Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ignorância (Jantes Liga leve ou especiais)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ignorância (Jantes Liga leve ou especiais)

    Começo por dizer que não percebo nada do mundo automóvel, mas já vi que anda por aqui mt gente que é um ás nisto. Gostava de saber quais as vantagens se as houver, em adquirir jantes em liga leve, será só por uma questão de estética ou tb haverá melhorias no rendimento do automóvel? Já agora qual é a diferença em jantes de liga leve e jantes especiais? (Será a mesma coisa) Eu tenho um renault modus e queria ver se tenho vantagens reais em adquirir umas jantes.
    Desde já o meu mt obrigado e desculpem a minha ignorância.

    #2
    citação:Originalmente colocada por Basaloco

    Começo por dizer que não percebo nada do mundo automóvel, mas já vi que anda por aqui mt gente que é um ás nisto. Gostava de saber quais as vantagens se as houver, em adquirir jantes em liga leve, será só por uma questão de estética ou tb haverá melhorias no rendimento do automóvel? Já agora qual é a diferença em jantes de liga leve e jantes especiais? (Será a mesma coisa) Eu tenho um renault modus e queria ver se tenho vantagens reais em adquirir umas jantes.Desde já o meu mt obrigado e desculpem a minha ignorância.

    vais ficar com o carro mais bonito e quando o quiseres trocar,um pouco mais valorizado.

    Comentário


      #3
      São mais leves logo podes ganhar um pouco em prestações, mas pouco..
      Penso que seja só isso e a estética..

      Comentário


        #4
        É assim mesmo, quando não se sabe não é vergonha nenhuma perguntar . Creio que jantes de liga leve serão o mesmo que jantes especiais, mas não tenho a certeza. Quanto a benefícios com a troca, penso que poderão ser significativos do ponto de vista dinâmico, visto que diminui o peso não suspenso, melhorando o comportamento, mas com certeza alguém te poderá elucidar melhor que eu.

        Comentário


          #5
          Jantes de liga leve são, como o nome diz, jantes feitas em liga leve, logo muito mais leves que as habituais, isto é bom pk diminui o artrito e ficam sempre melhor que as de ferro. Um senão é que empenam bem mais facilmente que as de ferro e também são algo mais caras. Jantes especiais tanto pode ser jantes de liga leve como jante de ferro com tampões ou embelezadores de jantes (:D]) Depende da marca

          Comentário


            #6
            BTW, no teu caso não se pode chamar ignorância pois sabes que não sabes, o teu caso é desconhecimento ;)

            Comentário


              #7
              Além do peso as JLL costumam ter outra "função" que nem sempre é referenciada: a dissipação do calor nos travões.
              Pelo que li há uns anos tal deve-se a dois factos: 1. as JLL são mais "abertas" que as tradicionais e 2. o material que é usado também ajuda nesta função.
              Se bem que quanto ao ponto 2 tenho algumas dúvidas quanto às JLL "normais" que equipam os nossos carros no dia-a-dia e acredito que isto se aplique mais na competição.

              A verdade é que acredito que a larga maioria das pessoas opta pelas JLL apenas pela questão estética, desconhecendo de todo quais as diferenças para as normais.

              A Opel tem uma estratégia muito interessante e inteligente neste ponto, o Astra (e não sei se mais modelos) possui uma jante de ferro com um tampão que engana muito boa gente (enganou-me a mim muito bem :D e tive de lá ir bater na jante para ver que aquilo era plástico), a olho nú não se diferencia de outras JLL.

              Comentário


                #8
                Podes aprender alguma coisa aqui: http://www.tuning.online.pt/tuningon...ica/jantes.php

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Tiro e Queda

                  Podes aprender alguma coisa aqui: http://www.tuning.online.pt/tuningon...ica/jantes.php
                  Bom link. [^]

                  Comentário


                    #10
                    Quanto a ganhos sao poucos ... talves uma direçao mais leve .
                    Tens a desvantagem de nao serem tao resistentes como ferro , quando batem num passeio fica logo lá um pedaço, sao mais cobiçadas pelos ladroes . Em termos de valorizaçao para venda ( á troca por ex) é completamente nula, nenhum stand te dá mais 50 euros por ter JLL para eles o unico extra que conta é o A/C .

                    Comentário


                      #11
                      Para rir:

                      Quando vendi o meu Mazda2, um senhor ligou-me a perguntar várias coisas sobre o carro e um delas foi "O carro tem jantes?". Obviamente que disse que sim. Claro que tinha jantes, eu andava com o carro no dia-a-dia. Marcámos uma visita para ele ver o carro e ficou todo lixado pois o carro não tinhas jantes de liga leve...

                      Comentário


                        #12
                        so um reparo:
                        jantes de liga leve nem sempre sao mais leves que as de "ferro" do mesmo tamanho.

                        a liga é mais leve...mas a quantidade de material usado por vezes é bem maior.

