Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Passagem de 3ª para 6ª

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Passagem de 3ª para 6ª

    Hoje andei numa Megane II Break 1.5 dCi de um colega meu e chamou-me a atenção ele ter por hábito de na AE mudar da 3ª velocidade directamente para a 6ª. Aquilo até se aguenta bem e não morre muito se a 3ª fôr bem esticada mas não fará mal a... qualquer coisa? Fiquei na dúvida.[8)]

    #2
    Sim, em princípio força a caixa de velocidades, pois puxar pelo carro em baixas RPM não é saudável....e o motor também se cansa mais, e também se gasta mais gasóil sem razão...

    Se o diabo do carro traz varios carretos, porque se ha-de usar apenas metade ??? [8)][8)]

    Comentário


      #3
      para 5ª ainda vá......

      Comentário


        #4
        Eu normalmente faço é reduzir de 5ª para 3ª, não uso muito a 4ª em reducções. Mas é um zagolinas.
        Agora de 3ª para 6ª parece-me abusivo, principalmente porque quando ando em carros com 6 mudanças só a uso em auto estrada e acima de 130.

        Comentário


          #5
          Não é nada abusivo, apenas não é normal.

          Se uma terceira der 120 km/h às 4500 rpm, e depois meteres a sexta, mantendo a mesma velocidade, mas baixando a rotação para as 2000 é aceitável. Não faz é muito sentido puxar a terceira (ainda por cima num diesel), mas pronto, são opções.

          Comentário


            #6
            se os construtores veeem aqui ao forum ver estas experiencias,ainda começam a fabricar carros novamente com 4 velocidades.

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por serafas

              Não é nada abusivo, apenas não é normal.

              Se uma terceira der 120 km/h às 4500 rpm, e depois meteres a sexta, mantendo a mesma velocidade, mas baixando a rotação para as 2000 é aceitável. Não faz é muito sentido puxar a terceira (ainda por cima num diesel), mas pronto, são opções.
              Concordo plenamente.

              Comentário


                #8
                Ás vezes também faço isso no meu.
                Costumo andar muitas vezes em 6ª a 50 km/h (ligeiramente abaixo das 1000 rpm)…se apenas quiser manter-me nos 50 km/h em 6ª, não treme em plano…a subir apenas ligeiramente também não (pelo menos de forma notável), a subir mesmo treme e dependendo do subida pode não aguentar claro. Ainda há pouco tempo, dei por mim a recuperar dos 50 aos 130 km/h em plano, e ele portou-se muito bem…o motor treme um pouco mas desenvolve e até bem rápido tendo em conta a relação de caixa e rotações.
                Tenho noção que isso não muito bom para a saúde do motor mas no meu caso é um hábito[8)]!

                Cumps.

                Comentário


                  #9
                  6ª a 50km/h?

                  tá bem tá!

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por amorimarc

                    6ª a 50km/h?

                    tá bem tá!
                    Diz lá então o que queres dizer com o "tá bem tá"!;)

                    Comentário


                      #11
                      O Corvette C4 tinha um sistema que automaticamente, em conduções calmas, engatava a 4ª no lugar da 2ª em trocas ascendentes. Para quê? Economia de combustível.

                      Comentário


                        #12
                        Depois vão reclamar à Renault que os dCi dão problemas... :D

                        Comentário


                          #13
                          Cheguei a andar num Punto 6Speed ...em q era sp 2ª 4ª 6ª e n havia problema [8D] grande malukice de carro...

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por amorimarc

                            6ª a 50km/h?

                            tá bem tá!
                            No meu anterior IS, andava muitas vezes em 6ª a 70/80km/h. Isto é ligeiramente acima das 2000 rpm's. Se precisasse de abrandar por algum motivo, em plano e desde os 40km/h a 6ª aguentava e bem. Não havia cá tremuras ou vibrações. Respondia com grande soupless. Bendito 6 em linha!

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por GT-JTD

                              Cheguei a andar num Punto 6Speed ...em q era sp 2ª 4ª 6ª e n havia problema [8D] grande malukice de carro...

                              Xii o que te foste lembrar há uns anos andei com um carro desses alugado, caixa mto mas mto curtinha mesmo, e para o motor que teem mexe mto bem

                              Abraços

                              Comentário


                                #16
                                6Speed...ha 2 meses que me desfiz dele e as saudades já apertam...que prazer aquela passagem 2ª-4ª, 3ª-5ª...em plena cidade a bater os BM´s e Mercedes após os sinais verdes...design sempre moderno...toque desportivo...

                                Quem os tenha que os preserve...esse carro vai ser muito cobiçado daqui a uns anos.

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:6ª a 50km/h?

                                  tá bem tá!
                                  Não sei para que é que falam e mandam destas bocas sem saber se é verdade ou não...e por acaso é!

