Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Substituir quadrante... sem martelar km

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Substituir quadrante... sem martelar km

    Como há quem não leia até ao fim, começo pelo pormenor: a intenção não é martelar km, mas sim fazer as coisas direitinhas. Estive na pesquisa e não encontrei as respostas que procuro.


    A situação é a seguinte: tenho um fiat bravo com uma avaria no quadrante. No caso em particular é o indicador de temperatura de água. Não é o instrumento mais importante do mundo, mas de qualquer forma convém estar a funcionar. Devo conseguir arranjar um quadrante usado a bom preço, mas fica o problema dos km que ele regista.

    As minhas dúvidas são:
    1 - Se trocar o quadrante os kms ficam certos? Ou seja se estiverem p.ex. registados na centralina e o quadrante for apenas um mostrador então deviam ficar. Isso seria o ideal...
    2 - Caso não fiquem, como posso fazer para ajustar os km, em particular no caso do quadrante ter menos km que o actual do carro? A intenção é fazer a coisa bem para garantir que não há nenhum problema na próxima inspecção nem numa futura venda do carro. Não tenho qualquer interesse em baixar os kms reais do carro. E já agora também não tenho grande interesse em gastar muito dinheiro pelo que soluções económicas são bem vindas.
    3 - Tenho de facto de ter o quadrante a marcar os km certos ou há alguma forma de registar esta alteração no IMTT ou seja onde for para garantir que fica claro o que aconteceu?

    #2
    Só te posso dizer que relativamente a inspecções e IMTTs que não precisas de te preocupar nem fazer registos.

    Comentário


      #3
      para martelar km é fácil e toda a gente faz, agora nessa situação duvido que alguém te ajude

      Comentário


        #4
        É possivel (e fácil) fazer isso no multiecuscan. Atenção que o programa só permite acrescentar quilometros.

        Comentário


          #5
          O meu carro já teve de levar um quadrante novo, pois o carro deixou de pegar devido a um stress qualquer no imobilizador, o carro teve de seguir de reboque para a Seat porque não pegava de maneira nenhuma (não foi nas minhas mãos, mas sim nas do anterior dono), e ficou com os kms a bater certo.

          Aliás, na factura e no papel de obra, vem precisamente lá isso indicado.

          Claro que a brincadeira na marca ascendeu aos 400€.

          Comentário


            #6
            respostas a vermelho:

            As minhas dúvidas são:
            1 - Se trocar o quadrante os kms ficam certos? Ou seja se estiverem p.ex. registados na centralina e o quadrante for apenas um mostrador então deviam ficar. Isso seria o ideal...
            não se trocares de quadrante os km's que o quadrante tiver és os que ficam se forem superiores aos que tens, estás feito, se bem que ainda tens de ir marca para emparelhar o quadrante com a chave para que fique a funcionar...

            2 - Caso não fiquem, como posso fazer para ajustar os km, em particular no caso do quadrante ter menos km que o actual do carro? A intenção é fazer a coisa bem para garantir que não há nenhum problema na próxima inspecção nem numa futura venda do carro. Não tenho qualquer interesse em baixar os kms reais do carro. E já agora também não tenho grande interesse em gastar muito dinheiro pelo que soluções económicas são bem vindas.
            para fazeres as coisas como deve de ser , tens de comprar o quadrante, mandar a uma casa especializada para resetar o quandrate e rectificar, depois tens de ir a marca para o montar e acertar os km's e enparelhar com a chave de ognição snão nada funciona...

            3 - Tenho de facto de ter o quadrante a marcar os km certos ou há alguma forma de registar esta alteração no IMTT ou seja onde for para garantir que fica claro o que aconteceu?[/QUOTE]
            aqui não precisas de fazer nada, apenas o que referi nas alineas 1 e 2...

            portanto fazendo as contas não sei o que te ficará mais em conta comprar um usado e gastar mais n para o por como que avariou, ou comprar um novo. ou mesmo mandar reparar o actual(tambem pode ser equacionado, ficas é com o carro parado durante o tempo desse processo e provavelmente é a opção mais barata)

            Comentário


              #7
              Depende do carro. No caso do 206, troquei o quadrante e ficou com os km que o carro tinha. Já no Prius, levou um quadrante novo ao abrigo da garantia e ficou com os km a zero. A Toyota passou-me, na altura, uma declaração com os km que o carro tinha na altura da troca. Mas no caso do Prius, creio que os km ficaram a zero porque trocaram mais algumas peças para além do quadrante.

