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BMW 520D - E60 - 177cv - 2008 - Turbilhão de avarias - DBC Failure

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    BMW 520D - E60 - 177cv - 2008 - Turbilhão de avarias - DBC Failure

    Olá a todos.
    Decidi colocar este tópico pois espero que possa ajudar alguém que venha a passar pelo mesmo problema que eu.
    Ora bem, comprei recentemente um BMW 520D de 2008, carro nacional e com cerca de 70.000kms. Sempre assistido na marca.
    Tudo normal, até que de um momento para o outro, o carro em plena 2ª circular desliga-se e aparece-me um ecrã com vários erros. DBC FAILURE salta à vista.

    image[2].jpeg

    image.jpeg

    image[1].jpeg

    Encosto o carro à berma com os quatro piscas, tento ligá-lo sem sucesso à primeira, mas felizmente à segunda tentativa o carro lá arranca e posso seguir viagem. Continuo com os erros no ecrã e com o sinal de ABS e Controle de estabilidade a amarelo no quadrante mas de resto tudo normal. Não se sente falta de potência, absolutamente nada de anormal com o andamento do carro. Encosto na bomba mais próxima, retiro a chave, abro e fecho as portas e tento novamente dar o arranque. Pega sem qualquer problema e sem qualquer erro no ecrã. Passado cerca de 10 kms, lá faz tudo do início, vai abaixo e todos os erros, e a somar ainda aparece o da FUEL PUMP FAULT em grande.

    image[3].jpeg

    Decido ir a uma oficina para ver o que se está a passar. Aqui é que começa o filme propriamente dito.

    Ligam o computador ao carro e este está cheio de erros memorizados, de todos os tipos, parecia que era Natal, havia de tudo, desde bomba de combustível, a sensores de rodas, ABS, motor, sevotronic....tudo mesmo. Conclusão da primeira oficina : ABS - módulo central.
    Descontente, decidi ir a outra, no caminho o carro desliga-se novamente, mas isso já achava normal.

    Ligam novamente o carro à máquina de diagnóstico, mesmos erros claro, mas agora o problema já seria o EKT - bomba de pressão de combustível. Achei que também podia ser uma hipótese pois o carro desligava-se em andamento....

    Mesmo assim ainda fui a outra oficina no mesmo dia pois esta seria especialista em BMW e electrónica. O homem quase que me garantiu que seria um sensor de roda que estaria a fazer mal a leitura da rotação dos pneus e que até um dos pneus estava mais gasto que o outro do mesmo eixo e aconselhou mudar os pneus e calibrar e de seguida voltar lá para apagar os erros.
    Nesta altura decido ir à BMW mesmo, na Expo, levantam-me o carro e verificam que efectivamente um dos pneus de trás estava mais gasto que o outro e aconselham-me o mesmo, trocar primeiro os pneus e depois é que se poderia fazer alguma coisa.

    Achei possível e fui trocar os pneus do eixo traseiro e calibrar as quatro jantes. Volto à oficina, apaga-me os erros e passado menos de 5kms novamente o mesmo problema..

    Passo a noite toda a ler fóruns estrangeiros e percebo que é um problema que afectou alguns E60 um pouco pelo mundo todo. E ninguém dá com o problema à primeira. Mesmo em concessionários oficiais, substituem diversas peças sem conseguirem resolver o problema de uma vez.
    Encontro uma potencial "solução" que estaria com a troca de um relé azul. Eu que nada entendo de mecânica ou electrónica, parecia-me que poderia ser por aí. De manhã, novamente recomendado, regresso à saga das oficinas, explico o problema e refiro a história do relé ao "especialista". Só faltou chamar-me nomes por dizer que o problema poderia ser de um relé. "MAS VOCÊ SABE O QUE É UM RELÉ???" "SABE COMO FUNCIONA UM RELÉ?" "ISSO É IMPOSSÍVEL". Anda lá de volta do carro e diz-me que o problema é obrigatoriamente do módulo da bomba de combustível, uma peça que custa à volta de 170€ e que o problema fica resolvido. Não havia a tal peça e era preciso encomendar e apenas por isso decidi ir à BMW encomendar o tal relé azul que custa €13,70 (que não existia em stock em PT e apenas estaria disponível no dia seguinte).

