Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mudança de pneus e benefício no IRS

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mudança de pneus e benefício no IRS

    Peço desculpa se a questão já foi respondida, mas não encontrei nada na pesquisa pelo que “das 3… uma”:

    1.º Não foi ainda colocada;

    2.º A pesquisa é mesmo fraquinha (também assumo que não fui ler o tópico sobre o e-fatura que é enorme) e não dá para operadores booleanos;

    3.º O erro foi meu ao pesquisar, mas vamos ao que interessa:

    Recentemente mandei colocar 4 pneus novos na carripana e fazer o alinhamento da direção. Como bom cidadão/contribuinte que sou, pedi fatura com o respetivo NIF. Aparte o ser um bom cidadão, o facto é que foram mais de 400 euros e nesse valor há cerca de 80 euros de IVA sendo que, ao abrigado da legislação atual, posso ir buscar um benefício que pode ir até 15% desse valor, ou seja, até uma dúzia de euros!

    Algum tempo depois fui ao Portal dos Vampiros (leia-se Finanças) e no E-Fatura verifiquei que tinha sido classificado pelo prestador de serviço como “Outros” e não como “Manutenção e Reparação Automóvel” e não me deixa alterar para a rúbrica correta, impedindo-me de aceder ao benefício.

    De acordo com a informação disponível no portal está claro que é manutenção e reparação automóvel. Passo a citar a respetiva FAQ:

    10-0038 No setor de manutenção e reparação de automóveis está incluído o serviço de mudança de pneus?

    Sim, os bens incorporados no serviço de manutenção e reparação fazem parte do serviço, pelo que, neste caso, tanto o valor da mudança de pneus, como o valor dos próprios pneus conferem direito ao benefício fiscal.
    Contudo, se os pneus forem adquiridos separadamente do serviço, o valor suportado na aquisição não confere direito ao benefício.


    Este último parágrafo não tem aplicação ao meu caso porque foram adquiridos e montados na mesma casa, tal como o alinhamento.

    Ontem fui à empresa onde foi feito o serviço, falei com o responsável que me informou que a classificação de atividades económicas (CAE) deles diz respeito a “Outros” uma vez que o seu trabalho é essencialmente ao nível do retalho, embora façam também montagem e alinhamento!

    Sinceramente não fiquei satisfeito com a resposta. Será que vale a pena queixar-me junto da autoridade tributária ou é pura perda de tempo? Já aconteceu isto com mais alguém? Sei que não é nenhuma fortuna, mas e se forem milhares de pessoas como eu? De quem é a responsabilidade? Da empresa por não ter o CAE adequado? Das Finanças por não fiscalizar? Minha por não ter colocado a questão previamente?

    PS - tive alguma dificuldade na seção onde colocar o tópico, mas no final pensei que era esta a mais adequada. Se não for, peço que mudem!

    #2
    é pá podes meter isso para despesas, mas realidade é que o nosso belo Governo não se perde, para receberes algum reembolso tinhas de ter despesas avultadas anualmente, por isso é que de certeza não encontras-te nada sobre o assunto propriamente dito ou relacionado com area automóvel... e quem diz nestas areas noutras igualmente...

    qualquer dia não há reembolsos para niguem...

    Comentário


      #3
      Estranho... eu até quando mando lavar o carro naquelas empresas de lavagem manual que existem nas grandes superfícies e peço fatura vem como “Manutenção e Reparação Automóvel”.

      Comentário


        #4
        É normal, o CAE dessa empresa não corresponde a manutenção de veiculos.

        Isso é possivel quando é uma oficina e que o trabalho principal é a mecânica. Se for outra coisa como dizes ser, qualquer coisa de retalho, é o chamado "já fostes"

        Comentário


          #5
          Eu diria que tens motivo para uma reclamação, mas não sei se há mecanismos para o efeito, tendo em conta a situação.