              Comentário


                #8
                Antes de mais, obrigados a todos pelas respostas.

                Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                Só te posso dizer que relativamente a inspecções e IMTTs que não precisas de te preocupar nem fazer registos.
                Não? Não será estranho ter a inspecção anterior com uns determinados km e depois ir lá e ter menos km?

                Originalmente Colocado por sadner Ver Post
                É possivel (e fácil) fazer isso no multiecuscan. Atenção que o programa só permite acrescentar quilometros.
                Obrigado. Vou investigar. Imagino que precise de alguma ficha OBD ou similar. E em relação ao que o touromelga diz abaixo, de ter de emparelhar com a chave? Fazes ideia?

                Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
                não se trocares de quadrante os km's que o quadrante tiver és os que ficam se forem superiores aos que tens, estás feito, se bem que ainda tens de ir marca para emparelhar o quadrante com a chave para que fique a funcionar...

                para fazeres as coisas como deve de ser , tens de comprar o quadrante, mandar a uma casa especializada para resetar o quandrate e rectificar, depois tens de ir a marca para o montar e acertar os km's e enparelhar com a chave de ognição snão nada funciona...

                portanto fazendo as contas não sei o que te ficará mais em conta comprar um usado e gastar mais n para o por como que avariou, ou comprar um novo. ou mesmo mandar reparar o actual(tambem pode ser equacionado, ficas é com o carro parado durante o tempo desse processo e provavelmente é a opção mais barata)
                O que estás a dizer é que preciso sempre de ir à marca emparelhar com a chave? Atenção que estamos a falar de um Bravo de 1999. Aplica-se na mesma?

                Um quadrante usado é relativamente barato e estou a tentar evitar custos já que obviamente o valor do carro não justifica gastar balúrdios. Só queria garantir que não tenho problemas na inspecção e também que não vou enganar ninguém numa revenda mais tarde, até porque o quadrante que encontrei até agora está com menos km que o meu actual. Não quero martelar nada indevidamente nem quero enganar ninguém. Além do mais a montagem do quadrante em si é facílima e até a fazia eu.

                Em relação à reparação, do que me disseram não é possível neste caso. Mas não sei o suficiente para validar se é assim ou não

                Comentário


                  #9
                  A leitura do quadrante na inspecção é meramente informativa.

                  Comentário


                    #10
                    Se a marca tiver aqueles softwares como existe para o grupo VAG e para a Opel (Vag-com e op-com) consegues alterar isso em menos de 1 minuto, quer seja para colocar mais, quer seja menos.

                    Comentário


                      #11
                      quer seja novo ou usado pedes a factura para mostrar assim como foi substituído. Até te digo mais, quando o comprares, provavelmente vão-te chamar a atenção a esse assunto e explicar o processo. Já é um problema corrente.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                        Se a marca tiver aqueles softwares como existe para o grupo VAG e para a Opel (Vag-com e op-com) consegues alterar isso em menos de 1 minuto, quer seja para colocar mais, quer seja menos.
                        Em relação à Opel, o Op-com a que tenho acesso não consegue alterar kms, mas, de facto, está lá a opção para tal.

                        Mesmo na Opel, já fiz esta conversa, de mudar o quadrante, e a resposta foi que não conseguem alterar os kms. Se tiver que levar um quadrante novo, fica com 0 kms.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ppais Ver Post

                          O que estás a dizer é que preciso sempre de ir à marca emparelhar com a chave? Atenção que estamos a falar de um Bravo de 1999. Aplica-se na mesma?

                          Um quadrante usado é relativamente barato e estou a tentar evitar custos já que obviamente o valor do carro não justifica gastar balúrdios. Só queria garantir que não tenho problemas na inspecção e também que não vou enganar ninguém numa revenda mais tarde, até porque o quadrante que encontrei até agora está com menos km que o meu actual. Não quero martelar nada indevidamente nem quero enganar ninguém. Além do mais a montagem do quadrante em si é facílima e até a fazia eu.

                          Em relação à reparação, do que me disseram não é possível neste caso. Mas não sei o suficiente para validar se é assim ou não
                          o quandrante não ter arranjo é treta, ter teem, snão não havia casas especializadas nisso a reparar e a vender usados para substituição, em todo o caso, se o quadrante que tens tem menos km's, então basta ires a marca e mandar trocar e acertar os km's com os correctos, pois eles teem o equipamento para tal e problema resolvido... e o ser de 99 isso não quer dizer nada, se já tens a chave chipada é a salvaguarda para o carro não ir a lado nenhum... mas conta em gastar na marca ai cerca de 100 aereos da operação...

