Olá a todos.
Decidi colocar este tópico pois espero que possa ajudar alguém que venha a passar pelo mesmo problema que eu.
Ora bem, comprei recentemente um BMW 520D de 2008, carro nacional e com cerca de 70.000kms. Sempre assistido na marca.
Tudo normal, até que de um momento para o outro, o carro em plena 2ª circular desliga-se e aparece-me um ecrã com vários erros. DBC FAILURE salta à vista.
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Encosto o carro à berma com os quatro piscas, tento ligá-lo sem sucesso à primeira, mas felizmente à segunda tentativa o carro lá arranca e posso seguir viagem. Continuo com os erros no ecrã e com o sinal de ABS e Controle de estabilidade a amarelo no quadrante mas de resto tudo normal. Não se sente falta de potência, absolutamente nada de anormal com o andamento do carro. Encosto na bomba mais próxima, retiro a chave, abro e fecho as portas e tento novamente dar o arranque. Pega sem qualquer problema e sem qualquer erro no ecrã. Passado cerca de 10 kms, lá faz tudo do início, vai abaixo e todos os erros, e a somar ainda aparece o da FUEL PUMP FAULT em grande.
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Decido ir a uma oficina para ver o que se está a passar. Aqui é que começa o filme propriamente dito.
Ligam o computador ao carro e este está cheio de erros memorizados, de todos os tipos, parecia que era Natal, havia de tudo, desde bomba de combustível, a sensores de rodas, ABS, motor, sevotronic....tudo mesmo. Conclusão da primeira oficina : ABS - módulo central.
Descontente, decidi ir a outra, no caminho o carro desliga-se novamente, mas isso já achava normal.
Ligam novamente o carro à máquina de diagnóstico, mesmos erros claro, mas agora o problema já seria o EKT - bomba de pressão de combustível. Achei que também podia ser uma hipótese pois o carro desligava-se em andamento....
Mesmo assim ainda fui a outra oficina no mesmo dia pois esta seria especialista em BMW e electrónica. O homem quase que me garantiu que seria um sensor de roda que estaria a fazer mal a leitura da rotação dos pneus e que até um dos pneus estava mais gasto que o outro do mesmo eixo e aconselhou mudar os pneus e calibrar e de seguida voltar lá para apagar os erros.
Nesta altura decido ir à BMW mesmo, na Expo, levantam-me o carro e verificam que efectivamente um dos pneus de trás estava mais gasto que o outro e aconselham-me o mesmo, trocar primeiro os pneus e depois é que se poderia fazer alguma coisa.
Achei possível e fui trocar os pneus do eixo traseiro e calibrar as quatro jantes. Volto à oficina, apaga-me os erros e passado menos de 5kms novamente o mesmo problema..
Passo a noite toda a ler fóruns estrangeiros e percebo que é um problema que afectou alguns E60 um pouco pelo mundo todo. E ninguém dá com o problema à primeira. Mesmo em concessionários oficiais, substituem diversas peças sem conseguirem resolver o problema de uma vez.
Encontro uma potencial "solução" que estaria com a troca de um relé azul. Eu que nada entendo de mecânica ou electrónica, parecia-me que poderia ser por aí. De manhã, novamente recomendado, regresso à saga das oficinas, explico o problema e refiro a história do relé ao "especialista". Só faltou chamar-me nomes por dizer que o problema poderia ser de um relé. "MAS VOCÊ SABE O QUE É UM RELÉ???" "SABE COMO FUNCIONA UM RELÉ?" "ISSO É IMPOSSÍVEL". Anda lá de volta do carro e diz-me que o problema é obrigatoriamente do módulo da bomba de combustível, uma peça que custa à volta de 170€ e que o problema fica resolvido. Não havia a tal peça e era preciso encomendar e apenas por isso decidi ir à BMW encomendar o tal relé azul que custa €13,70 (que não existia em stock em PT e apenas estaria disponível no dia seguinte).
Entretanto falo com mais alguns especialistas em BMW e ninguém sabe que erro é este nem que solução pode ter. Parece um mistério absoluto. Felizmente recomendam-me um Sr Nicolau que tem oficina no TOJAL (TOJALCAR). Ligo-lhe e disponibiliza-se para me ajudar e diz para lá passar com o carro.
