Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Empresário em Nome indivual viatura Híbrido

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Empresário em Nome indivual viatura Híbrido

    Olá,
    Tenho uma dúvida. Sou empresário em nome individual a recibos verdes e tenho sempre IVA a pagar. Não tenho contabilidade organizada. A minha pergunta é: Não tendo contabilidade organizada posso deduzir o IVA ao adquirir uma viatura híbrida plug in ao abrigo da nova lei da fiscalidade verde? A viatura pode ser comprada em leasing, renting ou noutra modalidade?

    Obrigado.

    #2
    Penso que sim, no entanto é melhor pedir conselhos nas finanças, contabilista.

    Comentário


      #3
      Atenção, que no caso de ser possível deduzir o IVA na compra da viatura e se for feito através de leasing, só podes deduzir o IVA das rendas mensais pagas, ou seja, a dedução do IVA é faseada.

      No caso do renting, poderá não ser muito vantajoso, isto porque a renda poderá ser alta, uma vez que as empresas de renting ainda não estão muito viradas para estas viaturas e não atribuem grande valor residual às mesmas, o que encarece esta opção.

      Já agora qual o híbrido plug in que estás a pensar comprar?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por INSIGHT Ver Post
        Atenção, que no caso de ser possível deduzir o IVA na compra da viatura e se for feito através de leasing, só podes deduzir o IVA das rendas mensais pagas, ou seja, a dedução do IVA é faseada.

        No caso do renting, poderá não ser muito vantajoso, isto porque a renda poderá ser alta, uma vez que as empresas de renting ainda não estão muito viradas para estas viaturas e não atribuem grande valor residual às mesmas, o que encarece esta opção.

        Já agora qual o híbrido plug in que estás a pensar comprar?
        Estava a pensar no volvo. Mas ainda não me decidi se realmente justifica ou não. Se conseguir ir buscar o IVA vou pensar mais seriamente no volvo. Ainda a hipótese do golf... Mas volvo v60... Atrai mais!!

        Enviado do meu Nexus 5 através de Tapatalk

        Comentário


          #5
          Atenção que o Volvo passa os 50 000 euros sendo assim não dá para aquirir e ir buscar o IVA.

          Cumps

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
            Atenção que o Volvo passa os 50 000 euros sendo assim não dá para aquirir e ir buscar o IVA.

            Cumps
            Sim é verdade. Mas vi uma promoção actualmente em que eles estão a fazer o desconto e o valor fica abaixo dos 50k.

            Enviado do meu Nexus 5 através de Tapatalk

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por soopnazi Ver Post
              Sim é verdade. Mas vi uma promoção actualmente em que eles estão a fazer o desconto e o valor fica abaixo dos 50k.

              Enviado do meu Nexus 5 através de Tapatalk
              Pois viste: http://www.volvocars.com/pt/campanhas/v60plugin

              Mas atenção que pelo que percebi é desde 40.642€ + iva = 49.990€

              Comentário


                #8
                Eu ia ver o Mitsubishi Outlander PHEV.

                A versão base já com bastante equipamento fica 32000 + IVA.

                Mais espaço e mais capacidade elétrica.

                Comentário


                  #9
                  Vale a pena um veículo hibrido? Por causa das baterias e afins? O Mitsubishi é muito grande, mas sem dúvida deve ser bom carro. Entre os dois para qual é que iriam? Ou outra opção melhor e mais em conta?

                  Enviado do meu Nexus 5 através de Tapatalk

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por soopnazi Ver Post
                    Vale a pena um veículo hibrido? Por causa das baterias e afins? O Mitsubishi é muito grande, mas sem dúvida deve ser bom carro. Entre os dois para qual é que iriam? Ou outra opção melhor e mais em conta?

                    Enviado do meu Nexus 5 através de Tapatalk
                    Carri hibrido é uma coisa. Carro hibrido plug in é outra e é nestes casos que há o "patrocinio" do Estado em poder deduzir-se o IVA assim como o custo do combustível.

                    O tamanha do outlander em relação à volvo não é assim tanto. Só mais pela altura do mitsubishi.

                    Outras opções tens o Toyota Prius plug in, que dá para cerca de 20-25Km puro elétrico.

                    Tens os primos Audi A3 etron e o VW golf GTE, que utilizam a mesma tecnologia e permitem 40-50Km elétricos.


                    Eu pessoalmente gosto do mitsubishi, pela questão de apresentar um produto muito bom, bem conseguido, possibilidade de AWD, bastante espaço e ao preço da versão diesel. Para quem fizer bastante cidade e tenha possibilidade de carregamente em casa e no por acaso no trabalho, faça uma média de 40Km por dia dentro da cidade, são opções muito engraçadas, dado permitir andar a semana toda sem tocar em combustível.