                          não se consegue é tirar km's aos quadrantes apenas meter, não quer dizer que não exista meios alheios para o fazer, mas isso só com conhecimentos, a marca não faz isso...

                          portanto estás a vontade se tens um com menos km's é so ir a marca e resolver isso e estás safo...

                          quanto ao IPO isso dos km's tambem não é assim tão linear, dá chumbo se aquilo não bater com os km's do ano anterior ou seja ter km's a mais e não a menos...
                          Editado pela última vez por touromelga; 04 August 2015, 16:27.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                            Em relação à Opel, o Op-com a que tenho acesso não consegue alterar kms, mas, de facto, está lá a opção para tal.

                            Mesmo na Opel, já fiz esta conversa, de mudar o quadrante, e a resposta foi que não conseguem alterar os kms. Se tiver que levar um quadrante novo, fica com 0 kms.
                            Eu tenho opcom e dá para alterar os km's do quadrante, tem lá a opção e funciona se precisar.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                              Eu tenho opcom e dá para alterar os km's do quadrante, tem lá a opção e funciona se precisar.
                              mas de certeza que só consegues meter mais km's e não tirar, pois eu para o focus tambem tenho e o problema é o mesmo, para resolver quando se troca de quadrante(usado) teem de levar um chip novo zerado e depois actualizar os km's certos...

                              Comentário


                                #16
                                podes tentar trocar o indicador da temperatura de um quadrante para o outro.

                                Comentário


                                  #17
                                  Se conseguires software para ler esse FIAT tens de ter uma ficha especial... Uma ficha de 3 pinos. Esse ainda não era OBD.

                                  O melhor mesmo é falares com alguém de uma oficina da marca, mas tem de ser da marca mesmo, que te informe se o que queres fazer é possível e se o fazem.

                                  Comentário


                                    #18
                                    OK, agradeço a participação. Em relação à reparação do quadrante, mesmo que dê creio que sairá mais caro que um quadrante usado novo, do que consegui ver online. Em todo o caso eu olhei para o quadrante desmontado em si e não deve ser fácil de reparar de facto, em todo o caso admito que dê.

                                    Mas há várias coisas em que confesso que estou confuso... há aqui várias informações opostas


                                    Dúvida A: Posso ir à inspecção com kms menores que a anterior?
                                    Resposta do TommyTosser - sim nem me preocupo
                                    Resposta do Touromelga - dá chumbo se não bater --> Logo neste caso tenho de ir para a dúvida B
                                    Resposta do prteixeira - se tiver factura não há problema


                                    Dúvida B: Se meter um quadrante novo com kms a menos, o que tenho de fazer para ajustar os km (acrescentar, não é diminuir)?
                                    Resposta do sadner - posso usar o multiecuscan --> Pelo que vi dá de facto mas preciso de uma ligação OBD que ainda são uns 50€ e posso fazer asneira. Além do mais parece que tenho de fazer uma coisa chamada proxi sync para permitir que ele reconheça a peça nova sem dar erro
                                    Resposta do touromelga - tenho que rectificar os km e emparelhar (este último na marca) --> aqui está consistente com o que encontrei na net só que é capaz de dar para não fazer na marca. O que não corresponde é que na net apenas vi que dava uns erros no quadrante
                                    Resposta do Officer - dá para fazer o que eu quiser no software --> sinceramente aqui tudo o que li aponta para o contrário. A maioria dos softwares "legais" dá para acrescentar e não diminuir, o que para mim faz todo o sentido


                                    Enfim, se não desse raia na inspecção já me parecia bem. Às tantas vou é a um centro de inspecções perguntar

                                    Mais uma vez obrigado pelas ajudas

                                    Comentário


                                      #19
                                      Por algum motivo me deram na Toyota uma declaração oficial dos km do carro quando meteram o novo a "zeros". Mas não sei se tem impacto na IPO, pois o carro nem um ano tinha, na altura em que aconteceu.

