Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidente! Como proceder agora?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Acidente! Como proceder agora?

    Boas tardes,
    Na madrugada de Sábado tive um acidente, em que o outro condutor entrou em despiste e veio colidir contra mim e bem para dentro da minha faixa de rodagem.
    Chamada a polícia, eles fizeram lá o croki com as medidas que andaram a tirar, preenchi a papelada deles onde tive de descrever o acidente por minhas palavras, mas foi só isto.
    Só fiquei com o contacto do pai da condutora do outro veículo, com o número da apólice do outro seguro e com o nome da companhia de seguros, pois ela foi para o hospital. Não foi preenchida folha de DAAA nenhuma, nem a polícia sequer falou disso.
    Já liguei à minha companhia de seguros, que me informou que posso enviar uma folha de DAAA devidamente preenchida por mim e apenas assinada por mim, que eles depois vão à polícia e resolvem por eles quem é o culpado. Ou posso entrar em contacto com o outro interveniente e preencher tudo em que ele assuma a culpa, e se ele não aceitar?
    Mas aqui há um problema julgo eu, o carro está em meu nome, e o seguro está em nome do meu pai. Mas tendo em conta que a culpa não foi minha, isto não tem influência directa com a minha companhia, ou estarei a pensar mal?

    #2
    Nem sabia que era possível ter o carro num nome e o seguro noutro...
    O teu pai não tem um mediador com quem possas falar?

    Comentário


      #3
      Foi tudo tratado pela seguros continente, e eles disseram-me isso que referi.
      O problema é preencher a DAAA, nunca fiz, e aquilo tem truques que me podem lixar automaticamente.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por PePa Ver Post
        Nem sabia que era possível ter o carro num nome e o seguro noutro...
        O teu pai não tem um mediador com quem possas falar?
        é possivel. Imagina tu que nao podes ter nada em teu nome por motivos financeiros, não podes ter um carro emprestado e fazer um seguro em teu nome?

        o seguro, segura o carro e o condutor, não o dono do carro.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Inferi Ver Post
          Foi tudo tratado pela seguros continente, e eles disseram-me isso que referi.
          O problema é preencher a DAAA, nunca fiz, e aquilo tem truques que me podem lixar automaticamente.
          Não tem truques nenhuns amigo. é simples de preencher, o que não souberes, não preenches. Tens o auto da policia, que será mais do que suficiente.

          Comentário


            #6
            Eu não fiquei com documento nenhum da polícia. Eles disseram que o croki era apenas assinado por quem o fez, não podia ser assinado por ninguém, para o levantar teria de ir ao posto e pagar 58€. Agora a minha questão é: dado que a resolução irá muito provavelmente ser a mesma, pois ela é que veio para cima de mim, será melhor eu agilizar o processo e enviar uma DAAA devidamente preenchida mas apenas assinada por mim, como que a reclamar os danos causados ao veículo (informação dada pela seguradora) ou esperar que o outro lado se lembre de responder às mensagens e aos telefonemas para preencher a declaração amigável e assinar por dois.
            Eu sinceramente não conheço ninguém, mas se até logo à noite não tiver qualquer tipo de resposta, amanhã entro em contacto com a seguradora dele e dou entrada eu do processo.

            Comentário


              #7
              Não tens de preencher nenhuma declaração amigavel. O carro como é que está? Foi levado para alguma oficina? Agora vai um avaliador, do seguro dela, ver os danos no teu carro. E depois é só esperar.

              Comentário


                #8
                - Dado que houve feridos, não pode ser aberto processo IDS, portanto esquece a DAAA preenchida e assinada por ambos.

                - Preenche os teus elementos, os do outro veiculo (os que tiveres, pode ser apenas a matricula) na parte frontal, e no verso (participação) preenche a descrição do acidente e outros elementos.

                - Depois, entrega-a na tua seguradora e essencialmente na seguradora do outro veiculo. Tens que reclamar á seguradora do outro interveniente, isto se queres dar andamento ao processo (o outro interveniente pode demorar a participar).