Novamente ligado à máquina e com os erros todos ainda lá presentes.
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Resolvemos ir dar uma volta no carro com o computador ligado para ver o que acontece. Tal como sempre, desliga-se em andamento e perde conexão com o computador. Parece que existe uma perda de alimentação com todo o sistema. Toma nota de todos os erros que deu para ver um a um.
Diz-me que deve ter um módulo avariado ou algum fio danificado. Falo-lhe novamente na história do relé. Embora desconfiado, admite que possa ser esse o problema mas que ia verificar os erros. Erros todos sem nenhuma ligação entre eles, vamos ver o relé agora.
O relé, para facilitar fica na parte dianteira do lado do passageiro por baixo do filtro de habitáculo, lá desmontamos aquilo tudo e chegamos ao famoso relé azul.
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Carro ligado, computador ligado, retiramos o relé e lá aparecem exactamente os mesmo erros novamente! Abrimos o relé e efectivamente este aparenta estar oxidado e até ligeiramente queimado.
Vou buscar o novo relé que entretanto chegou, colocamos no sítio, apagamos os erros e até à data, 1200kms feitos sem qualquer problema.
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É este o famoso relé - REFERÊNCIA 6136-6915 327 - BMW BLUE RELAY.
Entre oficinas e conversas e computadores, passou-se uma semana, 10 oficinas, telefonemas para não sei quantos especialistas, cerca de 350kms, e o problema era apenas um RELÉ!
Tenho mesmo de agradecer ao Sr. Nicolau por ter tido pelo menos a paciência para ter tentado um método não convencional e ao menos ter testado a questão do relé e não ter chutado para canto como me fizeram noutras oficinas. Senão com certeza que ainda andava para aí às voltas e com a cabeça em água!
Portanto, se alguém tiver os mesmo sintomas, passe na BMW e encomende o relé 6136-6915 327 e por mais descabido que pareça, peça para o substituirem em qualquer oficina. Não devem cobrar mais de 20€ de mão de obra e com apenas 35€ devem ficar com o problema resolvido.
Espero que este longo testamento sirva para ajudar alguém.
Um abraço.
Decidi colocar este tópico pois espero que possa ajudar alguém que venha a passar pelo mesmo problema que eu.
Ora bem, comprei recentemente um BMW 520D de 2008, carro nacional e com cerca de 70.000kms. Sempre assistido na marca.
Tudo normal, até que de um momento para o outro, o carro em plena 2ª circular desliga-se e aparece-me um ecrã com vários erros. DBC FAILURE salta à vista.
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Encosto o carro à berma com os quatro piscas, tento ligá-lo sem sucesso à primeira, mas felizmente à segunda tentativa o carro lá arranca e posso seguir viagem. Continuo com os erros no ecrã e com o sinal de ABS e Controle de estabilidade a amarelo no quadrante mas de resto tudo normal. Não se sente falta de potência, absolutamente nada de anormal com o andamento do carro. Encosto na bomba mais próxima, retiro a chave, abro e fecho as portas e tento novamente dar o arranque. Pega sem qualquer problema e sem qualquer erro no ecrã. Passado cerca de 10 kms, lá faz tudo do início, vai abaixo e todos os erros, e a somar ainda aparece o da FUEL PUMP FAULT em grande.
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Decido ir a uma oficina para ver o que se está a passar. Aqui é que começa o filme propriamente dito.
Ligam o computador ao carro e este está cheio de erros memorizados, de todos os tipos, parecia que era Natal, havia de tudo, desde bomba de combustível, a sensores de rodas, ABS, motor, sevotronic....tudo mesmo. Conclusão da primeira oficina : ABS - módulo central.
Descontente, decidi ir a outra, no caminho o carro desliga-se novamente, mas isso já achava normal.
Ligam novamente o carro à máquina de diagnóstico, mesmos erros claro, mas agora o problema já seria o EKT - bomba de pressão de combustível. Achei que também podia ser uma hipótese pois o carro desligava-se em andamento....
Mesmo assim ainda fui a outra oficina no mesmo dia pois esta seria especialista em BMW e electrónica. O homem quase que me garantiu que seria um sensor de roda que estaria a fazer mal a leitura da rotação dos pneus e que até um dos pneus estava mais gasto que o outro do mesmo eixo e aconselhou mudar os pneus e calibrar e de seguida voltar lá para apagar os erros.