                                  citação:6Speed...ha 2 meses que me desfiz dele e as saudades já apertam...que prazer aquela passagem 2ª-4ª, 3ª-5ª...em plena cidade a bater os BM´s e Mercedes após os sinais verdes...design sempre moderno...toque desportivo...

                                  Quem os tenha que os preserve...esse carro vai ser muito cobiçado daqui a uns anos.

                                  Claro, os Bms e mercedes quando viam o teu carro ao lado já sabiam que obrigatoriamente teriam que puxar ao máximo pelos seus carritos e, mesmo assim, iriam perder. Que mania de verem corridas quando os outros apenas vão na sua condução normal[8)][8)]

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não estou a ver o problema, mas por norma passo de 4ª para 6ª na "Magana", isto em acelerações em AE.
                                    Quanto a fiabilidade da mesma não posso dizer nada ainda tem 2100 km.

                                    Cá está ela: http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=85557

                                    Comentário


                                      #19
                                      tanta vez q passo de 2ª para quinta, e circulo em 5ª a 50kms/h (otto 1.6 com 15 anos)

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por _EL _VT_MB_
                                        Tenho noção que isso não muito bom para a saúde do motor mas no meu caso é um hábito
                                        E vai a gastar mais pq o motor está em esforço.

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Bolide


                                          vai a gastar mais pq o motor está em esforço.
                                          é relativo, não absoluto

                                          Comentário


                                            #22
                                            Passagens a baixa rotação só fazem que o motor funcione em esforço e descompensado, é bom para correias e afins quando começam os soluços!

                                            Comentário


                                              #23
                                              ainda nao percebi porque é que as pessoas se recusam a comprar carros com caixas automaticas, sabendo de antemao que nao gostam nem querem utilizar a manual decentemente.

                                              pessoalmente não gosto de esbanjar dinheiro, dai que seria incapaz de puxar uma 3ª e dps passar para uma 6ª "morta", sabendo que os motores a tao baixas rotaçoes só não começam a ter problemas se forem grandes V8's (com binarios gigantescos desde o ralenti) e que ambas as situaçoes sao situaçoes onde se gasta mais combustivel que o necessario.

                                              Comentário


                                                #24
                                                se a potencia do motor o permitir e todo o sistema estiver adequado aos esforços exigidos qual o mal?

                                                e porque todos os carros tem de andar aos soluços? o meu não o faz e aguenta sem esforço puxar uma 5ª às 1500rpms

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A meu ver nao há qualquer problema em fazer isso . Desde que o carro nao vá em esforço , só economiza combustivel ! É raro faze-lo mas tb eu ando em 6ºa a 60 se for preciso .

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    isto chega ao cumulo, é ve-los tão preocupados com o esforço exigido à mecanica do carro por meter mudanças a baixa rotação...

                                                    pergunto, fazer trocas no red line e nos regimes de potencia maxima exige menos da mecanica, o esforço sofrido é menor?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      não é por não andar aos soluços que deixa de estar "em esforço". não é por tu nao achares que está em esforço que ele deixa de estar.

                                                      o sistema (megane 1.5dci break) não está adequado a este tipo de situaçoes.

                                                      uma megane break 1.5dci não tem propriamente a mesma facilidade em mexer-se que, digamos, um TVR Sagaris ou BMW760i(isto falando EXCLUSIVAMENTE de rotaçoes abaixo das 2000rpm).

                                                      pondo a pergunta de outra forma: porque nao uma automatica? tendo em conta o gasto de combustivel e peças que esse tipo de brincadeiras tras, a diferença de preço para uma automatica é paga em menos de 6 meses.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Não vejo onde está o problema, desde que o carro o permita. Eu se esticar a minha 3ª até 80/90, posso muito bem a seguir meter uma 6ª que ela aguenta-se bem. Imaginem que vou efectuar uma ultrapassagem, meto 3ª, de forma a efectuá-la com rapidez e segurança, depois de efectuada e já na minha faixa de rodagem posso perfeitamente, desde que vá a 80/90 pôr a 6ª.....não vejo qual o problema

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          não estou a falar de puxar uma 2ª às 2500rpms e meter 5ª

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por necos

                                                            Não vejo onde está o problema, desde que o carro o permita. Eu se esticar a minha 3ª até 80/90, posso muito bem a seguir meter uma 6ª que ela aguenta-se bem. Imaginem que vou efectuar uma ultrapassagem, meto 3ª, de forma a efectuá-la com rapidez e segurança, depois de efectuada e já na minha faixa de rodagem posso perfeitamente, desde que vá a 80/90 pôr a 6ª.....não vejo qual o problema
                                                            E eu respondo-te com uma pergunta: qual é a vantagem de pôr a 6ª a baixa velocidade?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X