                        jantes mais leves permitem que toda a suspensao funcione melhor. com isso tens melhor amortecimento. com melhor amortecimento tens melhor comportamento e travagem, bem como um menor desgaste de todos os componentes moveis (desde a borracha mais pequena e "escondida", a pneus e amortecedores)

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por dacapata

                          Para rir:

                          Quando vendi o meu Mazda2, um senhor ligou-me a perguntar várias coisas sobre o carro e um delas foi "O carro tem jantes?". Obviamente que disse que sim. Claro que tinha jantes, eu andava com o carro no dia-a-dia. Marcámos uma visita para ele ver o carro e ficou todo lixado pois o carro não tinhas jantes de liga leve...
                          Tava a falar numa troca .. num Stand ... Obviamente vendes-te o carro a particular.
                          Se fores comprar um carro novo e deres o teu mazda com jantes especiais á troca e eu dou um exactamente igual mas sem jantes ! Aposto que em 99% dos casos temos o mesmo valor de retoma .

                          Comentário


                            #14
                            Creio que a única vantagem técnica das jantes de liga leve, além do peso mais baixo, é permitir meter pneus mais largos e baixos. Esse tipo de pneu melhora o desempenho em curva em piso seco.

                            Comentário


                              #15
                              Jantes de liga leve e especiais , para mim são a mesma coisa. Vantagens: pode ser no peso (mais leves) e ajuda na dissipação do calor (mais abertas). Desvantagem: acho que se danificam mais facilmente que as jantes de ferro com uma capa de plástico chamado tampão. São mais caras e são mais cubiçadas pelos "amigos do alheio".

                              Só uma ressalva: não gosto de tampões de jantes de ferro que fingem serem de liga leve (não faz sentido e é piroso). Se se quiser jantes de liga leve, compra-se (da marca ou não), agora se for tampão é para tapar... e ponto final. Há que assumir as coisa com são. E por que não andar com a bela jante de ferro à vista?

                              O meu carro não tem jantes de liga leve... quando o comprei nem liguei às mesmas mas coloquei ar condicionado e ar bags laterais. Para mim a segurança e o conforto têm prioridade sobre a estética.

                              Já agora, se a estética de um carro depender das jantes de liga leve, desculpem lá mas o carro só pode ser para o feiote:D.

                              Comentário


                                #16
                                Normalmente a única vantagem real é mesmo a estética, dado que as melhorias em comportamento são marginais e só deves senti-las se guiares à Colin McRae.:D Também são mais atraentes para os amigos do alheio, pelo que se as comprares, compra também porcas de segurança que sempre corres menos riscos de encontrares o carro no chão, como eu já vi acontecer a um Classe E novinho na rua do meu avô.[8]

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por xman

                                  Jantes de liga leve e especiais , para mim são a mesma coisa. Vantagens: pode ser no peso (mais leves) e ajuda na dissipação do calor (mais abertas). Desvantagem: acho que se danificam mais facilmente que as jantes de ferro com uma capa de plástico chamado tampão. São mais caras e são mais cubiçadas pelos "amigos do alheio".

                                  Só uma ressalva: não gosto de tampões de jantes de ferro que fingem serem de liga leve (não faz sentido e é piroso). Se se quiser jantes de liga leve, compra-se (da marca ou não), agora se for tampão é para tapar... e ponto final. Há que assumir as coisa com são. E por que não andar com a bela jante de ferro à vista?

                                  O meu carro não tem jantes de liga leve... quando o comprei nem liguei às mesmas mas coloquei ar condicionado e ar bags laterais. Para mim a segurança e o conforto têm prioridade sobre a estética.

                                  Já agora, se a estética de um carro depender das jantes de liga leve, desculpem lá mas o carro só pode ser para o feiote:D.
                                  [:I]estou de acordo, dar 700 ou 800 euros por umas JLL e acordar um dia e ver o carro apoiado em 4 tijolos... Não obrigado

                                  Comentário


                                    #18
                                    Acho que a diferença entre JLL e as chamadas jantes "especiais" (não são as tradicionais jantes de ferro negras cobertas com um tampão), residem a nível do material empregue no seu fabrico.

                                    Quanto às prestações, as JLL em princípio são mais leves. De resto podes melhorar ou piorar em algumas situações, mas isto é sempre com diferenças pouco perceptíveis. O comportamento geral do carro pode variar em muita coisa: na economia de combustível (geralmente gastará mais quanto mais larga for a jante), a direcção poderá ficar mais pesada, ganhas mais estabilidade, perdes velocidade de ponta... mas isto tudo depende do tamanho do conjunto jante e pneu.

