Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Converter para GPL ou comprar já com sistema GPL

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Converter para GPL ou comprar já com sistema GPL

    Boas pessoal

    Vou expor a minha situação...

    Por motivos profissionais, durante cerca de 1/ 1,5 anos, terei de realizar semanalmente 800km (duas viagens de 400 km) e o carro que tenho de momento não é o melhor para o efeito!

    Neste sentido, estou inclinado para a compra de um carro a GPL com um tecto até aos 3000€. Que vos parece? Será que consigo arranjar alguma coisa em condições e que não me dê grandes despesas extraordinárias?

    Neste momento tenho um Punto 1.2 8v de 2000 com 135k km. Compensará colocar o sistema GPL no mesmo? Tenho o carro à um ano e não me tem dado problemas de maior, para já...

    Qual será a melhor aposta?

    Obrigado pelo vosso tempo!
    Cumprimentos

    #2
    É sempre melhor seres tu a por. Eu no teu lugar punha no fiat, se não te tem dado problemas nem pensava duas vezes. Além disso por 3000€ não compravas assim nada de especial.

    Comentário


      #3
      Se o punto está porreiro era de por nele , mas convém ver o estado do sistema de refrigeração (Bomba de agua e afins) E se possível a taxa de compressão.

      Comentário


        #4
        Tal como já foi dito, com 3000 não arranjas nada de jeito a gpl e o que arranjares não sabes a despesa que pode dar. Converte o Punto que ficas bem servido.

        Comentário


          #5
          Já aqui te deram bons conselhos, já agora, tens a noçao que vais gastar mais no carro do que o que ele vale?


          Pelo que disseste, 800*11*4 = 35200 kilometros é o que vais fazer a mais num ano, alguém que esteja a par das diferenças de preço e consumo no GPL que faça o resto das contas para saber se vale a pena o investimento e o risco que vais correr.
          Editado pela última vez por autobernardo; 26 July 2015, 10:27.

          Comentário


            #6
            quauis os kms totais no espaço de um ano que planeias fazer (além desses 800kms por semana)? vê se compensa o investimento em gpl, já que com 3000€ pouca coisa encontrarás. talvez um volvo de 98, mas mesmo a gpl ainda beberá um bocado.

            Comentário


              #7
              Nesses 35.000 kms já recupera o investimento, se o carro for pra manter vai compensar... O meu kit GPL foi metade do que paguei pelo carro e neste momento com os kms que fiz já paguei o kit quase 3x

              Comentário


                #8
                compensa mais investires em instalar um kit no teu carro actual, já sabes o que tens, e com o orçamento desponivel não vais buscar nada por ai alem, e o investimento é recuperado num instante...

                Comentário


                  #9
                  Se for para manteres o punto durante mais de 2 anos convertia, se não vai ser igual ao litro.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Trophyz Ver Post
                    Se for para manteres o punto durante mais de 2 anos convertia, se não vai ser igual ao litro.
                    Igual ao litro não é bem assim, tem que ter em conta todos os inconvenientes associados ao GPL, e que não são poucos.

                    Comentário


                      #11
                      Acho que mais vale seres tu a mandar colocar o carro a GPL...pelo menos tens um kit novo, num carro que não tem dado problemas.

                      Só é pena os depósitos no lugar do pneu suplente serem de apenas até 40 litros, mas um cilindro na mala iria acabar com o espaço da mesma.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                        Acho que mais vale seres tu a mandar colocar o carro a GPL...pelo menos tens um kit novo, num carro que não tem dado problemas.

                        Só é pena os depósitos no lugar do pneu suplente serem de apenas até 40 litros, mas um cilindro na mala iria acabar com o espaço da mesma.
                        40 litros no caso do punto ou no geral ? O meu e de 57 salvo erro.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                          Igual ao litro não é bem assim, tem que ter em conta todos os inconvenientes associados ao GPL, e que não são poucos.
                          Quais?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Taurus Ver Post
                            40 litros no caso do punto ou no geral ? O meu e de 57 salvo erro.
                            Tinha lindo num site, recentemente, que os depósitos no lugar do pneu, levavam até 40 litros no máximo.....

                            Mas tambem verdade seja dita que o espaço do mesmo deve variar conforme os carros.

                            57 já é bem bom.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Taurus Ver Post
                              40 litros no caso do punto ou no geral ? O meu e de 57 salvo erro.
                              Se o depósito for de 57l, levará cerca de 40l.... 15% é a margem de segurança.
                              Originalmente Colocado por autobernardo Ver Post
                              Quais?
                              Também fiquei curioso para saber essa imensidão de inconvenientes ....

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                Tinha lindo num site, recentemente, que os depósitos no lugar do pneu, levavam até 40 litros no máximo.....