                - Que truques é que tem uma DAAA? Qual é o stress de descrever um acidente? "circulava no sentido X - Y da Rua W, dentro da minha mão de trânsito, quando o veiculo T, que circulava em sentido contrário, entrou em despiste, invadiu a minha mão de trânsito e embateu no meu veiculo...ponto."

                - A certidão da Participação Policial - Auto de Ocorrência custa 56€ e, mesmo que te peçam, não a vás levantar. As seguradoras que o façam até porque, havendo feridos, só lhes custa (neste caso) 9€.
                Editado pela última vez por Vanquish; 10 August 2015, 14:32.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Inferi Ver Post
                  Eu não fiquei com documento nenhum da polícia. Eles disseram que o croki era apenas assinado por quem o fez, não podia ser assinado por ninguém, para o levantar teria de ir ao posto e pagar 58€. Agora a minha questão é: dado que a resolução irá muito provavelmente ser a mesma, pois ela é que veio para cima de mim, será melhor eu agilizar o processo e enviar uma DAAA devidamente preenchida mas apenas assinada por mim, como que a reclamar os danos causados ao veículo (informação dada pela seguradora) ou esperar que o outro lado se lembre de responder às mensagens e aos telefonemas para preencher a declaração amigável e assinar por dois.
                  Eu sinceramente não conheço ninguém, mas se até logo à noite não tiver qualquer tipo de resposta, amanhã entro em contacto com a seguradora dele e dou entrada eu do processo.
                  Faz em primeiro lugar a reclamação à companhia de seguros, informando precisamente que não preenchido a DAAA por causa do outro condutor ter sido hospitalizado.

                  Depois tenta entrar em contacto com a condutora do outro veículo.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por fabiomarques Ver Post
                    é possivel. Imagina tu que nao podes ter nada em teu nome por motivos financeiros, não podes ter um carro emprestado e fazer um seguro em teu nome?

                    o seguro, segura o carro e o condutor, não o dono do carro.
                    Um mediador já me disse que tal não era possível, podia estar enganado.
                    Por outro lado não faz sentido segurares um bem que não é teu.


                    Quanto ao acidente, que eu saiba quando há feridos (mesmo ligeiros) tem que haver sempre participação da polícia.
                    E sim para levantar paga-se, não sei se o custo pode ser pago pelo seguro caso não se tenha culpa.
                    E a declaração amigável não é válida, serve só para explicares à tua companhia o que se passou, o processo depois corre de outra forma (regra geral mais demorada)

                    Quando dizes que ela foi "ter acima de ti" podes ser mais específico? Estava numa estrada aberta? Cruzamento?

                    Comentário


                      #11
                      O ideal era preencheres uma DAAA com o outro condutor, ele enviar para a sua companhia a comunicar sinistro com responsabilidade e tu fazeres a reclamação na companhia dele. Poupava-se o tempo da seguradora enviar uma carta para ele a pedir elementos que corroborem a tua reclamação.

                      Podes igualmente preencher tu uma DAAA isoladamente e ir levantar o auto de ocorrência e fazer a reclamação a partir daí (ou fazer logo e enviar o auto posteriormente).

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                        Um mediador já me disse que tal não era possível, podia estar enganado.
                        Por outro lado não faz sentido segurares um bem que não é teu.


                        Quanto ao acidente, que eu saiba quando há feridos (mesmo ligeiros) tem que haver sempre participação da polícia.
                        E sim para levantar paga-se, não sei se o custo pode ser pago pelo seguro caso não se tenha culpa.
                        E a declaração amigável não é válida, serve só para explicares à tua companhia o que se passou, o processo depois corre de outra forma (regra geral mais demorada)

                        Quando dizes que ela foi "ter acima de ti" podes ser mais específico? Estava numa estrada aberta? Cruzamento?


