Na vossa opinião e para quem estiver mais dentro do sector uma oficina de reparações automóveis ainda é um bom negócio nos dias que correm? Em termos de margens estão muito queimadas? Onde se vai buscar mais dinheiro? Custos principais? Existem incentivos para a abertura deste tipo de negócio?
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Abrir uma oficina automóvel ainda é um bom negócio?
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A curto prazo acho que é sempre um bom negócio, mas para o ser a longo prazo tens que ter bons profissionais e cada vez mais com boa formaçao que tenham capacidade de resolver os novos desafios caso queiras ter mesmo uma oficina a serio, capaz de dar confiança ao seu clientes e os fidelizar deixando lá os seus carros.
Agora se pretendes apenas fazer serviços rápidos, tens que ter em conta que até o zé da esquina os faz e aquelas "mais comerciais" tambem já apresentam preços promocionais que fazem concorrência.
Neste caso tens que ter conhecimentos amigos e afins para lá levar os carros, porque o mais complicado vao a outro lado.
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Seria uma oficina de pequenas dimensões. 2 elevadores um armazém com boas condições e 3 mecânicos (1 deles chefe de oficina). Como proprietário assumiria o papel de gestão estando ligado a outros negócios.
Serviços normais de manutenção e reparação. Nada de bate chapas/pintura.
Margens rodam os 50-70% não é?
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É um sector muito heterogéneo. Se a oficina tentar concorrer pelos baixos preços vai ter que sacrificar a rentabilidade e vai ter a concorrência o "Manel GT" que não passa factura. Se tentar concorrer pela qualidade vai ter guerra com as oficinas dos concessionários e com as cadeias instaladas. Os primeiros 2 anos de cada viatura são monopólio destas últimas.
Onde eu acho que ainda há espaço para crescer é na diferenciação pelo topo: serviços de alta qualidade, alta especialização e alta conveniência. Por exemplo, uma oficina que esteja aberta até às 11:00 da noite, uma que tenha o serviço de ir buscar o carro a casa ou emprego do Cliente e levá-lo de volta, que tenha um protocolo com uma rent-a-car para "oferecer" um carro de substituição, que explore o preço fixo para certas intervenções, que preste serviços difíceis de encontrar (por exemplo, instalação de películas escurecidas, eliminação de ruídos parasitas, isolamentos acústicos). Isto tudo orientado a um segmento de gente que não se importa de pagar um prémio que evite que uma avaria ou uma intervenção programada lhe venha transtornar a vida normal. Assim foge-se à guerra de preços das oficinas comuns e consegue-se trabalhar com margens mais jeitosas.
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A não ser que tenhas algo absolutamente inovador que esmague a concorrencia das grandes marcas, não.
Feuverts, Norautos e tretas do genero apesar de eu não ser adepto em alguns preços/equipamento conseguem ser imbatíveis, precisarás de muito investimento repentino para os igualar, e as pessoas costumam frequêntar estes sitios "com nome".
Ser mecanico de bairro, a não ser que um dia mais tarde sejas muito bom também tem os dias contato. O primeiro ano deve ser prejuizo certo e não tem o mesmo movimento que uma grande superficie.
Podes especializar-te apenas numa área em vez de mecânica geral. No alentejo, na vila onde morei havia uma casa que so reparava bombas de alta pressão e injetores, e aquilo era negocio de tal maneira rentavel que vinham encomendas de todo o país e da espanha para reparar ali. Tens outro exemplo da casa das jantes em braga, e em setubal não me recordo agora o nome mas tambem ha uma casa que só reconstrói turbos e outro material
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O local da oficina é uma terra com pouca concorrência de grandes casas (excepto Bosch Car Service e uma casa estilo Norauto). Tem sim algumas oficinas de pequena dimensão com aquele estilo de Mecânico carecteristico em PRT. Seria uma oficina que iria primar pelo atendimento, boa apresentação do local e obviamente tentar oferecer um serviço de excelência. Obviamente o serviço de excelência vai depender dos mecânicos que contratar para a empresa. Não vou pelo preço mais baixo porque não é esse o objectivo.