                                Mas tambem verdade seja dita que o espaço do mesmo deve variar conforme os carros.
                                Tenho um com 70 litros brutos que na prática leva cerca de 50 litros. Depende do pneu que o carro usa, como é lógico.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                  Tenho um com 70 litros brutos que na prática leva cerca de 50 litros. Depende do pneu que o carro usa, como é lógico.
                                  Pois, é isso. Um compartimento de pneu de um Touareg há-de ser diferente de um C1

                                  Comentário


                                    #18
                                    Estou numa situação idêntica.
                                    O problema é que não consigo gastar 1500€ num carro que só vale 1000€

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver Post
                                      Estou numa situação idêntica.
                                      O problema é que não consigo gastar 1500€ num carro que só vale 1000€
                                      À partida pode parecer ingrato, mas, pelo menos sabes o que tens.

                                      Podes comprar um carro a 2 ou 3 mil euros, gastar 1500 euros no kit, dando um total de uns 4000 euros e depois com um bocado de " sorte " é um carro usado com problemas e tens de gastar mais 500 ou 1000 a arranjar...mas pronto, tambem não podemos pensar assim

                                      Comentário


                                        #20
                                        Estive a fazer os cálculos e com uma estimativa de 35200km (4 semanas , 11 meses) durante o período de um ano já conseguiria pagar o kit, caso o gasto total fique à volta dos 1700€.


                                        Gasto a gasolina (4 semanas, 11 meses) +- 3500€
                                        Gasto a GPL (4 semanas, 11 meses) +- 1700€


                                        Os gastos ao fim de semana, como nunca são certos, não os estou a contabilizar na equação. Tanto posso fazer uns 20km como uns 100km. A apontar marcaria para os 50km por fds.


                                        As questões que se impõem são:


                                        Eu pretendo manter o carro por um período mínimo de 3/4 anos. O problema será o desgaste que estas viagens vão trazer!!
                                        Quais os perigos associados à instalação do GPL? Gastos de manutenção?
                                        Costuma haver problemas durante ou após a sua instalação?


                                        Cumprimentos!
                                        Editado pela última vez por louro10; 26 July 2015, 22:47.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver Post
                                          Estou numa situação idêntica.
                                          O problema é que não consigo gastar 1500€ num carro que só vale 1000€
                                          Como eu te percebo! Vai ser aquele eterno dilema do "será que vale a pena?!"...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Estive a fazer os cálculos e com uma estimativa de 17600km (4 semanas , 11 meses) durante o período de um ano já conseguiria pagar o kit, caso o gasto total fique à volta dos 1700€.
                                            Podias colocar aí a conta que fizeste para chegar a 17 600km SFF?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por autobernardo Ver Post
                                              Podias colocar aí a conta que fizeste para chegar a 17 600km SFF?
                                              Hum... Tens razão, não sei como obtive esse valor. Vou já editar para os 35200 ;)

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por louro10 Ver Post
                                                Hum... Tens razão, não sei como obtive esse valor. Vou já editar para os 35200 ;)

                                                Gasto a gasolina (4 semanas, 11 meses) +- 3500€
                                                Gasto a GPL (4 semanas, 11 meses) +- 1700€ -
                                                Já agora coloca os pressupostos para estes cálculos tambem

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por louro10 Ver Post


                                                  As questões que se impõem são:


                                                  Eu pretendo manter o carro por um período mínimo de 3/4 anos. O problema será o desgaste que estas viagens vão trazer!!
                                                  Quais os perigos associados à instalação do GPL? Gastos de manutenção?
                                                  Costuma haver problemas durante ou após a sua instalação?


                                                  Cumprimentos!
                                                  1 - Tens obrigatoriamente de testar o teu carro. Manda fazer um teste de compressão e um teste ao sistema eléctrico. Não avances sem verificar que está tudo ok, não vá o carro morrer um mês depois de instalares o GPL... isto é válido para todos os carros, não é por ser mais velho.

                                                  2 - O mais importante de tudo é escolher um instalador com boa reputação. E nisto não tem nada a ver se tem uma bela oficina ou se é muito simpático ou se tem muitas certificações (isso é o mínimo que tem de ter). Não faltam histórias de horror com instalações de GPL, como não faltam histórias de horror com outras oficinas em diesel ou gasolina.

                                                  Posto isto, se quiseres saber o feed-back dos instaladores podes sempre passar no forum autogas e perguntar por lá. Dependendo da zona do país de onde fores há diversos instaladores muito profissionais e competentes. Também te podemos indicar alguns aqui se nos disseres onde vives.