                        Como referido, o seguro é para o bem em si, não tendo que ser necessariamente o titular/proprietário do bem...

                        No entanto, certas companhias tentam afastar esta hipótese...

                        Daí não admirar, que tenhas tido um mediador a indicar-te tal.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                          Como referido, o seguro é para o bem em si, não tendo que ser necessariamente o titular/proprietário do bem...

                          No entanto, certas companhias tentam afastar esta hipótese...

                          Daí não admirar, que tenhas tido um mediador a indicar-te tal.
                          exatamente, na altura o meu mediador também veio com essa história, o carro esta em meu nome e o seguro no nome do meu pai, e aquilo que fiz foi muito simples, enviei um email ao ISP, eles responderam, eu imprimi e levei ao mediador para ele dar seguimento ao processo com a simulação que já me tinha feito, e ainda lhe disse que quando não sei procuro saber

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                            Quando dizes que ela foi "ter acima de ti" podes ser mais específico? Estava numa estrada aberta? Cruzamento?
                            Foi numa estrada aberta.

                            Pois tenho de pagar 58€ para levantar a porra do croki meu deus.
                            Não faço ideia, ela ia nem ia em excesso de velocidade. A estrada por si só já não é boa, tem um alcatrão nojento, e foi às duas da manhã, estava aquela humidade no chão, como era zona de pinhal/eucaliptal pior.
                            https://www.google.pt/maps/@40.27250...7i13312!8i6656
                            Foi exactamente aqui. Ela entrou em despiste mesmo no final da curva. Não se se assustou e guinou, ou se vinha fora de mão e quando se apercebeu guinou e despistou-se, ou se foi distração.
                            Sei que vi as luzes ao longe, e quando ela se aproximou, disse em jeito de brincadeira para a minha namorada "chega para lá gordo de *****" e do nada ouço o estrondo. Na altura nem me apercebi que ela vinha de lado, aquilo não tem iluminação e é totalmente escuro, mas agora juntado as peças todas ela já devia vir atravessada desde lá atrás. Ela diz que não percebeu o que aconteceu. Mas quando fui embora, reparei numa poça de algo que me parecia gasóleo mesmo antes da curva que deve ter influenciado o despiste de certezinha.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Inferi Ver Post
                              Foi numa estrada aberta.

                              Pois tenho de pagar 58€ para levantar a porra do croki meu deus.
                              Já te disse mais atrás que não, mas se queres ir buscar e pagar, força!

                              Comentário


                                #16
                                Pago é nada. O polícia na altura disse-me que tinha de pagar 58€ para o poder levantar, mas disse-me para eu não ir porque as seguradoras fazem isso, ou pelo menos deviam fazer.

                                Comentário


                                  #17
                                  Está aqui alguns problemas, não vai ser fácil resolver, salvo se o outro segurado participar de imediato á seguradora.

                                  Um dos problemas e embora que ninguém aqui o mencionasse é que o caro está em seu nome e o seguro em nome do pai. Qual o condutor habitual do carro foi mencionado na apólice?

                                  A outra parte que eu já o tinha feito para ter o caso resolvido mais rápido, era ir a Policia levantar a certidão de acidente e entregar na seguradora da outra parte.

                                  As seguradoras vão ficar off até que alguém faça pressão com despesas, etc.,

                                  Mas um outro problema vai ser a seguradora (?) já em causa essa do Continente (não existe seguradora Continente), é apenas uma parceria de uma corretora e os seguros automóvel e moto e são garantidos pela "Via Directa" da "Ok" Teleseguros

                                  Se o(a) causador(a) participar a sua seguradora, será essa a ter que assumir, conforme relatório da Policia, mas existem feridos já é um problema.

                                  Espero que tudo se resolva a bem, sem a necessidade de um Advogado!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por vitor307 Ver Post
                                    Está aqui alguns problemas, não vai ser fácil resolver, salvo se o outro segurado participar de imediato á seguradora.

