Bom dia!
Venho aqui mais uma vez procurar através das vossas experiências uma possível solução para o meu caso que é o seguinte.
Tenho um seat ibiza 1.4tdi de 2003. No ultimo mês e meio ficou-me sem bateria da noite para o dia. Da primeira vez, dei-lhe um encosto de outro carro e la andou mais um mês e pouco até ontem. dessa primeira vez depois de levar um encosto peguei no meu multímetro muito básico e antigo e decidi fazer uns testes que vi por aqui.
Tensão aos terminais da bateria com carro desligado 12,5V (penso que a bateria está ok);
Tensão ao terminais da bateria com o carro a trabalhar sem acelerar cerca dos 12,5V;
Tensão com rotações a cerca de 2000rpm 14,3V.
Tirei as minhas conclusões e pensei que por algum motivo deve ter descarregado pois estava tudo a dar direitinho e nenhuma luz me acendeu no quadrante por isso la andei eu.
Ontem de manha ia pegar no carro e novamente mandou-me ir a pé para o trabalho. Lá lhe dei um encosto novamente e pegou normalmente e como perto das 21h apenas a norauto estava aberta passei num instante por la para ver se tinham uma opinião diferente e o que retirei de lá foi o seguinte:
primeiro um atendimento muito a despachar não dando tempo para eu explicar muito bem a situação (perto de hora de fecho) mas como n paguei nada tb n me queixei.
Ligaram la um aparelhito tipo multímetro olharam e à partida tava tudo direito até que resolveu tirar o borne negativo da bateria e o carro foi abaixo.
Segundo eles, a causa tava encontrada. Precisa de alternador novo porque este não carrega e por curiosidade perguntei o preço normal e disseram cerca de 350euros. Como é óbvio agradeci e vim-me embora.
Agora a minha questão e explicação do meu dia a dia.
Tendo eu obtido os ditos valores significa que a bateria esta boa?
Relativo ao alternador ele pelo que me pareceu a cerca de 2000rpm carrega, abaixo é que não. É uma situação normal? Se não for normal qual poderá ser a causa/solução?
Eu como mudei de casa e fiquei mais perto do metro faço sensivelmente duas viagens por dia de 4km cada até ao metro para ir para o trabalho e como é dentro de cidade nunca ando a altas rotações. Poderá ser essa uma das causas de não carregar a bateria? Demasiada solicitação de energia e pouca carga? Ou efetivamente ele devia carregar independentemente das rotações?
Agradeço a vossa ajuda como sempre!
Um abraço
Venho aqui mais uma vez procurar através das vossas experiências uma possível solução para o meu caso que é o seguinte.
Tenho um seat ibiza 1.4tdi de 2003. No ultimo mês e meio ficou-me sem bateria da noite para o dia. Da primeira vez, dei-lhe um encosto de outro carro e la andou mais um mês e pouco até ontem. dessa primeira vez depois de levar um encosto peguei no meu multímetro muito básico e antigo e decidi fazer uns testes que vi por aqui.
Tensão aos terminais da bateria com carro desligado 12,5V (penso que a bateria está ok);
Tensão ao terminais da bateria com o carro a trabalhar sem acelerar cerca dos 12,5V;
Tensão com rotações a cerca de 2000rpm 14,3V.
Tirei as minhas conclusões e pensei que por algum motivo deve ter descarregado pois estava tudo a dar direitinho e nenhuma luz me acendeu no quadrante por isso la andei eu.
Ontem de manha ia pegar no carro e novamente mandou-me ir a pé para o trabalho. Lá lhe dei um encosto novamente e pegou normalmente e como perto das 21h apenas a norauto estava aberta passei num instante por la para ver se tinham uma opinião diferente e o que retirei de lá foi o seguinte:
primeiro um atendimento muito a despachar não dando tempo para eu explicar muito bem a situação (perto de hora de fecho) mas como n paguei nada tb n me queixei.
Ligaram la um aparelhito tipo multímetro olharam e à partida tava tudo direito até que resolveu tirar o borne negativo da bateria e o carro foi abaixo.
Segundo eles, a causa tava encontrada. Precisa de alternador novo porque este não carrega e por curiosidade perguntei o preço normal e disseram cerca de 350euros. Como é óbvio agradeci e vim-me embora.
Agora a minha questão e explicação do meu dia a dia.
Tendo eu obtido os ditos valores significa que a bateria esta boa?
Relativo ao alternador ele pelo que me pareceu a cerca de 2000rpm carrega, abaixo é que não. É uma situação normal? Se não for normal qual poderá ser a causa/solução?
Eu como mudei de casa e fiquei mais perto do metro faço sensivelmente duas viagens por dia de 4km cada até ao metro para ir para o trabalho e como é dentro de cidade nunca ando a altas rotações. Poderá ser essa uma das causas de não carregar a bateria? Demasiada solicitação de energia e pouca carga? Ou efetivamente ele devia carregar independentemente das rotações?
Agradeço a vossa ajuda como sempre!
Um abraço
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