                    Comentário


                      #11
                      E em relação as baterias? Não é necessário comprar novas passados os 5 anos? E sim era híbrido plug in que falo.

                      Comentário


                        #12
                        5 anos nunca na vida, 10 anos no minimo dos minimos.

                        Há por ai Prius com mais de 300 mil km e baterias de origem (especialmente na América onde os usam muito para taxi)

                        Comentário


                          #13
                          Aqui ao lado (Espanha) também usam muito o Prius como taxi.

                          As baterias não são nenhum bicho de 7 cabeças. Tens uma garantia que te dá alguma confiança e a tendência de redução do custo das mesmas é evidente e vai melhorar à medida que houver mais carros com baterias na estrada.

                          Comentário


                            #14
                            O Volvo é o unico a ter motor diesel por isso é a melhor escolha.

                            Cumps
                            Editado pela última vez por 1975; 31 July 2015, 13:03.

                            Comentário


                              #15
                              Tinha ideia que os trabalhadores em nome individual sem contabilidade organizada só podiam deduzir o iva na compra de viaturas comercias, tens mesmo a certeza que podes comprar um volvo ou outro carro normal e deduzir o iva?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por f458 Ver Post
                                Tinha ideia que os trabalhadores em nome individual sem contabilidade organizada só podiam deduzir o iva na compra de viaturas comercias, tens mesmo a certeza que podes comprar um volvo ou outro carro normal e deduzir o iva?
                                Pois essa é a minha questão [emoji3]

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por f458 Ver Post
                                  Tinha ideia que os trabalhadores em nome individual sem contabilidade organizada só podiam deduzir o iva na compra de viaturas comercias, tens mesmo a certeza que podes comprar um volvo ou outro carro normal e deduzir o iva?
                                  Ainda é pior que isso. Um profissional liberal só pode deduzir o IVA na aquisição de viaturas comerciais, e não de turismo, mas mesmo sendo viatura comercial, esta tem que ser indispensável á prossecução da actividade da pessoa. Ou seja, no estrito cumprimento da lei, um cabeleireiro, por exemplo, não pode sequer deduzir o IVA sobre a aquisição de uma viatura comercial, porque esta não é considerada necessária para a sua actividade. Já se for, por exemplo, um vendedor comissionista, aí é claro que pode.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                    Ainda é pior que isso. Um profissional liberal só pode deduzir o IVA na aquisição de viaturas comerciais, e não de turismo, mas mesmo sendo viatura comercial, esta tem que ser indispensável á prossecução da actividade da pessoa. Ou seja, no estrito cumprimento da lei, um cabeleireiro, por exemplo, não pode sequer deduzir o IVA sobre a aquisição de uma viatura comercial, porque esta não é considerada necessária para a sua actividade. Já se for, por exemplo, um vendedor comissionista, aí é claro que pode.
                                    Aquilo que me parece pela lei da fiscalidade verde é que qualquer empresa pode deduzir IVA na sua totalidade se comprar uma viatura híbrida plug in ou eléctrica. Em todas as outras situações aplica-se aquilo que efectivamente menciona.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por soopnazi Ver Post
                                      Aquilo que me parece pela lei da fiscalidade verde é que qualquer empresa pode deduzir IVA na sua totalidade se comprar uma viatura híbrida plug in ou eléctrica. Em todas as outras situações aplica-se aquilo que efectivamente menciona.
                                      Pois, relativamente aos híbridos plug in ou eléctricos não estou tanto a par.

                                      Comentário


                                        #20
                                        http://www.serrasconsulting.pt/notic...coes-autonomas

                                        Vejam isto

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por f458 Ver Post
                                          f458, o diploma da fiscalidade verde é muito recente. Começou a aplicar-se só a partir de 1 de janeiro do corrente ano. Acho que a informação que postaste já deve estar desactualizada.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                            f458, o diploma da fiscalidade verde é muito recente. Começou a aplicar-se só a partir de 1 de janeiro do corrente ano. Acho que a informação que postaste já deve estar desactualizada.
                                            talvez, mas a verdade é que ainda nou estou muito no espirito dos hibridos e veiculos verdes, talvez seja por fazer muitos km, quem sabe no futuro nao venha a ter um, mas por agora ainda acho cedo

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                                              O Volvo é o unico a ter motor diesel por isso é a melhor escolha.