                                    Um dos problemas e embora que ninguém aqui o mencionasse é que o caro está em seu nome e o seguro em nome do pai. Qual o condutor habitual do carro foi mencionado na apólice?

                                    A outra parte que eu já o tinha feito para ter o caso resolvido mais rápido, era ir a Policia levantar a certidão de acidente e entregar na seguradora da outra parte.

                                    As seguradoras vão ficar off até que alguém faça pressão com despesas, etc.,

                                    Mas um outro problema vai ser a seguradora (?) já em causa essa do Continente (não existe seguradora Continente), é apenas uma parceria de uma corretora e os seguros automóvel e moto e são garantidos pela "Via Directa" da "Ok" Teleseguros

                                    Se o(a) causador(a) participar a sua seguradora, será essa a ter que assumir, conforme relatório da Policia, mas existem feridos já é um problema.

                                    Espero que tudo se resolva a bem, sem a necessidade de um Advogado!
                                    Já tivemos acidentes em que o condutor habitual da apólice e o condutor do acidente eram diferentes e nunca houve problemas.
                                    O condutor habitual não é igual a condutor único.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por vitor307 Ver Post
                                      Está aqui alguns problemas, não vai ser fácil resolver, salvo se o outro segurado participar de imediato á seguradora.
                                      Mesmo que o outro interveniente participe de imediato á seguradora, não quer dizer que seja fácil de resolver.

                                      Originalmente Colocado por vitor307 Ver Post
                                      Um dos problemas e embora que ninguém aqui o mencionasse é que o caro está em seu nome e o seguro em nome do pai. Qual o condutor habitual do carro foi mencionado na apólice?
                                      É um facto, mas que pode ter influência apenas para a próprio seguradora, não tendo a seguradora do outro interveniente nada a ver com isso.

                                      Originalmente Colocado por vitor307 Ver Post
                                      A outra parte que eu já o tinha feito para ter o caso resolvido mais rápido, era ir a Policia levantar a certidão de acidente e entregar na seguradora da outra parte.
                                      A entrega do auto não altera os prazos legais para a tomada de posição da seguradora pelo que se o user quiser mandar 56€ á rua, força.

                                      Até porque a seguradora em causa não tem problemas em pagar autos.

                                      Não quer dizer que tal não venha a ser necessário para, por exemplo, contestar eventual posição discordante da seguradora.

                                      Originalmente Colocado por vitor307 Ver Post
                                      As seguradoras vão ficar off até que alguém faça pressão com despesas, etc.,
                                      Ou não, ou não...

                                      Originalmente Colocado por vitor307 Ver Post
                                      Mas um outro problema vai ser a seguradora (?) já em causa essa do Continente (não existe seguradora Continente), é apenas uma parceria de uma corretora e os seguros automóvel e moto e são garantidos pela "Via Directa" da "Ok" Teleseguros
                                      Sim, a Seguros Continente é apenas uma marca própria da corretora da SONAE, sendo os seguros garantidos pela Via Directa. E qual é o problema disso? Qual é o problema do processo ser gerido na mesma plataforma de sinistros da Via Directa - Fidelidade?
                                      Originalmente Colocado por vitor307 Ver Post
                                      Se o(a) causador(a) participar a sua seguradora, será essa a ter que assumir, conforme relatório da Policia, mas existem feridos já é um problema.
                                      O facto de haver feridos não facilita nem dificulta, apenas estende o prazo de resolução, ainda assim limitado por Lei.

                                      Já o facto de assumir ou não, vai da análise feita ás circunstâncias do acidente.

                                      Aqui sim, o user pode ter um problema pois as circunstâncias do acidente e o local onde ocorreu não facilitam (ver DB do user).

                                      A menos que a outra interveniente assuma claramente que foi ela a sair da sua mão de trânsito, as coisas podem não ser tão evidentes.

