Será do alternador?

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Título: Será do alternador?

  1. #1
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    Por Defeito Será do alternador?

    Bom dia!

    Venho aqui mais uma vez procurar através das vossas experiências uma possível solução para o meu caso que é o seguinte.

    Tenho um seat ibiza 1.4tdi de 2003. No ultimo mês e meio ficou-me sem bateria da noite para o dia. Da primeira vez, dei-lhe um encosto de outro carro e la andou mais um mês e pouco até ontem. dessa primeira vez depois de levar um encosto peguei no meu multímetro muito básico e antigo e decidi fazer uns testes que vi por aqui.
    Tensão aos terminais da bateria com carro desligado 12,5V (penso que a bateria está ok);
    Tensão ao terminais da bateria com o carro a trabalhar sem acelerar cerca dos 12,5V;
    Tensão com rotações a cerca de 2000rpm 14,3V.

    Tirei as minhas conclusões e pensei que por algum motivo deve ter descarregado pois estava tudo a dar direitinho e nenhuma luz me acendeu no quadrante por isso la andei eu.

    Ontem de manha ia pegar no carro e novamente mandou-me ir a pé para o trabalho. Lá lhe dei um encosto novamente e pegou normalmente e como perto das 21h apenas a norauto estava aberta passei num instante por la para ver se tinham uma opinião diferente e o que retirei de lá foi o seguinte:

    primeiro um atendimento muito a despachar não dando tempo para eu explicar muito bem a situação (perto de hora de fecho) mas como n paguei nada tb n me queixei.
    Ligaram la um aparelhito tipo multímetro olharam e à partida tava tudo direito até que resolveu tirar o borne negativo da bateria e o carro foi abaixo.
    Segundo eles, a causa tava encontrada. Precisa de alternador novo porque este não carrega e por curiosidade perguntei o preço normal e disseram cerca de 350euros. Como é óbvio agradeci e vim-me embora.

    Agora a minha questão e explicação do meu dia a dia.
    Tendo eu obtido os ditos valores significa que a bateria esta boa?
    Relativo ao alternador ele pelo que me pareceu a cerca de 2000rpm carrega, abaixo é que não. É uma situação normal? Se não for normal qual poderá ser a causa/solução?

    Eu como mudei de casa e fiquei mais perto do metro faço sensivelmente duas viagens por dia de 4km cada até ao metro para ir para o trabalho e como é dentro de cidade nunca ando a altas rotações. Poderá ser essa uma das causas de não carregar a bateria? Demasiada solicitação de energia e pouca carga? Ou efetivamente ele devia carregar independentemente das rotações?

    Agradeço a vossa ajuda como sempre!
    Um abraço


  2. #2
    Piloto de Testes joliveira33's Avatar
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    Por Defeito

    Por vezes nem sempre é facil distinguir uma bateria "avariada" dum alternador avariado.
    Mas pelo que descreves é bem provável ser o alternador, hoje devido à electronica nao sei bem se ainda é assim mas nos carros mais antigos quer a gasolina ou diesel depois de estarem a trabalhar podia-se desligar a bateria que eles continuam a trabalhar pois o alternador fazia o serviço.
    Como no teu caso o carro foi-se abaixo e os 14,5v já deviam ser medidos ao relantim eu apostaria no alternador.

  3. #3
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    Por Defeito

    é bem provavel sim que tenhas o alternador no galheiro, pois o procedimento que eles fizeram é o normal, e o carro foi a abaixo, não está a carregar a bateria devidamente, logo fazes um encosto aguenta-se durante x tempo e depois puff vai-se abaixo a bateria novamente...

    portanto o valor que te indicaram de reparação é a volta disso um altenador novo, recondicionado é capáz de ser um pouco mais em conta, mas não vai fugir muito em termos de valores a diferença é significativa...

  4. #4
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    Por Defeito

    O meu 1.9 TDI ao ralenti carrega a uns 14.2/14.3v.

    Não tens problemas com a direcção assistida?