          Comentário


            #6
            Pode tentar através do e-balcão. Foi assim que fiz quando não dava para meter como despesa de saúde a compra de óculos+lentes graduadas. Depois lá alteraram as coisas.

            Comentário


              #7
              Deves reclamar via e-balcão, pode não dar em nada mas é a ferramenta que tens ao teu dispor para estes casos. Aconteceu com a creche do meu filho, inicialmente não estava a surgir como despesa de educação, mas depois as faturas foram atualizadas.

              Comentário


                #8
                Aconteceu-me o mesmo na "Manuel G.S.P. Coutinho - Oficina de Reparações Mecânicas, LDA na compra de 2 pneus Firestone surgiram em outros na e-fatura. No ano anterior tinha comprado lá uns Continental e surgiram como reparação e manutenção de automóveis. Resultado à minha custa não ganha nem mais um cêntimo pois não reparo lá o carro até porque é uma oficina e não um retalhista. Farto de aldrabões estou eu! Este ano comprei uns Mabor na Roady e surgiram como despesa de reparação e manutenção de automóveis!

                Comentário


                  #9
                  Envia um email para as finanças, expõe a questão. Penso que o enquadramento da factura pode ser alterado via manual por eles.

                  Comentário


                    #10
                    Que trabalheira, a mim também me aconteceu o mesmo, deixei andar.

                    Agora quando peço orçamento pergunto também qual é o CAE da empresa

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por DMartins Ver Post
                      Aconteceu-me o mesmo na "Manuel G.S.P. Coutinho - Oficina de Reparações Mecânicas, LDA na compra de 2 pneus Firestone surgiram em outros na e-fatura. No ano anterior tinha comprado lá uns Continental e surgiram como reparação e manutenção de automóveis. Resultado à minha custa não ganha nem mais um cêntimo pois não reparo lá o carro até porque é uma oficina e não um retalhista. Farto de aldrabões estou eu! Este ano comprei uns Mabor na Roady e surgiram como despesa de reparação e manutenção de automóveis!
                      Grandes aldrabões esses gajos dessa oficina!!

                      eu ia lá e reclamava. E ainda ameaçava os gerentes e todo o pessoal e ainda punha no youtube para eles não se armarem em espertos!!

                      Realmente...a oficina tem o CAE devido, o problema que tu tiveste é completamente externo à oficina, ao seu funcionamento, à sua gerência e a toda a sua estrutura, e não ganharam nem 1 cêntimo por te aldrabarem dessa maneira!!!! Deviam todos ser queimados vivos para aprenderem!!!

                      Já o governo criou um sistema estupido, carissimo de criar, instalar e manter, tudo com dinheirinho dos teus impostos, e arranjou forma automática de não te devolver o dinheiro que até tens direito. São uns santos!!!

                      Cego é quem não quer ver.

                      Comentário


                        #12
                        Já me aconteceu também com a Retrocal. Informei o balcão e-fatura que me pediu as facturas e me atribuíu o benefício correspondente.

                        Comentário


                          #13
                          Essa empresa deve mudar o CAE para reparação de automóveis.


                          Aconteceu algum tempo atrás na oficina onde meto os pneus. Como tinha alguns CAE da anterior legislação, agora nesta ficou até há pouco tempo atrás o CAE de venda de peças e acessórios. Ora, as faturas entravam para os outros.

                          Teve algumas reclamações e o dono referiu que tinha falado com o contabilista para mudar o CAE.

                          E agora já está em reparação de automóveis.

                          Comentário


                            #14
                            Obrigado a todos pelas respostas. Já expus a situação à E-Fatura e agora estou a aguardar pela resposta. Logo que tenha novidades, digo.

                            Comentário


                              #15
                              Só agora vi este tópico e é muito pertinente.

                              Isto que aconteceu ao Petrus tem acontecido a muita gente e em muitos outras situações. A mais caricata que me aconteceu foi uma consulta médica ter ido parar à secção generalista. É algo estranho um médico ter um cae/cirs diferente da sua actividade, mas pode acontecer. Tem é de ter cuidado ao facturar.