                                                  Percebo o teu dilema. Eu instalei o GPL num carro com valor comercial baixo, não me arrependi mas cada caso é um caso. Esse carro vai ficar a gastar muito pouco mesmo. A única coisa que me preocuparia seria o conforto geral para fazer tanto km num ano, mas isso tens de ser tu a avaliar como convives com o carro. É muito subjectivo. Porque de resto não vejo grandes problemas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por autobernardo Ver Post
                                                    Já agora coloca os pressupostos para estes cálculos tambem
                                                    Bem... são valores um pouco brutos. Fiz a média do meu gasto a gasolina consoante a despesa que tenho tido, mais euro menos euro. Tenho gasto cerca de 40€/400km. 800km - 80€.

                                                    Como o GPL está a quase 1/3 da gasolina e pelo que fui lendo o consumo, depois do veiculo convertido, aumenta um pouco, fiz essa relação €/km de 1 para 2. Isto é, em vez de um gasto quase três vezes inferior, assumi o gasto pela metade.

                                                    Isto são uns cálculos que de rigoroso não têm nada mas foi uma maneira simples e rápida de estabelecer diferenças entre gastos!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                      1 - Tens obrigatoriamente de testar o teu carro. Manda fazer um teste de compressão e um teste ao sistema eléctrico. Não avances sem verificar que está tudo ok, não vá o carro morrer um mês depois de instalares o GPL... isto é válido para todos os carros, não é por ser mais velho.

                                                      2 - O mais importante de tudo é escolher um instalador com boa reputação. E nisto não tem nada a ver se tem uma bela oficina ou se é muito simpático ou se tem muitas certificações (isso é o mínimo que tem de ter). Não faltam histórias de horror com instalações de GPL, como não faltam histórias de horror com outras oficinas em diesel ou gasolina.

                                                      Posto isto, se quiseres saber o feed-back dos instaladores podes sempre passar no forum autogas e perguntar por lá. Dependendo da zona do país de onde fores há diversos instaladores muito profissionais e competentes. Também te podemos indicar alguns aqui se nos disseres onde vives.

                                                      Percebo o teu dilema. Eu instalei o GPL num carro com valor comercial baixo, não me arrependi mas cada caso é um caso. Esse carro vai ficar a gastar muito pouco mesmo. A única coisa que me preocuparia seria o conforto geral para fazer tanto km num ano, mas isso tens de ser tu a avaliar como convives com o carro. É muito subjectivo. Porque de resto não vejo grandes problemas.
                                                      Obrigado pelas dicas! Vou dar uma vista de olhos por esse tal fórum! Sou da zona norte, minho mais concretamente, não sei bem como está o mercado nessa área...

                                                      O conforto é um pouco relativo, não tenho grande experiência de condução noutros segmentos acima... E convenhamos que a melhor opção que tenho é fazer a viagem de carro! Só não sei é como vai ser da saúde dele no meio de viagens tão longas... O bicho já tem 15 anos, é isso que me deixa reticente no investimento!!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Tem 15 anos mas é um carro fiável, motor simples, 8v,, 4 cilindros, tem performances boas tendo em conta os 60cv, motor silencioso e desenrascado em baixas RPM, pouquissimas vibrações.

                                                        O 16v 80cv é mais energico mas tambem tende a gastar mais.

                                                        No teu caso, como ja disseram, apostava num teste de compressão, boa revisão e verificação do estado dos amortecedores e componentes gerais ( aqueles visiveis no elevador da oficina, casquilhos, braços, etc )

                                                        Com os KM que vais fazer, ao fim de 1 ano já deves ter o kit " pago ".

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por autobernardo Ver Post
                                                          Quais?
                                                          - Nem todos os sítios terem GPL disponível para abastecimento

                                                          - Precisa de ser montado num instalador como deve ser, e não é qualquer um que faz isso bem feito

                                                          - Se o motor não estiver a 100%, o GPL vai acabar com ele. O motor deve ser obrigatoriamente testado antes de se partir para a conversão.

                                                          Há que avaliar os prós e contras. E ainda tens de juntar a isso outra coisa: não te importas de fazer viagens de 400km num carro que não é nenhum portento a nível de conforto ou motor?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por louro10 Ver Post
                                                            Obrigado pelas dicas! Vou dar uma vista de olhos por esse tal fórum! Sou da zona norte, minho mais concretamente, não sei bem como está o mercado nessa área...
                                                            No norte tens vários instaladores bons. Sem desprimor para os restantes tens o Rui Oliveira (oficina "Todas as Vantagens" em Braga) que é o importador Lovato e que é dos melhores a nível nacional. Os kits da Lovato têm 5 anos de garantia... isto sem querer fazer pub, é apenas um facto.

                                                            Se te ficar perto ficas muito bem servido. Se te ficar fora de mão, há mais. Quem está pior é mesmo o pessoal do interior onde quase não há instaladores, no Minho há tradição longa de GPL.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X