                                    Quanto à venda, não penses que irás recuperar o investimento feito nas jantes. O carro val€rá o m€smo quer vendas com JLL ou com jante de ferro! Ninguém te dará mais pelo carro por ter JLL. O melhor que poderá acontecer é conseguir vender o carro com mais facilidade e, mesmo assim, há outros extras que fazem mais a diferença na facilidade de vender, como por exemplo o AC e o ESP.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Na minha opinião as jantes leves só têm vantagens excepto o preço de aquisição. As vantagens no comportamento do carro são essencialmente devidas ao menor peso e basicamente imperceptíveis no dia a dia.
                                      De qualquer modo e teoricamente, a direcção fica melhor, o carro trava e acelera melhor, a supensão tem melhor comportamento.
                                      Embora o risco de roubo seja superior, os problemas de roubos de tampões (que são muito baratos) é ainda superior e com o tempo acabam por necessitar de substituição.
                                      No final as razões estéticas acabam por ser as únicas que ralmente decidem a favor de um tipo ou outro...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Num Renault Modus só mesmo por estética...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Discordo neste aspecto... se o único propósito de meter umas jantes de liga é o carro ficar mais bonito e atraente, então porque não optar por uns tampões que finjam ser jante de liga? São tampões na mesma só que são mais bonitos!!!

                                          Estou claro a falar de coisas em condições, como as que a Opel põe em alguns Astra, e não daqueles que se vendem no Continente. Acho que é muito mais racional do que gastar 500 euros numas jantes...

                                          Mas tirando o aspecto, não acredito que as jantes de ligam tragam qualquer outra vantagem para os condutores normais.

                                          citação:Originalmente colocada por xman

                                          Jantes de liga leve e especiais , para mim são a mesma coisa. Vantagens: pode ser no peso (mais leves) e ajuda na dissipação do calor (mais abertas). Desvantagem: acho que se danificam mais facilmente que as jantes de ferro com uma capa de plástico chamado tampão. São mais caras e são mais cubiçadas pelos "amigos do alheio".

                                          Só uma ressalva: não gosto de tampões de jantes de ferro que fingem serem de liga leve (não faz sentido e é piroso). Se se quiser jantes de liga leve, compra-se (da marca ou não), agora se for tampão é para tapar... e ponto final. Há que assumir as coisa com são. E por que não andar com a bela jante de ferro à vista?

                                          O meu carro não tem jantes de liga leve... quando o comprei nem liguei às mesmas mas coloquei ar condicionado e ar bags laterais. Para mim a segurança e o conforto têm prioridade sobre a estética.

                                          Já agora, se a estética de um carro depender das jantes de liga leve, desculpem lá mas o carro só pode ser para o feiote:D.

                                          Comentário


                                            #22
                                            p+ara mim as jantes especiais, são as que por exemplo o corolla dx trazia! são diferentes das pretas (ou brancas em ferro) e tem 1 aspecto próprio da marca.... as JLL é o resto das jantes que por ai se vende todas bonitinhas

                                            Comentário


                                              #23
                                              Obrigadissimo pessoal, já tou mais esclarecido. Um abraço a todos boas viagens!!!

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Suarez

                                                Jantes de liga leve são, como o nome diz, jantes feitas em liga leve, logo muito mais leves que as habituais, isto é bom pk diminui o artrito e ficam sempre melhor que as de ferro.
                                                Explica lá melhor essa pérola!!!!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por joao Ver Post
                                                  Explica lá melhor essa pérola!!!!
                                                  A afirmação até nem está errada, duvido é que a saiba justificar.
                                                  A força de atrito opõe-se sempre ao movimento de um corpo e é calculada através do produto de duas componentes: coeficiente de atrito e reação normal. A reação normal por sua vez, em terreno plano, é numericamente igual ao peso de um corpo, logo, se reduzes o peso das jantes, estas a reduzir o peso do carro, diminuindo a reação normal e finalmente a força de atrito.

                                                  Comentário


                                                    #26




                                                    Podias ter deixado passar mais 8 dias para o tópico fazer 7 anos inteiros após o último post...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Onde recebo o prémio?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                                        so um reparo:
                                                        jantes de liga leve nem sempre sao mais leves que as de "ferro" do mesmo tamanho.

                                                        a liga é mais leve...mas a quantidade de material usado por vezes é bem maior.

                                                        jantes mais leves permitem que toda a suspensao funcione melhor. com isso tens melhor amortecimento. com melhor amortecimento tens melhor comportamento e travagem, bem como um menor desgaste de todos os componentes moveis (desde a borracha mais pequena e "escondida", a pneus e amortecedores)

                                                        É isto... tem muito que se diga, uma boa jante de ferro muitas vezes é mais leve que muita jante de liga.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                                          É isto... tem muito que se diga, uma boa jante de ferro muitas vezes é mais leve que muita jante de liga.

                                                          Nada como escolher 3 ou 4 jantes do agrado e pesar... há umas mais leves que outras!

                                                          Isto para a mesma dimensão de pneus... porque também há quem passe das de aço para liga leve e aumente o diâmetro da jante e a largura do pneu e jante, mas como é de liga leve... fica sempre mais "leve"!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Ena vocês desenterraram aqui um tesouro!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X