                              Lembro-me perfeitamente de ter ouvido a entrevista ao Secretário de Estado quando existiu esta "reforma" do IRS e as indicações são claras, é enviar um mail no contacto específico do E-Factura e eles tratam de averiguar se existe alguma inconformidade no registo da empresa. Existe um prazo máximo para regularizar estas facturas (não sei qual), por isso convém estar atento.

                              Pessoalmente enquanto ENI tenho dois CIRS e sempre perguntei aos clientes se têm preferência na facturação. Isto sendo serviços praticamente equivalentes, claro.

                              Comentário


                                #16
                                Já tenho a resposta da Autoridade Tributária. Falta agora passar pela casa onde foi feito o serviço:

                                A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) agradece o seu contacto.

                                Se a entidade emitente da fatura lhe vendeu os pneus sem montagem, então essa fatura deverá ser considerada como despesas gerais familiares, conforme art. 78º-B do Código do IRS. Se essa mesma entidade lhe fez a substituição de pneus velhos por novos, então estamos perante uma situação de manutenção de veículos, enquadrada no art. 78º-F, n.º 1, alínea a), devendo o prestador do serviço adicionar o código de actividade respectivo ao seu cadastro, para que possa usufruir desse benefício. Se assim foi e no caso de não conseguir classificar a fatura correctamente, pode apresentar reclamação no seu serviço de finanças, até ao final do mês de março do ano seguinte ao da emissão da fatura, de acordo com as normas aplicáveis ao procedimento de reclamação graciosa, nos termos do nº 7 do art. 66.º B do Estatuto dos Benefícios Fiscais, devendo, nesse caso, manter a fatura na sua posse por um período de 4 anos, contado a partir do final do ano em que ocorreu a aquisição.
                                Com os melhores cumprimentos
                                AT- Autoridade Tributária e Aduaneira

                                Comentário


                                  #17
                                  Aconteceu-me um caso semelhante numa compra de pneus com montagem e alinhamento, que foi classificada como "Outros". Mas bastou-me escrever para o e-balcão para esclarecer a situação. A única chatice é que temos de ser nós na mesma a corrigir a fatura, é preciso esperar e ir tentando até estar disponível. Resposta que recebi na altura:

                                  A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) agradece o seu contacto.
                                  Em relação à situação descrita, cumpre-nos informar o seguinte:
                                  Apesar de a empresa em causa ter efetuado a alteração em termos de CAE, passando a deter o CAE da manutenção e reparação automóvel, as faturas emitidas em datas anteriores a esta alteração, continuam enquadradas no setor "OUTROS", uma vez que o sistema não está a atribuir efeitos retroativos automáticos às faturas.
                                  Neste sentido, deve ir tentando alterar a classificação dos documentos em causa. Mesmo que, de momento, o sistema possa não estar a permitir a alteração, até ao momento da entrega do IRS, este problema irá estar resolvido.

                                  Com os melhores cumprimentos
                                  AT- Autoridade Tributária e Aduaneira

                                  Comentário


                                    #18
                                    Obrigado por trazeres o tópico à colação.

                                    Efetivamente foi o que fiz e é pacífico. Aceitou a alteração sem problemas, sendo que a empresa já tinha previamente alterado o CAE.

                                    Para mim, neste momento, deixar de dar alguns euros a um estado mamão, despesista e mau gestor do meu dinheiro e dos demais dinheiros públicos é algo que faço com muito agrado!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Também tive a mesma situação, mas ainda não fiz nada.

                                      Por acaso em relação a um Hotel escrevi nas duvidas do e-factura, nunca obtive resposta, mas a entrada apareceu automaticamente na restauração/alojamento.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Mesmo estando as facturas em suporte digital nas empresas e finanças e perfeitamente identificadas com nif, temos.de guardar em papel?

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X