                                      Originalmente Colocado por vitor307 Ver Post
                                      Espero que tudo se resolva a bem, sem a necessidade de um Advogado!
                                      Não assustem as pessoas, até parece que todos os acidentes se resolvem com recurso a Advogados.
                                      Editado pela última vez por Vanquish; 11 August 2015, 00:14.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                        Já tivemos acidentes em que o condutor habitual da apólice e o condutor do acidente eram diferentes e nunca houve problemas.
                                        O condutor habitual não é igual a condutor único.
                                        Claro que não, qualquer pessoa pode conduzir o veiculo.

                                        O eventual problema só se pode colocar para a seguradora própria quando, em caso de culpa, se prova que o condutor habitual (quase exclusivo) é diferente do consciente e deliberadamente indicado aquando da contratação do seguro, e que o risco real teórico é superior àquele que esteve na base do calculo do prémio.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                          Já tivemos acidentes em que o condutor habitual da apólice e o condutor do acidente eram diferentes e nunca houve problemas.
                                          O condutor habitual não é igual a condutor único.
                                          Sem qualquer duvida, uma firma com viaturas de serviço não vai declarar condutor habitual.

                                          Mas todos sabemos que em acidentes de viação deste género, e se a possível causadora do acidente não o participar e se declarar culpada, essas seguradoras vão buscar as "letrinhas" todas para manter o processo em off, "aguardar mais pormenores"

                                          Eu já assisti a cada caso em acidentes de viação, nem queiram saber!

                                          Sem falar naqueles com vitimas mortais, que as seguradoras tudo fazem para aguentar até oito ou nove anos, (10 prescreve) sem que o Tribunal nada possa fazer para chegar ao dia "D" Julgamento que não existam faltas justificadas e possa haver sentença!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                            Mesmo que o outro interveniente participe de imediato á seguradora, não quer dizer que seja fácil de resolver.
                                            É um facto, mas que pode ter influência apenas para a próprio seguradora, não tendo a seguradora do outro interveniente nada a ver com isso.
                                            Não assustem as pessoas, até parece que todos os acidentes se resolvem com recurso a Advogados.
                                            Vanquish, não quero assustar as pessoas com Advogados ou afins, mas atendendo ao sinistro em si, fica complicado para o user, não só pelo traçado da via (exibido no google mapa) basta a outra parte não assumir a culpa, (ou que assuma) mesmo assim os averiguador vão para o terreno medir a faixa rodagem, não existirem testemunhas oculares, se houver danos elevados vai ser um problema, essa é a minha opinião perante o relatado pelo user e a exibição do GM.

                                            Nestes casos nunca fui muito, "aguarde que tudo se resolve a bem" basta olharmos para o nosso vizinho, amigos ou inclusivé para nós se já tivemos o azar de passar por estes casos. Felizmente não tenho tido muito problemas (viação há 30 anos três pancadinhas na secretária...) mas outros na empresas já tive e graves e se não avançasse com Advogados recebia uns cêntimos de uns milhares de €€€.

                                            Por isso é que mantenho mediadores de renome, viaturas sejam que valor for, sempre com danos próprios e todas as cláusulas lidas ao pormenor e explicadas ponto por ponto!

                                            Vanquish, desculpe-me deste acórdão mas é apenas uma explicação da minha opinião pessoal, nada mais e tudo se resolva pelo melhor a a contento do user.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Preenche uma Declaração Amigável , assina e entrega na Companhia de Seguros da tua viatura. Este procedimento fará «andar o processo».
                                              Creio que, na DA há um local onde tens que assinalar se a Polícia foi chamada a intervir. Obviamente que colocas «Sim» e depois a tua companhia trata do resto.
                                              Atenção aos prazos...creio que são 10 dias.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Pelo que me informei, preencho o DAAA, mas como houve feridos aquilo não vai valer de nada para a decisão final, só vai fazer com que as seguradoras se mexam. Depois elas devem ir a GNR e ajuízam. Embora ela se vá assumir como culpada.
                                                @vitor307 as medidas foram tiradas e anotadas pela polícia. Recordo-me que da borda da faixa dela até ao local de embate iam 6.5m e do local de embate até à outra ponta da borda da estrada iam 3.5m, ou seja ela entrou 1.5 metros para dentro da minha faixa de rodagem. Mais claro só filmando o acidente do 0