Por outro lado como nem tudo são rosas devemos estar a falar de uma terra com uma média de 700-900 carros por oficina.
Como estamos em termos de margens neste negócio? Material normalmente é 50% não é?
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Originalmente Colocado por offpring Ver PostTodas , mas mesmo todas , as oficinas onde vou ( normalmente fora da marca ) estão sempre " cheias " não faltam são carros/clientes.
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Originalmente Colocado por offpring Ver PostTodas , mas mesmo todas , as oficinas onde vou ( normalmente fora da marca ) estão sempre " cheias " não faltam são carros/clientes.
eu no teu lugar especializava-me em algo novo...tipo só fazer eletricidade,panelas de escape...é verdade..
conheço uma empresa que faz sucesso e só muda oleos e escapes...
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Originalmente Colocado por Bloodhound Ver Posto importante para mim é honestidade e ser sempre mas sempre frontal com o cliente....existem por aqui milhentos topicos sobre users que levaram a banhada em oficinas com praticas desonestas!
Originalmente Colocado por zebandido Ver Poste muitas estão cheias de dividas ou de calotes dos clientes que não pagam...
eu no teu lugar especializava-me em algo novo...tipo só fazer eletricidade,panelas de escape...é verdade..
conheço uma empresa que faz sucesso e só muda oleos e escapes...
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é pá isto é assim se é viavel ou não, tudo vai depender somente de ti e da equipa de proficionais, da maneira como vais tabelar serviços face a concorrência e principalmente localização, depois como vais começar do zero, tens de ter um grande chamariz(tipo cheakup's gratis, serviço de limpeza auto a um preço de arromba, etc) e investir em publicidade, para teres clientela, niguem vai a uma oficina sem saber ou conhecer algo dos seus serviços...
depois tens de criar uma carteira de clientes e mantelos satifeitos, tentando estar sempre actualizado no diz a inovação automovel, pois se não consegues acompanhar na resolução de problemas, eles vão para outro lado, outra coisa é conseguires contractos de manutenção com frotas de empresas, é dinheiro garantido...
e investir não só em manutenção\reparação, mas tambem em pintura\bate-chapa contactos com seguradoras...
ou seja é um sector tem muito por onde te virares, mas se queres chegar ao nivel da concorrência tens de ter os bolsos bem fundos para arrancar com uma oficina bem equipada e com pessoal a altura e um bom gestor para manter as contas no ponto, snão mal começas já estás a declarar falência ao final de um mês...
é um assunto que tens de pensar muito bem pensado e planeado snão nem vale apena aventuras-te...
conheço quem tenha avançado em algo do genero, mas tinham gente conhecida no ramo, cujo qual fizeram parcerias e arriscaram, mas foram 4 socios e quase 200€ para arranque da empresa, empregados, pavilhão todo equipado, localizado no meio da zona industrial, e contractos com empresas de frotas, e seguradoras, e carteiras de clientes... ou seja empenharam-se até as orelhas, segundo sei aquilo anda a dar, mas o que está segurar aguilo não é a carteira de clientes, mas sim os contratos parelos frotas\seguradoras...
portanto é uma coisa que tens de ponderar bem poderada, o pessoal nos dias de hoje querem é bom e barato e bem executado e ser o mais esclarecidos possivel e bem atendidos, o resto não interessa...
