Hoje andei numa Megane II Break 1.5 dCi de um colega meu e chamou-me a atenção ele ter por hábito de na AE mudar da 3ª velocidade directamente para a 6ª. Aquilo até se aguenta bem e não morre muito se a 3ª fôr bem esticada mas não fará mal a... qualquer coisa? Fiquei na dúvida.[8)]
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Passagem de 3ª para 6ª
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citação:Originalmente colocada por serafas
Não é nada abusivo, apenas não é normal.
Se uma terceira der 120 km/h às 4500 rpm, e depois meteres a sexta, mantendo a mesma velocidade, mas baixando a rotação para as 2000 é aceitável. Não faz é muito sentido puxar a terceira (ainda por cima num diesel), mas pronto, são opções.
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Ás vezes também faço isso no meu.
Costumo andar muitas vezes em 6ª a 50 km/h (ligeiramente abaixo das 1000 rpm)…se apenas quiser manter-me nos 50 km/h em 6ª, não treme em plano…a subir apenas ligeiramente também não (pelo menos de forma notável), a subir mesmo treme e dependendo do subida pode não aguentar claro. Ainda há pouco tempo, dei por mim a recuperar dos 50 aos 130 km/h em plano, e ele portou-se muito bem…o motor treme um pouco mas desenvolve e até bem rápido tendo em conta a relação de caixa e rotações.
Tenho noção que isso não muito bom para a saúde do motor mas no meu caso é um hábito[8)]!
Cumps.
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citação:Originalmente colocada por amorimarc
6ª a 50km/h?
tá bem tá!
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citação:Originalmente colocada por GT-JTD
Cheguei a andar num Punto 6Speed ...em q era sp 2ª 4ª 6ª e n havia problema [8D] grande malukice de carro...
Xii o que te foste lembrar há uns anos andei com um carro desses alugado, caixa mto mas mto curtinha mesmo, e para o motor que teem mexe mto bem
Abraços
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6Speed...ha 2 meses que me desfiz dele e as saudades já apertam...que prazer aquela passagem 2ª-4ª, 3ª-5ª...em plena cidade a bater os BM´s e Mercedes após os sinais verdes...design sempre moderno...toque desportivo...
Quem os tenha que os preserve...esse carro vai ser muito cobiçado daqui a uns anos.
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citação:6ª a 50km/h?
tá bem tá!
citação:6Speed...ha 2 meses que me desfiz dele e as saudades já apertam...que prazer aquela passagem 2ª-4ª, 3ª-5ª...em plena cidade a bater os BM´s e Mercedes após os sinais verdes...design sempre moderno...toque desportivo...
Quem os tenha que os preserve...esse carro vai ser muito cobiçado daqui a uns anos.
Claro, os Bms e mercedes quando viam o teu carro ao lado já sabiam que obrigatoriamente teriam que puxar ao máximo pelos seus carritos e, mesmo assim, iriam perder. Que mania de verem corridas quando os outros apenas vão na sua condução normal[8)][8)]
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Não estou a ver o problema, mas por norma passo de 4ª para 6ª na "Magana", isto em acelerações em AE.
Quanto a fiabilidade da mesma não posso dizer nada ainda tem 2100 km.
Cá está ela: http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=85557
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ainda nao percebi porque é que as pessoas se recusam a comprar carros com caixas automaticas, sabendo de antemao que nao gostam nem querem utilizar a manual decentemente.
pessoalmente não gosto de esbanjar dinheiro, dai que seria incapaz de puxar uma 3ª e dps passar para uma 6ª "morta", sabendo que os motores a tao baixas rotaçoes só não começam a ter problemas se forem grandes V8's (com binarios gigantescos desde o ralenti) e que ambas as situaçoes sao situaçoes onde se gasta mais combustivel que o necessario.
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não é por não andar aos soluços que deixa de estar "em esforço". não é por tu nao achares que está em esforço que ele deixa de estar.
o sistema (megane 1.5dci break) não está adequado a este tipo de situaçoes.
uma megane break 1.5dci não tem propriamente a mesma facilidade em mexer-se que, digamos, um TVR Sagaris ou BMW760i(isto falando EXCLUSIVAMENTE de rotaçoes abaixo das 2000rpm).
pondo a pergunta de outra forma: porque nao uma automatica? tendo em conta o gasto de combustivel e peças que esse tipo de brincadeiras tras, a diferença de preço para uma automatica é paga em menos de 6 meses.
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Não vejo onde está o problema, desde que o carro o permita. Eu se esticar a minha 3ª até 80/90, posso muito bem a seguir meter uma 6ª que ela aguenta-se bem. Imaginem que vou efectuar uma ultrapassagem, meto 3ª, de forma a efectuá-la com rapidez e segurança, depois de efectuada e já na minha faixa de rodagem posso perfeitamente, desde que vá a 80/90 pôr a 6ª.....não vejo qual o problema
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citação:Originalmente colocada por necos
Não vejo onde está o problema, desde que o carro o permita. Eu se esticar a minha 3ª até 80/90, posso muito bem a seguir meter uma 6ª que ela aguenta-se bem. Imaginem que vou efectuar uma ultrapassagem, meto 3ª, de forma a efectuá-la com rapidez e segurança, depois de efectuada e já na minha faixa de rodagem posso perfeitamente, desde que vá a 80/90 pôr a 6ª.....não vejo qual o problema
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