    Se precisar de alternador, deixa-me dizer que ires meter um alternador novo é uma beca naquela. Mais vale reparares esse (reconstrução do alternador, onde basicamente leva algumas peças novas) que fica-te mais barato e fica bom.

    Eu tive um problema semelhante no meu Astra GTC e mandei reconstruir num senhor ali para os lados de São Domingos de Rana (li aqui no Fórum que havia ali um electricista porreiro). Ficou por 180€ ou 190€, levou o regulador de tensão, a ponte retificadora e os rolamentos novos, bem como a respectiva correia.

    O valor foi um bocado alto, pois sei de trabalhos semelhantes por 150€ ou menos, o problema é que tirar o alternador no 1.9 CDTI é um grande filme (tem de sair por baixo).

  5. #5
    Piloto de Testes singularidade's Avatar
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    Por Defeito

    No meu ponto de vista não me parece Sintomas suficientes para alternador avariado.

    segundo as suas declarações o alternador carrega a bateria normalmente a partir das 2000 então isso significa uma anomalia abaixo das 2000 você já viu se a Correia estas nas suas devidas condições ou algo parecido ou até mesmo a própria bateria? Ruídos estranhos nada?

    Normalmente quando o alternador avaria dá sintomas mais fortes mas não sou especialista na área.


  6. #6
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
    é bem provavel sim que tenhas o alternador no galheiro, pois o procedimento que eles fizeram é o normal, e o carro foi a abaixo, não está a carregar a bateria devidamente, logo fazes um encosto aguenta-se durante x tempo e depois puff vai-se abaixo a bateria novamente...

    portanto o valor que te indicaram de reparação é a volta disso um altenador novo, recondicionado é capáz de ser um pouco mais em conta, mas não vai fugir muito em termos de valores a diferença é significativa...
    E uma reparação não ficará mais em conta?

  7. #7
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por M101 Ver Post
    E uma reparação não ficará mais em conta?
    basicamente a reparação, fica mais em conta, mas tudo se resume ao preço que a empresa que faça a reparação do artenador, não é pelo trabalho do mecanico, muitas empresas que recondicionam alternadores levam tanto ou quase de orçamento proximos de um alternador novo a extrear, logo para fazer a festa barata tem que se ter conhecimentos e dar a volta a questão, e muitas vezes para ser mais em conta implica um periodo de espera mais longo e o carro encostado durante esse tempo...

    portanto se ele tiver alguem conhecido na area que saiba dar as voltas consegue fazer a festa barata recondicionando o actual, caso contrario tem de se sugeitar ao que há...

  8. #8
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    Por Defeito

    Relativamente à direção assistida a primeira vez q fiquei sem bateria ele ainda ligou mas sem tava sem direção. Como pensei q seria um erro qlq desliguei para voltar a tentar ligar e aí deixou de pegar...de resto NC tive mais nenhum problema. Quanto à correia ela é nova pois mudei recentemente a distribuição e tb essa correia..

    Agora a questão é se é normal neste carro ele não carregar ao ralenti.. Pois n liga nenhuma luz d bateria na consola..

    Agora o melhor será ir a um concessionário da bosch onde costumo ir ou a um electricista? Eu sou de Matosinhos por isso se conhecerem por aqui ou porto digam.

  9. #9
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    Por Defeito

    vai a um electricista já que é disso que se trata e nada melhor que um para te averiguar isso, a bosh vai-te fazer o mesmo que a nourauto...

  10. #10
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    Por Defeito

    É isso que terei de fazer..vou ver se encontro alguém que me aconselhe um senão sábado de manha irei a procura do que me calhar para me dizer o que ha a fazer nesta situação.

  11. #11
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    Por Defeito

    Bem só para dar conhecimento da situação, foi o regulador de tensão do alternador que as vezes lembrava-se de carregar e outras não.

    Está como novo após a troca do mesmo! serviço de 100 euros. Conclusão de visitas a 3 oficinas e preço de reparação desceu de 350 para 220 e finalmente 100Euros.

    As vezes vale a pena perder umas horas à procura de um tipo decente que consiga dizer algo mais do que "é preciso levar um novo".

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