                                              Cumps

                                              Acho que querias dizer o contrário, não?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                                Acho que querias dizer o contrário, não?
                                                Não, foi isso mesmo que leste, é que depois da autonomia das baterias acabar tens um motor diesel enquanto nos outros é a gasolina e para quem faça muitos km é a unica escolha.

                                                Cumps

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Mas um Híbrido plug in diesel deve ter FAP, EGR, etc, ou esta volvo não tem. Se uma viatura destas faz 40/50kms em modo eléctrico, não estou a ver a utilidade do motor diesel.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                                                    Não, foi isso mesmo que leste, é que depois da autonomia das baterias acabar tens um motor diesel enquanto nos outros é a gasolina e para quem faça muitos km é a unica escolha.

                                                    Cumps
                                                    Aí é que te enganas e muito..é claro que eu só comparo as coisas com o único plug in a sério, criado para ser verdadeiramente económico

                                                    Além de que num diesel dificilmente consegues o nível de start-stop que consegues com um motor a gasolina..não há filtros para manter a limpar, não há turbos para manter lubrificados, etc..

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Caro Soopnazi,

                                                      Até 31/12/2014 a lei era assim:
                                                      Art 21 CIVA: Só pode ser dedutível o IVA de carros comerciais. Nenhum carro de 5 lugares é considerado comercial para a Autoridade tributária.


                                                      A partir de 01/01/2015:
                                                      Art 21 CIVA modificado: Passa a ser dedutível o IVA dos seguintes automóveis ligeiros de passageiros:
                                                      Eléctricos: PVP até 62.500€
                                                      Híbrido plug-in: PVP até 50.000€
                                                      GPL ou GNV: PVP até 32.500€

                                                      Além disso, tem benefícios em IRC, que no seu caso não se aplica porque é sujeito a IRS. Se comprar a pronto, deduz logo a totalidade do IVA. Se for para leasing/renting, vai deduzindo mensalmente o IVA das rendas.

                                                      O que poderia ponderar é se compensa passar para o regime de contabilidade organizada. Precisaria de ter TOC mas daria-lhe muito mais flexibilidade para gerir os pagamentos/reembolsos de IVA, assim como evitar pagar
                                                      as taxas de IRS (que actualmente estão muito mais altas que as do IRC)
                                                      Editado pela última vez por CG30; 31 July 2015, 22:47.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por CG30 Ver Post
                                                        Caro Soopnazi,

                                                        Até 31/12/2014 a lei era assim:
                                                        Art 21 CIVA: Só pode ser dedutível o IVA de carros comerciais. Nenhum carro de 5 lugares é considerado comercial para a Autoridade tributária.


                                                        A partir de 01/01/2015:
                                                        Art 21 CIVA modificado: Passa a ser dedutível o IVA dos seguintes automóveis ligeiros de passageiros:
                                                        Eléctricos: PVP até 62.500€
                                                        Híbrido plug-in: PVP até 50.000€
                                                        GPL ou GNV: PVP até 32.500€

                                                        Além disso, tem benefícios em IRC, que no seu caso não se aplica porque é sujeito a IRS. Se comprar a pronto, deduz logo a totalidade do IVA. Se for para leasing/renting, vai deduzindo mensalmente o IVA das rendas.

                                                        O que poderia ponderar é se compensa passar para o regime de contabilidade organizada. Precisaria de ter TOC mas daria-lhe muito mais flexibilidade para gerir os pagamentos/reembolsos de IVA, assim como evitar pagar
                                                        as taxas de IRS (que actualmente estão muito mais altas que as do IRC)
                                                        CG30 obrigado. Pelo que entendo no que comenta é que mesmo sendo empresário em nome individual pode-se então deduzir o IVA? E a parte da tributação autónoma? Ou uma vez que é sem contabilidade organizada não se paga a tributação autónoma porque efectivamente não se coloca despesas?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Em termos de IVA, logo que não esteja enquadrado no regime de isenção de IVA (por não facturar por ano mais de 10.000€), está enquadrado no regime normal de IVA. Ou seja, paga o que factura e pode deduzir o que paga nas compras. No caso dos automóveis, regra geral não se podia deduzir qualquer IVA, mas a partir de 2015 pode deduzir a totalidade do IVA dos carros eléctricos, híbridos ou GNL que são os limites que lhe disse.

                                                          Em termos de tributação autónoma não irá pagar porque como está no regime simplificado, não apresenta custos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Assim sendo parece ser uma compra bastante interessante para o soopnazi (que saudades eu tenho do Seinfeld). No fundo compras um carro sem IVA, não pagas tributação autónoma e ficas com um carro muito económico.

                                                            Já fizeste algum test drive a algum?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X