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Originalmente Colocado por touromelga Ver Posté pá isto é assim se é viavel ou não, tudo vai depender somente de ti e da equipa de proficionais, da maneira como vais tabelar serviços face a concorrência e principalmente localização, depois como vais começar do zero, tens de ter um grande chamariz(tipo cheakup's gratis, serviço de limpeza auto a um preço de arromba, etc) e investir em publicidade, para teres clientela, niguem vai a uma oficina sem saber ou conhecer algo dos seus serviços...
depois tens de criar uma carteira de clientes e mantelos satifeitos, tentando estar sempre actualizado no diz a inovação automovel, pois se não consegues acompanhar na resolução de problemas, eles vão para outro lado, outra coisa é conseguires contractos de manutenção com frotas de empresas, é dinheiro garantido...
e investir não só em manutenção\reparação, mas tambem em pintura\bate-chapa contactos com seguradoras...
ou seja é um sector tem muito por onde te virares, mas se queres chegar ao nivel da concorrência tens de ter os bolsos bem fundos para arrancar com uma oficina bem equipada e com pessoal a altura e um bom gestor para manter as contas no ponto, snão mal começas já estás a declarar falência ao final de um mês...
é um assunto que tens de pensar muito bem pensado e planeado snão nem vale apena aventuras-te...
conheço quem tenha avançado em algo do genero, mas tinham gente conhecida no ramo, cujo qual fizeram parcerias e arriscaram, mas foram 4 socios e quase 200€ para arranque da empresa, empregados, pavilhão todo equipado, localizado no meio da zona industrial, e contractos com empresas de frotas, e seguradoras, e carteiras de clientes... ou seja empenharam-se até as orelhas, segundo sei aquilo anda a dar, mas o que está segurar aguilo não é a carteira de clientes, mas sim os contratos parelos frotas\seguradoras...
portanto é uma coisa que tens de ponderar bem poderada, o pessoal nos dias de hoje querem é bom e barato e bem executado e ser o mais esclarecidos possivel e bem atendidos, o resto não interessa...
Espaço para abrir já tenho e com boas condições. Mas vai ter de ser todo equipado. Elevadores, ferramentas, etc.. Irei ter de recorrer a financiamento.
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Embora teoricamente seja possível abrir qualquer negócio sem perceber pêva do assunto, na prática não sei se os casos de sucesso serão assim tantos.
Acho que antes de saberes as margens devias procurar um BOM MECÂNICO.
Quando digo BOM, quero dizer que não só tem que ser bom tecnicamente, como bom em termos de honestidade, profissionalismo, relação pessoal com clientes, conhecimentos certos, etc.
Depois do encontrar, o que diga-se não vai ser fácil, penso que o ideal seria propor ao mesmo uma participação na empresa para que ele trabalhe e trate da casa como se fosse sua, e de facto seria em parte.
Sem isto estou em crer que só com muita sorte é que uma oficina nestes moldes terá sucesso.
Just my 2cents...
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Ainda dá claramente, quando vejo a maioria das oficinas a cobrar 30 euros de MO (e a maioria das vezes com inflaçao de horas na fatura) sendo que a maioria dos licenciados não ganha nem 1\6 deste valor, fora o que ganham nas peças (não se covencem que são prestadores de serviços e não comercios de peças), é sinónimo que no mínimo há uma enorme falta de concorrência, além de se tratar de um setor altamente desregulado onde cada um faz e cobra o que lhe apetece.
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Originalmente Colocado por Luiscoelho Ver PostAinda dá claramente, quando vejo a maioria das oficinas a cobrar 30 euros de MO (e a maioria das vezes com inflaçao de horas na fatura) sendo que a maioria dos licenciados não ganha nem 1\6 deste valor, fora o que ganham nas peças (não se covencem que são prestadores de serviços e não comercios de peças), é sinónimo que no mínimo há uma enorme falta de concorrência, além de se tratar de um setor altamente desregulado onde cada um faz e cobra o que lhe apetece.
E o que é que os licenciados têm a ver com o assunto? Não podem abrir uma oficina? Então abram......atenção para alguns, cuidado com as unhas...
Então uma oficina não pode comercializar peças? Tá boa...
Sector altamente desregulado? É um facto, por exemplo, a meia-dúzia da sardinha, o creme de banho, o sapateiro, a pintura de uma parede, são tudo serviços e bens devidamente regulados pelo Fid...perdão, pelo estado.
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