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Inferi Ver Post
                                                  Pelo que me informei, preencho o DAAA, mas como houve feridos aquilo não vai valer de nada para a decisão final, só vai fazer com que as seguradoras se mexam. Depois elas devem ir a GNR e ajuízam. Embora ela se vá assumir como culpada.
                                                  @vitor307 as medidas foram tiradas e anotadas pela polícia. Recordo-me que da borda da faixa dela até ao local de embate iam 6.5m e do local de embate até à outra ponta da borda da estrada iam 3.5m, ou seja ela entrou 1.5 metros para dentro da minha faixa de rodagem. Mais claro só filmando o acidente do 0


                                                  Isso cabe depois às seguradoras ajuizar...

                                                  Não interessa para nada, um dos intervenientes indicar que assume a responsabilidade.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Supostamente assumindo-se como culpada está a garantir que a causa do acidente foi ela, logo a seguradora dela é que terá de se chegar à frente. Agora, se isso é válido ou não aos olhos da lei já não sei. Mas se não for para que raio serve afinal a DAAA?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Inferi Ver Post
                                                      Supostamente assumindo-se como culpada está a garantir que a causa do acidente foi ela, logo a seguradora dela é que terá de se chegar à frente. Agora, se isso é válido ou não aos olhos da lei já não sei. Mas se não for para que raio serve afinal a DAAA?


                                                      A assunção de culpabilidade, de nada vale perante as seguradoras...

                                                      A DA serve para dar início/conhecimento do processo e para a seguradores ajuizarem perante os factos "carreados" na mesma. Cabendo depois às ditas, de averiguarem "de per si" e entre si, para chegarem a uma conclusão.
                                                      Editado pela última vez por nto; 11 August 2015, 09:29. Razão: Correcção ortográfica

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Inferi Ver Post
                                                        Pelo que me informei, preencho o DAAA, mas como houve feridos aquilo não vai valer de nada para a decisão final, só vai fazer com que as seguradoras se mexam. Depois elas devem ir a GNR e ajuízam. Embora ela se vá assumir como culpada.
                                                        @vitor307 as medidas foram tiradas e anotadas pela polícia. Recordo-me que da borda da faixa dela até ao local de embate iam 6.5m e do local de embate até à outra ponta da borda da estrada iam 3.5m, ou seja ela entrou 1.5 metros para dentro da minha faixa de rodagem. Mais claro só filmando o acidente do 0

                                                        Já agora, ao entregares a DA entrega também um orçamento dos na tua viatura. Sempre ajuda a agilizar o processo.
                                                        Sabes qual o montante dos danos na tua viatura?
                                                        Já fui vítima de alguns acidentes e, infelizmente nem sempre os «culpados» mantêm as sua versão do acidente....

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                                          Já agora, ao entregares a DA entrega também um orçamento dos na tua viatura. Sempre ajuda a agilizar o processo.
                                                          Sabes qual o montante dos danos na tua viatura?
                                                          Já fui vítima de alguns acidentes e, infelizmente nem sempre os «culpados» mantêm as sua versão do acidente....
                                                          Por isso é que sempre que tenha um acidente, a policia vai lá fazer o seu trabalho.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                            Claro que não, qualquer pessoa pode conduzir o veiculo.

                                                            O eventual problema só se pode colocar para a seguradora própria quando, em caso de culpa, se prova que o condutor habitual (quase exclusivo) é diferente do consciente e deliberadamente indicado aquando da contratação do seguro, e que o risco real teórico é superior àquele que esteve na base do calculo do prémio.
                                                            E não é assim tão fácil de provar quanto isso...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X