora claro que se se andar a dar gás é um carro que não aguenta muito tempo.Mas a nivel de consumos é um espétaculo,30 euros dá para mais de 600 km´s .
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