Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carta Pesados de Passageiros - Dúvidas e esclarecimentos!!!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carta Pesados de Passageiros - Dúvidas e esclarecimentos!!!

    Viva,

    Pessoal venho aqui perguntar um assunto que acho que deve interessar a muitos membros que queiram seguir a carreira de motorista de pesados de passageiros!!!

    Pois bem, eu ainda não iniciei as aulas... contudo possuo o material: livro mecânica automóvel + pen de exame + livro de exames testes CAM. O livro de exames testes CAM comprei na FNAC e no total tudo ficou me por 58€.

    Mas tal como disse ainda não iniciei porque a categoria de pesados C ou D é das mais caras pra se tirar!!! Só pra terem noção, a carta de condução de pesados de passageiros ronda os 640€ e isso varia de escolas para escolas, já tive escolas a fazerem-me preços de 710€. E a nível de aulas são: 20 aulas de mecânica automóvel (teoria) + 18 aulas de condução (prática)!!!

    Contudo o pior não são os 640€, porque alias a minha de ligeiros ficou-me por 660€ e isso no ano de 2011, o pior mesmo é que depois de termos o exame de condução concluído e aprovado, temos de frequentar um curso chamado CAM (Curso de Aptidão de Motorista) e o preço que me fazem mais baixo é de 680€. E é um curso de 140 horas para iniciantes e o que se aprende... é o que se aprende nas aulas teóricas!!!

    E relembro que a carta de pesados + CAM têm de ser renovada de 5 em 5 anos... ou seja vejam quanto mais iremos gastar!!! E no IMT por cada mudança de carta ou emissão são logo 30€!!! Fora os testes psicotécnicos que rondam os 40€ que todos os motoristas profissionais incluindo motoristas de pesados, veículos prioritários, taxistas, transporte colectivo crianças, etc são obrigados a fazer também de 5 em 5 anos!!!

    Mas pronto isto foi um resumo do que sei porque me informei... o que queria mesmo saber e esta pergunta serve para quem trabalha como motorista de Pesados de Passageiros, nota: quem tiver carta de Pesados de Mercadorias, também pode dar a sua opinião, contudo não é a categoria que eu pretendo exercer profissão!!!

    A pergunta é: depois de gastarmos o tempo e o dinheiro na carta de pesados + CAM, se no futuro iríamos ser reembolsados rapidamente, ou seja, é o mesmo que perguntar quanto ganha em média um Motorista de Pesados de Passageiros???

    Porque gastar perto de 1600€ é o mesmo que perdermos o ordenado de 3 meses!!!

    Cumprimentos

    #2
    há diaas ouvi um sr. num café gabar-se que tinha a carta toda completa com as categorias todas e que se hoje fosse a tirar custava 18000€
    penso que devias postar aqui:

    http://forum.autohoje.com/veiculos-c...o-pesados.html

    Comentário


      #3
      Assim o farei... obrigado!!!

      Comentário


        #4
        Exames de psico a cada 5 anos aonde?

        E não juntas despesas como a emissão do CQM, a cada 5 anos, o transporte de putos e respectivo cartào, também a cada 5 anos e o cartão do tacógrafo, também a 5 anos.

        Ah! E o registo criminal sempre que pretendas obter e renovar o TCC...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
          há diaas ouvi um sr. num café gabar-se que tinha a carta toda completa com as categorias todas e que se hoje fosse a tirar custava 18000€
          penso que devias postar aqui:

          http://forum.autohoje.com/veiculos-c...o-pesados.html
          As cartas só não chegam a esse valor, mesmo com Cams e ADR é um valor exagerado.
          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
          Exames de psico a cada 5 anos aonde?

          E não juntas despesas como a emissão do CQM, a cada 5 anos, o transporte de putos e respectivo cartào, também a cada 5 anos e o cartão do tacógrafo, também a 5 anos.

          Ah! E o registo criminal sempre que pretendas obter e renovar o TCC...
          Tudo dito aqui

          Comentário


            #6
            Exame psico de 5 em 5 anos sim senhor!!! Pelo menos, pedido pra renovar a carta ou obter uma categoria acima dos ligeiros ou seja pesados!!!

            Quanto as formações terão de ser todas renovadas de 5 em 5 anos!!!

            O Cartão de TCC e Cartão de Tacografo possuo... visto que actualmente trabalho como motorista de TCC, quanto ao cartão esta guardado porque nas carrinhas de 9 lugares que conduzo os tacografos são de disco!!!

            Mas resumindo a forma como explicaste coincide com a minha!!!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
              As cartas só não chegam a esse valor, mesmo com Cams e ADR é um valor exagerado.
              também tenho ideia que não, mas penso que foi o que ele disse ou eu percebi mal, não interessa, mas que fica caro, isso fica
              ter de se pagar para trabalhar devia ser inconstitucional, essa invenção se CAM e ADR é recente ou nem por isso? é que custa-me a perceber como funciona isso tudo

              Comentário


                #8
                Eu tirei a d 600 €
                Cam outros 600€
                Cqm 30€
                Agora o tcc 200€

                Falta e arranjar uma empresa estável . Queria stcp mas ta fechado como toda a gente sabe 😵

                Comentário


                  #9
                  Pois é +/- o preço que me fazem.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                    Eu tirei a d 600 €
                    Cam outros 600€
                    Cqm 30€
                    Agora o tcc 200€

                    Falta e arranjar uma empresa estável . Queria stcp mas ta fechado como toda a gente sabe
                    Resende, Costa Ferreira, Maia Transportes, Valpi, Espírito Santo. No tempo das "vacas gordas" tive uma colega minha que engatou nos STCP, mas teve alguma ajuda do marido que também era/é motorista da empresa.


                    Mas para todos os efeitos a D ainda fica mais barata que a C e E,

                    Mas quanto aos STCPs e Carris, penso que já estava na hora de se virarem para outros negócios, turismo, serviços ocasionais, claro está com o aval do estado
                    Editado pela última vez por balao; 16 August 2015, 16:24.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                      também tenho ideia que não, mas penso que foi o que ele disse ou eu percebi mal, não interessa, mas que fica caro, isso fica
                      ter de se pagar para trabalhar devia ser inconstitucional, essa invenção se CAM e ADR é recente ou nem por isso? é que custa-me a perceber como funciona isso tudo
                      O ADR já existe à muito tempo, é o curso de matérias perigosas, quem anda com combustíveis obrigatoriamente tem que o ter, aliás, tal como o CAM é uma licença à parte da carta.
                      Em relação ao CAM é uma exigência europeia, não portuguesa.

                      Originalmente Colocado por balao Ver Post
                      Mas quanto aos STCPs e Carris, penso que já estava na hora de se virarem para outros negócios, turismo, serviços ocasionais, claro está com o aval do estado
                      A Carris tem turismo já desde 98, é a Carristur que pertence à Carris. Explora vários serviços turísticos em Lisboa e com várias parcerias com outros serviços, autocarros panorâmicos, tours por Fátima, Sintra, Obidos, etc, eléctricos, passeios no Tejo, etc.
                      No Porto, Coimbra, Guimarães, etc também explora turismo.

                      Comentário


                        #12
                        Acho que a carta D fica quase igual para a carta C+E. Porque a D ainda exige tirar o TCC porque agora a maioria das empresas pede TCC. O CAM da C ficou me por 570€ já com exame prático..

                        Sent from my Aquaris E5 HD using Tapatalk

                        Comentário

                        AD fim dos posts Desktop

                        Collapse

                        Ad Fim dos Posts Mobile

                        Collapse
                        Working...
                        X