    Entretanto falo com mais alguns especialistas em BMW e ninguém sabe que erro é este nem que solução pode ter. Parece um mistério absoluto. Felizmente recomendam-me um Sr Nicolau que tem oficina no TOJAL (TOJALCAR). Ligo-lhe e disponibiliza-se para me ajudar e diz para lá passar com o carro.
    Novamente ligado à máquina e com os erros todos ainda lá presentes.

    image[4].jpeg


    Resolvemos ir dar uma volta no carro com o computador ligado para ver o que acontece. Tal como sempre, desliga-se em andamento e perde conexão com o computador. Parece que existe uma perda de alimentação com todo o sistema. Toma nota de todos os erros que deu para ver um a um.
    Diz-me que deve ter um módulo avariado ou algum fio danificado. Falo-lhe novamente na história do relé. Embora desconfiado, admite que possa ser esse o problema mas que ia verificar os erros. Erros todos sem nenhuma ligação entre eles, vamos ver o relé agora.
    O relé, para facilitar fica na parte dianteira do lado do passageiro por baixo do filtro de habitáculo, lá desmontamos aquilo tudo e chegamos ao famoso relé azul.

    image[5].jpeg

    Carro ligado, computador ligado, retiramos o relé e lá aparecem exactamente os mesmo erros novamente! Abrimos o relé e efectivamente este aparenta estar oxidado e até ligeiramente queimado.
    Vou buscar o novo relé que entretanto chegou, colocamos no sítio, apagamos os erros e até à data, 1200kms feitos sem qualquer problema.

    image[6].jpeg

    É este o famoso relé - REFERÊNCIA 6136-6915 327 - BMW BLUE RELAY.

    Entre oficinas e conversas e computadores, passou-se uma semana, 10 oficinas, telefonemas para não sei quantos especialistas, cerca de 350kms, e o problema era apenas um RELÉ!

    Tenho mesmo de agradecer ao Sr. Nicolau por ter tido pelo menos a paciência para ter tentado um método não convencional e ao menos ter testado a questão do relé e não ter chutado para canto como me fizeram noutras oficinas. Senão com certeza que ainda andava para aí às voltas e com a cabeça em água!

    Portanto, se alguém tiver os mesmo sintomas, passe na BMW e encomende o relé 6136-6915 327 e por mais descabido que pareça, peça para o substituirem em qualquer oficina. Não devem cobrar mais de 20€ de mão de obra e com apenas 35€ devem ficar com o problema resolvido.

    Espero que este longo testamento sirva para ajudar alguém.

    Um abraço.

    #2
    Muito bom relato!
    Obrigado pela partilha.
    Apesar de não ter BMW poderá ser útil para ajudar alguém no futuro.

    Comentário


      #3
      Bom tópico.

      Tenho realmente pena que (alguns) mecânicos nas oficinas da marca não tenham conhecimento destes problemas... a Marca deveria insistir mais na formação.

      Ou se calhar os verdadeiros mecânicos deixaram de o ser... hoje em dia a filosofia é só trocar peças (e garantir o lucro da marca) e seguir um manual. Verificar efectivamente qual é o problema, e pensar na carteira do cliente, fica para segundo plano

      Comentário


        #4
        no final disto tudo, o carro só teria os tais 70 mil (nem 10 mil por ano)?

        Comentário


          #5
          Tinha pois, era de uma avozinha

          BTW, bom relato

          Comentário


            #6
            Delmiro, se pudesses não seria má ideia passares na oficina onde foste gozado por causa do relé e dizeres que era mesmo do relé... nem que fosse por uma questão de ele ficar informado, porque a ideia de hoje em dia é que eles nem sabem para é que servem as peças. Limitam-se a mudar tudo até acertarem.