                                      Olha, googlei 'IPO quadrante' e tive isto: http://www.audipt.com/f79/mudan%E7-p...uest%E3-61381/

                                      Portanto, não deves ter problemas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        eu já vi por duas vezes dois carros chumbados por causa dos km's que os quadrantes apresentavam não baterem certo com a folha do ano anterior, logo isto não é tão linear como estão a pintar, é considerado nivel 2 logo, teem de lá voltar com a coisa corrigida, pode haver locais que fechem os olhos, mas nos centros aqui para os meus lados é uma treta pegam por tudo e mais alguma coisa...

                                        Comentário


                                          #21
                                          É claro que o carro não chumba por ter menos km na IPO seguinte, senão não faltavam aí carros chumbados ou em inspecções "B"...

                                          Existe um registo dos km de todas as IPO feitas a qualquer viatura, disponibilizadas pelo IMTT a qualquer pessoa (que se identifique) onde constam os km de cada uma das IPO feitas em PT, e onde se apanham por vezes as "inconsistências" de km, seja porque foi martelado propositadamente, ou porque pode realmente ter havido um problema no quadrante que obrigou à sua substituição.

                                          Num caso destes, eu não teria problema em recorrer aos serviços (que já vi nos sites de classificados do costume) para fazer o que anunciam como "acerto de km".
                                          Embora acredite que muitos desses serviços têm um objectivo da burla, numa situação destas (em que pretendia colocar os km exactos do carro) não teria qualquer problema, pois não estava objectivamente a fazer nada de errado.

                                          Quanto ao VAG-COM, as coisas não são assim tão lineares, pois até a versão do cabo influencia se conseguimos sequer ver os km reais na centralina.
                                          "Todas" as versões do VAG-COM permitem aceder (visualizar) um dos locais onde os km estão registados, mas não a todos.

                                          Quanto à alteração em si, não sei sequer se o VAG-COM o permite. Tenho ideia de ter lido que isso exige outro tipo de ferramentas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
                                            eu já vi por duas vezes dois carros chumbados por causa dos km's que os quadrantes apresentavam não baterem certo com a folha do ano anterior, logo isto não é tão linear como estão a pintar, é considerado nivel 2 logo, teem de lá voltar com a coisa corrigida, pode haver locais que fechem os olhos, mas nos centros aqui para os meus lados é uma treta pegam por tudo e mais alguma coisa...
                                            Não se trata de fechar os olhos.
                                            Mal um carro faz uma IPO, fica registado no sistema informático do IMTT com toda essa informação, que inclui os dados do inspector que a fez.

                                            Admitindo que fosse indispensável uma declaração para o justificar, quem é que tinha autoridade para a fornecer?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                              Não se trata de fechar os olhos.
                                              Mal um carro faz uma IPO, fica registado no sistema informático do IMTT com toda essa informação, que inclui os dados do inspector que a fez.

                                              Admitindo que fosse indispensável uma declaração para o justificar, quem é que tinha autoridade para a fornecer?
                                              eu sei que está tudo informatizado e informação cruzada, mas se tens o carro com 100k km's e apareces no ano seguinte com ela a marcar 30k km's, é chumbado, dês as desculpas que quiseres há inspectores que não deixam passar nada, o carro quando se apresenta ao ipo tem de ir na conformindade, os km's do quadrate não são exepção, se eu não tivesse presenciado por duas vezes essa situação, ainda era naquela, mas vi e tiveram de ir resolver o assunto e voltar lá para reinspecção, já para não falar das trombas que ditos levavam quando foram embora de folha vermelha...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
                                                eu sei que está tudo informatizado e informação cruzada, mas se tens o carro com 100k km's e apareces no ano seguinte com ela a marcar 30k km's, é chumbado, dês as desculpas que quiseres há inspectores que não deixam passar nada, o carro quando se apresenta ao ipo tem de ir na conformindade, os km's do quadrate não são exepção, se eu não tivesse presenciado por duas vezes essa situação, ainda era naquela, mas vi e tiveram de ir resolver o assunto e voltar lá para reinspecção, já para não falar das trombas que ditos levavam quando foram embora de folha vermelha...
                                                Isso parece-me pouco consistente, e se analisarmos por partes:

                                                - Se "tu" chegares a uma IPO sem uma única luz traseira a funcionar, o inspector pode deixar passar consoante a "motivação" que tiver. É algo de que não existe propriamente um registo, até ao momento em que o inspector assinale a anomalia no sistema (e consequentemente na folha de IPO). O mesmo se passa para um esguicho de limpa-vidros que não funciona e outros itens similares.