Nesta altura decido ir à BMW mesmo, na Expo, levantam-me o carro e verificam que efectivamente um dos pneus de trás estava mais gasto que o outro e aconselham-me o mesmo, trocar primeiro os pneus e depois é que se poderia fazer alguma coisa.
Achei possível e fui trocar os pneus do eixo traseiro e calibrar as quatro jantes. Volto à oficina, apaga-me os erros e passado menos de 5kms novamente o mesmo problema..
Passo a noite toda a ler fóruns estrangeiros e percebo que é um problema que afectou alguns E60 um pouco pelo mundo todo. E ninguém dá com o problema à primeira. Mesmo em concessionários oficiais, substituem diversas peças sem conseguirem resolver o problema de uma vez.
Encontro uma potencial "solução" que estaria com a troca de um relé azul. Eu que nada entendo de mecânica ou electrónica, parecia-me que poderia ser por aí. De manhã, novamente recomendado, regresso à saga das oficinas, explico o problema e refiro a história do relé ao "especialista". Só faltou chamar-me nomes por dizer que o problema poderia ser de um relé. "MAS VOCÊ SABE O QUE É UM RELÉ???" "SABE COMO FUNCIONA UM RELÉ?" "ISSO É IMPOSSÍVEL". Anda lá de volta do carro e diz-me que o problema é obrigatoriamente do módulo da bomba de combustível, uma peça que custa à volta de 170€ e que o problema fica resolvido. Não havia a tal peça e era preciso encomendar e apenas por isso decidi ir à BMW encomendar o tal relé azul que custa €13,70 (que não existia em stock em PT e apenas estaria disponível no dia seguinte).
Entretanto falo com mais alguns especialistas em BMW e ninguém sabe que erro é este nem que solução pode ter. Parece um mistério absoluto. Felizmente recomendam-me um Sr Nicolau que tem oficina no TOJAL (TOJALCAR). Ligo-lhe e disponibiliza-se para me ajudar e diz para lá passar com o carro.
Novamente ligado à máquina e com os erros todos ainda lá presentes.
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Resolvemos ir dar uma volta no carro com o computador ligado para ver o que acontece. Tal como sempre, desliga-se em andamento e perde conexão com o computador. Parece que existe uma perda de alimentação com todo o sistema. Toma nota de todos os erros que deu para ver um a um.
Diz-me que deve ter um módulo avariado ou algum fio danificado. Falo-lhe novamente na história do relé. Embora desconfiado, admite que possa ser esse o problema mas que ia verificar os erros. Erros todos sem nenhuma ligação entre eles, vamos ver o relé agora.
O relé, para facilitar fica na parte dianteira do lado do passageiro por baixo do filtro de habitáculo, lá desmontamos aquilo tudo e chegamos ao famoso relé azul.
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Carro ligado, computador ligado, retiramos o relé e lá aparecem exactamente os mesmo erros novamente! Abrimos o relé e efectivamente este aparenta estar oxidado e até ligeiramente queimado.
Vou buscar o novo relé que entretanto chegou, colocamos no sítio, apagamos os erros e até à data, 1200kms feitos sem qualquer problema.
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É este o famoso relé - REFERÊNCIA 6136-6915 327 - BMW BLUE RELAY.
Entre oficinas e conversas e computadores, passou-se uma semana, 10 oficinas, telefonemas para não sei quantos especialistas, cerca de 350kms, e o problema era apenas um RELÉ!
Tenho mesmo de agradecer ao Sr. Nicolau por ter tido pelo menos a paciência para ter tentado um método não convencional e ao menos ter testado a questão do relé e não ter chutado para canto como me fizeram noutras oficinas. Senão com certeza que ainda andava para aí às voltas e com a cabeça em água!
Portanto, se alguém tiver os mesmo sintomas, passe na BMW e encomende o relé 6136-6915 327 e por mais descabido que pareça, peça para o substituirem em qualquer oficina. Não devem cobrar mais de 20€ de mão de obra e com apenas 35€ devem ficar com o problema resolvido.
Espero que este longo testamento sirva para ajudar alguém.
Um abraço.
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