            Comentário


              #7
              O carro estava nos Açores e conheço o dono. Assistido na BMW e sim, tem 64.000kms reais.
              Já pensei passar nas oficinas, mas já me chegou as vezes todas que lá fui, pode ser que venham aqui parar entretanto ;)

              Comentário


                #8
                O do meu pai foi vendido com cerca de 70 mil kms


                Cump.

                Comentário


                  #9
                  É um carro mal empregado para as ilhas...algumas até têm muito poucos km de vias em condições para tirar pleno partido de um carro desses.
                  Boa partilha.

                  Comentário


                    #10
                    Bom post, poderá dar jeito a muita gente.

                    De notar apenas que:
                    Originalmente Colocado por SuperDelmiro Ver Post
                    Entre oficinas e conversas e computadores, passou-se uma semana, 10 oficinas, telefonemas para não sei quantos especialistas, cerca de 350kms, e o problema era apenas um RELÉ!
                    Isto é normalíssimo. A parte difícil de problemas eléctricos é sempre o diagnóstico. Ás vezes a avaria pode ser um fio de 10 cêntimos, o problema é dar com ele...

                    Comentário


                      #11
                      Obrigado pela partilha. Certamente será útil a alguém, visto que haver muita gente com essa motorização. Ainda bem que conseguiste "dar com o gato" e resolver (até agora assim parece... noc noc noc) o problema

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                        Bom post, poderá dar jeito a muita gente.

                        De notar apenas que:

                        Isto é normalíssimo. A parte difícil de problemas eléctricos é sempre o diagnóstico. Ás vezes a avaria pode ser um fio de 10 cêntimos, o problema é dar com ele...
                        Errado, a parte difícil dos problemas eléctricos, é a intermitência nos mesmos. Quando o problema é continuo, como é o caso, deveria ser fácil descobrir. Isto, para quem percebe da poda.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                          Bom post, poderá dar jeito a muita gente.

                          De notar apenas que:

                          Isto é normalíssimo. A parte difícil de problemas eléctricos é sempre o diagnóstico. Ás vezes a avaria pode ser um fio de 10 cêntimos, o problema é dar com ele...
                          Exactamente!

                          E a maior parte dos técnicos tem uma ideia da electricidade/electrónica ao nível da feitiçaria - funciona e "ninguém" (eles, pelo menos) sabe porquê.

                          Vai daí é trocar até acertar.

                          Felizmente deste com alguém que decidiu usar dois dedos de testa. É que tantos erros sem relação aparente uns com os outros tinha que vir de uma origem "estúpida".

                          Curiosamente, os relés são peças bastante fiáveis, mas esse parece estar sub-dimensionado para dar problemas recorrentes em tantas unidades.

                          Comentário


                            #14
                            Tenho um BMW e pela minha experiencia antes de ir a uma oficina vou sempre a forum procurar se dizem algo sobre o problema que estou a ter. Felizmente não tive muitos.

                            Comentário


                              #15
                              então tinha cerca de 70 e agora 64 mil? se for nos açores ainda acredito, mesmo assim 10 mil por ano é muito kms para uma ilha dessas...

                              Comentário


                                #16
                                Bom relato e bem haja pela partilha.

                                Comentário


                                  #17
                                  Obrigado pela partilha, certamente irá ser útil no futuro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                    então tinha cerca de 70 e agora 64 mil? se for nos açores ainda acredito, mesmo assim 10 mil por ano é muito kms para uma ilha dessas...
                                    Lá por as pessoas viverem numa ilha sabes que também andam de caro. E para já nem sabes em que ilha estava o carro, porque se estivesse em Sao Miguel ou na Terceira, facilmente faz 10 000 km por ano, mas numa ilha mais pequena já não é tão fácil.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Isto é serviço público.