                                                - Depois tens aquelas que são verificadas com recurso a máquinas, e já exigem alguma habilidade para as contornar. O teste da travagem, gases ou amortecedores são alguns desses exemplos, e no limite de carros com problemas muito graves, para os fazer passar pode ser necessário utilizar outro carro que esteja em condições. Imagina que um carro entra lá e só trava na roda direita frontal, e pensa como seria possível fazer a máquina dar uma leitura equilibrada.

                                                - Por último, tens a anotação da quilometragem do carro, que não é uma informação facultativa! Volto a repetir que qualquer pessoa pode aceder ao histórico de IPO de qualquer carro, e saber a sua quilometragem exacta em qualquer uma delas. Cada vez que um carro aparece numa IPO com menos km do que na IPO anterior, isso fica registado em sistema e não há volta a dar. E o código do inspector também, o que significa que se isso fosse uma ilegalidade, esses inspectores eram automaticamente identificados e "apanhados" no sistema.

                                                Como já foi aqui mencionado, se um carro ultrapassar o máximo de km que podem ser registados (agarremos no caso concreto dos antigos que chegavam aos 99.999 km e voltavam a zeros), tu podes ter 100% de certeza que o carro tem 230.000 km e dizeres isso ao inspector, mas ele vai colocar na folha de IPO aquilo que está a ver, ou seja, 30.000 km.
                                                No sistema informático pode constar 99.900 km na IPO anterior, mas nunca vais ver registado 130.000 km na IPO seguinte, pois o "1" não está lá.

                                                Os quadrantes digitais falham, muitas vezes até em LCD's ou outros itens que nem têm a ver directamente com os km, e é óbvio que num carro já com uns anos, ninguém vai por um quadrante novo na marca pago a peso de ouro só para ter algum tipo de declaração a atestar o motivo da troca.
                                                E mesmo com uma declaração, continuamos a ter o cenário anterior: se é novo e ficou com "0 km", o inspector não vai andar a fazer contas aos km que o carro marca agora acrescidos dos que marcava antes.
                                                O que manda é o que está lá marcado!

                                                Por um lado, isto pode facilitar a aldrabice de km, mas novamente repito que essa informação pode ser acedida por quem quiser (e pagar).

                                                Nota que eu não estou a duvidar que esses carros que viste tenham chumbado, mas um inspector não pode pura e simplesmente "deixar passar" algo que tem de registar informaticamente, pelo que deverá existir certamente uma regulamentação quu não permita que seja "à vontade do freguês" (sendo o inspector o "freguês").

                                                Mas também te posso acrescentar um dado curioso: o inspector de um centro só tem acesso aos km anteriores se a IPO anterior tiver sido feita naquele centro ou se disser na folha da IPO anterior (sem a qual se faz uma nova inspecção na mesma).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                                  Eu tenho opcom e dá para alterar os km's do quadrante, tem lá a opção e funciona se precisar.
                                                  Experimentaste tirar kms?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Na IPO podes estar à vontade. Se te perguntarem alguma coisa, dizes a verdade.

                                                    Quanto ao acrescentar kms, não faço ideia se dá.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                      Experimentaste tirar kms?
                                                      Não fiz o teste pois aquilo fica registado que fizeste a alteração e não quero problemas no futuro, mas eles apareciam lá tal e qual e é possivel alterar para o número pretendido.

                                                      Alias, se procurares por opcom e km no youtube julgo que está lá um video com um gajo a alterar km's (para menos)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Troquei o quadrante do meu carro há dias e segundo o responsável sobre a troca do mesmo na oficina os km mantiveram-se porque estão "guardados no carro".

                                                        Tudo o resto, "viagem", média de consumo, média de velocidade, etc etc, fez um reset.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por CarlosAndrade Ver Post
                                                          Troquei o quadrante do meu carro há dias e segundo o responsável sobre a troca do mesmo na oficina os km mantiveram-se porque estão "guardados no carro".
                                                          Qual o teu carro?

                                                          Tudo o que li sobre o caso específico do Fiat mostra o contrário... Os kms estão de facto registados na ECU mas isso por si só não os faz aparecer no quadrante que tem um registo independente.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Assim sendo das duas uma, ou o funcionário da oficina explicou mal e de facto os km não aparecem por si só ou então há casos diferentes.

                                                            O meu carro é um Volvo S60 de 2001.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X