                                      Muito bom post!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Muito bom post e de certeza que vai ajudar muita malta que tenha sintomas iguais !

                                        Cada vez mais a soluçao de problemas passa pelos foruns ! Basta ir aos foruns e com problemas identicos e resolve-se a situaçao ... nas oficinas só falta dizerem que é necessario mudar o motor

                                        Comentário


                                          #21
                                          Óptimo tópico e muito esclarecedor.
                                          Parabéns SuperDelmiro pela tua partilha que poderá vir ajudar alguns dos donos de BMW e60 (tal como eu sou) e deixar alerta donos de outros carros de marcas diferentes, pois hoje em dia os carros estão cada vez mais carregados de electrónica.

                                          Ainda bem que não te deixas-te levar por certos mecânicos tal como relataste lá em cima

                                          Comentário


                                            #22
                                            Kudos para o utilizador SuperDelmiro e para o TojalCar!

                                            Se a malta não toma cuidado um dia em vez de um fusível queimado para ser trocado... dizem logo que o carro tem que ir para a sucata pois está condenado! QUe não vale a reparação e tal

                                            Comentário


                                              #23
                                              Saiu post duplicado! Peço desculpa!

                                              Já agora, a Tyco penso que é irlandesa, mas grande parte dos seus produtos são RPC, pois...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Excelente atitude do OP.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                  Saiu post duplicado! Peço desculpa!

                                                  Já agora, a Tyco penso que é irlandesa, mas grande parte dos seus produtos são RPC, pois...
                                                  Americana, e tem fábricas em todo o mundo... Portugal incluído! (Évora).

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    True. Calhou ter este problema no relé que alimenta o ABS para surgir ideias como:
                                                    - Bomba de ABS avariada
                                                    - Sensor de ABS na roda avariado
                                                    - Pastilhas gastas

                                                    E afinal era o relé vermelho do ABS. Era um 318iS

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Muito bom, post.

                                                      São tópicos destes que fazem falta.

                                                      Faz-me lembrar um senhor ingles que conheço (ele vive actualmente em Portugal, mas antes esteve a viver em França onde tem vive a filha) ele o ano passado foi la comprar uma carrinha por 5.000€ (de marca francesa não me lembro qual) o antigo dono tinha gasto 2.500€ a reparar o motor, pois o carro ia a baixo sem explicação nenhuma, até injectores novos tinha levado, o homem comprou a carrinha mesmo assim, andou a procura na net e afinal o problema era um cabo que passava muito perto do motor e ao aquecer desligava o carro por segurança, por 160€ comprou cabo novo e trocou-o, nunca mais teve problemas com a carrinha.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        motor n47.........está tudo dito

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não acho assim tão difícil, mesmo pessoas competentes, andarem a bater com a cabeça e fazerem diagnósticos errados em muitos casos.
                                                          O que me parece incorrecto, é eu ter um cliente que me diz que tem informação que pode ser x, e eu em vez de lhe dizer, "eu não acho que seja isso, mas se o senhor quer e paga eu experimento!", embirro, e digo que não faço nada disso.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                            Bom post, poderá dar jeito a muita gente.

                                                            De notar apenas que:

                                                            Isto é normalíssimo. A parte difícil de problemas eléctricos é sempre o diagnóstico. Ás vezes a avaria pode ser um fio de 10 cêntimos, o problema é dar com ele...
                                                            O problema não é esse, porque como disseste e bem, é sabido que o dificil é encontrar o que causa a a varia, qual o componente.

                                                            O problema é que algumas oficinas tratam parecem não estar interessadas em resolver a situação.

                                                            Claro que após visitar 50 oficinas, vamos à 51ª e dizemos tudo o que já foi feito nas outras 50 e então a 51ª tenta outra solução que pode resultar, mas se não fosse , teria de andar " à pesca ".

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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